Preço muito discrepante entre instrumentos idênticos

    Autor Mensagem
    Slash_1989
    Veterano
    # abr/14


    Seguinte, quero comprar um instrumento X, modelo Y e com a madeira Z

    Andei olhando aqui na teodoro, em São Paulo, e encontrei esse instrumento entre 1.100 a 1.300 nas lojas grandes. Preço esse que vejo até na internet em grandes sites.

    Acontece que resolvi procurar numas lojas pequenas, e encontrei o mesmo instrumento X, do mesmo modelo Y, com a mesma madeira Z por míseros 729 reais.

    Novo, na caixa.

    Fiquei com muita vontade de comprar, mas essa diferença absurda de preço me deixou muito desconfiado.

    Na Referente, playtech, etc... o mesmo instrumento ta por 1.300, chegando no máximo em 1.100 a vista.
    Nessa loja, a vista sairia por menos de 700 reais!

    Como assim? O que justifica essa diferença brutal de preços? Da pra confiar nessa lojinha menor? Alguém ja se deparou com essa discrepância enorme só atravessando um quarteirão?

    Comprar or not comprar?

    makumbator
    Moderador
    # abr/14
    · votar


    Slash_1989

    Mas esse do menor preço é com nota fiscal, garantia e instrumento claramente novo e sem uso?

    Flipe J.
    Membro Novato
    # abr/14
    · votar


    1- Pode ser um produto refurbished
    2- ou simplesmente a lei oferta x demanda exercendo seu papel.
    3- o preço do produto não foi atualizado.

    Acho que deverias comprar mas depois levar a um luthier para verificar se é a mesma madeira anunciada (do corpo e braço) aproveita e já regula ela lá.
    Não existe garantia na loja pequena?

    4- Playtech é careira.

    ogner
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Depende da marca pode ser uma pirata muito bem feita.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/14
    · votar


    Slash_1989

    Partindo do pressuposto que são absolutamente os mesmos:

    1- A Play Tech é referência, têm mais nome, é grande...
    2- Possui várias lojas, bem instaladas e montadas...
    3- Têm maior giro e clientela...
    4- Por ter maior giro, compra mais e melhor...

    Por tudo isso, poderíamos concluir que deveria ser mais barato, certo?

    Não é bem assim no Brasil, infelizmente!

    1- É referência e têm mais nome porque investe prá isso e propaganda custa caro.
    2- Instalações são um grande fator custo Brasil. Pontos bons custam uma fortuna e o aluguel de um espaço grande na Teodoro ou Sta Ifigênia chega a números absurdos.
    3- Porque têm melhores funcionários e pelo seu tamanho, todos registrados, porque com certeza recebe fiscalização direto. E custo funcionário é altíssimo.
    4- Compra mais e melhor, e provavelmente tudo ou boa parte, com Nota Fiscal e deve ter muito mais dificuldades em "mocozar" impostos do que a lojinha da "rua lateral", porque os fiscais, vão sedentos no filé!!

    Não estou "defendendo" a Playtech. Não trabalho lá, não conheço seus donos. Mas, só, justificando que muitas vezes, chamamos os comerciantes de "ladrões" (não é o que vc fez, estou generalizando), mas a coisa não é bem assim.

    Slash_1989
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    makumbator
    Não perguntei essas informações, só se era novo. "Sim, tem no estoque na caixa".

    Flipe J.
    No corpo do instrumento (até ans grandes lojas) tem uma etiqueta dizendo "American Ash". Tudo bem que o cara da loja pode ter colocado a etiqueta num instrumento vagabundo, mas ela não parece ter sido removida antes.

    ogner
    baixo da Shelter SX SJB75, escala maple, corpo ash.

    Lelo Mig
    Pensei nisso... Um colega meu chegou a sugerir eu procurar em lojas mais pequenas porque o preço seria menor, mas essa diferença me fez ficar bem desconfiado!


    E ae, comprar ou não comprar?

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Slash_1989

    Cara, se conselho fosse bom.....rs.

    Vou apenas dizer como procedo neste tipo de situação:

    Se possuo capacidade para identificar se algo é original e/ou esta em perfeito estado, ou disponho de algum amigo que possua esta capacidade, compro o mais barato.

    Quando não me julgo capaz e não consigo ajuda, mas tenho alguma pressa, compro em loja de confiança, que eu possa processar depois, se me lesarem, porque não vão fechar as portas ou trocarem de razão social daqui 15 dias.

    Adler3x3
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Bem.
    Todos os comentários ajudam.
    Mas me conta o principal, que é o que vale mesmo:
    - Você experimentou tocar algo?
    - Comparou os sons reais na lembrança do ouvido?

    Se o instrumento não apresenta problemas de estrutura e soa bem, e não nega afinação.
    Nas aparências parecem iguais!
    Compre!
    E se for mais barato melhor ainda.

    MMI
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Slash_1989

    Shelter SX SJB75

    Sei lá... Ali na rua só tem 2 lojas que profissionalizaram de verdade, tem tudo legalizado, declaram tudo certo. É a Made e a Reference, esses são os profissionais da rua, a Playtech que o Lelo disse que é a maior e melhor, na verdade não é, tem muito amadorismo e faz das deles... Inclusive se for ver, chegaram ali depois, a Playtech era uma loja da Santa Ifigênia, bem ali no antro do centro...

