O Grande Dilema do Rock/Metal: Vocalista VS Guitarrista e Carreira Solo de Músico Consagrado

    Autor Mensagem
    charvelsocal
    Veterano
    # fev/14


    Fala galera! Blz? Faz um bom tempo que eu não frequento o fórum...

    Resolvi passar por aqui pra trazer à tona uma discussão que tem me intrigado muito ultimamente, e que dá título ao tópico.

    Todo mundo sabe, até mesmo os leigos, que os membros de bandas consagradas de Rock e Metal mais conceituados pela mídia são, obviamente, o vocalista e o guitarrista. Eles são os que, geralmente, mais encapam revistas, que mais são procurados para entrevistas, que comem mais groupies e por aí vai...

    Justamente por isso, por essa maior divulgação, essas mesmas bandas costumam ter problemas justamente pela batalha titânica de egos entre esses ilustres músicos e que, muitas vezes, acaba nos rachas com os quais muitos fãs choram rios de lágrimas, transformam-se em Hulk de raíva ou tem pesadelos à noite.

    Incontáveis são as bandas que tiveram histórias trágicas com esse tipo de relacionamento conturbado. Apenas para citar alguns clássicos exemplos: Guns N' Roses (Slash VS Axl Rose), Dokken (Don Dokken VS George Lynch), Oasis (Liam Gallagher VS Noel Gallagher), Pink Floyd (Roger Waters VS David Gilmour), Van Halen (David Lee Roth VS Eddie Van Halen), entre tantos outros.

    Alguns desse rachas são benéficos. Outros são uma verdadeira desgraça, tanto para os músicos quanto para os fãs. Ora somos presenteados com novas jóias musicais antes impensáveis, ora amargamos uma grande decepção por verdadeiros lixos em forma de CD de áudio...

    Diante disso, gostaria de ouvir a opinião de vcs sobre esse clássico duelo entre Vocalista e Guitarrista no mundo do Rock e do Metal. Se possível, comente também uma banda que tenha passado por isso e tenha seus fãs divididos por isso.

    Agradeço os comentários de vcs, espero que sejam bastante interessantes. Grande abraço!

    P.S: Não há espaço para comparações infantilóides aqui, do tipo "Fulano é 63726242627281772 vezes melhor que Ciclano" e talz.

    charvelsocal
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Foi mal, escrevi o título errado. O certo é: O Grande Dilema do Rock/Metal: Vocalista VS Guitarrista

    Darkalexjb
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    O que eu acho? eu acho que essas brigas são de fato, um desperdicio na maioria das vezes.

    O que eu acho? eu acho que mais do que simplesmente ser "o guitarrista" ou ser "o vocalista", os membros mais importantes são o compositor, e o arranjador.

    Roger Waters, tocava nada com o baixo dele. mas foi o principal lider conceitual do pink floyd na era de ouro.

    Era justamente este o motivo que deixava ele em uma posição privilegiada. porque se não fosse os versos do Roger waters e sua genialidade para as composições, o que seria ele contra o Grande musico, arranjador, guitarrista, e vocalista David gilmour?

    O que eu estou querendo dizer, é... a questão não é "o cantor" x "o guitarrista".

    E sim "O Cantor & Guitarrista ou arranjador" X "O Compositor".

    Compor é um DOM, cantar ou tocar guitarra não.

    Não estou desmerecendo David gilmour. pelo contrário, ele sempre foi a minha principal inspiração. Foi o criador e arranjador das melhores musicas do Pink Floyd, inclusive também escreveu a melhor musica deles.

    Mas em outros casos, como Guns n' roses... a briga acontece entre Axl e Slash... não posso nem falar nada né? O Axl cantava, e compunhava. era simplesmente a alma da banda. o que fez ele se ferrar foi o modo que o grupo acabou, ele acabou sendo o vilão, e Slash o "Mocinho"... mas o Axl é muito mais musico que esse tal de Slash.


    Pega bandas como Bon jovi. ambos Richie sambora e Bon jovi fazem parte de uma parceria de composição de muito sucesso. nenhum cria mais musicas que o outro, é isso o que fez eles serem uma banda vitoriosa com mais de 35 anos de carreira sem nenhuma troca de integrante.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    charvelsocal

    O povo têm uma visão muito glamourosa desse mundo "rock star".

    A receita é muito simples.....

    Pegue 4 caras jovens, testosterona à milhão, e os coloquem em um estado de confinamento......avião/ônibus >>> show >>> hotel >>> avião/ônibus >>> show >>> hotel >>> e assim infinitamente.

    Agora, coloque por cima uma pitada generosa de álcool, de drogas, de vagabas e de futilidades que o dinheiro pode comprar.

    Refogue com fama, capas de revista, televisão, paparazzis e uma legião de fãs idiotas te promovendo à "deus"!

    Cara, de boa............anormal seria não brigar, após um tempo, sob esta situação.

    Ok, você pergunta dos vocalistas/guitarristas...mas é simples, eles estão numa posição de destaque, principalmente no rock.

