Canal do youtube - covers ou autorais?

    Autor Mensagem
    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/14


    Ei pessoal, boa noite!
    Eu estou com meu canal do youtube tem certo tempo. É por hobby que faço, mas é claro sempre quero aprimorar e conseguir mais público para o que faço. O negócio é que de uns tempos para cá comecei a perder o interesse em covers. O ultimo que fiz tem uns 2 meses imagino, mas parei para pensar num próximo vídeo e simplesmente não me interessei por fazer um cover. Pensei em começar a trabalhar em músicas autorais. Mas vejo que o trabalho desprendido nisso não compensa o "retorno", e também já ouvi do público do canal e amigos que conteúdo autoral normalmente não atrai a atenção do público. O que vocês como público acham mais interessante nos canais de música que assistem no youtube?
    Cópias perfeitas de músicas consagradas? Versões destas? Músicas autorais? Adaptações de trilhas sonoras e similares? Reviews de produtos apenas?
    Um abraço!

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Como vocês preferem?
    Um abraço.

    f14gomes
    Membro
    # abr/14
    · votar


    Cara, faça o que te der prazer !!!!
    Se for bem feito vai ter público.
    Abraço!!

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    f14gomes
    Certeza?
    O que mais me incomoda nos covers é a proporção que tomou no youtube. Você faz material que vai estar no meio de muito lixo, muita coisa mal produzida, mal tocada, saturou demais. E fora o fato de que de uns tempos para cá eu perdi o tesão em covers, comecei a achar algo muito generalizado. Mas coisas autorais, além de darem bem mais trabalho, não prende a atenção do público na maioria das vezes, as pessoas querem estar na zona de conforto e assistir o que já conhecem.

    Macjack.
    Membro
    # abr/14
    · votar


    Depende, se você fizer uma coisa boa com certeza vai valer a pena, tomo como exemplo um youtuber que eu acompanho. Todos os vídeos dele são improvisações ou músicas próprias, tudo feito por ele em casa, ele meio que já tem um público fixo então já meio que funciona a um certo tempo.
    https://www.youtube.com/user/DavidMeShow/videos
    Caso queira dar uma olhada e ter uma ideia, recomendo muito.

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Macjack.
    Muito interessante o trabalho desse cara!
    Minha ideia é fazer algo nesta praia mesmo. Mas tocando apenas guitarra, pois os outros instrumentos larguei.

    Mu_Cephei
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    A minha sugestão é: faça ambos. Um músico que só faz covers (de um certo modo) demonstra que não possui capacidade de compor (ou não quer). Já um músico que só divulga músicas autorais corre o risco de cair no esquecimento, como você mesmo disse.
    Pense: como as pessoas vão encontrar facilmente VOCÊ no youtube? Certamente é através de covers. Se você fizer um cover, as pessoas vão procurar "música X - guitar cover" no youtube e chegarão em você. Se gostarem do seu material, você formará um público que ficará curioso à respeito das suas capacidades de composição (ainda que bem pouco) e você poderá fazer com que eles ouçam suas músicas autorais (pois você terá ganho a confiança do seu público através da qualidade dos seus covers).

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # abr/14 · Editado por: Jeff.guitar
    · votar


    R. Carvalho
    Velho, eu estava no mesmo dilema, eu estou produzindo uns vídeos, e gravando umas músicas com a banda e tal... Mas ainda não postei nada.
    Eu quero ver se ficou bom, apresentar a amigos, discutir sobre o material e depois postar, para postar algo de uma qualidade 'aceitável' e não 'queimar' minha imagem e tal.

    Eu cheguei a uma conclusão, que talvez sirva de conselho ou apenas para você ver o outro lado da moeda (pensamento de outro músico).

