Artesão produz instrumentos musicais com madeira reciclada

    Autor Mensagem
    renatocaster
    Moderador
    # mar/14


    O aposentado e artesão Nilson Ferreira, de 65 anos, fabrica instrumentos musicais com madeira reciclada em Santarém, oeste do Pará. Ele garante que aprendeu sozinho a técnica de fabricação. “A maioria eu faço de pinho, de caixa de tomate, principalmente. Dá um bom instrumento, mais são pinho e madeiras que eu encontro. Eu ando pela rua, enxergo [madeira] e trago para casa”, explica.

    Ele iniciou a produção a partir de um sonho: tocar e fabricar violino. O primeiro instrumento construído foi um violino, há 5 anos, que levou mais de um mês para terminar. “Eu sempre pensei que deveria tocar uma música, mas eu tocaria em um violino, até que um dia eu resolvi fazer e saiu o primeiro, com muita dificuldade”, lembra o artesão. Após fabricar o primeiro instrumento, o aposentado passou a utilizar um pequeno espaço de sua casa para a produção. Com o tempo, Nilson começou a fazer banjo, violoncelo e violão.

    Fonte e matéria completa

    Como madeira em instrumentos é um assunto deveras polêmico em fóruns de internet, eu quero ver sangue nesse tópico!

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    renatocaster
    Como madeira em instrumentos é um assunto deveras polêmico em fóruns de internet, eu quero ver sangue nesse tópico!
    Questiona, ou quer que questionemos a qualidade do instrumento!?

    renatocaster
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    Jeff.guitar

    Questiona, ou quer que questionemos a qualidade do instrumento!?

    Whatever. Confesso que eu não meto muito meu bedelho nesse assunto de madeira porque meu conhecimento é muito raso, e eu acho que isso não deve ser um ponto mandatório na questão do instrumento.

    Mas eu gosto de ler as opiniões, conflitar as diferentes visões, pois tudo isso me faz refletir um pouco sob vários aspectos. Gosto de ficar mais como espectador nesse lance.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mar/14 · Editado por: Jeff.guitar
    · votar


    renatocaster
    Não tem com dizer que a madeira que este senhor usa são ruins, talvez diferentes do velho som do Mogno, Maple, Ash, Alder, Ébano,Rosewood e etc, usados em diversos instrumentos conhecidos e conceituados. Mas é uma intensão louvável do senhor realizar artesanato com algo reciclável, mas como hobby, concorda? Sem falar de sua idade, e ainda quer viver mais 25 anos, acho que não posso dos 7 anos kkkk’.

    Talvez a venda seja para turistas e colecionadores, mas para músicos de verdade; questionável.

    Também gosto de discussões que são compartilhamentos de conhecimento, ainda mais sobre madeiras e coisas relacionados a instrumentos, mas depois do tópico “Madeira influência no som?” e alguns defendendo cegamente que a madeira ‘não’ influencia, prefiro me resguardar um pouco sobre este assunto =P

    MMI
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: MMI
    · votar


    renatocaster

    fabrica instrumentos musicais com madeira reciclada em Santarém, oeste do Pará.

    Renatão, no Pará o mogno é literalmente mato. Muita casa, inclusive de palafitas, é feita de mogno. Então achar mogno lá, inclusive reciclado, não penso que deva ser a coisa mais difícil de encontrar para fazer um bom instrumento.
    Ele fala em pinho... Pode até ser, sei lá, mas depende da parte onde é usado também. Até a Gibson já usou madeira de balsa (aquela levinha como isopor, que serve para aeromodelismo) no bloco central de algumas semi, o que não quer dizer que a Gibson fez guitarra de madeira de balsa, né? rs

    Mais ainda, a primeira Les Paul que o cara da Dunamiz fez foi com madeira (perfeita!) achada no entulho, no meio da rua, perto de onde trabalhava.

    Em resumo, só vejo o talento do sujeito. Quanto às madeiras, não me diz nada.

    Abç!!!

    Insufferable Bear
    Membro
    # mar/14
    · votar


    Eu usaria pra fazer "música séria", como meu instrumento principal. Se o cara é bom eu confio na qualidade do instrumento.

    vintagentleman
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    renatocaster

    Eu acho que o cara tira leite de pedra se aqueles instrumentos foram um dia caixas de tomates.

    Não quero dar aqui uma de ouvido de ouro, mas o som do violino parecia o de um gato no cio e o dos violões parecia bastante flat. Na verdade parecia que os violões tinham sido feitos... de pinho mesmo rsrsrs.

    Tanto que o violonista fodástico que levaram lá para testar (no Pará tem muitos) não estava muito empolgado rsrs. Claro que não fez desfeita né?

    Imagina só o que esse artesão aí faria com madeira de verdade?

    Infelizmente isso seria impossível para ele... Ainda mais morando no Pará que não tem madeira... O cara se obriga a usar materiais alternativos mesmo rsrs

    Renato, para falar a verdade eu gostei mesmo é da apresentadora paraense. Tesudinha toda. Moro no Norte. Adoro esse tipo regional... Fico ligadão rsrsrs

    renatocaster
    Moderador
    # mar/14 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Jeff.guitar

    Talvez a venda seja para turistas e colecionadores, mas para músicos de verdade; questionável.

