Preciso de alguém com ouvido absoluto!

Autor Mensagem
fabiopavan8
Membro Novato
# jul/14


Tenho 11 anos e estou aprendendo teclado (sim pela Internet), eu já aprendi algumas coisas legais, mas um dia estava fazendo qualquer merd* e fiz um som legal, só que não sei as notas! Se tiver alguém com ouvido absoluto pode dar um ajuda? Clique aqui para escutar.
OBS.: eu usei o tom de guitarra acústica, teclado Casio CTK-1150.

Filippo14
Veterano
# jul/14
· votar


fabiopavan8

Não tem necessidade de alguém que tenha ouvido absoluto, com um pouco de treino é possível tirar isso na guitarra. Ouça esse som e vai tentando achar as notas no instrumento, no começo é tentativa e erro, mas com o tempo vai dando certo.

fabiopavan8
Membro Novato
# jul/14 · Editado por: fabiopavan8
· votar


Ok, valeu :)

Adler3x3
Veterano
# jul/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


fabiopavan8
O certo é ir aprendendo, escutando e tocando, com o tempo se melhora isto.

O Magix Music Maker versão 2014 premium, tem recursos do harmony agent, que detecta os acordes de uma música.

E tem também o Vocal Tune (incluso no Music Maker), onde aparece as notas de solo.
Tem que ter um bom computador multimidia, e começar a aprender a usar.
E entrar no mundo dos Home Studio, onde outros horizontes vão se abrir para você, podendo fazer gravações, editar músicas, usar instrumentos virtuais e muito mais.

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


Vc partiu de E(mi). Repetiu algumas vezes, e desceu para Eb, e voltou pra E... É com vc o resto.

Lelo Mig
Membro
# jul/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

Cara, devo estar com um problema de pitch, qualidade, ou sei lá o que, gigante em meu Note. Porque prá mim, ele esta nas teclas pretas do piano, iniciando em Lá#.

Lá#, Lá#, Lá#, Lá#vSol#, Lá#, Si, Lá, Ré....e por aí vai. Mas, tô chutando na "oreia" não peguei instrumento prá conferir...

"Obs: Tenho ouvido AbsoSURDO!

fabiopavan8
Membro Novato
# jul/14 · Editado por: fabiopavan8
· votar


Obrigado novamente! Tenho alguns programas de áudio:
Zulu DJ, WavePad, Audacity...
Bom Ismah, você disse Lá# (A#), eu analisei e deu Si# (B#), tem um ouvido bom...

Lembrete: é apenas um tom de guitarra.
Você citou problema de pitch, não sei, eu uso notas agudas mesmo.
Som analógico mata digital :)

AllanGouveia
Membro
# jul/14
· votar


fabiopavan8
Sí#??!! Acho que precisamos de um ouvido absoluto mesmo hehehe

Brinks

LeandroP
Moderador
# jul/14
· votar


AllanGouveia

Só pra constar, existe a nota B#.

;)

Antoine Roquentin
Membro
# jul/14
· votar


que fuleragem esse músicos ein. upa isso no soundcloud.

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


Lelo Mig

Não está, eu que não tirei. Mas deu certo, botei gasolina na fogueira hehehehe

makumbator
Moderador
# jul/14
· votar


AllanGouveia
Sí#??!! Acho que precisamos de um ouvido absoluto mesmo hehehe

Existe si sustenido, assim como mi sustenido, dó bemol e fá bemol.

AllanGouveia
Membro
# jul/14 · Editado por: AllanGouveia
· votar


LeandroP
makumbator
Mas são apenas usados em escritas de partituras para facilitar a leitura; não são nada usuais em um diálogo, por isso fiz a piadinha hehe Que pra saber a diferença de Si# e não Dó, teria que ter um ouvido absoluto hehe mas acho que ninguém entendeu e não teve graça... mas é nenhuma hehe
Mas era só pra descontrair :D

makumbator
Moderador
# jul/14
· votar


AllanGouveia
Mas são apenas usados em escritas de partituras para facilitar a leitura;

Não apenas isso. Em sistemas de temperamento desigual um ré bemol é diferente de um dó# sustenido, valendo o mesmo para um si sustenido e um dó, que dentro de um sistema desses serão duas notas com sons levemente diferentes.

Então não é verdade que serão sempre enarmônicos, mesmo que na maioria das vezes o sejam.

DoisUm
Membro Novato
# jul/14
· votar


makumbator

Qual o propósito de existirem duas notas tao parecidas, e porque justamente elas (b# e e#)?

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


DoisUm

Não há nenhum propósito.

Apenas é a consequência, se seguirmos o ciclo das quintas (sistema pitagórico), as oitavas não baterão caso afinemos em E, e executemos uma música em C#.

Não sei bem se é correto, mas B# pra Cb, de E# pra Fb e vice versa, seria um intervalo de quarto de tom.

makumbator
Moderador
# jul/14 · Editado por: makumbator
· votar


DoisUm
Qual o propósito de existirem duas notas tao parecidas, e porque justamente elas (b# e e#)?

