Patreon e outras plataformas de crowdfunding - O que acham?

    Autor Mensagem
    R. Carvalho
    Membro Novato
    # mai/14


    Acho que são ferramentas usadas de forma oportunistas pelos youtubers brasileiros. Muita gente querendo cobrar por mais do mesmo, por coisa que tem aí no youtube tem anos. Não há nada de novo. Dicas de homestudio, aulas de teoria, aulas de técnicas de guitarra, aulas de regulagem de equipamento, completamente manjadas que 50 youtubers gringos já disponibilizaram anos antes(Na maioria das vezes, com muito mais qualidade e primor).

    O que acham?

    mjcmello
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Acho que se vc quiser pagar, paga.

    Se não quiser, não paga.

    Existem muitos youtubers que publicam uns videos até interessantes. Mas não pago por eles porque não me acrescentam conteúdo. Mas se eles acham que devem cobrar, o problema é deles.

    Agora, existem pessoas de nível excelente que poderiam aproveitar a ferramenta para divulgar suas video aulas.

    Xeper
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    oportunistas
    youtubers brasileiros

    Pleonasmo...

    Muita gente querendo cobrar por mais do mesmo, por coisa que tem aí no youtube tem anos. Não há nada de novo.

    É a evolução da molecada que fazia "gameplay" de minecraft e ficava mendigando visualização e like. Vai acontecer o msm que acontece no kickstarter. No começo galere dava grana para qualquer porcaria. Depois de um tempo percebem que o retorno não valeu o investimento e ai ficam mais cuidadosos e isso vai limando a galera da grana facil

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Acho que se vc quiser pagar, paga.

    Se não quiser, não paga.

    Existem muitos youtubers que publicam uns videos até interessantes. Mas não pago por eles porque não me acrescentam conteúdo. Mas se eles acham que devem cobrar, o problema é deles.

    Agora, existem pessoas de nível excelente que poderiam aproveitar a ferramenta para divulgar suas video aulas.


    Oportunismo. O problema não é eu pagar ou não, é ver pessoas, num país como o nosso, dando 400, 500 dolares por mês, de bandeja, para oportunistas.


    Xeper
    oportunistas
    youtubers brasileiros

    Pleonasmo...

    Muita gente querendo cobrar por mais do mesmo, por coisa que tem aí no youtube tem anos. Não há nada de novo.

    É a evolução da molecada que fazia "gameplay" de minecraft e ficava mendigando visualização e like. Vai acontecer o msm que acontece no kickstarter. No começo galere dava grana para qualquer porcaria. Depois de um tempo percebem que o retorno não valeu o investimento e ai ficam mais cuidadosos e isso vai limando a galera da grana facil


    Né? E a molecada trouxa vai atrás, paga, financia e faz crescer estes tipos. Acho lamentável!

    De Ros
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    R. Carvalho

    Se eu fizesse algo assim, tu me taxaria de oportunista?

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    De Ros
    Não, porque conheço teu trabalho tem muito tempo, e tu difere MUITO disso. Tu põe a cara a tapa tocando na rua, fazendo diferença na música. Tu é um músico que faz muito pelo cenário musical dos instrumentistas. Como já postei no facebook, você é um dos poucos que consideraria justo nesta plataforma. O problema não é a plataforma em si, mas a quantidade de pseudo-músicos querendo se auto promover nela Marcos, é diferente. O teu patreon, faria questão de pagar. O problema são os que vão nessa onda de forma oportunista.

    Thorin o Hobbit
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: Thorin o Hobbit
    · votar


    R. Carvalho
    E qual o problema, porque você esta incomodado com isso? deixa que os músicos ganhem aquele dinheiro, se eles postam coisa boa ou um monte de mimimi problema é de quem ta pagando por aquilo, se vc não gosta, não paga, só paga quem quer.

    Não estou falando que é, mas você ta parecendo um daqueles caras que queria assinar, mas não tem cartão internacional e fica falando mal.

    E não, não estou defendendo quem usa, tanto que só sei de um guitarrista que usa o Patreon e nem é BR, só acho que cada um tem o direito de fazer o que quer com seu dinheiro, eu compro aquilo que quero e só.

