Da fartura de bons músicos no cenário gospel.

Autor Mensagem
Calime
Veterano
# jun/14
· votar


Bom debate, nem consegui ler tudo, mas lá vai uma opinião que acredito valer alguma coisa, tendo em vista que fui criado nesse meio, e foi nele que me tornei músico tbm.

O mercado está profissional mesmo. O pessoal está estudando cada vez mais, realizando excelentes produções. Porem ainda existe muito amadorismo e uma mentalidade extremamente atrasada em termos de remuneração ou não de músicos. Seja dentro ou fora do âmbito religioso, eu encaro a profissão "músico" como qualquer outra. Por acaso o médico "gospel" deve atender irmãos de graça....ou mesmo dentro de uma possível da obra social igreja? Estaria ele errado caso não se sentisse bem, e não quisesse doar esse "dom"/habilidade? Estaria pecando caso não o fizesse? Idem o pedreiro, o arquiteto, o pastor, a profissional da limpeza.....

Enfim, vejo o músico como uma profissão qualquer dentro do âmbito religioso, cabendo a ele a escolha em doar-se ou não para obra, estando dentro de seu direito uma cobrança sim pelo seu serviço prestado, bastando para isso que ele se sinta bem fazendo isso, afinal isso pra mim sim, é ser profissional.

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Calime
Concordo com muita coisas aí. Agora, não dá pra cobrar uma remuneração tocando numa igreja de bairro que tem dificuldade de pagar o aluguel, aí tem que ser tão somente pelo o amor.

Julia Hardy
Veterano
# jun/14
· votar


Pois é... É engraçado ouvir isso. Como se Aline Barros, Damares, esse pesoal aí tivesse inventado a música delas.

A Aline Barros é produzido pelo Roupa Nova, que deve ser a banda mais influente no meio gospel. Mesmo não sendo.

Mas, o problema, como sempre, é a ignorância. Já soube de lugares que repudiavam o rock, mas admitiam cantores de axé, que é um termo ligado ao candomblé. Qual o sentido nisso?

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Julia Hardy
A Aline Barros é produzido pelo Roupa Nova, que deve ser a banda mais influente no meio gospel. Mesmo não sendo.

Mas, o problema, como sempre, é a ignorância. Já soube de lugares que repudiavam o rock, mas admitiam cantores de axé, que é um termo ligado ao candomblé. Qual o sentido nisso?


Creio que essa ignorância é uma coisa cultural não só das igrejas protestantes, mas de uma nação inteira. Uma reflete sobre a outra. Mas hoje em dia as igrejas tem aceitado mais outros gêneros musicais.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jun/14
· votar


Julia Hardy
Roupa Nova, que deve ser a banda mais influente no meio gospel. Mesmo não sendo.
O mesmo acontece com o U2.

Já soube de lugares que repudiavam o rock, mas admitiam cantores de axé
Axé é geralmente alienante, enquanto o Rock cantava (não em todos os casos) sobre coisas que "quebravam" o tabu, então já vui, né.

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
enquanto o Rock cantava (não em todos os casos) sobre coisas que "quebravam" o tabu, então já vui, né.


Prova disso foi a pedrada do Depois da Guerra do Oficina, que tem altas críticas as guerras nas "igrejas".

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: Thiago Livgren que toca mais ou menos
· votar


cafe_com_leite
Prova disso foi a pedrada do Depois da Guerra do Oficina, que tem altas críticas as guerras nas "igrejas".
Exact! Principalmente com a faixa-título e 'Muros'.

P.S.: Mensão honrosa à 'Eles precisam saber' do Resgate.

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos

Gosto demais desse álbum, tanto do instrumental quanto das letras. Pra mim esse e o Histórias e Bicicletas são os melhores.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jun/14
· votar


cafe_com_leite
Cara, gosto muito de ambos, mas pra mim, por incrível que pareça, nenhum supera o outro album do nome grande, o 'Além do que os olhos podem ver'. Mas nas letras o D.D.G. é o melhor (o H.E.B. (E.R.E.E.) me incomoda um pouco pela falta de rimas, mas é muito fera também).

Lelo Mig
Membro
# jun/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


De boa?? Sem entrar no mérito religioso ou de crença?

Serei sincero, e espero que ninguém leve para o lado pessoal ou ligado a religião/crença/fé.

Acho um pé no saco.

- Prá mim, as músicas não passam de cópias do que esta "bombando" no meio secular (que tanto criticam e dizem "corrompido"), com o intuito de arrebanhar fiéis dançando os hit parades da Xuxa ou do Faustão. Uma espécie de "apropriação indébita", sem nenhuma proposta ou intenção em criar algo diferente.

