Preciso de alguém com ouvido absoluto!

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


makumbator

" Entretanto, valores mais altos até os ajudam mais (como 444, 445, 447 ou 449,..."

Vivendo e aprendendo... isto eu não sabia. Valeu!

dibass
Veterano
# jul/14
· votar


Não estive na apresentação, só sei sobre o que me contaram..

Ismah
E a pergunta é... Quem re-afinou o piano?

ao que parece o piano não foi re-afinado pra apresentação daquela noite.

Lelo Mig
Desculpe, mas já vi que é uma "orquestrinha de bosta"!

O Piano tinha de ser "reafinado" (o padrão erudito, geralmente utilizado no Brasil é 442 Hz), por causa dos Oboés, fagotes e etc. "os sopros" em geral que costumam ter por padrão os 442 Hz.


Maybe..
Mas em cima da hora da apresentação, sem nenhum afinador de piano por perto o que faz? (não acho que o pianista iria se dar o trabalho de afinar).
Além de que, se não me engano, apenas as cordas foram para acompanhar o piano. Não tinham metais.
E em se tratando de uma orquestra relativamente pequena, seria mais fácil re-afinar alguns violinos, violas, celos e baixo..

AllanGouveia
Membro
# jul/14
· votar


makumbator
Verdade... se não me engano uma vez ouvir falar sobre alguns instrumentos e músicas indianas que usam esse "quarto de tonalidade"...

Mas foi mal aew pela piada :D

makumbator
Moderador
# jul/14
· votar


AllanGouveia
Verdade... se não me engano uma vez ouvir falar sobre alguns instrumentos e músicas indianas que usam esse "quarto de tonalidade"..

Sim, mas nesse caso não é quarto de tom, e sim semitons de tamanhos diferentes (ainda seriam 12 deles por oitava, mas com alguns de tamanhos diferentes dos outros, ao contrário do temperamento igual em que todos são iguais, independente da tonalidade em questão).

Quarto de tom é outra coisa, e é usado eventualmente também em música contemporânea ocidental (além de estar presente em diversas culturas pelo mundo).

fernando tecladista
Veterano
# jul/14
· votar


dibass
Outro dia um pianista veio tocar aqui na minha cidade e quase infartou por que o piano estava afinado em algo como 444khz.

Resultado:
Depois do estresse, toda a orquestra teve de adaptar a afinação conforme a do piano.

duvido que 2 hz vai deixar a cabeça do cara travada, mesmo tendo ouvido absoluto, uma horinha de ensaio antes e ele já se acostuma com o novo padrão
e por ai tem orquestra afinada em tudo que é afinação 440, 444
se o lá for 440 o SIb é 466,16

AllanGouveia
Membro
# jul/14
· votar


makumbator
Vey, na moral, vc tem uma memória de 2Teras na cabeça? hehehe Valew mesmo pelas explicações :D

entamoeba
Membro Novato
# jul/14
· votar


"Pianista Fogosa, BBG, ambiente próprio, ouvido absoluto - transcrevo seu êxtase para pauta". Cada vez que vejo esse tópico me vem à cabeça que se trata de algum fetiche.

Fui neste site gerador de tons e gerei frequências de 440, 442 e 444Hz. Na boa, senti uma pequena variação do timbre, mas para mim a nota é idêntica. E acho que a variação do timbre pode estar relacionada com a relação da frequência com a taxa de amostragem do arquivo gerado.

daimon blackfire
Membro Novato
# jul/14
· votar


uma curiosidade. O que vocÊs pensaram quando viram o título do tópico? Sei la, achei que fosse algo hiper complicado, d.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Preciso de alguém com ouvido absoluto!