Filosofando sobre música.

Autor Mensagem
Adler3x3
Veterano
# out/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


Influência européia
Por muito tempo o Brasil foi influenciado pela cultura europeia principalmente a Francesa.
Muito do modo de ser da elite brasileira estava nos modos franceses, aquela mania de nariz empinado das classes sociais mais elevadas com relação aos mais pobres.
E falar e escrever Francês era um requisito básico de uma boa educação.
E a música sempre fez parte deste contexto.
A França divulgava os seus princípios de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Só que para os países colonizados e periféricos era a Liberdade deles, e a Igualdade e Fraternidade era um mito, uma utopia, pois com relação aos outros países eles não praticavam isto.

Influência Americana
Depois da segunda guerra mundial, progressivamente a influência norte americana, começou a se fazer sentir, e de certo modo mudou muito o nosso jeito de ser.
Mas com esta influência americana de ser mais prática e objetiva, veio junto uma pobreza musical.na maioria dos estilos.
E a língua inglesa virou a língua comercial, e hoje infelizmente faz parte do nosso dia a dia, como nunca.
E a macacada subdesenvolvida adora, até para comprar um simples sanduíche temos que saber algo de inglês.
E os sanduíches americanos são horríveis, o brasileiro sabe fazer muito melhor, sem ter que apelar para esta influência negativa.
E a propagada democracia e direitos humanos, também com relação aos países do terceiro mundo, não era exatamente uma democracia e muito menos respeito aos direitos humanos, e sim fomentar ditaduras por toda a América Latina, ensinando a prática da tortura, e a prática de manter o povo sem educação para poder ter mais controle e poder.
Esta é a realidade das influências externas.

As boas influências externas:
Por outro lado o Brasil recebeu imigração de muitas etnias, Italianos, Alemães, Japoneses, Poloneses, Suiços, Espanhóis, Sírios Libaneses, Ucranianos, Holandeses entre outros (que não cabe detalhar aqui, me corrijam se esqueci alguma outra mais notória), e estas pessoas que vieram para cá trouxeram muita cultura educação e engenhosidade, e foi o que nos deixou numa melhor condição.
E claro temos a influência negra que é muito importante também.
Fora outras que aconteceram num passado mais remoto, a Portuguesa e a Inglesa, mas que eram mais de natureza exploratória.
Todos os países do mundo colonizados por Portugal são subdesenvolvidos.
E a influência interna dos Ameríndios existe de uma forma indireta, pois a cultura deles foi massacrada e menosprezada, mas esta aí junto com os outros nossos bons costumes.

Adler3x3
Veterano
# out/15 · Editado por: Adler3x3
· votar


A influência da Religião
A música ocidental se desenvolveu com suporte religioso.

No Brasil, a inquisição não foi tão violenta como em outros países.
Mas a inquisição no Brasil controlava o acesso a leitura de livros, entre os quais os de música.
Cada biblioteca tinha que ter um controle rigoroso de acesso, e de tempos em tempos a inquisição conferia.
Por este motivo que a maioria das bibliotecas era guardada a sete chaves, daí a origem daquele tipo de estante com chaves, para dificultar o acesso, e isto permeou por muito tempo, mesmo depois que a inquisição deixou de existir. (em teoria, pois somente mudou de nome, e o Santo Ofício continua a existir, só não tem mais aquela repressão ostensiva, mas ainda existe).
E ficou este costume de manter o povo na ignorância, muito embora a maioria das boas escolas fossem religiosas, mas era uma espécie de monopólio., e a escola pública nunca foi pública no sentido mais amplo, nas universidades federais a maioria dos estudantes em cursos superiores era de uma classe social mais alta.
E mais recentemente temos a influência evangélica do neo evangelismo e neo pentecostais de origem norte americana, que só incitam o preconceito e a desvalorização e demonização de outras culturas.

PianoGlauco
Veterano
# nov/15
· votar


Sempre ouvi música de vários estilos, e todos eles me influenciaram de alguma forma... Toco no meu canal de Rush a Almir Sater passando por Scorpions, Falcão e Zé Ramalho... Aprendi a "entortar" e de vez em quando uso isso sutilmente, mas simplesmente trago essas coisas para o meu estilo e ponto final... Vou brincando e fluindo...

http://www.youtube.com/glaucodevita (piano mais light)
http://soundcloud.com/glauco-de-vita (arranjos um pouco mais "tortos")

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Filosofando sobre música.