Quis ser diferente e escolhi um instrumento exótico para estudar, mas agora penso em desistir. Prec

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# jun/14
· votar


Ramsay
Jube

Poxa, pessoal...

Se uma questão de respeito com o cara que não quer que o nome do instrumento em questão não basta para vocês... Que péssima atitude, aliás...

Mas ele deixou claro que não é uma questão de vergonha, já que ele mesmo postou a foto onde o nome aparece na barra de endereço, ele não escondeu. Ele deixou claro que só existe 1 professor disso no Brasil e ele não quer mostrar insatisfação para o professor neste momento:

Eu prefiro não dizer o nome do instrumento porque como ele é raro, qualquer busca no google com as palavras certas poderia apontar este meu post aqui e não quero que as pessoas que acompanham minha carreira saibam que estou inseguro quanto a isso.

Custa muito respeitar o sujeito? Por que não pode? Por que o pessoal não pode ter uma atitude adulta e respeitar os motivos, mesmo que fosse "vergonha"? Só um pedido para que não se poste o nome aqui não basta? Para que desafiar o sujeito? Putz...

Arimoxinga
Veterano
# jun/14 · Editado por: Arimoxinga
· votar


se tem vergonha de mostrar o nome do instrumento, você definitivamente não gosta de toca-lo, e logo não precisa ter-lo. Vende ele e faz melhor proveito da grana....

Eu toco GUITARRA guitarra.... guitarra... guitaRrA GuItArrr

viu eu gosto, não tenho problema nem um com isso.

P.s - o som lembra bastante a Sitar fica em um território bem comum eu curti!

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/14
· votar


Ramsay
identificado*

waltercruz
Veterano
# jun/14
· votar


cafe_com_leite
o instrumento que vc mencionou é o hang drum, não? Ou alien drum. Mas acho que apesar do exotismo dele, ele não é indiano.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jun/14 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


El Seyd

Cara, pelo que li aqui no tópico tem duas questões que parecem estar te atrapalhando que eu queria comentar, que é o fato de você não gostar de praticar e de não gostar das músicas que utilizam o seu instrumento.

A primeira já foi falada pelo rhoadsvsvai e eu quero enfatizar, pois eu acho que é a principal:

A prática mecânica e repetitiva de qualquer instrumento é chata pra caralho. Se você acha que trocando de instrumento isso vai mudar, eu te garanto que não vai. O que vai acontecer é com o tempo você pode começar a tolerá-la, agora, gostar e achar uma coisa divertida, eu acho difícil. E te digo que já tive a prática inicial de vários instrumentos diferentes, nenhuma delas foi divertida, foi apenas uma necessidade.

Cada músico tem seus mais variados motivos e objetivos finais pra fazer música, seja tocar bem, seja diversão, seja expressão, etc. A prática repetitiva é apenas um preço a se pagar para realizar este objetivo, é um investimento. Você deve ter em mente o seu objetivo e a partir disso entender que a prática é uma necessidade. É o objetivo em mente que leva alguém a praticar 8 horas por dia (ou mesmo 1 hora que seja), não o prazer da prática em si.

O segundo ponto é o fato de você não gostar das músicas e da maneira que o seu instrumento é utilizado. Este ponto eu acho que é totalmente irrelevante. Você não é obrigado a usá-lo da maneira convencional e pode aplicá-lo da maneira que quiser na música, quem vai tocar e compor é você, quem decide é você.

Finalizando sobre se você deve ou não trocar de instrumento e levando em conta estas duas questões que eu apontei, eu acho que você não deveria trocar de instrumento e que muito provavelmente esta troca não resolveria seus problemas atuais.

Acrescentando sobre a questão da prática, assim como você eu também tenho problemas para me dedicar à prática mecânica dos instrumentos. Sei que existem aquelas exceções de pessoas que desde o primeiro dia conseguem passar horas a fio praticando o instrumento.

Certamente eu não sou e nunca fui desses, e passei a ter resultados melhores quando encarei a questão como a formação de um hábito, e isso deve ser feito de duas maneiras: consistência e começando em pequenas quantidades.

Não adianta querer chegar e sentar 8 horas direto de uma vez e achar que vai conseguir manter de maneira consistente, já sabemos que isso não funciona pra gente. Deve-se começar pequeno, com uma quantidade tolerável e consistente, e aos poucos o tempo de prática vai aumentando naturalmente. Falo na faixa de 5 a 10 minutos diários mesmo.

Primeiramente, é melhor ter esta pouca prática do que nenhuma. Segundo, ela é apenas uma etapa necessária e inicial, é certo que com a formação do hábito este tempo irá aumentar consideravelmente. Pesquise pela internet sobre formação de hábitos e encare a prática do seu instrumento desta maneira, existem várias técnicas que ajudam neste processo, como por exemplo monitoração do seu progresso e consistência.

El Seyd
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: El Seyd
· votar


Não sei porque você não quer citar o nome dele, mas exclua sua publicação com a foto dele, pois la mostra o nome ok?

