Como ser um compositor musical?

    Autor Mensagem
    Gulopbr
    Membro Novato
    # dez/14


    Olá pessoal, este é meu primeiro post aqui, então se eu fizer alguma coisa errada por favor moderadores me corrijam (já li as regras).

    Sou apaixonado pela música e toco violão há um ano, amo trilhas sonoras (a propósito recomendo darem uma olhadinha na trilha sonora do Interestelar feita pelo grande Hans Zimmer) não sei cantar, gosto apenas de fazer melodias (aliás estou querendo aprender a tocar teclado) e queria saber: Como faço para ser um compositor?, Qual seria o melhor país para ser um?, Como faria para fazer trilhas sonoras, temas, arranjos,para a mídia? Como filmes, jogos, para a televisão etc (nada que envolva eu fazer letras e Como funciona o pagamento? Seria por trabalho por exemplo? E quais instrumentos precisaria aprender para fazer esse tipo de trabalho? (Apenas um Teclado Workstation já basta?) É isso muito obrigado a todos que se deram o trabalho de ler, e mais ainda aos que responderam.

    horwatich
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Já está tarde então vai uma resposta curta, mas pelo menos te aponta para algum lado. Você vai precisar saber como usar algum software de edição de áudio como o Cubase por exemplo. Quanto mais instrumentos souber melhor, mas com um controlador você pode fazer tudo. O pagamento pode ser feito por faixa, por empreita ou por hora. Você vai precisar de contatos no meio e ir criando um portifólio, pegar músicas conhecidas, refazer arranjos de uma maneira interessante e postar no youtube já é um começo. E para compor em si... estude música, saiba harmonia, história da música, muitos estilos diferentes, aí você vai conseguir organizar suas idéias.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Qual seria o melhor país para ser um?
    que? você mudar de pais não te fará ser melhor ou pior naquilo que faz




    Como faço para ser um compositor?
    estudar muito
    como você comentou sobre trilhas, compor trilha é bem diferente de compor algo no estilo voz e violão, então você precisa conhecer sobre outros instrumentos, você precisa entender por exemplo, qual a tessitura (faixa de notas) de um trumpete, o que ele faz, onde é confortável tocar se tal coisa dá ou não pra fazer nele, e isso também com violino, trompa, flauta e tudo mais

    Lelo Mig
    Membro
    # dez/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Gulopbr

    Cara....tudo que a galera comentou acima.......porém um detalhe:

    Se você não for criativo, se não exercitar compor, não começar pelo simples, compondo coisas básicas apenas no violão ou num tecladinho, não atingirá os processos seguintes, que nosso amigos descreveram acima.

    Você NUNCA será um Hans Zimmer, se antes de pensar em orquestrações complexas e equipamentos de ponta, não for capaz de compor uma boa música ao violão + lá, lá, lá.......

    O resto, querido, é balela.

    Estudo é tudo e muito, para qualquer músico. Mas para compositor, não é suficiente. CRIATIVIDADE é fundamental, e esta, você pode desenvolver desde já, paralela ao estudo musical e conhecimentos das ferramentas necessárias.

    Conheço 2 Mil "neguinho" que tocam bem e mexem muito bem em Daws e etc. Mas, nem meia dúzia compõe algo que preste!

    Boa sorte!

    cafe_com_leite
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Gulopbr
    Também gosto dessas paradas de trilha sonora. Fui convidado a criar duas trilhas para cenas distintas de um curta metragem. Uma eu postei neste tópico aqui ó:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/318986/

    A outra eu to upando pro youtube agora.



    Posso dizer que o processo de composição é uma coisa que requer prática. Eu desde os meus dois primeiros acordes criava algumas coisinhas no violão, é algo que me toma horas e horas em um dia e até semanas. Com o tempo as ideias vão amadurecendo, o processo criativo vai se solificando e as coisas se criam mais fácil.

    Uma dica simples, porém valiosa é: Grave todas as ideias num gravador, nunca se sabe quando uma ideia acidental pode virar uma grande composição, então não desprese nenhuma.

