Duvida sobre "teoria musical" (Tons, notas e improvisação)

    Autor Mensagem
    Henrike XD
    Veterano
    # mai/14


    Digamos assim, eu ja to até avançado, pego musicas bem ritmos e tal, mas to com um problema, quero saber o que fazer, um exemplo:
    To em uma roda com amigos, eles entendem sobre teoria musical e pedem pra eu improvisar, e agora?
    Começo por pela nota Sol, e depois qual nota eu sei que posso usar? que nota esta dentro do tal "tom" ?
    Quero aprender a improvisar, ou simplesmente saber o que fazer, estou cansando de apenas pegar musicas.

    JvNWay
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Também não entendo lá grande coisa, tô só no segundo semestre de teoria musical na faculdade, mas depende da escala que você quer usar. Se for escala maior de sol, as notas são SOL - LÁ - SÍ - DO - RÉ - MI - FÁ # - SOL ou se for escala menor de sol as notas seriam SOL - LÁ - SI bemol - DO - RÉ - MI bemol - FÁ - SOL.
    Enfim, espero ter ajudado um pouco pelo menos.

    Ismah
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Henrike XD

    pedem pra eu improvisar, e agora?

    Vc improvisa, oras!

    Começo por pela nota Sol, e depois qual nota eu sei que posso usar?

    Depende do que se passa...

    que nota esta dentro do tal "tom" ?

    Depende do que se passa...²

    Se o tom for GM (sol maior), vc pode se guiar pela penta maior (no caso vais usar a escala relativa menor, que é sempre a VI, e nessa condição é Em), que qualquer nota, praticamente, casa bem...

    Se for algo puxado ao rock/blues, pode se aventurar na penta blues (não é regra, mas ela não casa bem em todos os estilos, como pagode por exemplo)...

    Se for algo pro folk/metal pode usar escalas exóticas que só vão enriquecer sua música.

    MAS SE NÃO FOR GM (sol maior)?!

    Aí vai do tom... Por convenção toda música tonal começa pelo acorde que dá o nome o tom. Mas nada impede de um solo começar em B, estando no tom de GM ou Em.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre "teoria musical" (Tons, notas e improvisação)