【FIXO】 Tudo sobre edição de vídeo

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# ago/14


Galera sinto falta de um tópico voltado pra essa tendência. Temos entre nós um vlogger bem famoso, que é meu conterâneo, De Ros.

Bom minha ideia é ser direto e prático. Vou juntar algumas dicas básicas de edição - como correção de cor, sobreposição em miniatura e blá blá blá.

Ismah
Veterano
# ago/14
· votar


Para da arranque, quero mencionar os programas mais comuns no mercado, e falar um pouco sobre cada um.

Windows Movie Maker

Rápido, fácil sem frescura. Básico, e antiquado para 2014. Permite cortes, efeitos de fade, e transição. Permite adição de texto, mas nunca consegui sobrepor ao vídeo.

Video Spin

Segue a mesma praia do Movie Maker, mas com um visual mais moderno. Permite edições mais complexas de textos, como adição de sobras e contornos.

Sony Vegas Pro 11

Esse é o foco do meu trabalho hoje. Ele é intermediário, e acredito que atenda bem a todos que desejarem trabalhar com manipulação de vídeo. Achei ele mais simples (leia-se "exige menos conhecimento técnico") que o After Effects, e mais eficiente que os acima, devido aos presets, serem mais "plug&play".

Traz uma gama de efeitos nativos, se bem explorados, permitem muita coisa mesmo. É um dos mais usados, mas como contra tem a licença paga.

Adobe After Effects

Aqui estamos no nível profissional. Acima dele não lembro de nenhum. Achei BEM complexo de mexer, e como seus irmãos, Photoshop, Fireworks e Audition, só funciona bem se usarmos efeitos em composição, isto é, mais de um recurso para um mesmo resultado.

Como maior contra, percebi que ele exige muito do hardware. No meu I3 não rolou muito bem, e no meu mais antigo (acho que é um 5156), exibiu um aviso de pouca memória. Acredito que se vc tiver um PC voltado para jogos vai valer muito a pena.

Headstock invertido
Veterano
# ago/14 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Entre o Vegas e o AE, ainda cito o Adobe Premiere Pro. Aparência e funcionalidade menos complexas que o After Effects, mas com recursos superiores aos do Vegas.

Lelo Mig
Membro
# ago/14
· votar


Ismah

Eu uso o Camtasia Studio, que é meia boca mais eu gosto...hehehe.

Tentei o Adobe After Effects mas só passei raiva, é um baita Soft, mas é muito pesado... mesmo no I5 ele não rola.........trava demais, demora demais... etc. É programa prá quem mexe com vídeo direto e tem um baita "canhão" prá fazer edições.

renatocaster
Moderador
# ago/14
· votar


Legal o tópico, acho que é um assunto bastante pertinente e realmente não há um tópico dedicado para isso. Inclusive, marquei esse aqui como【FIXO】.

Espero que os colegas mais experientes no assunto possam colaborar bastante com este tópico, como já está sendo feito.

Lelo Mig
Membro
# ago/14
· votar


renatocaster

Legal que marcou como fixo.

Assim que sobrar um tempo vou fazer um pequeno "Tuto" de como eu edito meus trabalhos de vídeo. Os meus são amadores e toscos, suficientes para o que me proponho, mas se cada um descrever como é seu processo e os softs que usam, o tópico vai se tornar muito interessante e informativo.

makumbator
Moderador
# ago/14
· votar


Ismah

Além dos citados tem outros também muito utilizados: imovie, Final cut Pro e Media composer.

renatocaster
Moderador
# ago/14
· votar


Lelo Mig

Assim que sobrar um tempo vou fazer um pequeno "Tuto" de como eu edito meus trabalhos de vídeo.

Show de bola!

se cada um descrever como é seu processo e os softs que usam, o tópico vai se tornar muito interessante e informativo.

Realmente, tem uma galera aqui que grava vídeos com frequência, que podem passar dicas interessantes.

Ismah
Veterano
# ago/14
· votar


makumbator

São infinitos. Se sairmos da plataforma Ruindows, a coisa sobe mais um patamar... Os mais top's são do Mac OS, afinal ele é voltado para uso profissional.

renatocaster

Obrigado pelo stick, é algo que acho pertinente tratar, e como acaba-se sempre crescendo no coletivo, vale a pena tratar.

Ismah
Veterano
# ago/14
· votar


Dando seguimento, separei um tutorial - repost na verdade - que fala sobre tratamento de imagem, coisa que acho básico, seja em foto ou vídeo. Segue o link...



E o resultado (veja em 480p), do vídeo CRU (E) com o tratado (D).



Créditos: Banda Amazônia, ao vivo em Candelária/RS

Ismah
Veterano
# ago/14 · Editado por: Ismah
· votar


Dicas para mecher com cores:

- Deixe o vídeo rolando. Faz com que vc possa ver ao vivo o que se passa.

- Faça uma edição para cada temperatura de cor. No caso ali a cor da luz era uma apenas (depois se alterava), e todas as melhorias iam água abaixo. Por isso corte (use o Alt+seta direita para selecionar o tempo do corte, e S para cortar) cada vez que trocar a cena ou iluminação da mesma.