- As letras pobres, repetitivas e sofríveis, já que não é admitido falar nada que não seja "Deus é tremendo Ele pode tudo" e suas variações.

- Quanto aos bons músicos existem muitos. Assim como existem no Axé, no Pagode, no Pop, no Sertanejo e etc, etc, etc, etc.

E sinceramente, ver um bosta feito esse Rodolfo, criticando a religião alheia, e demais pessoas que não pensam como ele, mas se sustentando até hoje dos "copyrights" das músicas de putaria que fez quando era um "rebelde" drogado, me dá nojo e muito, muito medo!

Repito: Não levem para o lado pessoal ou da Religião em si....mas, conheço bem o cenário musical, e é este cenário a que me refiro, e conheci muitos "Rodolfos"... e igualzinho ocorre no mundo secular, o músico é apenas mais uma marionete (ainda que não saiba) nas mãos de um interesse muito maior.

Sem liberdade não existe arte!

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Lelo Mig
Prá mim, as músicas não passam de cópias do que esta "bombando" no meio secular

Nah. O que tá fazendo sucesso no gospel agora é o pop rock like a U2 como Thiago Livgren que toca mais ou menos disse e a black music, como o funky e até mesmo a música brasileira, E isso não está bombando no "secular" brasileiro, nem de perto.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: Thiago Livgren que toca mais ou menos
· votar


cafe_com_leite
isso não está bombando no "secular" brasileiro, nem de perto.
Eu já ouvi uma música da Paula Fernades que era meio U2zística, mas acho que era influência do Gospel, e não o contrário. Porém, o Lelo Mig tem certa razão, considerando isso:
www.youtube.com/watch?v=42Uzv7IEZBw
www.youtube.com/watch?v=58vBEjJkanc

Lelo Mig
não é admitido falar nada que não seja "Deus é tremendo Ele pode tudo" e suas variações.
Ah, tem outra coisa que pode falar nessas músicas, é algo como "Eu quero o que é meu, o que é meu ninguém toca, eu sou o ungido, eu tenho poder, mimimi...".
(Considerando que vc está falando só do "Mainstream Gospel")

Calime
Veterano
# jun/14 · Editado por: Calime
· votar


cafe_com_leite

Agora, não dá pra cobrar uma remuneração tocando numa igreja de bairro que tem dificuldade de pagar o aluguel, aí tem que ser tão somente pelo o amor.

Discordo. Pra mim é a mesma coisa que o pastor por ex. O músico "não pode" cobrar algo pelo seu trabalho, mas o pastor ou um missionário em muitas ocasiões podem....vai entender...

Na minha opinião, como já disse, é mais uma profissão, como outra qualquer...se quiser cobra, se quiser doa...se quiser não cobra e nem toca de graça tambem, ficando apenas como frequentador/membro, não podendo e nem sendo certo alguem cobrar ele para tocar como se isso fosse obrigação dele, mesmo contra vontade...assim como ninguem fica fazendo isso em relação ao pastor. Enfim, que seja tudo de bom grado da pessoa, que Deus fale a cada, e que essa pessoa sinta que ela precise fazer isso...ou não.

Lelo Mig
Membro
# jun/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


cafe_com_leite

"O que tá fazendo sucesso no gospel agora é o pop rock..."

A ordem dos fatores não altera o produto!

Se não vai na rabeira de sucessos do mercado secular, eu não entendo nada de música!











cafe_com_leite
Veterano
# jun/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Lelo Mig
Tem, mas não é tá no topo dos sucessos "gospeis".
Sinceramente, a música pop no meio cristão tá muito a frente em questão de qualidade músical do que faz sucesso no meio comum.

Edit: E a black music por exemplo, que tá em alta no gospel, não foi copiado do que tava rolando no "secular" no momento.

Lelo Mig
Membro
# jun/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


cafe_com_leite

Cara, não tô falando que não tenha qualidade musical. Você não esta me entendendo: O fato de algo que está fazendo sucesso no meio, hoje, não estar em "paralelo" ao sucesso secular não invalida a cópia.

"tá muito a frente em questão de qualidade..."

De onde você tirou isso? O que eles estão fazendo JÁ foi feito no mundo secular. Não há melhoria, há uma cópia em atraso.

Tim Maia, por exemplo, bombou nos 70, 80....e já fazia este som:





cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Lelo Mig
C O que eles estão fazendo JÁ foi feito no mundo secular. Não há melhoria, há uma cópia em atraso.

Sim, exatamente por isso eu disse isso: não foi copiado do que tava rolando no "secular" no momento.


E o Tim Maia não inventou nada. Copiou tudo dos gringo como a muito do que se tem de arte aqui no Brasil. Se o mundo inteiro se copia e raras excessões traz algo de novo, quem são os crente pra inventar a roda? Mó viagem essa argumentação sua aí, eu ein.

