Afinal música é universal, será? II - o tópico da treta

Autor Mensagem
daimon blackfire
Membro Novato
# dez/14
· votar


é inferior porque? Pelo simples motivo de ser inferior.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/14
· votar


daimon blackfire
po cara. kkk. isso ai é bullying

entamoeba
Membro Novato
# dez/14
· votar


Wuju Wu Yi
kkk. é inferior porque?

Escute e descubra. Uma boa audição vale mais do que mil palavras! ;-)

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/14
· votar


entamoeba
cara, só perguntei pra saber o que tu diria. mas me diga, algum problema em alguém ouvir Mc Orlei?

entamoeba
Membro Novato
# dez/14
· votar


Wuju Wu Yi
Já foi lá ouvir? Faça e você saberá a resposta!

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/14
· votar


entamoeba
Vei do céu. kkk. Deixa quieto vai.
Mas não, não tem problema nenhum pra quem gosta.

daimon blackfire
Membro Novato
# dez/14
· votar


deixa quieto mesmo. Vamo falar de música de verdade.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/14
· votar


tipo metal?

daimon blackfire
Membro Novato
# dez/14
· votar


não especificamente. Música boa pode ser bossa nova, jazz, tecno-pop, entre outros milhares de gÊneros.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/14
· votar


Hmmmm. Interessante. Melhor saber que tu consegue ver além dos horizontes. rs Mas também digo que tem muita coisa boa fora isso, mas que geralmente roquistas não curtem. rsrs

daimon blackfire
Membro Novato
# dez/14
· votar


pois é, mta gente acha que música de verdade é essas "sinfonias" do malmsteen que tu não entende uma nota siquer.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/14
· votar


pra mim tudo que é legal e agradável é música de verdade. rs
eu curto malmsteen, mas n sei se consigo ouvir 2 cds ou 1 inteiro sem cansar o ouvido. talvez jogando eu consiga. kkkk

daimon blackfire
Membro Novato
# dez/14
· votar


Wuju Wu Yi Te desafio a ouvir um show inteiro dele.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/14
· votar


fala um show dele top ae.

daimon blackfire
Membro Novato
# dez/14
· votar


eu sei la cara, não ousso esse tipo de música, não apressio essas esibições "neoclássicas"

entamoeba
Membro Novato
# dez/14
· votar


Se houver uma música que seja, sem sombra de dúvidas, inferior a outra, podemos dizer que há um indício forte de que o gosto pode ser objetivado!

Sabem?... Tem muita gente boa na história do pensamento ocidental que, como eu, é contra a relativização estética. Só que as vezes coloco minha opinião pressupondo que os outros estão a par de certos conceitos que são familiares no meu meio, o que acaba favorecendo interpretações equivocadas. Não há uma vírgula fora do lugar em meus argumentos, só que precisaria me alongar demais para explicar como minhas críticas foram certeiras e, nesse processo, é capaz que novas confusões apareçam, inviabilizando a justificação da minha posição nesse espaço. Não vou cair nessa cilada!

entamoeba
Membro Novato
# dez/14 · Editado por: entamoeba
· votar


...

Casper
Veterano
# dez/14
· votar


Caro entamoeba:

Vamos fazer um teste. Primeiro round:


Música 1:
https://www.youtube.com/watch?v=uiem5_bJRLM

x

Música 2:
https://www.youtube.com/watch?v=fJ9rUzIMcZQ



Gostaria de saber se são coisas comparáveis.

RafaelBernatto
Veterano
# dez/14
· votar


entamoeba

Acho que "o problema são as palavras".

O "bom" e o "ruim". São relativos. E não estou relativizando no sentido de me abster da responsabilidade de definir o que é bom e ruim. Mas concluindo, sob uma visão idônea, que é uma questão de ponto de vista.

O "nível" de algo, só pode ser medido sob algum critério.

"Inferior"? Em quê? Em ordem alfabética, de complexidade, de originalidade, deve haver algum parâmetro.

Sinto muito, mas foi isso o que entendi.

entamoeba
Membro Novato
# dez/14
· votar


Casper
Elas se prestam a coisas diferentes, sem dúvida! A primeira é uma peça de humor relativamente fraca, como uma piada ruim (ou não existem piadas ruins?). A segunda é uma opereta pop, com teor sarcástico, flertando intencionalmente com um exagero quase brega.

Estou certo de que Queen é muito melhor do que o deputado, contudo, não pretendo ser um "juiz" do gosto. O fato de eu não estar apto para ranquear qualquer música que me for apresentada não refuta minha hipótese.