    A primeira coisa é postar um material de qualidade, tanto de áudio e imagem. Pessoas que entende de música analisarão o áudio, mas para leigos, a imagem conta demais.
    Até na hora de buscar um vídeo, e ver o começo do vídeo, se a imagem for ruim, o cara nem entra no vídeo (falo a qualidade da filmagem).
    Melhor postar 3 vídeos de ótima qualidade do que 30 vídeos de péssima qualidade.
    Ter alguns covers no canal pode ser legal para chamar o publico, eu mesmo estou fazendo uns covers para postar, onde eu toco tanto guitarra, quanto violão, e espero fazer vídeos tocando baixo e bateria também, no mesmo vídeo. É uma ideia relevante acredito.

    Se você curte ter músicas autorais, poste ela, mas faça com cuidado, carinho e zero. A música cover mostrar seus conhecimentos, na questão técnica, timbre, e percepção... Mas a autoral, mostra você por completo em todos os sentidos.
    Acredito que uma mescla seja o ideal, ao menos para um inicio do canal.

    O lado legal dos covers é fazer uma interpretação diferente, mas isto é perigoso também.

    Segue um vídeo legal, de uma música que está meio ‘famosinha’ nos dias atuais e a Lari Basílio e Emmanuel Nunes a fizeram ficar diferente e legal.


    R. Carvalho
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    Jeff.guitar
    Sobre qualidade, sempre me atentei muito a isso. Tanto que modestia a parte, me considero a frente de pelo menos 95% das pessoas que fazem vídeos hoje em dia. Tenho uma DSLR cara da Canon, lentes prime de alta qualidade, iluminação decente, etc. Sobre o audio, uso uma Interface M-audio e microfono meu amplificador valvulado dentro de uma Isobox com um SM57. A maioria grava com Tekpix e audio da câmera, e normalmente com uma execução falha. Isso é o grande problema do youtube, não tem filtro algum, tem muita coisa, na maioria das vezes sem qualidade.

    Mas no quesito covers, acho isso que te falei mesmo... o que eu trago de novo fazendo isso? Nada. É apenas alguém copiando algo que consagrou outra pessoa. Mas o público curiosamente prefere ver isto do que uma composição nova. Sobre reviews, ainda acho bem válido, porque nós vivemos comprando equipamentos. Sempre gosto de assistir para estar antenado sobre os equipamentos do meu interesse. Nesse caso, talvez seja válido demonstrar os equipamentos com músicas conhecidas porque fará as pessoas associarem o equipamento à características sonoras conhecidas, talvez.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    R. Carvalho
    Tenho uma DSLR cara da Canon
    Isto é ótimo.
    Pegar uma lente com diagrama tipo 1.4 ou 1.8 é otimo para gravar de perto.

    Este é o caminho velho, basta tu traçar um objetivo, tipo... quero chegar aqui e ver a melhor forma. MAS, se não é nada profissional, dê o seu melhor e curta a vida.

    Eu quero fazer o melhor que eu puder, e se eu virar um profissional, beleza, senão, eu tenho minha vida profissional bem encaminhada, então, eu curto.

    Abraço

    DOF Hard
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    R. Carvalho

    Acompanho muito os canais do youtube relacionado a guitarra,
    Ontem estava vasculhando o youtube, procurando novos canais e me fiz justamente essa pergunta, o que eu gosto de ver?

    CONCLUI que, o que EU mais gosto são os canais que tem muitos videos de falatórios.. dicas sobre impressoes de algo, shows, até equipos e um monte de coisas...acho que me agregam muito mais conhecimento pois é como se vc estivesse trocando ideia com outro guitarrista...

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    R. Carvalho

    Cara, acho que são coisas distintas e opções diferentes.

    Quem faz cover, (Tô falando covers, não releituras) geralmente o fazem para mostrar algum atributo técnico, evolução, equipamento, timbre ou simplesmente se divertir. Tem visualização? Sim, mas não significa nada...de cada 50 covers 49 são uma merda ou mesmice.

    Trabalho autoral, rearranjos e/ou releituras são diferentes. O cara esta na vitrine para mostrar sua arte ou criatividade, ou mesmo técnica quando ela é elemento primordial num rearranjo, por exemplo.

