Curso de gestão de carreira p/ músicos - by Kiko Loureiro

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# jul/14 · Editado por: Fernando de almeida


Galera, vi esse curso e achei interessante ...

Sempre tive algumas dúvidas sobre como algumas coisas funcionam no mercado para quem trabalha com música ... Pena que não tenho tempo (e talvez nem $$$ pois chuto que o curso deve ser na casa dos 1500 pra cima - pois seria o preço de um curso top de gestão).


Alguns dos tópicos abordados serão:
• Profissional de alta performance - Treinamento, dedicação e disciplina;
• Definindo: metas, estratégia e visão;
• Posicionamento como artista;
• Criação de uma marca pessoal;
• Estratégia de marketing, branding e promoção;
• Conhecendo a base do Music Business nacional e internacional;
• Analise de contratos - Entendendo os termos e suas implicações;
• Direitos Autorais - Obras e Fonograma;
• Licensing;
• Merchandise;
• Fluxo de caixa de um artista e banda;
• Gravar e lançar um álbum - Caminhos e dificuldades;
• Eventos: Shows e workshops - Como funcionam e como negociar;
• Mídias Sociais - Posicionamento e Linguagem;
• Tudo sobre Endorsement e Patrocínio - Estratégias, como funciona, contratos, e possibilidades;
• Psicologia do Trabalho em Equipe;
• Como exercitar a Criatividade e Inovação;
• Possibilidades de uma carreira Nacional e Internacional;
• Prospecs – Consumidores – Fãs;
• Empreendedorismo;
• Comportamento e ética dentro do mercado.



Será que se nós do FCC fizéssemos uma boa pesquisa sobre cada tópico, conseguiríamos ter um bom conteúdo (numa abordagem mais genérica, é claro) sobre o assunto???

Creio que muitos aqui tem dúvidas ou até mesmo não mergulharam na carreira de músico por causa de algumas incertezas a respeito desses temas (eu estou incluso nesse caso - aliás, tenho trocentas outras dúvidas além das listadas).

Mais sobre o curso: http://www.guitarload.com.br/noticia/12520-kiko-loureiro-lidera-curso- de-gestao-de-carreira.html

Casper
Veterano
# jul/14
· votar


CaroFernando de almeida:

Não estou certo que, no mercado atual, existam regras de gestão
tradicional que possam ser aplicadas no mercado da música.

Os caminhos para se viver de música me parecem bem diferentes
hoje, comparando com 10 ou 20 anos atrás. As fórmulas
se diversificaram bastante.

Mas sou amador, posso estar completamente enganado sobre
esse assunto. De qualquer forma, acho interessante
qualquer tipo de acúmulo de conhecimento.

entamoeba
Membro Novato
# jul/14 · Editado por: entamoeba
· votar


Não se trata de regras, Casper, mas de uma coletânea de conhecimentos sobre áreas específicas que servem à música. Acho extremamente válida a proposta do Fernando de almeida.

Será que se nós do FCC fizéssemos uma boa pesquisa sobre cada tópico, conseguiríamos ter um bom conteúdo (numa abordagem mais genérica, é claro) sobre o assunto???

Sem dúvida! Até porque imagino que tenhamos, por aqui, alguns profissionais das áreas que "alimentam" as questões abordadas nesses tópicos.

Lelo Mig
Membro
# jul/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Fernando de almeida

Confesso que sou meio preconceituoso com esses cursos de gestão. Nem no mundo corporativo acredito que funcionem, quanto mais num mercado sem regras, como é o meio artístico.

Sei lá, não sirvo de exemplo, e minha posição é pessoal e irrelevante, mas a importação de termos como: "metas, estratégia e visão", "Estratégia de marketing, branding e promoção", "Analise de contratos", "Fluxo de caixa" e etc., vindas de um guitarrista de rock chega a me dar ânsia de vômito.

Talvez este seja o caminho correto e não o do Rockeiro rebelde da qual acostumei.

Mas que me soa burocrático e Bunda Mole demais.......confesso que soa!

Não há mais diferença entre ser um guitarrista de Metal ou um gerente do Mc Donalds e talvez isto seja bom e eu esteja obsoleto.

Fernando de almeida
Veterano
# jul/14 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Casper
Não estou certo que, no mercado atual, existam regras de gestão tradicional que possam ser aplicadas no mercado da música.
Então fera, creio que não seja exatamente regras, mas caminhos possíveis e possibilidades diferentes de agir para chegar no objetivo ...


entamoeba
mas de uma coletânea de conhecimentos sobre áreas específicas que servem à música.
É bem nessa linha de raciocínio que eu acredito que seja o curso ...


