Até que ponto uma discussão é Saudável? Onde é o limite? Alguém sabe?

Autor Mensagem
Charlizard
Membro Novato
# set/14
· votar


entamoeba
E se eu discordar dos seus pontos de vista, o que acontece?

entamoeba
Membro Novato
# set/14
· votar


Charlizard
O que acontece? Sei lá! As variáveis são incontáveis!

Não é o meu ou o seu ponto de vista que faz uma coisa ser verdadeira ou falsa, né? Contudo, o mundo é examinado apenas por "pontos de vista". Se eles são relativos, não convergindo para um ponto comum, então não podemos afirmar nada sobre o mundo???? Bom, aparentemente algumas pessoas participam de crenças mais razoáveis do que outras. Crianças que creem em bicho-papão sabem menos sobre o próprio armário do que seus pais, não?! (alguns relativizadores compulsivos são capazes de discordar)

Existem muitos ceticismos que são comodistas. As pessoas se recusam a ver coisas que ameaçam a estabilidade dos sistemas de crenças delas (e não estou falando de religião - ainda que a carapuça sirva). Logo, pessoas mais cultas e mais abertas às evidências tendem a conhecer melhor o mundo do que aquelas que se apegam ao primeiro sistema simplório que lhes é oferecido.

Discorda de algo até agora?


Sobre a coesão

As vezes as pessoas apresentam deficiência lógica na sua argumentação e isto, DEFINITIVAMENTE, não é questão de opinião. Acredito que, em algum grau, todas as pessoas carreguem consigo crenças que são incompatíveis entre si: cremos em um B que exclui qualquer possibilidade de A, mas ainda assim cremos em A.

Quem domina a lógica e examina criticamente suas próprias crenças tende a reduzir sua inconsistência argumentativa.

Charlizard
Membro Novato
# set/14
· votar


entamoeba
Não discordo, só queria ver qual seria a resposta. Achei o post anterior um tanto quanto que extremo, mas com este agora entendi melhor o seu ponto de vista e concordo com ele.

De certa forma, acho que a discussão passa a perder o sal quando alguém fecha muito a cabeça pra uma ideia diferente. O problema é que, ao mesmo tempo, eu me pego pensando que se a pessoa quer ser do jeito tal, ela que seja, é o caminho que ela escolheu, não é? Desde que não interfira diretamente na minha vida, não vejo grandes problemas.

Lelo Mig
Membro
# set/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Nosso amigo, entamoeba, esta certo em boa parte de sua colocação.

É justamente essa "individualidade e diversidade de pontos de vista" que fazem o homem diferir de uma ameba......se é que difere!

E o simples fato de possuímos esta diversidade, se não a colocarmos à prova, continuamos não nos diferenciando de uma ameba.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Até que ponto uma discussão é Saudável? Onde é o limite? Alguém sabe?