Covers e versões - afinal música é universal Será?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# nov/14


A ideia é mostrar que a música é universal - mesmo que as vezes os caras forçam a barra... Também queria estender o leque pra discutir sobre as músicas...

Se a moderação quiser dar stick eu gostaria (se é que ele não vai ser fechado em uma semana).

Pra começar dois bem polêmicos kkk





Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


O camino contrário também existe...





Essa versão a mina canta pra caralho, Victor e Leo, é uma das poucas duplas que eu curto...



Casper
Veterano
# nov/14 · Editado por: Casper
· votar


Sobre cover:

1) Penso que em 99.9% dos casos é uma versão pior que
a original;

2) Tenho pena de que quem se propõe a só fazer isso.
Deve ser muito triste ter que viver somente dependendo da
criatividade dos outros.

INNARELLI
Membro Novato
# nov/14
· votar


Ismah
Casper

concordo que fazer covers é importante e pelo interior do Brasil é o que dá mais dinheiro. bandas como road hana, ganham a vida fazendo covers e são estrelas. acredito que o maior lance de fazer cover é o talento misturado com adoração.

BrotherCrow
Membro Novato
# nov/14
· votar


No caso do Konversão, é a praia deles. É o que eles fazem, eles fazem bem, e a ideia é gerar estranheza mesmo. Já essa do Max e Luan é triste, porque nem se empenharam em mudar muito o arranjo.

Fazer versões é uma arte também, e dentro do rock que é a preferência de grande parte do pessoal aqui há muitas versões que ficaram mais famosas que as originais.

Só pra constar:


JJJ
Veterano
# nov/14 · Editado por: JJJ
· votar


Pra mim, cover é soar (ou tentar soar) como o original. Versão é mudar a música.

Prefiro versões (pra ouvir cópia, ouço o original; mas em shows acho válido, obviamente).

Mas não costumo curtir quando a versão muda absurdamente a música, de tal forma que mal se reconhece.

Versões que ficam pau a pau com as originais (ou melhores):


original: Bob Dylan


original: Beatles

Pro pessoal mais novo que tem urticária quando ouve gravações antigas, com suas imperfeições típicas, tem um outro vídeo - imperdível, diga-se - dessa do Joe Cocker, mais recente, mais bem gravado e mais... estrelado... , abaixo:



Casper
Veterano
# nov/14
· votar


Caro INNARELLI:

Que existe público para tudo é fato. E que é
mais fácil consumir algo conhecido também.
Como a maioria do público é musicalmente
analfabeta, a equação está resolvida.

O lado negro de viver de covers é lidar com a
frustração de não conseguir criar algo sustentável
economicamente (música autoral). Deve ser complicado.

INNARELLI
Membro Novato
# nov/14
· votar


ok véi mas e daí quem precisa de dinheiro? dinheiro só traz confusão. veja a porcaria que está acontecendo com o petrolão, é tudo jogo de poder.

JJJ
Veterano
# nov/14 · Editado por: JJJ
· votar


Casper

Cara, há um detalhe que eu acho que você excluiu da sua "equação", se me permite.

Tocar uma música da qual se gosta muito, mesmo não sendo sua, é extremamente prazeroso! Nas minhas bandas que tinham músicas autorais, sempre tinha, pelo menos, uns 2 ou 3 covers no show. E não era só pro público "acordar", não (rs), mas porque nós curtíamos muito tocá-las!

INNARELLI
Membro Novato
# nov/14
· votar


o único cover decente que consegui tocar foi boys don´t cry do the cure. e outro que consegui tocar foi something in the way do nirvana.

Casper
Veterano
# nov/14 · Editado por: Casper
· votar


Caro JJJ:

Mas a situação é diferente, quando a banda encaixa um cover em
um trabalho próprio, da banda que faz exclusivamente covers.

E aposto que o senhor não enfiava um "Tchu-Tcha-Tcha" só
para agitar as massas.

Para provar que quase sempre o cover é pior que original,
(no caso bem pior) nada melhor que eu mesmo:

https://soundcloud.com/casperjam/enchanted-garden-cover-the

https://soundcloud.com/menegass/low-lowride-war-cover

JJJ
Veterano
# nov/14
· votar


Casper
E aposto que o senhor não enfiava um "Tchu-Tcha-Tcha" só para agitar as massas.

Em primeiro lugar, "senhor" é o cara lá em cima... hehehe

Em segundo lugar, não, não enfiava tchu tchu tcha. Nunca fui "prostituto musical" (pronto, falei... agora o tópico vai pegar fogo... rs).

RafaelBernatto
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

Qual o intuito desse tópico??? Me deixar de mau humor??
hahuhushauheua

Nunca vi tanta porcaria junta... Max e Luan = Insulto.

E o timbre dessa mina é até interessante mas o autotune estragou... Ela parece não ser muito boa...

entamoeba
Membro Novato
# nov/14
· votar


RafaelBernatto
Nunca vi tanta porcaria junta...

Queria que isso valesse para mim! Infelizmente não há mais para onde correr. Em qualquer canto que você vai tem um lixo desses tocando. As vezes chego a pensar que as pessoas estão ficando dementes. O que mais justificaria um gosto tão escroto?

É no supermercado, no posto de gasolina, na loja de departamentos, nas lanchonetes... esse é o verdadeiro apocalipse zumbi! Estou pensando seriamente em furar meus tímpanos!

RafaelBernatto
Veterano
# nov/14
· votar


Um cara f*da na guitarra pega uma música de um cara f*da nas composições...
Só podia dar nisso...

Pegou porque gostou, porque era aquilo que ele queria dizer...
E Bob Dylan ficou tão feliz que passou a tocar a versão de Hendrix ao invés
da própria.