Lelo Mig
- Confesso que sou meio preconceituoso com esses cursos de gestão. Nem no mundo corporativo acredito que funcionem, quanto mais num mercado sem regras, como é o meio artístico.
- De modo geral, eu também não sou adepto de cursos de gestão (de área nenhuma) ...
Mas acredito que o curso tenha sido estruturado de uma forma para que o próprio Kiko passe suas próprias experiências profissionais pessoais com cada tema proposto, exemplificando cada situação que ocorreu com ele e como foi a postura mais adequada no momento - creio que ele vá citar tanto os acertos como os erros que tenha cometido.
Resumidamente, não são exatamente regras (pois sabemos que pra esse caso não existe uma "receita do bolo"), mas posturas a serem tomadas a cada situação. (imagino eu que seja isso)

- vindas de um guitarrista de rock chega a me dar ânsia de vômito.
- Fera, creio que ele não estará lá como guitarrista (ninguém que for via ouvir uma música do Angra sequer hehehehehehehe) e sim como profissional da música que atua compondo, atua tocando, dando aulas, ministrando workshops, representando marcas de produtos musicais, responsável por uma marca/Banda (e que tem que conhecer e trilhar todos os caminhos possíveis para que a marca/banda "aconteça"), etc e que é, finalmente, guitarrista de rock ... Mas note que além de guitarrista tem uma série de competências que o cara deve ter ... Sei lá, minha opinião ...

- Mas que me soa burocrático e Bunda Mole demais.......confesso que soa!
- Também acho ... hehehehehe

- Não há mais diferença entre ser um guitarrista de Metal ou um gerente do Mc Donalds e talvez isto seja bom e eu esteja obsoleto.
- Talvez das competências e habilidades "genéricas", não haja distinção entre nenhuma profissão hoje!!! Tenho notado isso há muito tempo e já fui cobrado nos meus trampos de atuar com algumas competências e habilidades "genéricas" que não são específicas da minha formação!!!
O que muda de uma profissão para outra (isso no mercado de trabalho de hoje, é claro), é que vc tem que pegar as competências e habilidades "genéricas" e moldar e aplicar na sua área de atuação específica (talvez seja isso que o Kiko pretende passar) ...
(Obs.: só para explicar, quando eu digo competências e habilidades "genéricas" quero dizer conhecimentos transferíveis a uma grande variedade de funções e tarefas. Não são ligadas a nenhuma disciplina porque podem se aplicar a uma variedade de áreas de matérias e situações - a comunicação, a resolução de problemas, a capacidade de liderança, a criatividade, a motivação, o trabalho em equipe, a capacidade de aprender, e vááááááááááários outros conhecimentos...)

MMI
Veterano
# jul/14
· votar


Curioso isso aqui...

Não vejo muito como isso funcionar no mercado musical. Acho algo meio oportunista e aproveitador isso, da forma como é proposta. Mas sim, concordo, é fruto da minha visão limitada e preconceituosa.

Entendo que o Kiko Loureiro possa ter vivido muita coisa e talvez até tenha algo a contar. Prefiro não dar nomes, mas um cara de dentro do Angra que convivi não hesita em falar que o grande businessman da banda, o cara que fez tudo acontecer mas é meio intragável, se chama André Matos. Será? rs

DOF Hard
Membro Novato
# jul/14
· votar


Não há mais diferença entre ser um guitarrista de Metal ou um gerente do Mc Donalds

HAHAHAHAHAHAHAHA!!

o grande businessman da banda, o cara que fez tudo acontecer mas é meio intragável, se chama André Matos. Será?

Provavelmente.

Fernando de almeida
Veterano
# jul/14
· votar


MMI
Prefiro não dar nomes, mas um cara de dentro do Angra que convivi não hesita em falar que o grande businessman da banda, o cara que fez tudo acontecer mas é meio intragável, se chama André Matos. Será?
Que deve ter feito a coisa acontecer (junto com o restante da banda) não duvido ... Agora quanto a ser intragável não sei ...