Alex Guitar man

Já expliquei na minha primeira mensagem. Não quero citar o nome dele porque ele é raro, há pouca coisa em português com o nome do instrumento.

Meu professor, meus colegas DJs que me vêem fazendo marketing em cima deste instrumento, minha família, as pessoas que curtem meu som, que buscam saber mais sobre o instrumento, todas podem buscar no google e se digitarem certas palavras vão cair neste tópico e não quero isso! Não quero que saibam que estou passando por este problema.

El Seyd
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: El Seyd
· votar


se tem vergonha de mostrar o nome do instrumento, você definitivamente não gosta de toca-lo, e logo não precisa ter-lo. Vende ele e faz melhor proveito da grana....

Eu toco GUITARRA guitarra.... guitarra... guitaRrA GuItArrr


Arimoxinga

Cara, você não sabe ler, ne? Prove para mim que você sabe ler e leia minha primeira mensagem, onde eu deixo bem claro os motivos pelos quais não cito o nome do instrumento. Repita aqui pra mim a parte em que eu escrevo minhas razões, senão vou achar que você é apenas um analfabeto digital.

Por que você acha que eu teria vergonha de ter e tocar um instrumento tão raro?

Só existem 6 exemplares em toda América Latina, e um deles é justamente o meu! Só tenho motivo de me orgulhar. Todo meu marketing pessoal como DJ é voltado para este instrumento e toda minha insegurança é porque eu acho que não estou fazendo por merecer um instrumento tão especial.

Vim neste fórum justamente porque achei que poderia ter ajuda de forma anônima, sem me comprometer. Já expliquei isso e já está me dando no saco os caras virem aqui para comentar isso e não para me ajudar, me dar conselhos!

El Seyd
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: El Seyd
· votar


Custa muito respeitar o sujeito? Por que não pode? Por que o pessoal não pode ter uma atitude adulta e respeitar os motivos, mesmo que fosse "vergonha"? Só um pedido para que não se poste o nome aqui não basta? Para que desafiar o sujeito? Putz...

MMI
Obrigado pelo apoio, cara!

Die Kunst der Fuge
Pôxa, toda a sua mensagem me deixou bastante tranquilo.

Realmente fico preocupado em "gostar" do instrumento sob sol ou chuva e quando percebo que não estou gostando de praticá-lo ou de ouvir as músicas em que ele é habitualmente tocado, fico pensando que há algo errado comigo.

Sinceramente, caras, depois de ler algumas das boas respostas que recebi aqui eu pretendo seguir firme nos meus estudos. Gastei muito dinheiro, muito tempo e gosto do timbre, do estilo e de tudo o que o instrumento representa pra mim.

Sei que serei capaz de fazer coisas muito legais com ele e eu praticamente serei o único do Brasil a inovar neste sentido.

Passar por essa fase chata faz parte da trajetória, porque só conseguirei inovar depois de imergir em toda essa tradição que gira em torno dele, nestes ensinamentos e exercícios chatos que me desagradam.

Um dia terei passado por isso tudo e poderei usar meu conhecimento para extrair coisas diferentes e legais dele.

Acho que consegui me motivar! haha Valeu a ajuda!

stormizinhu
Veterano
# jun/14
· votar


Quer dar um mix em música eletrônica com ele?

Há duas supostas maneiras.

Primeira, seria usar o timbre indiano mesmo, para ter aquela pitada. Nesse exmplo de um remix do Daft Punk https://www.youtube.com/watch?v=UeKZszGTAOM
ou
https://www.youtube.com/watch?v=f0hg8EJqo6g (se liga no efeito que é posto depois)

A segunda seria, talve um pouco difícil pelo sistema de notas e ta. Seria tocar música Ocidental ("Normal") com ele. Tanto que é possível tocar música micro-tonal com violões normais, claro que ajustando afinação e usando o metodo característico de tocar.


Certo que se vc quiser, consegue tirar um Blues bem pegado nele, apenas com o trimbre exótico.

Na música tudo é possível, é só se jogar pra ver se dá =)

E sinta orgulho dessa sua iniciativa de tocar um novo instrumento (dificil pra qualquer um) e ainda escolher um exótico (quase ninguém faz isso).

As vezes, mesmo ele sendo exótico, nem sempre é o que a música pede no momento. Vc disse que gosta de coisas mais obscuras, melancólicas, da uma "estudada" (no caso ouvir a obra, as vezes nem por gostar mesmo) em Marilyn Manson, Depeche Mode, isso se vc já não conhece =), e mescla aos pocos.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Sapopemba
Veterano
# jun/14
· votar


Entre violino e teclado, sugiro que aprenda teclado, que lhe dará infinitas possibilidades de criação. Um violino é bem mais restrito, só opte por ele se você tiver uma paixão incontrolável por esse instrumento.

