Ouço todos e nada me ouço - Regulando o volume no show

    Autor Mensagem
    cafe_com_leite
    Veterano
    # nov/14


    Ahoa!

    Não sei se é só comigo, mas tenho sérios problemas pra regular o som na hora H mesmo, o som tá rolando e o volume não tá legal. Falo daquela situação em que não deu pra passar o som, só deu pra instalar o equipo e subir pra tocar.


    Eu sou um mancebo imberbe, então não vou dar dica nenhuma. Criei o tópico pra que os nossos sábios users exponham suas dicas, seus macetes, suas mandigas etc. To ligado que tem bastante gente aqui com vasta experiencia de palco, que tocaram pra diversos tamanhos de público ( e até pra cabaré, como o Lelo disse) e que conhecem da área de PA, de retorno e tudo mais.


    Go!

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    cafe_com_leite
    1 - Use sempre teu amplificador microfonado. Sempre é bom carregar um GPA570 ou um Shure se puder na bag. Eu faço isso sempre.
    2 - Suba o volume quando julgar necessário. Haja com parcimônia, porém não seja bunda mole. Já tive banda no qual o vocalista sempre falava "Abaixa sua guitarra, está muito alta" e no mesmo show MUITAS pessoas da plateia "Nossa cara, pq tua guitarra tava tão baixa?". Pois é, falam que guitarrista é fominha, que quer aparecer mais que todo mundo, mas acho que está mais para má fé ou "leiguice" mesmo. Tenha bom senso e suba o volume sempre que necessário.

    Rednef2
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Já passei muito por isso. Mal ouvia a guitarra e vinha alguém dizer "abaixa a guitarra, ta muito alta".

    entamoeba
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Foda é que em cima do palco o som é um e pra platéia é outro. Minha banda vai adotar os fones de ouvido nos ensaios, mas tocando ao vivo fica muito feio.

    A única coisa que me deixa apreensivo na hora de subir no palco é saber se vou ouvir meu retorno. Até porque minha guitarra tava dando muita microfonia quando eu usava compressor e não dava para abrir o volume do amp.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    cafe_com_leite

    Cara, vou te contar um segredo:

    Sabe o que faz profissionais não terem (na maioria das bandas) este problema?

    R: Confiança no seu técnico de som!

    No palco, à partir da bateria, que é sempre o objeto complicador, buscar os volumes adequados, retornos, um ouvir o outro com qualidade, não é função da banda. Até porque, dependendo do tamanho de palco ou ambiente, esta tarefa fica impossível para os músicos. Isso é função do técnico de som.

    O que quero dizer, é que infelizmente não há macetes! O som para banda é um, para platéia outro. E em ambientes médios, grandes, a banda é impotente nessa função. Se não fosse assim, prá que técnico de som?

    Mas há "amenizadores".

    Bandas que ensaiam muito, costumam ter melhor performance, não só tecnicamente, mas na própria equalização. A regra, básica é:

    - Em primeiro lugar "se fazer ouvir" e ouvir seus brothers.
    - Se a primeira regra foi cumprida, "se fazer ouvir" e ouvir com qualidade.
    - Se qualidade não é possível......só ouvir tá de bom tamanho.

    Então, os ensaios têm de dar não só a parte musical, mas o "Norte sonoro" da banda. A banda se acostuma com aquele som, com os volumes de cada instrumento.

    Em locais pequenos, onde não há necessidade de um técnico, pensem como um ensaio....é só subir ou descer o volume na proporção (todos os integrantes).

    Agora, se o vocalista reclama do volume da guitarra no ensaio, ou tá muito alto mesmo, ou ele é um chato!

    cafe_com_leite
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Lelo Mig
    Então, os ensaios têm de dar não só a parte musical, mas o "Norte sonoro" da banda.


    Então, ai que tá. No ensaio o batera senta a porrada, tu pede pra ele tocar mais baixo e ele toca mais baixo. O vocal canta baixo pra preservar a voz. Ai tudo bem, o som flui legal.

    Chegando na hora da apresentação, o batera volta a sentar a porreta e não tem como pedir pra abaixar, o vocal berra como um desesperado, aumenta o volume na mesa e fica aquela zona onde ninguém entende nada.

    Parte do problema é que não temos um tecnico de som, mas estou convencido de que é melhor ninguém na mesa do que alguém que não tem noção nenhuma do que tá fazendo.

    ____________________________________________


    Outra coisa que eu tenho que aprender é saber tocar em conjunto com outro violonista/guitarrista, principalmente no volume, a proporção dos dois.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    cafe_com_leite

    Cara, para as coisas andarem bem, vocês têm de ter uma rotina/disciplina e encarar a coisa de forma profissional, não importa o objetivo.

    Minha ultima banda, (de trabalho autoral) ensaiava 3 vezes por semana.

    Um ensaio era acústico, só para composição e ideias. Era de 3a à noite, numa casa, sem proteção acústica. 2 violões, 1 baixolão e 1 cajon + chimbal. Mostrava-se novas composições e idéias, lapidava-se arranjos, discutia-se letras e repertório, ordem de set list e etc.

    Sábado à tarde. Numa garagem com revestimento acústico "meia boca". Formação tradicional da banda, com instrumentos, colocava-se o que foi pauta na 3a feira em prática. Paradas, opiniões, correções, mudanças, anotações.

    Domingo, num stúdio. Era o show! Tocávamos o último set list decidido, na íntegrada, direto, sem parar (inclusive errando) e após uma passagem inteira, fazíamos um intervalo para a coca-cola gelada enquanto discutíamos erros, dificuldades, e etc. Aí voltávamos e sentávamos o pau no show completo mais uma vez.

    Foi o melhor e mais eficiente sistema de ensaio que já tive numa banda.

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Um truque bom é pegar um pedal de looper, gravar uma base, deixar tua guitarra rolando na passagem de som. Aí tu pede para a banda continuar acompanhando este loop. Daí tu anda pela casa para ver se o som da tua guitarra ta maneiro, se ta alto ou baixo para o público e inclusive de olho nos outros instrumentos também. Já fiz muito isso. Passava o feedback para o técnico de som e pronto, equalizava a banda deste jeito.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Ouço todos e nada me ouço - Regulando o volume no show