Entendo que o Kiko Loureiro possa ter vivido muita coisa e talvez até tenha algo a contar.
É exatamente isso que eu acredito que ele vá passar pois ele não tem formação específica na área de Gestão (se não me engano ele fez Biologia na USP mas nunca atuou pois o Angra já tinha uma boa agenda na ocasião) ... então o que ele deve falar é sobre o que ele viveu dentro dos temas propostos ...

erico.ascencao
Veterano
# jul/14 · Editado por: erico.ascencao
· votar


Eu fiz aulas com o Kleber Shima por alguns meses e durante aquela época o que eu mais aprendi é como é a vida de um músico profissional. Aprendi que ser músico não é só gravar discos e fazer turnês, ser músico é dar aulas, tocar na noite de 2 a 4 vezes por semana, escrever artigos para revistas especializadas, fazer workshops, ser endorser (que não significa ganhar equipos de graça), fazer videos de review de equipamentos, etc.

Muito cara que começa a tocar e sonha em ser musico tem a ilusão que ser músico de sucesso é ter fama, mas a fama é para pouquíssimos. E é aí que o cara fica perdido. Acho que um curso destes é positivo pra carreira de um músico que se vê desta forma e não encara a profissão de músico de forma profissional.

Xeper
Veterano
# jul/14
· votar


terá duração de 16 horas, divididas em dois dias.

Sério? Ainda mais que é assumidamente para um publico mais leigo e com a porrada de conteudo proposto?
Er... isso ai parece ser o extremo do oportunismo, não que o cara não tenha vivencia para falar sobre isso... mas será que tem didática?
Essas paradas são bem diferentes do que passar escalinha pra fritação... pior que vai ter nego gastando grana nesta furada ai

Fernando de almeida
Veterano
# jul/14
· votar


erico.ascencao
Aprendi que ser músico não é só gravar discos e fazer turnês, ser músico é dar aulas, tocar na noite de 2 a 4 vezes por semana, escrever artigos para revistas especializadas, fazer workshops, ser endorser (que não significa ganhar equipos de graça), fazer videos de review de equipamentos, etc.
Ótima citação .... conheci cara que toca muito e rala muito pra poder "fazer" um salário todos os meses ...


Xeper
não que o cara não tenha vivencia para falar sobre isso... mas será que tem didática?
Essa é uma ótima pergunta man .... Experiência, ok ... saber passar é outra coisa ...

Mas tem uns monólogos do Kiko no Youtube nesse link que ele aborda algo bem superficial sobre alguns desses assuntos, veja:
https://www.youtube.com/results?search_query=kiko+loureiro+monologo

Casper
Veterano
# jul/14
· votar


========================================
Curso Véio Casper de Rockstar Decadente:
========================================


Alguns dos tópicos abordados serão:

• Arrebentando o quarto do hotel (metodologia);
• Como destruir instrumentos no palco (teoria e prática);
• Como tomar conhaque no café da manhã;
• Guia nutricional - as calorias de cada droga;
• Espancando sua namorada/noiva/esposa e conseguindo novos fãs;
• Eventos e Shows: a vantagem de não ir em todos;
• Aprendendo a vomitar nas pessoas certas;
• E muito mais!

Ligue já. poucas vagas!


-----------------------------------------------------------
É uma brincadeira, mas não me espantaria
se visse algo assim.

Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


Casper

Muito bom! A diferença entre sua piada explícita e o mundo dos negócios, é que eles são uma piada que se levam à sério.

Lembre-se que, empresas grandes e até multinacionais pagam 200 mil reais por uma palestra com o Lulla!

Por isso não nutro respeito por "executivos" e seus MBAs de bosta! De cada 10, 9 é charlatão e chegou onde chegou apenas sacaneando e tendo sorte!

d.u.n.h.a.
Veterano
# jul/14
· votar


Só ser for pra essa merda ajudar a carreira dele e encher o bolso dele com grana dos otários que vão.
Na faculdade de direito e gente leva 6 meses pra aprender o básico de direitos autorais.

O cara vai ensinar isso e mais 20 outros temas em 16h.

Parece legitimo aí campeão.

cafe_com_leite
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig
Tá certo que o curso do Kiko é furada, mas sua opinião sobre o mundo da gestão é lastimável.

cafe_com_leite
Veterano
# jul/14
· votar


Se eu estivesse esbanjando grana eu ouviria o Kiko falar, o cara tem uma carreira consolidada, quantos guitarristas assim temos no Brasil? Poucos. Ou seja, o cara não é menino nos negócios, bastante coisa ele sabe. Agora… falar de todos esses temas em 16 horas… só esbanjando grana mesmo pra bancar um desperdício de dinheiro desses, que aliás, deve sair bem carinho.

entamoeba
Membro Novato
# jul/14
· votar


O tópico não é sobre o Kiko Loureiro, pelo que eu entendi. É sobre reunir esforços para elaborar conteúdos sobre gestão da carreira dos músicos. Se o material em questão é uma espécie de caça-níquel, alguns dos temas abarcados são relevantes e tem potencial para ser desenvolvidos no fórum, caso haja interesse, é claro.