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Não estou falando que é, mas você ta parecendo um daqueles caras que queria assinar, mas não tem cartão internacional e fica falando mal.

    É, compro no ebay desde 2007 quando ninguém sonhava em ter um cartão de crédito internacional, não devo ter um cartão internacional mesmo não. Acho ridículo no país que a gente mora, um cidadão, que nem músic é, postando coisas mediocres ganhar mais que um salario mínimo por mês, apenas. Enquanto vários músicos de verdade não tem o devido reconhecimento, apenas. Por isso, sim, para mim é oportunismo.

    Respeito sua opinião!

    Thorin o Hobbit
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    R. Carvalho
    Certo cara, entendo sus indignação, o que eu vejo do Patreon não é isso que você vê, tanto por eu conhecer apenas o pessoal "gringo" de lá, mas também respeito a sua opinião, e desculpa se te ofendi de alguma forma falando sobre o cartão.

    Grande abraço

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Acho que todo mundo tem liberdade pra cobrar ou pagar se acha justo. Aqui no Brasil só vi isso no canal do Torao. Eu assinava o canal dele, mas já não curtia muito. Quando colocou Patreon, simplesmente parei de seguir. Nada contra o Torao, só estou citando como exemplo porque é o único que eu conheço que entrou nessa.

    Acho que o cara que faz o canal também assume um risco quando faz isso. Digamos que o canal seja monetizado, ou dependa de endorser: se ele entra no Patreon, pode perder seguidores e sair no prejuízo em vez de ganhar dinheiro! Eu pessoalmente só pago se valer a pena. Conteúdo gratuito é o que não falta na internet.

    mjcmello
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    R. Carvalho
    Oportunismo. O problema não é eu pagar ou não, é ver pessoas, num país como o nosso, dando 400, 500 dolares por mês, de bandeja, para oportunistas.

    Particularmente não taxaria ninguém de oportunista, o país é livre e cada um vende e compra o que quiser dentro dos limites da lei.

    Talvez para alguns, perder seguidores por conta disso possa passar a ser um prejuízo maior do que cobrar por um vídeo.

    De Ros
    Se eu fizesse algo assim, tu me taxaria de oportunista?

    Sei que o questionamento não foi pra mim, mas se você ou o Mateus Starling fizesse algo semelhante eu pagaria pelo conteúdo.




    BrotherCrow
    Acho que todo mundo tem liberdade pra cobrar ou pagar se acha justo. Aqui no Brasil só vi isso no canal do Torao. Eu assinava o canal dele, mas já não curtia muito. Quando colocou Patreon, simplesmente parei de seguir. Nada contra o Torao, só estou citando como exemplo porque é o único que eu conheço que entrou nessa.

    Fiz a mesma coisa. Também não tenho nada contra ele, mas gostava de ver o que ele mostrava no canal dele. Só achei que não vale a pena pagar por isso.

    De Ros
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    mjcmello
    R. Carvalho

    Já que estamos nesse assunto, me digam uma coisa - Que tipo de conteudo vocês acham que faria a diferença?

    Eu jamais teria um canal voltado para analise de produtos, é super fora da minha área. Mas um patreon dedicado a harmonia ou à composição/criação musical eu ficaria bem à vontade.

    Vocês acham que seria interessante? E teriam outras sugestões?

    Eu não estou falando que vou fazer, mas já que surgiu o assunto, vai que...

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    De Ros
    Acho que como alguns gringos fazem, o patreon como uma plataforma para quem acredita no teu trabalho, colaborar e contribuir, é interessante. Sem privatizar conteúdo, sem querer elitizar e desmerecer o público que fez o canal crescer. Inclusive tem um youtuber brasileiro fazendo o patreon dele desta forma. Como benefício, os patreons dele poderiam ter um contato direto com ele, e influenciar nos conteúdos futuros do canal. Através deste crowdfunding, poderiam ser adquiridos novos equipamentos e produtos a fim de melhorar a qualidade do canal. Ou seja, uma plataforma para criar proximidade entre o profissional e seu público, e possibilitar um upgrade no seu veículo. Acho que "privatizar" conteúdo é um grande tiro no pé. Especialmente quando se utiliza de teasers para isso. Mas desta outra forma que este youtuber está propondo, acho bem legal.

