O que é educação musical para você? Poste aqui a sua opinião!

    Autor Mensagem
    erick_guitar
    Veterano
    # mar/14


    E ai galera, hoje estava pensando sobre isso. E estou curioso para saber o que outros músicas pensam a respeito.

    Posta a sua idéia aqui.

    Abraços

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    erick_guitar

    Sempre achei o ensino formal de música uma merda em qualquer parte do Ocidente, já que desconheço como é feito no Oriente. Claro, que resguardada as proporções entre Países pobres e ricos.

    Ensinar dó,ré,mi,fá numa flauta, pauta, notas, tempo, claves, as primeiras escalas é um grande pé no saco para quem não têm interesse ou afinidade e uma ótima maneira de criar mais ódio ainda prá quem não têm afinidade ou destreza.

    Em meu ponto de vista, despertar o amor pela música, pela história da música, pelos músicos e pela cultura musical enquanto expressão artística, seu significado e função cultural e social é o caminho e a grande dificuldade.

    Mas não pode ficar preso ao passado e aos lendários. Enfiar Chopin goela abaixo de um garoto cujo pai e mãe e família ouvem Anita, é o mesmo que mandar o moleque semi alfabetizado, e, ainda, sem o gosto pelas letras, ler Machado de Assis ou Cervantes.

    A coisa têm de ser lúdica, como brincadeira. Perceber sonoridades, fazer sons como quem modela massinhas ou argilas.

    Tudo isso paralelo a outras atividades culturais....

    A metade dos professores de música que conheci são uma merda, não sabem despertar o gosto, não respeitam o gosto alheio e não sabem ensinar com o material que o aluno trás como referência. A outra metade só ensinam quem já sabe tocar.

    Não sou otimista quanto o ensino musical.......

    Um dos poucos trabalhos voltado a crianças, que acho bom, bem feito e com didática séria, feito nesse País é o de Paulo Tatit e sua mulher Sandra Peres.





    Insufferable Bear
    Membro
    # mar/14 · Editado por: Insufferable Bear
    · votar


    É quando você não bota os cotovelos em cima da guitarra nem toca de boca aberta... Eu acho.

    Sei lá, tem muito a ser dito, dê uma direção, comece a discussão, dê sua opinião, não deixe o trabalho todo pra nós, né.

    Acho que o Lelo Mig pegou um extremo, que concordo em partes, mas também não acho legal ignorar o aspecto intelectual da música, nem tudo é diversão e flores, e se você não tá preparado para os desafios, não é o seu lugar...

    cafe_com_leite
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Educação musical pra mim começa com a apreciação musical e não com o aprender a fazer música. Nem todo mundo vai ser músico mas todo mundo ouve música. Então uma boa educação musical a princípio seria aquela que ensina a pessoa a apreciar a música como uma arte e não como entretenimento.

    Jm7
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Pesquisas científicas já comprovam a existência de um gene pertencente ao cromossomo 4 que traz aptidões musicais ausentes na maioria das pessoas, mas isso é idêntico ao esporte (cuja aptidão também é expressa por um gene específico) e todos temos educação física na escola para que esta característica se aflore, logo, deveria sim existir educação musical para crianças, assim como ocorre em colégios particulares, o que evidencia mais uma vez o caráter elitista que a música, infelizmente, adquiriu na nossa terra adorada, mãe gentil, pátria amada Brasil.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é educação musical para você? Poste aqui a sua opinião!