como saber se uma música pode ser usada como trilha sonora em um curta metragem?

    Autor Mensagem
    cafe_com_leite
    Veterano
    # out/14


    Eae

    Fui encarregado de cuidar da trilha sonora de um projeto de curta metragem que um dos professores vem fazendo com os alunos da escola. Só que tem esse negócio doa direitos autorais. O título já diz o que eu quero saber. Como eu faço pra saber se uma música pode ser usada sem nenhum problema posterior?

    Obrigado.

    Hawklord
    Veterano
    # out/14 · Editado por: Hawklord
    · votar


    cafe_com_leite
    Se for uma música de algum artista famoso pode ter certeza que dá encrenca.
    A não ser que o curta metragem não seja muito divulgado e passe por baixo do radar das gravadoras.

    Mas tem bastante música sem direitos autorais pela internet, e só dar uma pesquisada e você acha sites com música gratuita para ser usada em filmes, ou com os direitos mais acessíveis.
    Uma pesquisa rápida no google e você já acha vários sites, alguns exemplos:
    http://incompetech.com/music/royalty-free/
    http://freeplaymusic.com/

    Outra coisa, quase toda música clássica é de domínio público, mas as performances tem direitos autorais da orquestra especifica que executou a obra. Mas da pra achar performances de peças clássicas que estão no domínio público.

    Hawklord
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Resumindo:
    Se tiver copyright é melhor não usar.
    Se for Creative Commons use a vontade, mas só pra garantir tente consultar o artista antes.
    E se for Royalty Free dá pra usar a vontade.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Hawklord
    Valeu cara, só mais uma dúvida. Como eu faço pra saber se a música é copyright, Creative Commons ou Royalty Free?

    (Já que o assunto não rende muito, vou perguntar aqui coisas que eu poderia perguntar no google, a modo de enriquecer o tópico e ajudar a posteridade forística)

    Hawklord
    Veterano
    # out/14
    · votar


    cafe_com_leite
    Em geral toda música lançada por uma gravadora tem copyright.
    Em algum lugar no cd, ou em qualquer mídia física você achar algo como "todos direitos reservados", ou no próprio vídeo do youtube da música(se tiver sido postado pela gravadora, ou um daqueles canais de "videos oficiais" tipo o Vevo).
    O simbolo do Copyright é um C dentro de um círculo.

    Quando uma música é Creative Commons em geral é indicado em algum lugar na página da web onde você encontra ela. Normalmente os artistas deixam bem claro se a música tem todos os direitos reservados(Copyright) ou só alguns(Creative Commons).

    O Simbolo do Creative Commons são dois Cs. Esse simbolo pode ser seguido de outros que indicam se você pode fazer o quiser com o trabalho ou se tem alguma restrição.

    As maneiras mais fáceis e diretas que eu conheço de identificar o copyright de uma música são essas: procurar frases como todos direitos reservados, e os simbolos de Copyright ou Creative Commons.

    Quanto as música Royalty Free, o único jeito de ter certeza que eles se encaixam nessa categoria é se você tirar elas de um site que fornece esse tipo de música.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Hawklord
    Blza, valeu cara pelas informações, me foram muito úteis. E achei umas músicas escabrosas nesse segundo site que tu linkou aí, tem uma sena lá que é de suspense, vai ser bem útil.

    Valeu.

    Headstock invertido
    Veterano
    # out/14
    · votar


    cafe_com_leite
    Cena, com c.

    O Hawklord já disse praticamente tudo. Se quiser evitar essa trabalheira de ficar procurando que tipo de direitos tem tal música, tente usar somente as que você já sabe que são livres. Nesse caso, apenas músicas que já foram feitas para este propósito (existem milhares de sites pra isso) ou músicas que já entraram em domínio púbico.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Contato e contrato. Muitos artistas cedem a música se o fim for didático. Basta contatá-lo (pessoalmente de preferência).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como saber se uma música pode ser usada como trilha sonora em um curta metragem?