    Vocalista é o centro das atenções, ninguém gosta de vocalista que não têm performance, então a própria banda escolhe o cara mais "aparecido" que puder.

    E guitarrista idem, porque guitarra no rock é como bola de futebol em jogo de futebol, simplesmente têm que ter.

    Nessa, os baixista e bateras, ficam na deles....engordando a conta bancária e vendo o circo pegar fogo.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Bon jovi
    é isso o que fez eles serem uma banda vitoriosa com mais de 35 anos de carreira sem nenhuma troca de integrante.
    o baixista

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Darkalexjb

    Cara, desculpe mas....

    "Richie Sambora e Bon jovi fazem parte de uma parceria de composição de muito sucesso. nenhum cria mais musicas que o outro, é isso o que fez eles serem uma banda vitoriosa"

    Você esta sendo um pouco poético em relação a isso....

    Eles podem até ser amigos, se gostarem, terem respeito e etc...mas John Bon Jovi, MANDA na banda, é o dono e dá as ordens! o resto é funcionário e aceita ou tá na rua.

    Tanto é que eles vivem excursionando com guitarristas contratados, porque o Sambora, vira e mexe, tá em clínica de reabilitação por problema com álcool e drogas.

    Mas, John Bon Jovi e sua empresa, nunca vão desmarcar um show ou adiar um compromisso profissional, por conta das recaídas de Sambora.

    Amigo, se Sambora não aparecer, ele que se fode, porque o Bon Jovi sempre teve reserva pro lugar dele.

    Turnê recente do Bon Jovi (julho de 2013) sem Sambora, coisa muito comum e que ocorre direto.


    (Não consegui postar o link do Youtube, digite "Bon Jovi - (Live - Etihad Stadium, Manchester, 2013" que você vê.

    Simonhead
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: Simonhead
    · votar


    Van Halen (David Lee Roth vs Eddie Van Halen)

    Desde sempre, EVH e DDLR nunca se entenderam como amigos. O Dave meio que entra na banda (na 2ª audição) apenas porque o EVH estava cansado de cantar Cream e eles (como trio) não queriam mais pagar aluguel pelo PA que o Dave era dono. Nunca foram buddies, mas é ai que morava/mora o segredo da banda.

    ROo
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Darkalexjb
    Compor é um DOM, cantar ou tocar guitarra não.
    Dom?
    Compor é estudo, trabalho e prática, estudo de teoria musical, análise de outras peças, estudo dos instrumentos, do gênero e etc. Assim como guitarra, violão, ou ser arranjador, é estudo, estudo, estudo, prática, prática, prática.
    Se fosse dom não teria na faculdade as matérias de composição, arranjo, análise ou percepção. E acredite, da um trabalho desgraçado, compor é um estudo/prática diária.

    Tem a treta Blackmore x Gillan também, até tem uma música engraçada do Who do We Think we are que é uma clara referência ao Blackmore:




    renatocaster
    Moderador
    # fev/14
    · votar


    charvelsocal

    Foi mal, escrevi o título errado. O certo é: O Grande Dilema do Rock/Metal: Vocalista VS Guitarrista

    Título do tópico corrigido!

    charvelsocal
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    renatocaster

    Muito obrigado amigão!

    Julia Hardy
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: Julia Hardy
    · votar


    Algumas parcerias como as citadas são exemplos de pessoas que se completam artisticamente, independente de se odiarem no âmbito pessoal. Mas, no final, prevalece a máxima "manda quem pode, obedece quem tem juizo". Foi assim com Van Halen, Black Sabbath, Metallica, Guns, Bon Jovi, Sepultura, Iron Maiden, Kiss, Whitesnake, Dio etc.




    Oasis (Liam Gallagher VS Noel Gallagher

    Discordo aqui. Noel era o guitarrista, compositor e eventual vocalista já que, por vezes, teve que assumir a bronca na ausência do irmão xaropeta. Musicalmente, Liam não apitava nada. Teve sorte de não levar um pé na bunda antes da banda ficar famosa. Mas, tanto faz. Continuo não gostando desses babacas.

    Compor é um DOM, cantar ou tocar guitarra não.

    Besteira. Composição é um exercício de erro e acerto. Sabe aquela história de 10% inspiração e 90% transpiração? É por aí.

    Darkalexjb
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Não digo composição do arranjo das melodias, e sim composição das letras.

    E quando digo que é DOM, digo isso porque você não precisa ser formado em filosofia, ter mestrado em literatura, e ser muito intelectual para compor letras que nos fazem pensar de uma forma diferente.

    E segundo LELO MIG.

    Não sei. pra mim Richie Sambora sempre teve uma importancia quase igual a jon bon jovi para com a marca "Bon jovi".

    Não só como um guitarrista, mas também como o vocalista em ocasiões, parceiro de composição, e genio da musica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O Grande Dilema do Rock/Metal: Vocalista VS Guitarrista e Carreira Solo de Músico Consagrado