- Cores transmitem sentimentos. Tomemos MUITO cuidado para não perder a harmonia, mesmo quando o objetivo for loucura. Uma cena de lágrimas com tons vermelhos transmite sofrimento amoroso/carência, verde/azul perda/dor.

- NADA corrige uma má captação. Podemos dar uma maquiada, mas não transformar m$%da em ouro. Não espere melhorar a QUALIDADE de um vídeo, mas sim corrigir os defeitos.

Ismah
Veterano
# set/14
· votar


Eita... Sem mim o negócio morreu :(
Poxa, broxante isso galera

Teddy.Picker
Membro Novato
# set/14 · Editado por: Teddy.Picker
· votar


morreu não Ismah, eu tenho muitas duvidas no assunto...

tipo, eu quero montar um video que começa com a tela inteira ocupada por 1 só video, depois , la pelos 1:00 a tela divide em dois entrando um novo video, e em 1:50 ela volta denovo com apenas o primeiro video, tem como explicar pra mim como faz isso por favor?

Ismah
Veterano
# set/14
· votar


Te liga (e deculpe a demora)

No Sony Vegas

No premiere

Kaylani
Membro Novato
# out/14
· votar


Olá, gostaria de pedir um auxílio sobre qual câmera comprar. Preciso de alguma que me permita conectar um microfone externo (meu amplificador) e extrair o áudio diretamente dele, ficando com a imagem da câmera e o som do amplificador.

Já cogitei a "lifecam cinema microsoft" (aí era só jogar o som do amp na entrada de microfone do pc através de um adaptador) ou uma câmera similar à "go pro"; essa segunda possui a entrada p2 mas eu não tive uma resposta clara do vendedor acerca da conexão.

Agradeço desde já.

Lelo Mig
Membro
# out/14
· votar


Kaylani

Cara, não entendi bem sua necessidade?

Se deseja uma qualidade melhor de audio, grave-o diretamente no PC e despreze o som gravado pela Cam.

Kaylani
Membro Novato
# out/14
· votar


Lelo Mig


Sim, desejo uma qualidade melhor de áudio, porém se eu usasse a web cam do pc, ficarei com uma péssima imagem; por isso a ideia de utilizar uma nova web cam com melhor imagem e tirar o som direto do amp. Mas eu gostaria de saber se alguém faz algo parecido a fim de saber se a ideia daria certo.
Fica ruim gastar dinheiro num equipamento novo sem saber com certeza se irá funcionar.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Kaylani

O que o Lelo Mig quis dizer é pra gravar o áudio direto no PC, com alguma DAW, e não que grave o vídeo com a câmera do PC.

Quanto a câmera recomendo só a GoPro como última alternativa. Acho o preço abusivo para o que vc deseja. Ela é a prova de guerra, no caso, vc paga pela resistência extrema dela, e na pior hipótese, vai deixar ela cair da mesa no chão.

Kaylani
Membro Novato
# out/14
· votar


Ismah

Ah sim, entendo. Mas para fim de gravação de covers eu ficaria com uma faixa de vídeo e duas faixas de áudio para sincronizar durante a edição final do vídeo? Gostaria de poder evitar fazer isso e ao invés, utilizar uma câmera que possa captar o áudio limpo e em sincronia com o vídeo.
Sim, a GoPro parece ótima para esse objetivo, mas é como você disse, é um preço muito alto para algo mais simples. Você conhece alguma câmera que possa me permitir fazer algo similar?

Muito obrigado.

Ismah
Veterano
# out/14
· votar


Kaylani
ficaria com uma faixa de vídeo e duas faixas de áudio para sincronizar durante a edição final do vídeo?

Grave exclusivamente no PC, se o objetivo for cover de qualidade. Mesmo que grave infinitas faixas, se gravar elas ao mesmo tempo elas estarão sincronizadas entre si. Ou seja, se alinhar o ponto de 0seg, elas estarão no restante sincronizadas.

Kaylani
Membro Novato
# nov/14
· votar


Ismah

Para isso devo utilizar a webcam do PC? Eu escolhi utilizar uma câmera digital porquanto a minha webcam tem uma qualidade de imagem de terrível.

Desculpe se ainda não entendi, comecei agora a gravar e editar vídeos.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


Kaylani

Percebi hehe

Bicho, grava o vídeo com a câmera e o áudio com o PC. Usa algum editor e sincroniza os dois.

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/14 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


alguem sabe um tutorial (ou sabe ensinar) que ensine a dividir a linha do video dividida em partes no youtube.

igual nesse video aqui?
(abrir o video na pagina original do youtube pra entender)
https://www.youtube.com/watch?v=Ogk-OL8hGCI



Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


rhoadsvsvai

Se refere as marcas de tempo, que aparecem no "mostrar mais"? Essas marcas amarelas são novas, mas as antigas é só digitar o tempo WX:YZ

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/14
· votar


Ismah
vlwss

SkyHawk
Membro
# nov/14
· votar


Ismah
Esse é o básico e o mais importante: gravar o áudio no PC e o video com a câmera e depois sincronizar os dois..... Pois é, não tenho a menor idéia de como fazer isso !!!! Basicão mesmo, quero aprender !!!

