Esse metal moderno chamado DJENT.

Autor Mensagem
cafe_com_leite
Veterano
# mar/14


To ouvindo bastante o estilo pra conhecer e tal. Até alguns dias pensava que o Animals as Leaders andava sozinho nesse som, porém para minha surpresa descobri que há uma infinidades de bandas nesse gênero. Um metal marcado pela sua complexidade nos riffs e tempos totalmente destruídos, agressividade ao extremo e ao mesmo tempo melódico e bonito. Algumas bandas como o AAL (animals as leaders) flertam bastante com o jazz, mas o o caminho comum do gênero é usar a ambientação e a música eletrônica em meio aos escombros de suas porradarias. Pra mim o mais interessante desse gênero do metal é que as bandas instrumentais são tão grandes e aclamadas quanto as com vocalistas, claro, algumas com vocalistas se destacam um pouco mais, porém não tem a distancia astronômica que geralmente a música instrumental tem da música com vocais. É uma boa alternativa pra quem gosta de Symphony X e Dream Theater mas tá de saco cheio de ouvir cópias das mesmas.
Algumas bandas ( vou me reservar as instrumentais porque eu não curto gutural e essas bandas geralmente tem gutural):

Gru


Sithu Aye


Mestis - Menta (esse trampo já é um pouco mais sofisticado)


E o próprio Animals as Leaders que pra mim é a melhor.



Dentre outros trampos muito legais. Vou deixar estas bandas porque foram as que mais me agradaram. Pra quem curte gutural, tem uma constelação de bandas com essa sonoridade com vocais muito ogros, eu como não sou chegado me reservo as instrumentais hehe.

Curte o gênero? manda banda aí,
não conhece? ouça, quem sabe tu curte,
Não gosta? nos diga o porquê.
Ou não o/

Faloe.

Lelo Mig
Membro
# mar/14
· votar


cafe_com_leite

Cara, de boas........o povo hoje em dia têm mania mania de rotular........"DJENT" é phoda..........vou criar o Metal ÓXENTE!

Mas falando sério, isso é apenas "progressivo".........e esse tipo de som (alguns muito legais, por sinal, não estou criticando as bandas só essa merda de rótulo) são feitos desde os anos 60.

A única coisa nova aí é a sonoridade e emprego de técnicas mais modernas........de resto, só muda o "rótulo".

d.u.n.h.a.
Veterano
# mar/14
· votar


Lelo Mig
Na verdade djent era o nome desse timbre característico, o chug-chug-chug hahaha. Se procurar no youtube tem uma cacetada de vídeo "will it djent?".
Daí algum infeliz resolveu rotular várias bandas, algumas totalmente distintas, como "djent".

cafe_com_leite
Veterano
# mar/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Lelo Mig
Mas pensa cara, nada surge do nada, o metal não surgiu do nada, se formos pensar assim nada é novo.

Eu falei Djent porque pensei que era assim que chamava, esse som pesadão com guitarras bem graves quem tem o chug-chug-chug que o d.u.n.h.a. disse. E po, que que tem o rótulo, ajuda a identificar as bandas, não tenho nada contra com rótulos.

d.u.n.h.a.
Veterano
# mar/14
· votar


cafe_com_leite
Eu curto alguma coisa de "djent" hahaha
Começei ouvir porque tava procurando o que a galera toca com guita de 8 cordas, e a maioria toca djent mesmo.
Engraçado que em 2012/13 no sevenstring.org só se falava em djent, tudo era djent, messhugah, periphery, aal... Agora tiram sarro, bem modinha mesmo, ficou um pouco conhecido e já ninguem mais gosta, virou motivo de piada, em coisa de meses.
Dessa onda aí a banda que eu mais curto é messhugah.

Mas não adianta, eu curto mesmo é sludge e death metal hahaha.

Gabriel Landim
Veterano
# mar/14
· votar


Comu açimm djente tópicu di djent sem periferia e meenxugah naum é possiiiivu!

Agora sério, curto muito... demais mesmo. Djent mudou minha concepção sobre música...
Me fez abrir os olhos para poliritmia, polimetria e outras formas de usufruir das afinações graves (e uso de guitarras com 7 e 8 cordas).

Em relação a vocal gutural... é questão de gosto mesmo. Não curtia muito no começo, hoje adoro um bom gutural quando bem usado. É uma forma digamos mais "percussiva" de se aplicar o vocal.

Minha banda preferida:


Excelente cover de batera:


Um HINO do gênero:


E como não deveria deixar de faltar, o disco "Pai" do gênero:


Gabriel Landim
Veterano
# mar/14
· votar


Lelo Mig
Mas falando sério, isso é apenas "progressivo".........e esse tipo de som são feitos desde os anos 60.