"We want our sound to go into the soul of the audience, and see if it can awaken some little thing in their minds... 'Cause there are so many sleeping people." ~JH

entamoeba

rsrsrsrs (é rir pra não chorar)

Como diria Hendrix "there are so many sleeping people"...

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


entamoeba

Tem de fato uma pesquisa que mostra que deixamos de ser o país do samba a muito... Em primeiro, sertanojo universitário, e até o rock, que não é nacional, tá mais no gosto da galera.

RafaelBernatto
o timbre dessa mina é até interessante mas o autotune estragou

Tem certeza? Não é psicológica a crítica devido a compressão?

Qual o intuito desse tópico??? Me deixar de mau humor??
hahuhushauheua


Beijo no ombro kkk

Cara o intuito é mostrar gente que perdeu a noção do ridículo, ou que fez uma versão, melhor que a original... Cabe a cada um julgar...

RafaelBernatto
Veterano
# nov/14
· votar


Tem certeza? Não é psicológica a crítica devido a compressão?

Nem tem a ver com compressão... Eu não gosto é desses corretores de afinação. Ainda mais nessa mix.. Onde ele ficou evidente...

Cara o intuito é mostrar gente que perdeu a noção do ridículo, ou que fez uma versão, melhor que a original... Cabe a cada um julgar...

Sim sim!.. Falei zoando. rsrs..

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


RafaelBernatto

:P

Aandreep
Membro Novato
# nov/14
· votar


Não sei se já ouviram Ratto, o cara só toca música dos outros. Não sou fã de covers, mas sei lá esse cara se apropria da música.


Aandreep
Membro Novato
# nov/14
· votar


Não sei se já ouviram Ratto, o cara só toca música dos outros. Não sou fã de covers, mas sei lá esse cara se apropria da música.


Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Mais lenha na fogueira da treta!!!



rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


JJJ
Tocar uma música da qual se gosta muito, mesmo não sendo sua, é extremamente prazeroso!

Isso é bem verdade. Sei lá, às vezes rola muito preconceito com quem faz só cover. Fazer um show inteirinho de covers sendo só coisas que realmente eu curto não seria nenhum sacrifício, sofrimento ou frustração para mim. Principalmente porque eu gosto de mudar alguns solos, tocar alguns arranjos mais à minha maneira e muitas vezes até mexer com timbres.

Tem um lado muito legal em fazer cover. E eu já vi muita banda fuleira fazendo péssimos covers, mas já vi muita gente fazendo cover que por um aspecto ou outro chega a impressionar tanto quanto ou até mais que o original.

O universo musical é muito vasto e o interessante é justamente isso. Composição é apenas um dos ramos da música.

nivekk
Membro Novato
# nov/14
· votar


Bom, sobre versões, creio que deveria haver uma certa compatibilidade entre os estilos, duvido que algum fã de metallica vá gostar dessa versão de enter sandman, talvez ate tenha ficado bem feito, mas o preconceito natural da gente não nos permite gostar daquela merda... (até por que, da uma impressão que os caras fazem mais pra debochar do que por qualquer outro motivo).

Porém, tem outro exemplo, o Bonamassa vive fazendo versões de músicas "crássicas", e eu particularmente acho elas fodásticas, mas no caso dele não chega nem a fugir do blues, ex:


e a original:


Duvido que quem curte sonny boy vá reclamar dessa versão

rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


nivekk

Nesse ponto concordo com você. Acho que rola uns covers e versões mais ou menos na mesma praia. Por exemplo, rock tocando blues, jazz, heavy metal até um country (muito rockeiro americano é fá do Jonny Cash por exemplo), blza. Agora sertanejo tocando rock ou rockeiro tocando sertanejo é meio nonsense. Bossa nova e MPB fazendo versões de jazz também fica legal.

Nunca curti por exemplo a Cláudia Leite gravando Dyer Maker do Led Zepellin.

Ainda tem aquela questão do local de audiência. Quando o pessoal tá chapado no buteco normalmente nem ligam pra música autoral, querem mais é escutar o cover das músicas que gostam pra cantar junto e enrolar as piriguetes.

Lugar pra música autoral na minha opinião é principalmente em festivais e concurso de bandas (televisivos ou não). Aí sim tem gente interessada em coisas novas. A internet também abre caminhos quanto a isso.

rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


RafaelBernatto


Nem tem a ver com compressão... Eu não gosto é desses corretores de afinação

Toda vez que escuto alguma música com esses corretores automáticos de afinação me lembro das vinhetas dos programas da Xuxa e bate uma náusea tão grande que não gosto nem de comentar....

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


rcorts

Clique

rcorts
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah

Ahú uhú uhú uhú! kkkk.

RafaelBernatto
Veterano
# nov/14
· votar


rcorts
Ismah
ahuhuhauehauheuhauheu

RafaelBernatto
Veterano
# nov/14
· votar


rcorts

Agora sertanejo tocando rock ou rockeiro tocando sertanejo é meio nonsense.

Concordo... E talvez role um pouco de hipocrisia mesmo...

Não dá pra generalizar, claro, mas... nesse caso aí de cima (Max e Luan)... É mais ou menos isso mesmo.

O que me faz lembrar de Simon e Garfunkel X Leandro e Leonardo... Outro insulto...

Original:



Fake:


Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Modo hardcore!!! Eu gosto da banda e vai toma no cru quem reclamar... É louco demais encaixar uma dessas no meio de uns modão...



Essa música e dupla eu acho do carvalho, os caras abrem o show cantando assim já...



RafaelBernatto

Não diria que é "fake", tampouco versão autorizada ou plágio. Não temos como julgar, mas tem gente que passa do limite do non-sense...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Covers e versões - afinal música é universal Será?