Alguém pode dar um passo a passo com o mais básico ???

Gravar o áudio no Sonar não tem problema, mas e depois ???

Kaylani
Membro Novato
# nov/14
· votar


SkyHawk

Para os vídeo que eu gravei até agora usei uma câmera digital para gravar a imagem e o som, coloquei o amplificador ao lado da câmera porém o som não ficou tão bom.
Para sincronizar com a música de fundo eu utilizei o Sony Vegas Pro 13. Tem versões de teste dele na internet se você não quiser comprar/crackear o programa. Ou pode usar o Pinnacle VideoSpin que não é uma má ferramenta.

Ismah

Corrija-me se eu estiver errado, mas dessa maneira eu precisaria sincronizar manualmente uma faixa de vídeo com uma faixa de áudio, certo? Eu tentei fazer isso uma vez e parece bem trabalhoso e quase impraticável procurar o ponto exato de sincronia entre vídeo e som.

Ismah
Veterano
# nov/14
· votar


SkyHawk
Kaylani

Imagino que conseguiram já criar uma pasta e reunir os dois arquivos (áudio e vídeo) numa mesma pasta. Vou dar exemplo no edito que eu uso, o Sony Vegas, mas se adapta essencialmente a qualquer outro.

EU - então isso é uma PARTICULARIDADE MINHA E NÃO UMA REGRA - disparo primeiro o REC do áudio, e depois do vídeo. Porque? Áudio ocupa menos espaço que vídeo. É tosco aparentemente, mas estamos falando de em certos momentos mais de 1Gb em dados (vídeo HD), para transferir e processar. Gravar o vídeo com áudio facilita um bocado na hora de sincronizar, mas eleva o "peso" do arquivo.

Bom com os arquivos reunidos, importe-os para o editor (acredite isso pode levar muitos minutos). Para o áudio, crie uma track de áudio (Ctrl+Q), e arraste para ela o arquivo de áudio. Para o vídeo, crie uma track de vídeo (Ctrl+Shift+Q) e arraste o arquivo pra ela.

Arquivos importados, e supondo que disparou o REC primeiro do áudio, procure o primeiro estimulo de som no VÍDEO (é nessa hora ter áudio junto do vídeo facilita, devido a ficar mais fácil de visualizar o primeiro som). Que pode ser o momento que vc começa a falar, tocar, ou seja lá o que for. Ou até pode se bater palma, estalar os dedos, enfim, dar um sinal de áudio, propositadamente para gerar "a marca" inicial, para o posteriori sync. Isso é a "claquete" nos termos cinematográficos.

Encontrado o ponto, arraste essa parte pra frente na time line, até o primeiro sinal de áudio. A perfeita sincronia, se consegue na tentativa e erro. Mas é questão de treino, antes de mais nada.

Basta cortar (pressionando S) no ponto inicial, deltar a parte inicial e voi la!

Também dá certo arrastar direto pra "drento" da time line os arquivos, mas só disse agora pra vcs darem uma explorada no menu :P

Ismah
Veterano
# nov/14 · Editado por: Ismah
· votar


Kaylani
Eu tentei fazer isso uma vez e parece bem trabalhoso e quase impraticável procurar o ponto exato de sincronia entre vídeo e som.

FIlhote, entenda... Arte leva tempo... Meu forte é edição e criação de imagem estática... Portanto te dou um exemplo nessa área...

Veja minha foto de perfil do face... Levei 4horas e 13min... E é uma foto... UMA FOTO!

Um vídeo levo em média menos, pq só se trata de cortes - sobreposição de efeitos sempre demora MUITO mais. Acredito que de uma a três horas, dependendo da extensão (tempo, não formato), dê pra fazer tudo.

Lelo Mig
Membro
# nov/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Kaylani

Cara, não faço grandes produções, apenas vídeos amadores que suprem minhas necessidades no momento, ok?

Mas meu processo é o seguinte:

1- Utilizo esta cam:
Samsung Q20

É uma Cam razoável, com boa imagem e boa resolução, bom preço e audio uma merda! Atendeu minhas necessidades dentro do que eu podia pagar na época.

2- Gravo o audio direto de meu ampli ou microfonado, via interface PC.

Dependendo do video, desabilito o audio da Cam. Outras vezes mantenho o audio captado por ela, apenas para facilitar o sincro (ele serve como guia).

Após tratar o audio gravado direto, como desejo, e sincronizar, deleto o áudio original da Cam.

Veja dois exemplos, se é o que pretende, se são suficientes prá sua intenção (como disse, são edições simples, apenas para atender uma necessidade), mas existe condições de ir bem mais longe sem investir em novos equipos.

Aqui um video meu tocando (Video: Cam direto, sem nenhum tratamento de imagem. Audio: captado via interface).



Este, um pequeno video clip, de um cover que fiz para uma música do INNARELLI (ex Odion). Audio: interface + VST. Video: filmes do Youtube, recortados, formatos ajustados e editados, sem tratamento na imagem.



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Tudo sobre edição de vídeo