    De Ros
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    R. Carvalho

    Cara, como tu está bem mais por dentro do assunto, pode me fazer um favor? Tu pode me indicar nomes (eu faço a busca) de caras que tu considera legais e que estão no patreon. De preferência músicos, mas pode ser de outras áreas também, para eu analisar com calma.

    Mas com toda a certeza meu canal no youtube continuaria igual, com o mesmo empenho. Seria um trabalho extra o tal do Patreon, por isso tenho que estudar bem, para ver se vale a pena.

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    De Ros
    Aqui do Brasil, um que começou tem pouco tempo mas na minha opinião está indo nesta linha positiva que venho falando é o Alex Machado. Lá de fora, os caras costumam botar $ por vídeo também. Isso é bom, porque independente de quem ou quantos doam, você estipula uma "meta"(que pode ser cumprida ou não), a cada vídeo postado.
    Mas acho bem melhor do que privatizar conteúdo, com certeza. E tu é um cara muito positivo, muito alto astral. Entrando nessa com transparência e sem desmerecer os fãs do youtube, como o próprio Alex fez, tem tudo para crescer.

    MMI
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    De Ros

    eu jamais teria um canal voltado para analise de produtos, é super fora da minha área. Mas um patreon dedicado a harmonia ou à composição/criação musical eu ficaria bem à vontade.

    Vocês acham que seria interessante? E teriam outras sugestões?


    Cara, seria algo que eu pensaria seriamente em entrar.

    Eu sugeriria você fazer vídeos de assuntos que se sinta a vontade, com sua descontração e bom humor característicos. Talvez iniciar com harmonia e composição, dicas de técnicas etc. e aos poucos, recebendo perguntas e questionamentos, vai respondendo conforme a demanda deste seu público específico.

    Abc

    mjcmello
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    De Ros
    Eu jamais teria um canal voltado para analise de produtos, é super fora da minha área.

    Não é o tipo de conteúdo pelo qual eu pagaria. Se vc é endorser de uma marca, você "ganha" pra fazer propaganda da marca. Eu acho uma inversão de valores ter que pagar pra consumir mais propaganda.

    O que faria diferença pra mim certamente seriam dicas técnicas, aulas de harmonia, escalas, dicas de improvisação, composição, etc. Afinal quando a gente quer aprender, a gente procura um professor e paga (pode ser aula presencial, por skype ou por video aula). O Patreon seria muito interessante pra isso. Se não me engano o Nelson Júnior fez algo semelhante via Facebook, com um grupo fechado por ele.

    O conteúdo poderia ser classificado por níveis (iniciante, intermediario e avançado) .

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    http://blog.santoangelo.com.br/meu-testemunho-sobre-o-mecenato/

    Algum de vocês leu este texto?

    mjcmello
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    R. Carvalho

    Acabei de ler...

    Não sei nem o que comentar a respeito.

    Apenas reitero que é um direito dele cobrar pelo conteúdo. Como é um direito meu decidir se pago ou não. O que eu acho errado é o pessoal querer partir pra ofensa.

    Não concordo com o fato de ele dizer que o brasileiro não apóia os músicos nacionais. Pago com muito prazer pra comprar (isso mesmo comprar) cds de bandas nacionais que eu gosto, tipo Capital Inicial, Raimundos, Charlie Brown Jr e etc. Também pago pra assistir aos shows de músicos nacionais.

    Pago para ter coisas que eu acho que valham a pena, que tenham qualidade e que me acrescentem conteúdo.

    De Ros
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    MMI
    mjcmello
    R. Carvalho

    Valeu pelas sugestões! Irei pensar muito no assunto.

    Obviamente meu canal no youtube continuará na mesma levada, independente da minha resolução!

    Muitissimo obrigado pelas sugestões!

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Pessoal, e a polêmica continua no facebook.
    Surgiu o argumento de alguns youtubers no Patreon "Ah, que eu vou abrir o canal para doações para que eu possa comprar equipamentos novos para poder demonstrar no canal e ajudar vocês".