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Daora demais isso aqui:




Funkadelics
Membro Novato
# jun/14
· votar


Acho que já falaram do Resgate, mas mesmo assim vou colocar essa música deles que acho muito boa. (Parte lírica principalmente)



E esses estilos tipo: Funk gospel, sertanejo gospel eu não concordo muito. Na minha opinião a palavra de Deus não precisa ser adaptada ao gosto das pessoas e sim as pessoas se adaptarem a palavra de Deus. A pessoa acaba cantando só por cantar com essas adaptações, ela nem liga pra letra, sendo "gospel", já era, "to salvo".

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Calime
Discordo. Pra mim é a mesma coisa que o pastor por ex. O músico "não pode" cobrar algo pelo seu trabalho, mas o pastor ou um missionário em muitas ocasiões podem....vai entender...


Acontece que nessas igrejas nem o pastor é remunerado. Muito delas o pastor tem que trabalhar no periódio integral e ir direto pro culto, pregar a palavra, aconselhar o povo etc etc. Não é fácil pra ninguém.

Lelo Mig
Membro
# jun/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


cafe_com_leite

Cara, é meu último pitaco, e novamente não leve para o lado religioso (fora do cenário musical) porque tenho respeito pelas religiões de cada um.

Mas, é difícil, para nós sem religião, sermos atacados por décadas, como apreciadores de música do diabo, sermos acusados de servirmos indiretamente à ele, de sermos a porta de entrada do "mal". Ver a música que curtimos ser taxada de coisa do inferno e, depois, passar um tempo, ver os "crentes" se apropriando dessa música "maligna" para arrebanhar devotos.

Neste quesito, respeito mais as igrejas protestantes tradicionais, que não toleram essa "música profana"... pelo menos eles são coerentes.

Prá mim, um cara que têm essa influência (video a seguir) e se diz evangélico, só pode estar de brincadeira:



Pegar um "Black Metal" e cantar uma letra louvando... só pode ser piada!

Mas, encerro minha participação por aqui, não quero criar polêmicas religiosas ou parecer um critico a crença particular.

Mas, como me conhecem e não faço o tipo "politicamente correto", esta música gospel "muderninha" não desce.

Funkadelics
Membro Novato
# jun/14
· votar


A dica é, quer música religiosa, ouça música sacra.

Isso beira a perfeição (exagerei um pouco):



Calime
Veterano
# jun/14
· votar


cafe_com_leite

Acontece que nessas igrejas nem o pastor é remunerado. Muito delas o pastor tem que trabalhar no periódio integral e ir direto pro culto, pregar a palavra, aconselhar o povo etc etc. Não é fácil pra ninguém.


Ok, mas aí ele está disposto e fazendo de bom grado (presumo eu). Caso não esteja, deveria nem fazer....isso vale tbm para o músico. O que estou tentando dizer em todos os meus posts e vc desviar, é que não se pode tirar o direito de escolha de todos. Ninguém é obrigado a trabalhar de graça, seja para Deus ou para homens. Se for de graça, que seja por vontade própria. Cada uma com sua cabeça, fazendo o que achar melhor.

Lelo Mig
cafe_com_leite

Sobre o debate de vcs, o Lelo está corretíssimo em falar sobre a questão da "não inovação" do mercado gospel. Mas não vejo de forma alguma isso como algo ruim. O que não GOSTO é de plágio e de música mal feita, tanto instrumental, arranjo quanto letras. Sobre o vídeo do Antestor que o
Lelo Mig postou, não vejo mal algum. Cada um na sua linguagem. O Antestor para mim é uma das melhores bandas de metal da história, dentre bandas "seculares" e cristãs". Se não concorda com metal falando de Deus, direito seu, mas pra mim é inteiramente plausível dependendo do contexto no qual está inserido.

Rednef2
Veterano
# jun/14 · Editado por: Rednef2
· votar


Lelo Mig
Discordo totalmente das criticas em relação a Rodolfo.
O cara só não se orgulhar de ter vivido na putaria.

Sobre o lance de "copia" o som, acho que tu não sacou bem o que Café com Leite quis dizer.
Pelo que entendi ele só disse que Tim Maia também fez sucesso copiando caras que ja haviam feito aquele som antes dele.


Sobre as letras, eu concordo.

Porém tem caras por ai que fazem verdadeiras poesias.
Viaja nesse aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=JNHj_9h02rM

LeandroP
Moderador
# jun/14
· votar


Não vejo pastor como profissão. Aliás, não via... Hoje, sem querer acreditar, me parece que ser pastor é mesmo uma profissão, muito rentável por sinal. Não quero que pensem que eu não respeito as religiões, pelo contrário. Por outro lado, me entristece ver desta forma, e penso o que Jesus diria a respeito daqueles que levam as suas mensagens, seus ensinamentos, seu EXEMPLO DE VIDA, a troco de salário e outros benefícios.