    É, pode ser. Mas também pode ser um instrumento com potencial uso para fins profissionais. Pois afinal de contas é artesanal. Porém, imagino que seja necessária uma boa regulagem, afinal de contas o cara não é luthier.

    MMI

    Hum, saquei mestre!

    vintagentleman

    Renato, para falar a verdade eu gostei mesmo é da apresentadora paraense. Tesudinha toda. Moro no Norte. Adoro esse tipo regional... Fico ligadão rsrsrs

    kkkkkk, essa foi a cereja do bolo da reportagem.

    Insufferable Bear

    Eu usaria pra fazer "música séria", como meu instrumento principal.

    Como assim, "música séria"?

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    renatocaster

    Instrumentos feitos com madeira reciclada "catadas na rua", ficam com um lixo de timbre .................kkkkkkk

    Keith.Scott
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: Keith.Scott
    · votar


    renatocaster
    Muito legal!!!
    Iniciativas como essa não são TÃO comuns... e admiro quem as tenha!

    Sinceramente, não me canso de dizer aqui: "Se o instrumento agrada meus ouvidos e favorece minha execução (ou seja, se é útil pra mim mecanica e sonoramente), não me importa se ele é de mogno ou de 'fumo-de-corda', ou se ele vem de Paris ou de Taubaté..."
    Dizer se o instrumento desse artesão em questão é ou não de boa qualidade (de maneira geral) é algo MUITO subjetivo! Há muitos outros fatores a serem levados em consideração... e não somente se a madeira é de lei ou reciclada, se foi comprada ou achada no lixo... enfim!
    Saca???

    Esse papo de "Talvez a venda seja para turistas e colecionadores, mas para músicos de verdade; questionável." é uma das maiores baboseiras que já li!

    Saber definir o que realmente é bom pra si, é ter autonomia!
    E infelizmente (no meio musical, onde muitas vezes a marca num headstock "dá mais som" do que o proprio instrumento), não é todo mundo que desfruta disso!

    To com o MMI, e não abro!
    Em resumo, só vejo o talento do sujeito. Quanto às madeiras, não me diz nada.

    Insufferable Bear
    Membro
    # mar/14
    · votar


    renatocaster
    Eu também não sei, eu quis dizer "música de verdade", que eu também não sei o que significa, mas o Jeff.guitar deve saber.

    Mu_Cephei
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Talvez a venda seja para turistas e colecionadores, mas para músicos de verdade; questionável.

    Músicos de verdade. Cristãos de verdade. Rockeiros de verdade. E o querido escocês de verdade.

    Ismah
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    De Ross Tem uma feita com tampo de barril de alguma bebida, acho que whisky...

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar


    Insufferable Bear
    Não falei em questão de ‘musica séria’ e sim músicos de verdade.
    Na questão de se preocupar com o timbre, buscar o melhor, tenho visto muitos músicos pegando qualquer coisa, fazendo de qualquer jeito, apenas para vender, e pronto. Não me entendam mal... Eu tinha dito que era “questionável” a qualidade do instrumento pela forma que era feita, e como foi dito o senhor não é um luthier, mas não falei que os instrumentos são ruins.

    Mas da questão do bom e ruim vai longe... Prefiro não entrar no mérito, pois não tenho nenhum argumento aplausível sobre isto.


    Mu_Cephei
    Músicos de verdade. Cristãos de verdade. Rockeiros de verdade. E o querido escocês de verdade.
    Não entendi sua colocação.

    Ismah
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Jeff.guitar


    O Mu_Cephei quis dizer que música de verdade é conceitual... Não existe como afirmar o que é música e o que não é.

    mvrasseli
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Dizer que um instrumento é bom, só testando. O fato de usar madeira reciclada não quer dizer que a madeira é ruim.

    renatocaster
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    mvrasseli

    Concordo contigo.

    fconde77
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Eu vi essa matéria também, lembro que ele falou que usava também madeira de caixa de frutas(Tomate)... essas caixas de frutas, muitas são de Marupá também.

    renatocaster
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    fconde77

    Eu vi essa matéria também, lembro que ele falou que usava também madeira de caixa de frutas(Tomate)... essas caixas de frutas, muitas são de Marupá também.

    Alguém aqui no fórum já disse que lá nos EUA aqueles palitos de picolé são feitos de maple.

    Marupá quem usa muito por aqui é a Tagima. Ou usava, sei lá.

    MMI
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    renatocaster

    Alguém aqui no fórum já disse que lá nos EUA aqueles palitos de picolé são feitos de maple.

    Maple não. Tem lugares no Canadá que o maple é muito abundante.

    Mas ash e alder tem demais, isso aí rola sim. Foram as madeiras escolhidas pela Fender porque eram muito baratas e tinha em qualquer lugar.

    renatocaster
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    MMI

    Maple não. Tem lugares no Canadá que o maple é muito abundante.

    Entendi, mas na ocasião falaram maple com certeza. Se não me engano foi o MMJr. Pode ter sido que ele confundiu maple com alder ou ash, mas ele falou maple.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Artesão produz instrumentos musicais com madeira reciclada