INNARELLI
Membro Novato
# jul/14
· votar


se o cara ganha 200 pau pra fazer palestra é pq merece e gosta do que faz.

Fernando de almeida
Veterano
# jul/14 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Casper
Curso Véio Casper de Rockstar Decadente:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


Lelo Mig
Lembre-se que, empresas grandes e até multinacionais pagam 200 mil reais por uma palestra com o Lulla!
Por isso não nutro respeito por "executivos" e seus MBAs de bosta! De cada 10, 9 é charlatão e chegou onde chegou apenas sacaneando e tendo sorte!

Sacaneando, Tendo sorte, Tendo um bom QI (quem indique - independente da competência) ou ainda chupando as bolas (ou qualquer outra coisa) da(s) pessoa(s) certa(s) ...


cafe_com_leite
o cara tem uma carreira consolidada
É o motivo que eu, se tivesse condições, assistiria a palestra ...

entamoeba
O tópico não é sobre o Kiko Loureiro, pelo que eu entendi. É sobre reunir esforços para elaborar conteúdos sobre gestão da carreira dos músicos. Se o material em questão é uma espécie de caça-níquel, alguns dos temas abarcados são relevantes e tem potencial para ser desenvolvidos no fórum, caso haja interesse, é claro.
É isso aí ...
Independente se gostam ou não do Kiko ou da palestra dele ... Vamos reunir esforços para elaborar conteúdos sobre gestão da carreira dos músicos??? ...
Pelos comentários notei que alguns tem noção de um assunto ou outro ... já seria um começo ...

INNARELLI
se o cara ganha 200 pau pra fazer palestra é pq merece e gosta do que faz.
Concordo fera ... se vale o que pagam, aí é outro papo ...

Lelo Mig
Membro
# jul/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


INNARELLI

Garanto que se te pagarem 200 mil...você faz muita coisa, mesmo sem gostar!

café_com_leite
"sua opinião sobre o mundo da gestão é lastimável."

Não se ofenda...é apenas uma opinião pessoal de quem trabalhou 30 anos em corporações e descobriu com o tempo que a vaidade dá as pessoas "bem sucedidas" o mesmo discurso há mais de 200 anos.

Manja livrinho de "auto ajuda"?? Sopa de pedras e estas coisas? Pois é... tem gente que acredita, se emociona... outros não! É apenas visão pessoal...

Ah, em tempo! Eu admiro de verdade os enganadores. Acho um talento absurdo, de verdade! Já vi completos idiotas se venderem como gênios...e fazer isso, não deixa de ser genial!

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


Fernando de almeida
Ótima citação .... conheci cara que toca muito e rala muito pra poder "fazer" um salário todos os meses ...
Eu vejo que o Kleber encarou a música como qualquer outra profissão. Foi lá, entrou numa faculdade de música, estudou bons 4 anos de violão erudito, depois que se formou começou a tocar em bandas e hoje, com seus ~35, tem uma puta carreira como guitarrista e faz o que ele ama, que é tocar rock. E vou te dizer uma coisa: eu, engenheiro que sou, digo que dificilmente há um companheiro meu de profissão na mesma faixa etária que o Kléber que tira a grana que ele tira por mês.

cafe_com_leite
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig
Mas eu to falando da gestão em sí e não de palestrantes. No mundo dos negócios vence quem tem dinheiro, quem tem QI como o colega falou, mas principalmente, quem é capacitado, por isso acho interessante essa iniciativa do Kiko em despertar os músicos pra esse universo que é essencial para o seu sucesso.




