Registrar musica intrumental, ou melhor um "solo". É possivel/preciso?

    Autor Mensagem
    PguitarMaxx
    Veterano
    # set/14


    Boa noite pessoal!


    Eu crio alguns sons hora ou outra. Pedi para uma pessoa fazer as partituras, e depois de um tempo ela me disse que não podia e não era necessario pois minhas musicas eram na verdade solos. Que em uma musica deve ter melodia, refrão e esses dois tem que se repetir. Até ai tudo bem.

    Minha duvida é a seguinte, no meu caso como eu faço então para registrar minhas musicas(ou melhor:solos)? eu preciso registra-las? Eu vejo muitos guitarristas com projetos parecidos. o Proprio Marcos Kleine atual membro do Ultrage a rigor. Como ele consegue trabalhar com essas musicas?

    Um exemplo:


    Abç!

    JJJ
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Cara, até onde eu sei, nada impede que você registre qualquer coisa "escrevivel" em partitura...

    Quando eu registrei minhas músicas, se não me engano, o cara nem olhou o que estava na pauta...

    Além disso, se esses "solos" tem uma base harmônica, dá pra fazer a linha de base e a melodia do solo.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Duplicou

    Lelo Mig
    Membro
    # set/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    PguitarMaxx

    Nada impede registrar o que quiser, contudo, proteger com direitos é outra estória.

    Sequência harmônica e/ou melódica não definem uma música e não a protege com direito algum, já que inúmeras canções possuem sequências harmônicas/melódicas idênticas.

    O que define uma peça, no sentido de protege-la com direitos autorais, seria sua "identidade musical", que não pode ser confundida com outra, uma sequência que funcione como uma espécie de assinatura, (usando o exemplo do vídeo que você postou) teria de ser transcrita da seguinte forma:

    Transcrever como melodia, o solo da guitarra (solo principal), e obviamente indicar a harmônia de base, andamento, compasso e etc.

    Nesta música, do exemplo citado, encontraria fácil, uma dezena de solos de guitarra com sequências idênticas. Então, esta peça do Marcos Kleine, já conteria em si, uma série de plágios. Acontece que a simples sequência de notas idênticas não é o que define um plágio. E sim o "identificador" de uma canção.

    A "pessoa", em outras palavras, quer dizer que não adiantaria nada fazer isso, e ela esta correta.

    Imagine se todo mundo registra-se um solo, uma simples sequências de notas idênticas? Todo o Blues americano estaria compilado em meia dúzia de álbuns.

    Em contrapartida se eu tocasse igualzinho (tom, andamento e etc) e trocasse a 8 nota de cada sequência de 8 de "Confortably numb" não seria processado, mesmo todo mundo identificando o plágio?

    A coisa não é uma simples sequência repetida como muita gente acha.

    PguitarMaxx
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Lelo Mig
    JJJ
    Muito obrigado, pessoal! Esclareceram bem esse ponto! Uma ultima duvida, em realação aos teminhas que a gente cria e nossas musicas? Um Riff ou algo do tipo? Seria importante regsitrar? Um exemplo, tenho uma musica que inicio com um tema, em seguida largo a mão em um solo e caiu no tema novamente, como um refrão. Isso seria importnante registrar? Por exemplo, tem uma musica do Satriani que a banda Cold play pegou o tema e fez um refrão


    Abç!

    PguitarMaxx
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Nesse caso, como eu faria para registrar esses temas? Teria que transcrever toda a harmonia da musica e então nas partes onde o tema entrasse, trasncreve-lo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Registrar musica intrumental, ou melhor um "solo". É possivel/preciso?