Existe o motivo do ciclo das quintas, em que a disposição de intervalos de certas tonalidades exige essas notas, tornando muito mais fácil escrever música com mi# (por exemplo) do que ficar usando bequadros em um fá# quando preciso.

Além disso tem a questão de sistemas de afinação desigual, em que essas notas são de som diferente.


Ismah
Não sei bem se é correto, mas B# pra Cb, de E# pra Fb e vice versa, seria um intervalo de quarto de tom.

Não. Elas podem ser enarmônicas (como são no temperamento igual) ou notas diferentes dependendo do temperamento desigual utilizado. Nesse caso depende da tonalidade utilizada (em que um dó# é mais baixo que um ré bemol). Mas não é música com quartos de tom, e sim intervalos de semitom de tamanhos diferentes de acordo com o sistema e a tonalidade envolvida (ao contrário do temperamento igual, que como o próprio nome diz, tem todos os semitons de tamanho idêntico).

fabiopavan8
Membro Novato
# jul/14
· votar


Ops, não era sustenido (#), era bemol (b).

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


makumbator

Bem complexo isso. Prefiro ficar na minha "destemperada" kkk

Lelo Mig
Membro
# jul/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

Saber que "quando se sobe é sustenido e quando se desce é bemol" e que os coincidentes, quando estáticos (por exemplo G# e Ab), soam iguais, para um músico medíocre, como eu, é o suficiente!

Você não sei, mas makumba é outro nível.

dibass
Veterano
# jul/14
· votar


Ouvido absoluto
Outro dia um pianista veio tocar aqui na minha cidade e quase infartou por que o piano estava afinado em algo como 444khz.

Resultado:
Depois do estresse, toda a orquestra teve de adaptar a afinação conforme a do piano.

Ismah
Veterano
# jul/14
· votar


dibass

E a pergunta é... Quem re-afinou o piano?

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/14
· votar


eu ia criticar,mas ai lembrei q ja tive 11 anos.

ogner
Veterano
# jul/14
· votar


rhoadsvsvai
Exato!! Vc esta no caminho certo pra se tornar um Jedi!!

\o/

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/14
· votar


ogner
jedi me tornarei pois comigo a força está

Lelo Mig
Membro
# jul/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


dibass

Desculpe, mas já vi que é uma "orquestrinha de bosta"!

O Piano tinha de ser "reafinado" (o padrão erudito, geralmente utilizado no Brasil é 442 Hz), por causa dos Oboés, fagotes e etc. "os sopros" em geral que costumam ter por padrão os 442 Hz.

Os caras não sabem isso antes de chamar alguém para tocar? E o som do piano com os sopros... essa orquestra deve estar soando "uma beleza"!

Insufferable Bear
Membro
# jul/14
· votar


Lelo Mig
Afinar um oboé é difícil mas ainda é mais fácil que afinar um piano...

makumbator
Moderador
# jul/14
· votar


Lelo Mig
O Piano tinha de ser "reafinado" (o padrão erudito, geralmente utilizado no Brasil é 442 Hz), por causa dos Oboés, fagotes e etc. "os sopros" em geral que costumam ter por padrão os 442 Hz.

Os caras não sabem isso antes de chamar alguém para tocar? E o som do piano com os sopros... essa orquestra deve estar soando "uma beleza"!


Pô, e é facinho e rápido reafinar um piano né? Hsahash! Claro que o correto nessa situação é todo mundo afinar pelo piano. Na verdade não é incomum o piano ficar em padrões fora do 442 (seja por preferência pessoal do dono ou pela mudança natural de afinação após muito tempo sem ser afinado).

Lembro quando o Wagner Tiso veio tocar aqui e ele exigiu que o piano que seria usado fosse reafinado para 444Hz (ou 447 Hz, não me lembro do valor exato, pois tem muitos anos). O piano estava originalmente em 442Hz (como os demais da instituição).

Lelo Mig
Membro
# jul/14
· votar


makumbator
Insufferable Bear

É que o padrão que tenho, em sonorizações ao vivo, geralmente, se o pianista ou maestro não exige outro padrão (comigo nunca aconteceu diferente), vêm um afinador e afina o piano em 442 Hz. E todos os músicos irão afinar pelo piano.

E todos dizem que afinam em 442 hz, porque além do padrão orquestral, facilita para os sopros.

makumbator
Moderador
# jul/14
· votar


Lelo Mig

Sim, é em geral o padrão no Brasil. Mas se toca com o que se tem. Muitas vezes não há condição de se trazer um afinador rapidamente. Nesses casos basta afinar pelo piano mesmo, mas sei que tem gente que até chora se não estiver no valor X que o camarada gosta.

E todos dizem que afinam em 442 hz, porque além do padrão orquestral, facilita para os sopros.

Facilita para eles (principalmente madeiras, que em alguns modelos ficam muito abertos em 440Hz, há alguns que nem chegam realmente em 440Hz, pois é muito baixo). Entretanto, valores mais altos até os ajudam mais (como 444, 445, 447 ou 449, que são padrões em alguns lugares do mundo).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Preciso de alguém com ouvido absoluto!