Quanto a proposta do topico, acho muito interessante e se der certo, caberia até um topico fixo.

erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


Tem vários vídeos no Youtube sobre o tema. Vou postar um aqui que me veio em mente:



erico.ascencao
Veterano
# jul/14
· votar


Outro que achei legal:



INNARELLI
Membro Novato
# jul/14
· votar


é foda. o cara me dá 200 mil e torro em café. daí vou pro pc estudar e ler o fórum. então fico chapado com os posts do lelo. e vou adquirindo conhecimento. num aprendizado "não formal". chega o meu pai e diz, johny be good tonight. viro a chícara e o café no meu teclado. meu pai me pergunta o que fumei. digo: só marlboro. e pergunto: se ganho 200 mil porque ainda moro com os meus pais? o mundo é dos melhores e te fará estrela do mundo, viro um capeta e sento a varinha mágica na minha bisavó. banguela e que gosta de chupeta aos 109 anos.

mjcmello
Veterano
# jul/14
· votar


Primeiro eu preciso aprender a tocar....

Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


cafe_com_leite

Cara, acho que o Kiko tem todo o estofo para tal e mesmo que esteja pensando em seu bolso, ele tem mais é que aproveitar. Ele é músico profissional, vive disso. E apesar de eu não curtir Angra e achar uma baba, não misturo as coisas... o Kiko

- É um grande guitarrista.
- Possui sucesso e carreira internacional.
- É super respeitado no meio.
- E etc.

Eu só me incomodo, e veja bem , isso é ABSOLUTAMENTE PESSOAL, ver os caras usando estes termos de "Marketing/Business" e etc, importados do mundo corporativo, inventado pelos coxinhas de paletó e gravata, e usando no Rock´n´Roll!

Eu fico pensando: Caray! O que aconteceu com o Rock´n´Roll??

E, eu apenas separo as coisas. Eu também sou um coxinha de paletó e gravata, e justamente por sê-lo, fico assustado com estes rockeiros bunda moles de hoje em dia...

Talvez, seja um pouco de inveja, uma certa imaturidade, um romantismo saudosista, ou um mix de tudo isso...

(Não leva muito à sério o que escrevo não... eu gosto de descer a letra, e polemizar...hehehe. Afinal, alguém têm de fazer o serviço sujo!)

Casper
Veterano
# jul/14
· votar


Vou colocar uma questão aqui, com minha visão
tosca e pessimista sobre o mercado de música atual:


O mega empresário Casper decide que vai ter lucro no
mundo da música revivendo uma coisa qualquer do passado.
O Casper não sabe nada de música, mas sabe que ganhar
dinheiro é melhor que perder.

Aparecem duas propostas na mesa:

• Investir na banda "Doctor Sinnmalmsteen" (Metal progressivo virtuoso).

• Investir na dupla sertaneja "George e Goró" (breganeja com
temática de pegar mulher na festa, bebedeira e cornolância).

Os lacaios do Casper fazem uma pesquisa rápida nas possibilidades
de retorno financeiro. Onde será que o empresário vai colocar
suas moedinhas?

Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


Casper

Se precisar de um sócio investidor no "George & Goró" só avisar....hehehe.

renatocaster
Moderador
# jul/14 · Editado por: renatocaster
· votar


Lelo Mig

a importação de termos como: "metas, estratégia e visão", "Estratégia de marketing, branding e promoção", "Analise de contratos", "Fluxo de caixa" e etc., vindas de um guitarrista de rock chega a me dar ânsia de vômito.

Pô, até entendo o seu sentimento, mas acho que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Qualquer músico independente de ser rock ou não pode sim seguir uma metodologia, um planejamento. Antes do cara ser um "rockstar", ele é um profissional, e aquilo ali é a carreira dele. Ele vive disso.

Vc é muito mais vivido e experiente do que eu, e sabe muito bem que o rock and roll é business desde o tempo que eu ainda nem sonhava em estar nos bagos do meu pai. Não num formato de curso de gestão, mas de outras formas, que são tão questionáveis quanto, se a gente for analisar dessa forma (rock and roll x negócios).

Os rockeiros rebeldes estão aí cheios da grana pq levaram bem a sério essa "rebeldia" em termos financeiros. Até alguns ripongas ficaram milionários. "Paz e amor, rock and roll, não ligo pra vida, não ligo pra nada, não ligo pra dinheiro' - e enquanto isso, o bolso foi enchendo de grana.

Eu não faria esse curso simplesmente pq não tenho interesse, mas não vi nada demais ali. São valores que o cara agregou ao longo de sua carreira e agora quer aplicá-los em um curso para que quem estiver interessado, faça.

Então eu acho válido em relação ao conteúdo no qual ele se propõe a ensinar, até pq tem coisas ali que vc pode aplicar até mesmo fora do âmbito da música. Agora, em relação à duração do curso, valores, etc, isso realmente é questionável.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Curso de gestão de carreira p/ músicos - by Kiko Loureiro