Mas nem f#$%ndo.
Me mostre alguma coisa semelhante com alguns dos sons que eu postei ali que tenha sido feita antes dos anos 90 e aí a gente conversa.
Djent é um subgênero do metal progressivo. Mas tem diferenças gritantes em relação ao que é considerado progressivo, por isso surgiu a necessidade da galera criar um novo rótulo (assim como sempre aconteceu na história da música, Rock se originou basicamente do Blues por exemplo).

cafe_com_leite
Veterano
# mar/14
· votar


Gabriel Landim
Djent é um subgênero do metal progressivo. Mas tem diferenças gritantes em relação ao que é considerado progressivo, por isso surgiu a necessidade da galera criar um novo rótulo (assim como sempre aconteceu na história da música, Rock se originou basicamente do Blues por exemplo).

É exatamente oque eu penso sobre rótulos, se um conjunto de bandas começa a fazer um som com características diferentes da do gênero em que saíram e em comum entre elas, é plausível que se defina um subgênero pra esse segmento.

d.u.n.h.a.

O problema não é o som em si, a música é boa, o pessoal que toca esse tal de Djent manja dos paranauê, sabem dar um nó na mente e um soco no ouvido ao mesmo tempo. Oque fudeu foi o inchaço do gênero, todo mundo querendo ser Djent, ai virou modinha. Mas isso não desmerece a música, que é o mais importante.

cafe_com_leite
Veterano
# mar/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Gabriel Landim
Cara, que doidera esse Fredrik aí. Sinceramente não consigo ouvir este tipo de vocal hahaha, me aterroriza um pouco, para que o cara tá com uma possessão demoníaca huahua


Já o Periphery é daora, mesmo com o Guturalzão no talo.

Gabriel Landim
Veterano
# mar/14
· votar


cafe_com_leite
Cara, que doidera esse Fredrik aí. Sinceramente não consigo ouvir este tipo de vocal hahaha, me aterroriza um pouco, para que o cara tá com uma possessão demoníaca huahua

Há 5 anos atrás também tive essa sensação e deixei o disco de lado.
Mas são só algumas poucas tracks, se você ouvir ele inteiro terá uma grata surpresa =)

Taí um medley sem vocais desse disco ao vivo pra facilitar o teu lado heheh



cafe_com_leite
Veterano
# mar/14
· votar


Gabriel Landim
Incrível como eles preenchem bem o som só com uma guitar e um batera. Muito bom esses caras.

TG Aoshi
Veterano
# mar/14
· votar


Não conheço muito progressivo, escuto pouco e confesso que não é taaanto assim minha praia.

Mas sobre essa questão de ser ou não um estilo/subgênero legítimo, acho que das músicas que o cafe_com_leite postou, só o AaL talvez justifique uma classificação mais específica, mas ainda assim o "progressivo" da música é bem evidente. As duas primeiras são praticamente o DT e a terceira, mais diferente, ainda encaixa muito bem no prog.

Só fui sentir, digamos, uma necessidade maior de rotular com o post do Gabriel Landim. Acho que a presença dos vocais dá uma definição, uma certa individualidade pro estilo. Mas mesmo sem considerar os vocais, o "feel", a ambientação das músicas é bem diferente do que o café postou, ainda dá pra ouvir as influências progressivas, mas não acho que isso que define o estilo dessas músicas.

(huashuas! Ficou um post meio review de vinho)

BTW, só não curti tanto o álbum do Fredrik (escutei inteiro). A música do Periphery foi a que mais gostei.

Julia Hardy
Veterano
# mar/14
· votar


Desses aí, gosto bastante do Meshuggah. Concordo que o vocal enche o saco em alguns momentos.

cafe_com_leite
Veterano
# mar/14
· votar


TG Aoshi
Sim, é claro que tem muito de prog metal aí, , mas essa agressividade e essas guitarras mais graves se diferenciam bem do prog metal que estou acostumado a ouvir.

Rock With Salad
Veterano
# mar/14
· votar


DJ0NT!!!
Meus favoritos do estilo são Keith Merrow e Jeff Loomis
Aqui vai:





Juntos


Lelo Mig
Membro
# mar/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Gabriel Landim

"Mas nem f#$%ndo.
Me mostre alguma coisa semelhante com alguns dos sons que eu postei ali que tenha sido feita antes dos anos 90 e aí a gente conversa."


Eu havia dito:

A única coisa nova aí é a sonoridade e emprego de técnicas mais modernas........de resto, só muda o "rótulo".

Coloque um vocal gultural, e o peso oriundo do metal, nessa música e imagine o resultado:




Gosto muito de algumas bandas postadas acima.........mas achar "absolutamente" original (e isso nada tem a ver com gostar ou desmerecer), tem muita distância.

