[UPDATE]**Chamada para o Prêmio de Música FCC 2014**

Autor Mensagem
renatocaster
Moderador
# out/14 · Editado por: renatocaster


Isso vai me dar um trabaaaaaaaaaaalho....Mas enfim, vamos em frente.

Bom, pra quem é mais antiguinho no fórum, sabe que ocasionalmente rolam uns prêmios. Dessa galerinha ostentadora aí que tem esses trofeuzinhos embaixo do nick, hehehe! Já rolaram algumas edições de prêmios restritos ao fórum de guitarra (a última edição fui eu quem organizei), no fórum de canto e no fórum de violão.

Pois bem, a minha ideia agora é criar um PRÊMIO DE MÚSICA, de forma que a coisa seja abrangente a todo o fórum. Guitarra, baixo, violão, bateria, teclados, canto, música erudita, etc...Enfim, em todos os cantos deste fórum onde tiver música.

As regras serão basicamente as mesmas dos prêmios anteriores. Só serão elegíveis ao prêmio em cada categoria que for estipulada as músicas postadas no fórum, bem como os usuários cadastrados no fórum. Músicas de terceiros não serão válidas.

Sobre as categorias, estou pensando em limitar a DEZ, e acho que já é muito. Abaixo algumas que eu já amadureci a ideia de inserir, caso tenham alguma outra sugestão (por favor, não viagem), vamos fazendo um "brainstorming" e batemos o martelo com relação a todas elas. Eu pensei em:

- MELHOR COMPOSIÇÃO
- MELHOR INTÉRPRETE (poderia ser cover ou composição própria)
- MELHOR ARRANJO
- MELHOR TÉCNICA
- MELHOR PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
- MELHOR COVER
- MELHOR LETRA (Será que vale à pena?)


Bom, pensei nessas 7. Se alguém pensar em mais algumas, faça sua sugestão. Lembrando que as categorias serão abrangentes a todos, não importa qual o recurso utilizado (instrumentos ou vocais).

Quanto ao prazo de apuração das músicas (por exemplo, as músicas elegíveis para o prêmio serão aquelas que foram postadas da data XX/XX/XXXX até a data XX/XX/XXXX), ainda não fechei também. Obviamente se fechar até 31/12/14, a organização do prêmio em si só ocorrerá no início de 2015.

Mas penso que não dá para abrir muito esse prazo, se não a apuração fica complicada. A ideia é abrir o prazo com a data 01/01/2013, já que o prêmio anterior foi apurado até o final de 2012. Teríamos aí bastante material para apurar, praticamente 2 anos.

E aí, galera? Partiu? Alguém anima? Dependo de vcs pra organizar essa bagaça, sem quórum não rola...

strinbergshredder
Veterano
# out/14
· votar


renatocaster
Opa!!

Gostei da idéia, e ofereço apoio dentro do que eu conseguir! o/

De Ros
Veterano
# out/14
· votar


Vou dar a ideia mais antipática do mundo - E que tal se fosse retirado todos os troféus antigos (como o meu, por exemplo). Isso obrigaria todo mundo a participar dessa edição, e daria uma movimentada maior.

E que comece o mimimi, hehehehehehe!

makumbator
Moderador
# out/14
· votar


renatocaster
Isso vai me dar um trabaaaaaaaaaaalho....

É pra isso que te pagamos um ótimo salário! Rará!


E aí, galera? Partiu? Alguém anima? Dependo de vcs pra organizar essa bagaça, sem quórum não rola...

Pra mim tá ótimo dessa forma mais abrangente! Também concordo que deve abarcar a partir da data válida pra o prêmio anterior, justamente para nada ficar no "limbo" sem chance de participar.

De Ros
Vou dar a ideia mais antipática do mundo - E que tal se fosse retirado todos os troféus antigos

Que tal uma ideia intermediária? Algo como reduzir as imagens dos troféus e ou deixar todos os anteriores na página do usuário aqui no FCC, e apenas o último no nick das mensagens. Mas não sei se isso é tecnicamente viável e ou prático.

dideivox
Membro Novato
# out/14
· votar


Vale qualquer música que seja do usuário ou banda do usuário?

Casper
Veterano
# out/14
· votar


Caros:

Penso que vale a pena incentivar e premiar a produção original,
e não a cópia (cover). Sei que muitos usuários daqui serão contra,
porque basicamente só tocam músicas de terceiros, mas essa é
minha humilde opinião.

d.u.n.h.a.
Veterano
# out/14
· votar


Casper
Concordo plenamente!
Acho que quem produz material original realmente deveria ser o foco da parada (ó eu puxando a sardinha pro meu lado hahahaha).

MMI
Veterano
# out/14
· votar


renatocaster

Legal! É uma boa ideia, fico contente. Como disse o strinbergshredder
Gostei da idéia, e ofereço apoio dentro do que eu conseguir! o/

Casper

Cover pode ser legal, quando a música é repensada, rearranjada, feita uma interpretação pessoal etc. pode sair algo fantástico. Quando o cara pega a cifra na internet, tenta tocar igual, tentando tirar o mesmo som, eu não curto muito mesmo. Então essa ideia do cover eu sugiro que seja bem pensada e talvez separada.