Ele dizia que seu reino não era deste mundo, que aquele que quiser salvar a sua vida irá perde-la. E aquele que der a sua vida pelo próximo terá o seu reconhecimento no seu reino, que repetindo, não é deste mundo.

O que dirá pra ele quando estiver à porta do seu reino? Que "tocou canções de louvor em seu nome, que expulsou demônios e curou enfermos em seu nome"?! Será que ele responderia: "Afaste-se de mim porque não conheço e não te devo nada por isso, já que recebeu por tudo isso, e em espécie"?!

No mais, concordo com o Lelo Mig. Sobretudo nas canções que me passa a mensagem "veja só como eu adoro (bajulo) Deus".

Ps.: Não estou generalizando. Tem muita gente de boa vontade nesse meio, que não "aparece" tamanha a sua humildade. Já visitei alguns lugares onde havia aquele que fazia a preleção, aquele que fazia um atendimento individual, aquele que te recebia na porta e aquele que varria o chão. Cada um oferecendo gratuitamente aquilo que sabia fazer e sendo útil de alguma forma.

Em todo caso, não custa nada atualizar meu currículo e quem sabe mudar o foco profissional... Não! Melhor não!

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


LeandroP
Hoje, sem querer acreditar, me parece que ser pastor é mesmo uma profissão, muito rentável por sinal.


Raras excessões meu caro. Tirando os pastores de universal e afins, quando se vê umpastor próspero, pode procurar a história dele e vai ver que lá atrás ele abriu mão de trabalhar pra cuidar da obra voluntáriamente com apenas a ajuda na sua sobrevivência, passou por muitas dificuldades e pelo seu esforço a esta obra, conseguiu se estabelecer também financeiramente. Só o esforço do homem? será que aí não rola também as bençãos de Deus por ele ter crido em seu chamado e aberto mão das riquesas lá no passado? (pensando pelo lado da fé). Abrão abriu mão de morar com seu pai pra seguir a voz do Deus do qual ele nunca tinha ouvido falar. Deus não o recompensou grandiosamente? ( To aqui considerando que você acredita na bíblia sagrada).

LeandroP
Moderador
# jun/14
· votar


cafe_com_leite
( To aqui considerando que você acredita na bíblia sagrada)

Não acredito piamente, mas acredito sim. Pra mim a bíblia é um livro escrito por homens, através de inspirações divinas e também conveniência política. Não sou ateu e me considero cristão, embora não siga nenhuma religião.

Raras excessões meu caro. Tirando os pastores de universal e afins, quando se vê umpastor próspero, pode procurar a história dele e vai ver que lá atrás ele abriu mão de trabalhar pra cuidar da obra voluntáriamente com apenas a ajuda na sua sobrevivência, passou por muitas dificuldades e pelo seu esforço a esta obra, conseguiu se estabelecer também financeiramente.

Então, eu não vejo como raras porque já vi muitas. Mas não posso afirmar se é a maioria, minoria, ou quantificar de alguma forma.

waltercruz
Veterano
# jun/14
· votar


Marcos Kinder e Robinho ainda tão tocando com Ed Motta?

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: Thiago Livgren que toca mais ou menos
· votar


waltercruz
Robinho
Quem é esse?

Marcos Kinder
Não sabia que ele tocava pro Ed (no pun intended)...


Foi mencionado o Pop Rock e o Black, mas tem outro tipo de Gospel fazendo sucesso no Brasil (principalmente nas Assembleias de Deus), que mistura o Pop Rock com Sertanejo (às vezes) e orquestra. Alguns chegam até a lembrar (lembrar) um Pop Progressivo, tipo Neal Morse. Na teoria era pra eu gostar, mas eu não suporto. Acho válido postar:
www.youtube.com/watch?v=Y524qjVffIQ (acho que essa aqui e a terceira resumem melhor o estilo)
www.youtube.com/watch?v=arcbeHKZWi4
www.youtube.com/watch?v=NPMHWVI-UlY (The Final Countdown >>>>>)
www.youtube.com/watch?v=giLK7llNXxI
www.youtube.com/watch?v=ZfE4deTxscE

P.S.: Eu poderia torturar vocês com mais disso, mas não estou com a lista de músicas do Grupo das Irmãs da minha Igreja. : P

Led Zé
Veterano
# jun/14 · Editado por: Led Zé
· votar


edit

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Da fartura de bons músicos no cenário gospel.