RafaelBernatto
Veterano
# dez/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


entamoeba

Quando um psicopata, que tem prazer em matar, o faz, aquilo é (generalizando pra ilustrar) ruim para a pessoa e ruim para a sociedade, mas, ninguém vai poder dizer que é ruim para ele, se ele sente prazer em tal ato. Pra ele é ótimo.

É difícil convencer um teísta de que aquilo que ele sente é mentira ou não existe, por que ele sente! Está ali!

Algo, como a música, pode ser ruim sob alguma ótica.

Dizer que um RAP que faça apologia ao uso de maconha é ruim pois incentiva o uso de um produto recreativo que causa males à saúde e que hoje, financia o tráfico é aceitável.

Dizer que um RAP que faça apologia ao uso da maconha é bom pois incentiva o uso e consequentemente a descriminalização de um produto recreativo que produz menos danos que o álcool, com fins medicinais, que se tire o monopólio dos traficantes é aceitável.

Dizer simplesmente "RAP é inferior" ou "RAP é superior" é aceitável como argumento?

entamoeba
Membro Novato
# dez/14
· votar


RafaelBernatto
Sem dúvida as palavras são problemáticas! Sempre! Contudo, optei por empregar um juízo mais genérico porque não acho que seja uma ocasião para visar a precisão. Nós sabemos o que é "bom", ainda que não sejamos capazes de defini-lo com clareza. Isso é bem útil, aqui! É como a cor "verde"! Não conseguimos definir com precisão o que é verde, mas se eu fizer menção à cor numa conversa, você terá ideia do que estou falando.

Lembre que a estética enfrenta problemas semelhantes aos da ética. Dependendo do teu grau de exigência, você terá dificuldades para justificar coisas simples como "por que não devemos matar?".

entamoeba
Membro Novato
# dez/14
· votar


"bom" não é relativo, é impreciso! Só isso!

RafaelBernatto
Veterano
# dez/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Sobre o "bom" e o "verde".

Li em algum lugar que "nunca saberemos se o vermelho que eu vejo é igual ao vermelho que você vê".

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# dez/14
· votar


RafaelBernatto
o psicopata faz mal a terceiros, logo seus gostos são maus. diferente de uma pessoa que gosta de ouvir seja lá o que for, isto afeta apenas a ela.

entamoeba
cara, e dai que o "nível" das música são diferentes, se os efeitos que elas causam na mente são iguais?

RafaelBernatto
Veterano
# dez/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Wuju Wu Yi

Esse gosto dele é mau pra você, pra ele é bom. Ele se sente bem. A recompensa que ele recebe pelo seu próprio sistema corpo-cerebral o faz sentir-se bem.

Assim como a música do MC Orlei, que é ruim pro entamoeba, mas não pro criador.

os efeitos que elas causam na mente são iguais
Há controvérsias! hahahaa

As mentes são diferentes, como o efeito pode ser igual? "Sempre" vai existir um fdp com "um parafuso a menos" ou uma mutação genética que o faz reagir diferente a tal coisa.

entamoeba
Membro Novato
# dez/14
· votar


RafaelBernatto
Li em algum lugar que "nunca saberemos se o vermelho que eu vejo é igual ao vermelho que você vê".

Sim, tem isso. Mas vamos presumir que somos organismos extremamente semelhantes do ponto de vista biológico e, portanto, devemos enxergar de maneira muito parecida.

Ademais, nunca poderemos saber se o outro existe ou se é tudo uma ilusão produzida por nossa "mente". A alteridade, por si só, é extremamente problemática. Não convém desviar o assunto para esse tipo de reflexão.

Wuju Wu Yi
cara, e dai que o "nível" das música são diferentes, se os efeitos que elas causam na mente são iguais?

Ah, mas não são mesmo! Inclusive o povo da neurociência costuma apresentar indícios contra a relativização estética, demonstrando que respondemos de maneira diferente a determinados estímulos.

RafaelBernatto
Veterano
# dez/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


entamoeba

É impressão minha ou você se contradisse?
Disse pra mim que somos parecidos e pro Wuju que somos diferentes? rsrs

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Uma dica: quer ver a diferença? Escute uma orquestra de médio para alto nível (OSPA por exemplo), e ouça um show qualquer.

Vai perceber como a música popular é "ruim" - e comprimida!!!

RafaelBernatto
Veterano
# dez/14 · Editado por: RafaelBernatto
· votar


Ismah

O ar comprime.

(Claro que não é o caso, mas tem gente que fala como se fosse um "sacrilégio" passar um compressor em algo... )

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinal música é universal, será? II - o tópico da treta