Mas eu vi algo aí: - MELHOR INTÉRPRETE (poderia ser cover ou composição própria). Não é algo que se costuma ver no fórum, mas a galera da música erudita se encaixaria ali. Acho que deveria ter um estímulo e busca por esse pessoal dessas partes menos populosas do fórum. Assim como pensar com carinho no prêmio do teclado, gaita, sax, baixo e bateria. Seria muito bom ter mais gente e até participações.

Lelo Mig
Membro
# out/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


renatocaster

Também apoio a ideia do Casper (produção original) e creio que a premiação Top User, aos que contribuem com informações técnicas, dicas, informações gerais, e ajudam compartilhando conhecimento e experiências, deva ser incluída/mantida.

A ideia do De Ros, também compartilho (coloco minha medalha à disposição também)

cafe_com_leite
Veterano
# out/14
· votar


Muito bom! Gosto da ideia e inclusive quero participar, to com uma música em processo de confecção artesanal aqui e quero mostra-la para o mundo! hauahau (momento "moleque empolgado").

MMI
Veterano
# out/14
· votar


cafe_com_leite

Então vai postando aqui no fórum logo. Eu disse isso a outro colega num tópico recente.

Só lembrando, o prêmio é para músicas postadas no período especificado, pelo jeito é 2013/2014. Abre um tópico logo com sua música antes que resolvam que novas postagens ficam para o próximo prêmio, daqui 2 ou 3 anos. Quem quer participar com músicas que não estão postadas, a hora é agora para postar! E isso se não for tarde demais.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


renatocaster

Fale mais da áudio visual. Me interessa mais essa que as outras kkk

De Ros
Veterano
# out/14
· votar


Casper

Apoiado! Cover, apenas se for uma releitura.
Nada contra quem regrava Sweet Child, hehehehehehe!

Lelo Mig
Membro
# out/14
· votar


De Ros

Num incentiva......daqui a pouco aparece uma Sweet Child em ritmo de Arrocha!

cafe_com_leite
Veterano
# out/14
· votar


MMI
Caramba!


Dá um praso de 1 semana aí pelo menos, tá quase pronta já!

renatocaster
Moderador
# out/14 · Editado por: renatocaster
· votar


Galera, primeiramente obrigado pelo apoio! Esse é o primeiro passo para a coisa acontecer.

dideivox

Vale qualquer música que seja do usuário ou banda do usuário?

Sim. A regra é que o material tem que ter sido postado no fórum, através de um usuário com cadastro válido no fórum.

Galera, sobre a sugestão do De Ros de tirar o troféu de quem já ganhou em prêmios anteriores. Entendo o sentido motivacional da coisa, mas não é uma tarefa muito simples e eu explico pq:

- Primeiro que eu teria que dar uma escaneada no fórum para identificar todos os users que possuem esse troféu no nick. Até hoje eu acho que já rolou uns 4 prêmios, então tem gente com esse troféu espalhado por tofo o canto. E se for para tirar, teria que tirar de todos. Não acho justo tirar apenas de alguns, e de outros não.

- Depois disso, eu teria que solicitar ajuda dos admins e programadores do fórum, pois eu não disponho de recursos para fazer isso por conta própria. Aí dependeria da boa vontade deles e do tempo disponível deles.

- E por último, uma opinião pessoal minha: Cara, nego vai chiar, e com razão. Eu sei que alguns aqui não se importariam em ficar sem o troféu, mas outros não gostariam. E de certa forma, o cara tá certo. Ele ganhou o prêmio por merecimento, de repente vir assim e arrancar fora o trofeuzinho do cara....sei lá, não parece muito justo. Mesmo que seja um prêmio meramente simbólico.

E sobre os covers, eu tô com o MMI. Acho que vale à pena manter, pois eu já vi cada cover aqui de cair o queixo de tão bem feito. A galera normalmente trabalha bem, então acho válido manter. Quem vai avaliar e decidir se um cover 100% igual é melhor ou pior que um cover repaginado, serão os ouvintes.

Ismah

Fale mais da áudio visual. Me interessa mais essa que as outras kkk

Vc gravou uma música e postou um vídeo. O vídeo da sua música foi o mais bem produzido em todos os aspectos que lhe são inerentes. Vc ganhou.

overlappingcircles
Veterano
# out/14
· votar


renatocaster
acho que cabia uma categoria de melhor produção audio, em vez de audiovisual, já que é um fórum de música e não de vídeo.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Lelo Mig
Desculpa...



MMI
Veterano
# out/14
· votar


renatocaster

Sim, acho que é por aí. Por outro lado, concordo com o mestre De Ros:

Cover, apenas se for uma releitura.
Nada contra quem regrava Sweet Child, hehehehehehe!

EU não pretendo votar como melhor uma regravação de Sweet Child nota a nota. Mas vence a maioria e nem sempre meu voto vai ganhar, então que vença quem receber mais votos.