    Não quero discutir, nem vem ao caso, se você aceita desconto se levar sem nota. Eu acho que a nota tem um preço, é discutível se vale a pena. O problema é que o preço está diferente demais, não é só a nota fiscal no caso. Dá para começar a desconfiar se isso aí não é mercadoria roubada ou mesmo refugo. Lembre que é um instrumento barato, de linha de produção chinesa, um dos responsáveis pela má fama. Tem instrumentos bons sim, mas vem muita coisa com braço torto, traste mal colocado e defeitos de tudo quanto é jeito. Talvez estejam desovando instrumentos com defeito, devolvidos. Vai saber, quando a esmola é muita o santo desconfia...

    JJJ
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Lelo Mig

    Na verdade, a Playtech pode ter seus defeitos, claro. Mas, de vez em quando, tem promoções interessantes.

    Dia desses aí tava vendendo Fender Strato MIM bem abaixo do preço "reinante" no Brasil (claro que ainda acima do preço american, mas bem razoável, comparado às outras lojas).

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    MMI

    Epa!! Eu não disse que a Playtech é a maior e melhor..........kkkk

    Eu disse que é uma das maiores e ainda no meu texto é comparativo a uma loja supostamente menor.......não comparei com as demais, de porte grande.

    Mas, já que fica aqui registrado e nossos textos servem de referência.........vale uma informação histórica.

    MMI não sei se você é de São Paulo, eu sou... A Teodoro Sampaio é reduto de instrumentos musicais à partir dos anos 90. E acabou crescendo em função de sua paralela, a Cardeal Arcoverde, que era reduto de handmades, assistências técnicas de amplis, mesas e pedais, e alguns luthiers.

    As primeiras lojas de instrumentos, muitas migraram depois para a Teodoro, começaram na área que engloba R. Sta Ifigênia até Rua Direita. Inclusive, boa parte dos melhores importadores de equipos de áudio profissional para studios e shows, ainda estão na Sta Ifigênia e na Rua Vitória. Justamente onde você chama de "no antro do centro".

    Como você é do ramo, inclusive sabe, que algumas só atendem a profissionais e nem se preocupam muito com lojas abertas ao público.

    MMI
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Lelo Mig

    Lelo, a região da Santa ifigênia é conhecida atualmente como cracolândia. Nas ruas de trás ficam os "nóias", jogados pelas ruas, consumindo o crack da pior forma possível. A prefeitura luta para tirar os caras de lá e revitalizar a área há uns anos, melhorou um pouco, mas ainda é ruim. Inclusive ali, mais especificamente na Rua Aurora, uma transversal, na década de 50-60 se instalou o mais baixo meretrício da cidade. Há um certo respeito com os comerciantes da rua, mas as 6 horas fecham as lojas e aquilo fica horrível. Mas até hoje, tem algumas lojas de instrumentos, algumas para som e luz ao vivo e muita coisa de elétrica e eletrônica. É empesteado de camelôs... Definitivamente é das piores regiões da cidade de São Paulo, tanto que a prefeitura luta há anos para melhorar aquilo.

    Na década de 80 já tinha alguma coisa na Teodoro, onde morei desde aquela época até há 10 anos atrás. Por isso conheço os gerentes das lojas, conheço como funcionam muitas das lojas. E eu sou de São Paulo desde sempre, morei um tempo nos EUA, mas nunca deixei a cidade.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/14
    · votar


    MMI

    Estamos falando assuntos distintos.....deixa prá lá.......valeu!!

    Ramsay
    Veterano
    # abr/14
    · votar


    Slash_1989

    Este baixo, novo, encontra-se pra comprar no ML por R$849,00
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-547284649-contra-baixo-4-cordas -eletrico-sx-sjb75-jazzbass-maple-cabo-_JM

    O preço de R$729,00, teoricamente, seria o de um baixo usado, certo??
    Talvez sim, talvez não, porque este baixo pode estar estocado há anos na loja e o preço pode estar defasado em relação a concorrência, quem garante que não??

    Então, o único jeito de saber é vc testar os dois ao vivo, o de R$729,00 e o da Playtech.
    Até porque (apesar de muito bons) ninguém se daria ao trabalho de falsificar um SX e a única questão que resta seria saber se o baixo é novo ou usado, no que uma simples inspeção visual ajuda e muito!!

    FBlues_rock
    Veterano
    # abr/14 · Editado por: FBlues_rock
    · votar


    Slash_1989
    Esse "pequeno empreendedor" deve ter escapado das garras e dentes vorazes do famigerado "distribuidor exclusivo".
    Boa alma que é, vai disseminar como aos demais lojistas e então pagaremos 20, 30% mais caro que lá fora pela diferença da carga tributária, e não mais o dobro, triplo, por conta do lucro exorbitante do distribuidor exclusivo.

    Sonhar não custa... hehe

    PS: sou da sua terra, RP, e fui para a Teodoro achando que conseguiria melhores preços... só valeu o passeio por conta da cervejaria na volta para o metrô.
    Importar ainda compensa MUITO mais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preço muito discrepante entre instrumentos idênticos