    JotaEmidio
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Gulopbr

    Uma coisa que ninguém falou e que também é importante: Escute muita música!
    Quanto mais referências vocês tiver, melhor!

    Gulopbr
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    fernando tecladista o que quis dizer seria qual o país que teria mais oportunidades.
    E pessoal como eu faria para ter contatos "importantes"?

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Gulopbr
    o que quis dizer seria qual o país que teria mais oportunidades
    eu entendi, mas se você for o pica da galaxia em composição você vai viver no pais que quer, que vai ter um email pod dia de alguem querendo você para a proxima trilha de um filme

    claro que tem pais com muito mais oportunidade que aqui, pra fazer trilha de filme precisa ter filme sendo feito
    mas o numero de gente que quer um lugar ao céu é exponencial também por lá

    mas o que eu colocaria em prioridade
    - ter o pé no chão, se você ficar sonhando em ser famoso em trilha de filme, mas por exemplo nem conseguiu fazer pestana direito no violão você vai desanimar logo, então primeiro sonha com a pestana, depois em ter a palhetada firme, em saber os acordes, em saber harmonia...depois o resto
    - ter um cronograma, aprender uma coisa de cada vez, não querer pular etapas pra ver se o que você quer chega logo (é bem no aprendizado karate kid)

    - começar a ouvir muita coisa, porque o cara que te contrata para uma trilha medieval vai querer um metal ou uma música búlgara no próximo trabalho e você não vai dizer não

    -aulas de piano também é uma boa pra mexer com isso,
    você com o tempo vai querer tocar as suas ideias em um controlador, mas não vai dar certo tocar com a mão igual pé de galinha

    estude partitura, não tem como dizer para o flautista o que tocar se você não sabe escrever pra ele, não tem como mais a frente fazer aula de orquestração se você não manja de partitura


    só depois disso que eu sonharia em investir em equipamento
    de cara qualquer teclado basico ai de 2000/3000 te dá uma lista de timbres boa e você pode começar a fazer testes com softwares simples gratis como um audacity, e gravar direto no seu PC, depois você vai entendendo melhor o que precisa

    Gulopbr
    Membro Novato
    # dez/14 · Editado por: Gulopbr
    · votar


    fernando tecladista, como mencionei toco violão há 1 ano e já consigo tocar bem a pestana, ele só fica ruim quando uso encordamento 0.14, mas minha mão está bem solta e boa não há um acorde que tenha dificuldade, estou tocando músicas fingerystyle para iniciantes, também sei ler partitura, mas enfim estou querendo tocar teclado agora, você recomendaria um teclado para iniciantes que querem tocar músicas melódicas? (Já pesquisei mas só acho teclados arranjadores e ouvi disser que eles não tem timbre muito bom, coisa que eu queria) eu posso gastar até uns 1000 reais qual você acharia apropriado? E também qual seria as matérias necessárias para realizar tais proezas? E você recomenda algum site/canal do youtube?
    Grato

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Gulopbr
    a pestana foi só um exemplo figurado pra citar uma fase de inicio de aprendizado

    teclados arranjadores e ouvi disser que eles não tem timbre muito bom
    até tem, os mais caros, tem arranjador acima de 10.000, com timbre igual de synth ou workstation, a diferença é que começa a partir de 400, 500 esses servem pra estudo com um timbre básico

    lá no forum de teclado tem um tópico pra quem quer comprar e tem dúvida dá uma lida nele:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/248470/

    E também qual seria as matérias necessárias para realizar tais proezas? E você recomenda algum site/canal do youtube?
    a primeira proeza seria começar a tocar, faz tempo que não vejo site pra iniciante, o interessante mesmo é fazer aula, nem que seja por 6 meses ou um ano pra começar e não começar errado

    quanto ao resto: harmonia escalas e todo o pacote teórico, serve de qualquer instrumento, se você está aprendendo harmonia no violão tem como aplicar essa teoria no teclado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como ser um compositor musical?