    Uma das respostas à este tipo de comentário, foi essa aqui:

    "quer comprar pedais e equipamentos as custas dos outros com a desculpa de fazer videos? vai trabalhar !!!! arruma um serviço que te pague mais e compra... depois de comprar o equipamento e fazer o review o que vc vai fazer com ele? vai jogar fora? ou vender pra comprar outro equipamento pra fazer outro review? tsc..tsc..."

    E ai, qual a opinião de vocês à respeito?

    Um abraço.

    makumbator
    Moderador
    # mai/14
    · votar


    R. Carvalho

    Eu acho que cada um deve decidir por si mesmo se acha que deve pagar ou não, assim como cabe a cada artista escolher se deve (e como) participar de algo assim.

    Eu já participei de crowdfunding (de software de música em desenvolvimento). Para mim foi ótimo e o projeto funcionou (alcançou 109% do objetivo financeiro). O software é esse (que é revolucionário, e troco ideia com o desenvolvedor desde a primeira versão beta (que se chamava Music Plus One), e que inclusive existia também para windows):

    http://www.sonation.net/

    MMI
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: MMI
    · votar


    Concordo com o makumbator. Não vejo crime em pedir dinheiro para um propósito ou pagar, dentro de certos preceitos meus, que alguém pode não concordar. Confesso que depois deste tópico fui lá fuçar o que tem por ali: desde receita de bolo, ideias loucas que não faço ideia do que seja, até um cara que achei interessante... Ele faz aulas de bandolim de graça no Youtube, vai continuar fazendo, se alguém quiser contribuir tá lá no Patreon, sem mimimi.

    Obs.: Dizem que dinheiro não aceita desaforo. Eu respeito o meu e libero para quem e o que eu seleciono, no momento ninguém daquele site leva do meu.

    Flipe J.
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    Na internet tem louco pra tudo até pra ser patreon deste cara: http://www.patreon.com/izzynobre

    aldrovandi
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    De Ros, faria questão de pagar seu patreon . Olha só, precisamos de material
    de qualidade, com começo, meio e fim. Acho esse formato o futuro das video aulas e do material didatico em si (songbooks, bts e etc) . Ontem, entrei no.patreon e participei de um guitarrista que gosto muito d
    o material.
    Ao meu ver, vai ser criado uma divisão dos videos no youtube, sendo youtube, propagandas e pequenos temas e músicas e patreon, por exemplo, uma aula
    um workshop.
    De Ros, minha sugestão para seu patreon, seria videos,como aulas. transcriçoes da suas músicas, técnicas . Na minha opiniao, poderia ser um De Ros virtual, para quem nao possa ter aulas, tê -las de forma virtual e etc.

    Fica minha sugestão .

    Abç

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Não entendi a polêmica...
    Cada um gasta o dinheiro do jeito que quer.

    renatocaster
    Moderador
    # mai/14
    · votar


    Flipe J.

    Na internet tem louco pra tudo até pra ser patreon deste cara: http://www.patreon.com/izzynobre

    Olha, sinceramente. Eu assisti todo o vídeo e achei a "chamada" do cara bem convincente. Não enrolou, foi simples e objetivo, e explicou de maneira bem clara o porquê dele estar aderindo ao Patreon.

    No meu caso eu só não me tornaria um "patreon" desse cara pq o "produto" que ele tem a oferecer nos seus vídeos, textos, etc, não me interessa. Mas se fosse do meu interesse, eu aderia sem dúvidas. No caso dele, eu acho justo ele fazer esse lance do Patreon.

    Xeper
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    http://www.patreon.com/izzynobre

    hauhauhauahuhauhaua o Eazzy é um fanfarrão msm

    "quer comprar pedais e equipamentos as custas dos outros com a desculpa de fazer videos? vai trabalhar !!!! arruma um serviço que te pague mais e compra... depois de comprar o equipamento e fazer o review o que vc vai fazer com ele? vai jogar fora? ou vender pra comprar outro equipamento pra fazer outro review? tsc..tsc..."

    Podia ter aproveitado a deixa e ter falado que iria sortear alguns desses gears para a galere inscrita e talz... mas como todo musico br huehue das interwebs, deve ter arranjado treta com metade dos proprios inscritos e no fim vai chorar mto nos blogs

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Patreon e outras plataformas de crowdfunding - O que acham?