Mas gostaria que ficasse bem claro: uma coisa é um cover, o cara que grava uma música famosa do Guns, do Metallica ou sei lá quem. Outra coisa é o cara com formação clássica que pega o violão e toca o Concerto de Aranjuez ou o organista que toca Bach, nem é cover na verdade. Apesar de ter pouco, gostaria de ver a galera da música clássica sendo prestigiada. Cairia no "intérprete", eu que gostaria que essa categoria não fosse cover.

leo-guitar94
Veterano
# out/14
· votar


Muito legal, tenho algumas coisas autorais em fase de criação ainda, mas pelo jeito ficará pro proximo ano mesmo...

Aproveitando o comentário do MMI, standard de jazz... Conta como cover ?

Eu acho que rola um pouco de preconceito nesse quesito musica popular x musica erudita... O cara não precisa ter formação erudita para tocar Bach e pode simplesmente tocar nota a nota e seguindo a interpretação da partitura.

Lelo Mig
Membro
# out/14
· votar


Galera!

Eu acho que "cover" é a reprodução o mais fiel possível ao original e pode servir prá neguinho estudar, treinar e mostrar suas qualidades técnicas, mas nada além disso, ou seja, não têm nenhuma relevância artística. Não deveria valer para premiação.

Releitura é outra coisa. Envolve imaginação, criatividade, senso estético e envolve diretamente a técnica de "tocar/executar", com conceitos de arranjo e mesmo composição. Deveria valer para premiação.

A democracia do FCC resolve o que vale ou não, só quero expressar como penso e como avaliarei esta categoria.

Lelo Mig
Membro
# out/14
· votar


Ismah

Ainda bem que pediu desculpas antecipadas..hehehe.........

Ôh coisinha ruim.........kkkk

renatocaster
Moderador
# out/14
· votar


overlappingcircles

acho que cabia uma categoria de melhor produção audio, em vez de audiovisual, já que é um fórum de música e não de vídeo.

Audiovisual foi só uma sugestão. Podemos deixar a categoria simplesmente como MELHOR PRODUÇÃO ou MELHOR GRAVAÇÃO. Dessa forma, valeria tanto gravações em áudio como gravações em vídeo.

Eu apenas gostaria de abrir uma categoria que premiasse além da parte musical, a parte da produção gravada como um todo.

renatocaster
Moderador
# out/14
· votar


Galera,

Sobre o cover, podemos colocar a categoria como MELHOR VERSÃO, e aí ficaria a gosto do cliente. Teríamos tanto o cover 100% fiel quanto às releituras (que nada mais é do que uma versão modificada de uma música que já existe).

Dessa forma, cada um votaria nas músicas concorrentes nesta categoria segundo os seus critérios. Acho que assim agradaria a gregos e troianos, o que acham?

MMI
Veterano
# out/14
· votar


renatocaster

Beleza. É uma questão de nomenclatura na verdade. Como ficaria então?

- MELHOR COMPOSIÇÃO
- MELHOR INTÉRPRETE (poderia ser cover ou composição própria)
- MELHOR ARRANJO
- MELHOR TÉCNICA
- MELHOR PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
- MELHOR VERSÃO (COVER e RELEITURA)
- MELHOR LETRA (Será que vale à pena?)

Na verdade, neste cover que se discute, pode entrar como intérprete, arranjo, técnica, produção e versão... kkkkk

Lelo Mig
Membro
# out/14
· votar


MMI

Acho boa esta sua lista.

Versão é a "mesma coisa", mas livre da pecha impregnada na palavra Cover.

E assim cada um considera o que melhor achar. Seja a execução fidelíssima, seja uma reinterpretação inovadora.

RafaelBernatto
Veterano
# out/14
· votar


- MELHOR LETRA (Será que vale à pena?)

Vale! (Acho que é a única que posso tentar alguma coisa rsrs)

renatocaster
Moderador
# out/14 · Editado por: renatocaster
· votar


Fechei 12 categorias. Mais 3 categorias para fecharmos em 15?

- MELHOR ARRANJO
- MELHOR COMPOSIÇÃO
- MELHOR INTÉRPRETE
- MELHOR PRODUÇÃO
- MELHOR VERSÃO (Cover, releitura ou tributo)
- MELHOR PERFORMANCE BAIXO
- MELHOR PERFORMANCE GUITARRA
- MELHOR PERFORMANCE MÚSICA ELETRÔNICA
- MELHOR PERFORMANCE TECLAS (Teclado, piano, órgão, etc)
- MELHOR PERFORMANCE VIOLÃO
- MELHOR PERFORMANCE VOCAL
- MELHOR PERFORMANCE OUTROS INSTRUMENTOS (Percussão, sopro, cordas, etc)


Show?

RafaelBernatto
Veterano
# out/14
· votar


renatocaster

- MELHOR COMPOSIÇÃO

Não ficaria estranho bater de frente, nessa categoria, música popular com erudita.. instrumentais com melodia+letra?

tito lemos
Veterano
# out/14
· votar


renatocaster
Valeriam trabalhos a partir de que data?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a [UPDATE]**Chamada para o Prêmio de Música FCC 2014**