    Não acho que você deveria se preocupar com isso. Autoral sempre teve e sempre terá menos público, seja no Youtube, seja em um barzinho.

    A maioria não procura por "desconhecidos", desta feita, o cover funciona como um chamariz para seu nome, por isso, muitos o utilizam.

    Acho que não é por aí......se quiser ter um milhão de visualizações faça uma palhaçada, tipo, kagar de ponta cabeça....aí é sucesso na certa.

    Como creio que não é isso que você busca, seja verdadeiro, faça o que gosta e esqueça "popularidade".

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    O que vocês como público acham mais interessante nos canais de música que assistem no youtube?
    Cópias perfeitas de músicas consagradas? Versões destas? Músicas autorais? Adaptações de trilhas sonoras e similares?

    se tá querendo agradar tanta gente assim monta um grupo de pagode ou dupla sertaneja e se inscreve pra cantar no esquenta

    não entendo por que tem que ter essa divisão, grava uns cover coloca as tuas lá no meio, vão releitura.... seja criativo com a sua música e dos outros

    O que mais me incomoda nos covers é a proporção que tomou no youtube. Você faz material que vai estar no meio de muito lixo, muita coisa mal produzida, mal tocada
    existe isso também nos autorais, percentualmente igual, se existem 100 cover e 50 são lixo, existem 10 autorais, e 5 serão lixo

    Mas coisas autorais, além de darem bem mais trabalho, não prende a atenção do público na maioria das vezes
    dá trabalho porque não sabe compor, porque já vi alguns famosos falando que a música saiu em 5 min (planeta água do guilherme arantes e o vento do j.quest são exemplos disso)
    não prende porque a música é sem graça
    sigo vários tecladistas autorais pelo facebook, alguns quando lançam coisa nova (autoral) escuto na hora porque sei que vem ideias boas, e vem mesmo, outros... não aguento metade do vídeo
    escuto 20 trabalhos e parece que é a mesma música

    --------------------------------------------------------------
    resta saber qual público você quer atingir

    algum pessoal com senso critico, que gosta de artes em geral, que sente música, que valoriza músicos, gostam do novo, gostam do velho
    ou o público que acha que música é curtição, baladinha, modinha, bebedeira e som alto no carro

    da mesma forma que tem gente que ama ir na pracinha comer cachorro quente e outros querem jantar em um restaurante francês

    mal de músico autoral é esse: quer vender comida francesa na pracinha e fica puto que a fila do cachorro quente tá maior

    DOF Hard
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    mal de músico autoral é esse: quer vender comida francesa na pracinha e fica puto que a fila do cachorro quente tá maior



    Putz..concordo

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # mai/14
    · votar


    dá trabalho porque não sabe compor
    Como assim, é regra TODA composição sair em 5 minutos? Acho isso muito relativo para se falar "fulano não sabe compor porque não consegue fazer uma música em 5 minutos". A qualidade é subjetiva, podem ter alguns que achem geniais ou não estas músicas citadas. Mas enfim, eu considero o youtube aquela barraquinha do cachorro quente, porque a maior parte do público que hoje está acostumado com os "guitarristas e músicos de youtube" querem algo que já está batido. Eu me senti incomodado justamente por este meio estar tão saturado e com tanta bobagem repetida, aqueles mesmos clichês guitarristicos, salve algumas exceções. Por isso vim procurar o que o público dos músicos daqui do Forum Cifraclub gostaria de ver de novo, quero re-inventar meu canal e trazer algo novo.

    algum pessoal com senso critico, que gosta de artes em geral, que sente música, que valoriza músicos, gostam do novo, gostam do velho