El Seyd
Membro Novato
# jun/14
· votar


stormizinhu

Obrigado pelas dicas. Na verdade o que eu quero é ser livre com o instrumento, tanto para fazer o som que lhe é característico (indiano) quanto para fazer sons totalmente diferentes, que normalmente não seriam tocados nele, algo mais ocidental mesmo.

A dificuldade de se tocar música ocidental neste instrumento é a limitação física dele mesmo. Na maioria das vezes o instrumento exige uma destreza fenomenal, excelente coordenação motora e uma agilidade fora do comum para executar músicas ocidentais. Mas não é impossível e como diz meu professor, não é toda música que fica legal nele. Mas, enfim...

Eu curto bastante Depeche Mode, o som deles me inspira muito. Marilyn Manson não conheço muito...

Pode deixar, orgulho eu já sinto, mas costumo dizer que tenho medo deste instrumento, porque eu acho que é muita responsabilidade estudar algo tão incomum. Já tive vários convites para tocá-lo ao vivo, mas recusei por não me achar preparado, por insegurança e medo. Acho que preciso de mais estudo, vencer essa minha preguiça e praticar cada vez mais, gostando ou não.

Sapopemba

Teclado é uma obrigação para mim. No futuro, quando me sobrar grana, quero comprar e fazer aulas, com certeza. Violino realmente, andei pensando e vendo alguns vídeos do youtube e acho que não é pra mim, muito restrito, como você disse.

Abraço!

MMI
Veterano
# jun/14
· votar


El Seyd

Já tive vários convites para tocá-lo ao vivo, mas recusei por não me achar preparado, por insegurança e medo. Acho que preciso de mais estudo, vencer essa minha preguiça e praticar cada vez mais, gostando ou não.

Talvez você já tenha percebido, no fórum até rolam uns conselhos, mas não é o forte daqui. Aqui tem músicos fenomenais... Que gostam de tocar música, de ouvir música!

Se você chegou a essa conclusão, o negócio é estudar e tocar. Um dos maiores músicos do fórum acaba de lançar um tópico sobre motivação para estudar e tocar. Talvez agora seja hora de fechar este tópico, se é que você se decidiu a ralar nele. Pode ser que você se motive entrando nas jams do fórum, pode ser legal. Não tem muitos músicos dessa praia eletrônica, mas tem uns feras que aparecem, mesmo assim é uma chance de se aproximar e criar em música ocidental, seja blues, seja rock, seja o que for. Tenho certeza que você pode propor no tópico de colaborações para fazer um som com a galera. É só chegar e tocar.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# jun/14
· votar


Cara, acho que você tá dando bobeira. O primeiro passo é esquecer esse lance de que esse tem que ser o instrumento que você vai amar e ser o melhor do universo conquistando todos e todas que embasbacados convulsionariam em inveja e deleite. Dá prosseguimento, explora outros instrumentos e outros caminhos e mantem esse aí na tua vida, ninguém escolhe seu próprio caminho. Existem bastantes instrumentos exóticos por aí, na área de cordas então, eu por mim comprava uma rabeca (e uma garrafa de rum)... um bandolim, cavaco, viola caipira, banjo & qualquer instrumento etnico, porque não explorar todos? Isso aê é um estado de espirito que tu tem que vencer!! acende um incenso de alecrim e continue operando com auxilio de instrumentos!!!

DoisUm
Membro Novato
# jun/14
· votar


omgg agora eu quero saber o nome do instrumento!!

daimon blackfire
Membro Novato
# jul/14
· votar


alguém diz o nome do instrumento? Sério, fiquei curioso.

Alex guitar man
Veterano
# jul/14
· votar


daimon blackfire

Não é pra citar o nome, olhe o que ele escreveu pra mim logo acima, é pro bem dele, vamos respeitar-lo

El Seyd

Entendi cara, não tinha visto o antigo post, foi mal, boa sorte na carreira!

Antoine Roquentin
Membro
# jul/14
· votar


ouvir aqueles indianos tocando horas e horas aquelas músicas suuuper leeeentas cheias de ooooinnnss, dóooins e bleeeeeeinnnsss

mas se for uns oins doins e bleins rapidões?



El Seyd
Membro Novato
# jul/14
· votar


Antoine Roquentin

Hahaha É legal de ouvir uma vez ou outra, mas ainda assim não é algo me dá aquele prazer de ouvir... não sinto uma conexão forte com esse tipo de música, é "muito Índia" pra mim, uma cultura muito distante que eu ainda estou aprendendo a apreciar.

Mas sobre o instrumento, apenas dando um feedback aos últimos comentários, já estou superando isso, mudei minha forma de ver minha relação com ele e estou praticando mais. Ainda não passo horas com ele, como eu gostaria, mas todos os dias toco um pouco, mesmo com preguiça. Admito ir devagar, mas parar não posso, não depois de tudo rsrs

Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quis ser diferente e escolhi um instrumento exótico para estudar, mas agora penso em desistir. Prec