Vestibular 2014 para Música

    Autor Mensagem
    doougg
    Veterano
    # set/14


    E ai pessoal, quem aí vai fazer vestibular esse ano pra tentar uma vaga em algum curso superior de música? Vamos trocar uma ideia sobre as provas específicas, dificuldades e algumas dicas, como vocês estão se preparando etc.

    INNARELLI
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    doougg
    e ae, blz?
    então, pretendo estudar violão para curso técnico mesmo, já que o meu colegial, segundo grau, ensino médio, não estudei certo, direito.
    doougg
    pretende estudar violão?

    doougg
    Veterano
    # set/14
    · votar


    blz! Cara, pretendo estudar Música e Tecnologia, mas na prova específica vou de violão mesmo. Então, como vai ser esse teu técnico? Onde é? O que você tem que fazer pra conseguir a vaga?

    AllanGouveia
    Membro
    # set/14 · Editado por: AllanGouveia
    · votar


    doougg
    velho, a prova específica é moleza (até pq se acertar 30% da prova vc já está classificado para prova prática se não me engano)...

    Na prova prática a coisa complica um pouquinho... Se você for bom em solfejo e ler partitura, já é 80% do caminho andado!
    Se não for, comece a estudar bem o solfejo e ler partitura... porque se for como a da federal de 2013, eles vão ter dar uma partitura pequenininha para você ler solfejando-a...

    E você vai ter que tocar algo... não toque nada de rock, blues ou qualquer coisa da gringa (por mais difícil que seja)....Os professores que avaliam querem ouvir música brasileira... samba, bossa nova (essas paradas)... E tenha total conhecimento do campo hamônico da música em questão pq eles vão questionar sobre isso...

    Bom, espero ter ajudado... É praticamente impossível não passar na prova prática seguindo as coisas que citei (experiencia própria)...

    Abraço

    doougg
    Veterano
    # set/14
    · votar


    AllanGouveia
    Já to estudando. Terei leitura rítmica a primeira vista e Solfejo, além da prova escrita de teoria e percepção. Vai ser: Prova 1, Uma peça de livre escolha e teste de percepção de ondas senoidais(frequências em oitavas). Prova 2, Leitura rítmica e Solfejo a primeira vista. Prova 3 (escrita), Teoria e percepção. No solfejo serão quatro compassos, inclusive os dois primeiros já estão no edital, já to treinando a escala no tom proposto (Ré maior).

    Mas tem a seguinte questão, tirei um som do Andy Mckee, uma das mais fáceis deles, Samus Stardrive, porque gosto dela e enfim, a afinação dela é muito particular, tanto que só encontrei outra música do mesmo Mckee na mesma afinação. Mas também acredito que não vão me perguntar muita coisa sobre ela, tanto que nem pedem partitura dela (porém mesmo assim, levarei para não me pegarem de surpresa).

    Ah, to fazendo umas aulas de teoria em escola de música particular para ajudar também, o professor me ajuda bastante.

    INNARELLI
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    doougg
    he he he vou na fé.

    AllanGouveia
    Membro
    # out/14
    · votar


    doougg
    cara, você falou tudo... ta no caminho certo! É exatamente isso... vai levar uma música que gosta para apresentar, mas tenha de reserva na manga uma música brasileira e uma erudita se puder pra está preparado para qualquer imprevisto...

    É isso aí... vai na fé que você consegue!

    AllanGouveia
    Membro
    # out/14
    · votar


    doougg
    a afinação dela é muito particular, tanto que só encontrei outra música do mesmo Mckee na mesma afinação.

    Eu já ia me esquecer , que afinação ele usa?

    doougg
    Veterano
    # out/14
    · votar


    AllanGouveia

    Nesse som (Samus Stardrive) ele usa C-G-D#-F-Bb-d. Louco, não? heheh
    Valeu! Espero conseguir essa vaga mesmo, vai mudar minha vida!

    Quem aí já fez e quer dar mais alguma dica?
    Eu tenho um amigo que fez, já troquei uma ideia com ele mas a dele, pelo o que me contou foi super tranquila para quem já toca. Era para Licenciatura.

    Alguém do Rio Grande do Sul? Candidatos da UFRGS, UERGS, UFPEL ou UFSM?

    JotaEmidio
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Passei!!!

    Upando o tópico para dizer que tive a felicidade de passar no curso superior de Licenciatura em Música, na Faculdade de Música do ES.
    Foram disponibilizadas 25 vagas para o turno matutino e 25 para o noturno. Fiz para o noturno e passei em 5º lugar.
    A Prova foi dividida em três partes:
    1ª - Redação, valendo 30 pontos. Tirei 21.
    2ª - Prova teórica e oral, valendo 30 pontos. Tirei 21,5.
    3ª - Prova de Instrumento, valendo 40 pontos. Tirei 32.

    Agora é esperar abrir a matrícula e estudar bastante ano que vem.

    doougg
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Passei tb!

    ...na específica ;S

    na prova de instrumento tirei 8,20 valendo 10
    na de solfejo e leitura tirei 1,25 valendo 2
    na teórica e percepção tirei 2,10 valendo 3

    o problema é que muita gente foi bem. Uns 10 tiveram nota melhor que eu
    tô esperando a nota do vestibular agora, aflito :/

    AllanGouveia
    Membro
    # dez/14
    · votar


    JotaEmidio
    doougg
    Parabéns, caras! caiu algo do que falei antes?

    doougg
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    valeu! sim!
    Teve um que tocou Satriani e se deu bem. A prova de escrita tava meio chatinha tinha que escrever as escalas em tons diversos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Vestibular 2014 para Música