    É um hobby meu, algo que faço em meu tempo livre, e gostaria de atingir exatamente este público. Já que tenho o zelo para gastar este tempo com algo que gosto, busco sempre melhorar, ver aonde posso aprimorar para trazer algo realmente interessante.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    É um hobby meu, algo que faço em meu tempo livre, e gostaria de atingir exatamente este público...
    então toque o que gosta, se você acordou hoje afim de fazer um cover faça, se acordar amanhã inspirado a compor componha, quem tá a fim de te seguir vai seguir

    se você você se preocupar em colocar coisas pra atrair pessoas que não são exatamente o que você está a fim de fazer o seu hobby já passa a virar obrigação
    se você subir um cover a cada semana, já no segundo mês alguem vai te cobrar pelo cover que não fez

    ------------------------------------------------------
    Como assim, é regra TODA composição sair em 5 minutos?
    não disse que é regra, mas citei dois casos que a pessoa sentou e a música chegou
    já vi outras histórias como a do pessoal do titãs falando de composição
    como o exemplo de as vezes escreverem um pedaço que veio a mente, e depois de uns 2 meses surge outro pedaço e a música se forma
    ou histórias do chico buarque que escreve alguma coisa, quarda na gaveta por alguns meses (sem reler) e depois de um tempo ele resolve ler mesmo pra ver se ficou bom se não era mesmo bonito o que escreveu meses atras
    e outros músicos que tem trocentas músicas quardadas mas não lançaram porque não acha o momento certo e etc...

    só quis comentar que você resolveu fazer uma música hoje pra postar no youtube semana que vem não dá certo, música com prazo não fica boa

    e sentou no pc ou papel na mão ficou olhando uma hora para eles e nada saiu e as rimas não passaram de coração com paixão, emoção com tesão... ha dificuldade de compor ou falta sentimento na hora ou falta uma devorada feroz de livros desde camões até os atuais
    se o problema é a parte instrumental que fica sem criatividade, então falta abrir o leque ouvir de tudo, de música barroca, indiana, rock, pagode até funk carioca pra saber o que fica bom ou não

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    acho que covers e autorais tem objetivos diferentes.

    no cover você vai mostrar sua qualidade como instrumentista.Você pode criar varios fãs pro seu canal com um cover bem feito, mas como tecnicamente não é musica da qual você possui direitos você não vai ganhar dinheiro do youtube mesmo que seu canal seja um sucesso.

    na autoral você vai mostrar sua capacidade criativa como compositor.o ponto é que é muito dificil,por melhor que seja a qualidade da musica autoral, colocar um video la e esperar bombar, geralmente os views vem quando sua banda ja esta acostumada a tocar por ai e ja tem publico, ai o proprio publico vai repassar os videos, por que se só a banda tentar divulgar sozinha, não passa de 1000~2000 views nunca, por melhor que seja.

    eu faço autorais, e quando me da vontade covers,mas não tenho nenhum objetivo real,até pq ja faz muito tempo que tive alguma banda que tocava por ai....faço por diversão e pq aprendo muito fazendo,alem de curtir ouvir a opinião do pessoal do forum e do facebook sobre meu progresso ou não.

    PguitarMaxx
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    Eu gosto de assistir versões de musicas e músicas autorais

    f14gomes
    Membro
    # ago/14
    · votar


    Faz um canal de fotografia pra ter mais views !!!!!

    d.u.n.h.a.
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    f14gomes
    Hahahshaushausha
    Nego não perdoa kkkkk

    R. Carvalho
    Pensei que faziam anos que você não fazia as coisas para ter reconhecimento de pesssoas que você nem conhece, mas aparentemente sua mentalidade mudou faz bem pouco tempo hein?

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    f14gomes
    d.u.n.h.a.
    Mudou sim, como já disse no tópico anterior há poucos meses graças a Deus. Hoje tenho um excelente trabalho, uma excelente vida e não tenho tempo para perder com este lixo chamado musica. E tenho pena de quem decide viver disso ou perder tempo e dinheiro com isso como vocês.

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    FRACASSADOS!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Canal do youtube - covers ou autorais?