Obs Importante: Sempre costumo mostrar bandas antigas. Mas não é com o intuito mofado e datado, com o discurso "no meu tempo era melhor!". Não, não é essa ideia, não sou prisioneiro do passado, ouço, tenho e curto coisas novas.

Mas é uma reverência, a coisas que muitos aqui não conhecem.....é um "dado" cultural, para ouvirem mais coisas, correrem atrás da estória, saberem de onde veio para poderem, vocês, traçarem o "prá onde irei".

Abç!

Insufferable Bear
Membro
# mar/14
· votar


Algumas bandas como o AAL (animals as leaders) flertam bastante com o jazz
Não flertam não. Ouça mais jazz.

Animals as Leaders andava sozinho nesse som
Que? Isso é a coisa mais bizarra que li no fórum, sabe o que é djent e não sabe o que é Meshuggah... =p

isso é apenas "progressivo"
Não mesmo, eu passei muito tempo ouvindo prog e não tem nada a ver não. Tua avaliação tá sendo muito superficial.
Não que sejam original, mas o djent é bem puxado pro minimalismo, o prog é o oposto, uma das muitas diferenças...
E você ainda tá falando prum dos caras mais puxa saco de prog do fórum pra ouvir mais prog...

Eu ouvi um bocado de djent numa época aí, mas o negócio é legal no começo e cansa rapidinho, o pessoal não sai do básico, e o 4/4 que sempre existe na bateria faz tudo ficar meio massante.

Lelo Mig
Membro
# mar/14
· votar


Insufferable Bear

"eu passei muito tempo ouvindo prog" - "prum dos caras mais puxa saco de prog do fórum"

Então, claro, que você conhece o movimento R.I.O (Rock In Opposition).

Você acha que não têm nada a ver? Bom, aí fica subjetivo, porque eu acho que têm muito a ver!

Gabriel Landim
Veterano
# mar/14
· votar


Lelo Mig
Continuo discordando, como falei ali em cima: a necessidade de criar novos rótulos é válida porque existe um limite (tênue às vezes) entre a influência e a originalidade de novos estilos.
Principalmente se considerar que música não é apenas harmonia, melodia e ritmo e levar em consideração o arranjo, timbres, os mais variados tipos de dinâmica, etc.
Não é preciso muito, se for analisar as partes de bateria vai perceber que tem uma puta diferença até porque a técnica do instrumento naquela época não era tão refinada.

Mas valeu pela contribuição, apesar de achar que existe um abismo entre o som deles e o movimento "djent", King Crimson é sensacional (sou fascinado pelo Red e pelo Discipline, ouço desde criança) =D

Rock With Salad

Os dois são pancaaaaaada mesmo! O Jeff Loomis foi um dos principais motivos de eu ter comprado uma 7 cordas...
Eles se uniram recentemente com outros excelentes músicos e formaram o Conquering Dystopia que está para lançar o seu debut.

Insufferable Bear

Eu ouvi um bocado de djent numa época aí, mas o negócio é legal no começo e cansa rapidinho, o pessoal não sai do básico, e o 4/4 que sempre existe na bateria faz tudo ficar meio massante.

Um brinde à todos os "djent" em compasso composto!



Pra quem não é muito fã de vocal, o Periphery na época lançou o primeiro álbum em versão instrumental também, vale a pena conferir.

Insufferable Bear
Membro
# mar/14
· votar


Lelo Mig
que você conhece o movimento R.I.O

Sim. E você falou de um movimento, corretamente, e não um gênero musical. As bandas do R.I.O. não seguiam uma estética só, qual a semelhança entre Henry Cow, Art Bears e Univers Zero? Tirando que Dagmar Krause fez parte das duas primeiras... (é, eu fiz minha pesquisa sim, sei sim um bocado sobre prog)

Agora, todas elas fugiam do minimalismo porradaria que é o Djent, talvez esteja esquecendo uma banda ou outra, mas é óbvio que elas não possuem ligação com essas bandas do tópico.
Ah, talvez você esteja falando de Animal as Leaders, aí sim eu concordo. Mas eu tô pensando em coisas como Meshuggah.

Um brinde à todos os "djent" em compasso composto!
Mas aí que tá, as bandas sempre usam polirritmia e botam compassos compostos, mas ao mesmo tempo a bateria tá porradando no 4/4 sempre. Talvez pra você conseguir bater a cabeça de qualquer jeito, vai saber...

cafe_com_leite
Veterano
# mar/14
· votar


Insufferable Bear
ão flertam não. Ouça mais jazz.

Champs, eu ouço jazz e pra mim isso é passear pelo jazz.




Se pra você isso não tem nada de jazz, talvez estejamos ouvindo estilos diferentes com nomes iguais. E peguei músicas em que tem peças isoladas pra facilitar oque eu quero dizer, posso postar umas 5 músicas do ALL aqui que dá pra ver claramente influência do jazz, até mesmo nos solos do Tosin.

Lelo Mig

Esse seu exemplo do King Crimson é tão próximo do Djent quanto o Beatles era próximo do Sabath. Entenda, não to dizendo que há uma distancia imensa entre as duas últimas que citei. Se formos pensar assim, nunca teria sido criado o Heavy Metal, os Beatles e o Led Zeppelin faziam coisas parecidas antes deles.

cafe_com_leite
Veterano
# mar/14
· votar


Insufferable Bear
Que? Isso é a coisa mais bizarra que li no fórum, sabe o que é djent e não sabe o que é Meshuggah... =p

Por isso que eu disse que pensava, até então não tinha me interessado a conhecer a cena de fato. E eu já tinha ouvido Meshuggah bem antes de procurar conhecer o Djent e não tinha gostado, tanto que expliquei no tópico que iria me reservar as bandas instrumentais por não gostar das com vocais por causa dos guturais. (até rimou bonito)

André Perucci
Veterano
# mar/14
· votar




cafe_com_leite
Veterano
# mar/14
· votar


Lelo Mig
Talvez as bandas que eu tenha postado não tenham representado tão bem o gênero (até porque to conhecendo agora, criei o tópico de gaiato hehe). Mas bandas como essa que o André Perucci postou se distingue de qualquer coisa metal que eu ouvi até hoje, não totalmente diferente, mas muitas características se diferem de um prog metal ou de um death metal por exemplo.

André Perucci
Veterano
# mar/14
· votar


encheção de saco esse bang de "é djent", "djent não é genero" blablabla, ou resume tudo em rock só ou vai rotulando mesmo, nunca dei a mínima.

tem muita parada boa na cena (djent ou só rock pra quem é chatão)












Insufferable Bear
Membro
# mar/14
· votar


cafe_com_leite
Eu conheço Animal as Leaders, e não passeia pelo jazz.

O negócio é que eles pegam certos clichês que soam jazzísticos e acham que estão tocando jazz, mas jazz não é isso. É que nem Malmsteen e Jason Becker pensando que toca barroco, ou Marty Friedman com música tradicional japonesa, as semelhanças são superficiais.

Gabriel Landim
Veterano
# mar/14
· votar


Tem brazuca mandando uns Djent cabulosos também hahaha
Só pra mostrar o trabalho do camarada Michel Oliveira que além de tocar muito é super gente fina:

https://soundcloud.com/micheloliveira-1/ibanez-iron-label-8-drop-b-9





Lelo Mig
Membro
# mar/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Insufferable Bear

Amigo, assim como você sou eclético e apreciador de Prog. Mas, talvez por ser mais velho e mais lerdo, tenho dificuldades com estes rótulos, por isso, talvez tenha resistência com eles.

E confesso, fico perdido as vezes...

Animal as Leader é Djent? >>> Prá mim lembra coisas do R.I.O
Messhugah é Djent? >>> Prá mim parece Kreator, Pantera e coisas do tipo.

Entendeu, onde fico feito "barata tonta"? Por isso, prá mim tudo é rock, alguns legais alguns uma bosta......e não pelo fato de usar polirritmia, dissonâncias, técnicas apuradas, guitarras de 200 cordas, e etc........isso não me impressiona mais, só importa se eu gosto ou não.

cafe_com_leite
Veterano
# mar/14
· votar


Insufferable Bear
O negócio é que eles pegam certos clichês que soam jazzísticos e acham que estão tocando jazz, mas jazz não é isso.

Mesmo que seja superficial e coisas clichês (oque eu não concordo nem um pouco) não deixa de ser um flerte como eu disse a cima. Se fosse algo super aprofundado não teria dito "flerte" ou "passeio", que foram os termos que eu utilizei.

A, e os trampos do Tosin Abasi e do Javier Reyes no T.R.A.M. mostram que os caras não nem um pouco besta no jazz. Agora se aquela sonoridade é só um clichezinho do jazz pra você, eu desisto de argumentar.

Ismah
Veterano
# mar/14
· votar


Lelo Mig

Concordei plenamente... Mesmo não sendo da sua época, dispenso os rótulos novos... O vivente peida no meio da música, e vão chamar de furtz metal (furtz em alemão é peido)... Acho que se precisa mais que tocar um som experimental para criar um novo gênero...

Muitas músicas que escutei acima, parecem gêneros fusion... Onde se misturam música eletrônica, metal, dub... Que desde que Led era novidade, se chama progressivo (ou fusion, se for um círculo mais técnico)...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Esse metal moderno chamado DJENT.