[Ajuda] Indecisão Musical ?!

    Autor Mensagem
    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: Jeff.guitar


    Boa tarde galera do FCC...

    Eu queria compartilhar algumas dúvidas minhas, e indecisões, por mais que eu saiba que a palavra final será minha, pelo fato de não me conhecerem, eu gostaria, e muito, que descem suas opiniões, absorverei todas as palavras que disserem com um filtro de bom senso.

    É o seguinte:
    Estou ao final da minha graduação que no caso é em Engenharia Elétrica (com ênfase em Controle a Automação) e estou muito bem profissionalmente, obrigado. MAS, não estou 100% com minhas atividades, pensei em inclusive fazer a música deixar de ser uma atividade secular. Mas obvio que estou com os pés no chão... Estou galgando um espaço para mim.

    Onde quero chegar com está conversa?
    É o seguinte, eu toco guitarra, mas eu gosto de vários instrumentos, principalmente bateria, que foi meu primeiro instrumento que toquei com banda e etc.; Só que eu tenho pouco tempo para estudar, baixo, teclado, e bateria; o instrumento que eu mais pego, além da guitarra é o violão, só que é o seguinte, eu não sei até que ponto, este meu apreço por outros instrumentos me ajuda musicalmente falando.

    E eu entrei em uma crise de estudos, eu estou achando monótono estudar, não consigo ter gosto pelo estudo de instrumento, e eu queria ser profissional, não como guitarrista, mas como musico, parece meio discrepante dizer que quero ser músico e não gosto de estudar, mas entrei neste dilema... Por outro lado, meu conhecimento da minha área profissional me ajuda muito na área de produção, por conhecer muito bem sobre software e hardware, ao ponto que eu consiga criar ou modifica-los.

    Outra, eu sou atucanado com os timbres das coisas, como a musica soa, a batera casando com o baixo, a pegada da guitarra harmonizando com a banda, como os instrumentos estão sendo timbrados na hora da gravação, e eu fico todo louco dentro de um estúdio, poderia ficar dia enfornado dentro de um estúdio, gravando, mixando e etc...

    E aí, eu parei para pensar e conversando com minha noiva (sim, eu desabafo com ela kk’)...que com toda esta viagem minha, se não era mais vantagem eu tentar entrar no meio da “Produção Musical”, pois eu já ajudei alguns conhecidos e o pessoal gostou do meu trabalho, e eu me senti muito bem fazendo isto, mas o medo de sentir falta do palco, é grande ^^

    Opinem aí pessoais, e contam alguma experiência, caso tiverem.
    Abraço

    JunioR.R
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Prepare-se para ouvir muitos "se é o que vc quer, va em frente".heheheheh

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    JunioR.R
    Prepare-se para ouvir muitos "se é o que vc quer, va em frente".heheheheh
    Em alguns casos até parece legal, já em outros, é quase empurrar o cara a precipício abaixo kkk’ mas valeu velho.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Pow galera, ajuda aí õ/

    Mu_Cephei
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Já que você manja de software, bora criar uns plugins vst?

    Bom...difícil dar opinião...mas posso te dizer que você não deve ter medo de mudanças, isto é, se por qualquer razão você está desmotivado no instrumento e pretende se dedicar à outra área, simplesmente vá. Se depois de amanhã você quiser voltar ao instrumento, volte. O tempo que você "gastou" em outra área não é tempo perdido. Nesses casos tudo é acréscimo.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Jeff.guitar
    Você chegou num ponto crucial.
    Deve estabelecer prioridades.
    O dia só tem 24 horas e não dá para fazer tudo o que queremos.
    A música é importante mas a atividade profissional no seu atual estágio deve vir primeiro.
    E a medida que você for assumindo mais compromissos na vida o tempo encurta mais.
    Trabalho, Estudo, Família, Namorada (depois esposa e filhos), vida social, esportes, saúde, diversão, religião, descanso e ócio e muito mais.
    Novas obrigações surgem, e toda pessoa na sua idade passa por isto, e infelizmente algumas atividades temos que deixar de lado.
    E na era que estamos vivendo diariamente somos bombardeados com excesso de informação de coisas que gostamos, mas que não temos tempo para dedicar.
    O tempo é controlado por nós mesmos, quanto mais ocupado melhor.
    Nós fazemos o nosso tempo render.
    E assim não devemos desperdiçar o tempo, pois não volta mais.
    É óbvio que o descanso é ócio também são importantes, mas nada de exageros.
    Todo o dia o Sol Nasce de novo, e assim sempre é tempo de se organizar.
    Continue com a música, na verdade não existe conflito a questão é apenas de distribuição de tempo.
    Quanto aos instrumentos penso que quanto mais se sabe tocar melhor.
    Entretanto você deve priorizar algum, da mesma forma como as outras coisas da vida.
    E tudo é relativo, o que é prioridade hoje, amanhã pode não ser.
    E a medida que você adentrar mais no trabalho profissional e progredir, mais tempo à sua atividade profissional vai exigir, muitas horas e horas de trabalho.
    Quanto as oportunidades de trabalho profissional deve ficar atento.
    Se você esta estudando engenharia, deve ser porque lá atrás já estabeleceu uma prioridade, e assim deve se preparar para adentrar na profissão que escolheu, e aqui não cabe qualquer indecisão.
    O importante é aproveitar as boas oportunidades que vão surgir e adaptar-se na linha do tempo, não existe uma receita só.
    Pois tudo esta em movimento, e tudo se modifica.
    Se aqui desse para escrever tudo, mesmo assim não se escreveria tudo, pois cada caso é um caso.
    Mas tem que ter em mente um projeto de vida, que exige um certo planejamento do vai que fazer, sempre com objetivos bem claros.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Mu_Cephei
    Já que você manja de software, bora criar uns plugins vst?
    Já pensei, mas é muito trabalhoso kkk', o máximo que eu fiz, foi modificar a .dll de um para soar diferente, nestas eu tirei uma clipagem que nada na minha mix, com o compressor do reaper, acho que era o Reacomp, algo assim.

    Bom...difícil dar opinião...mas posso te dizer que você não deve ter medo de mudanças, isto é, se por qualquer razão você está desmotivado no instrumento e pretende se dedicar à outra área, simplesmente vá. Se depois de amanhã você quiser voltar ao instrumento, volte. O tempo que você "gastou" em outra área não é tempo perdido. Nesses casos tudo é acréscimo.
    Eu fico receoso pela questão de ‘tempo’ mesmo, com medo de jogar tempo fora, e talvez até dinheiro, sendo que andei procurando uns cursos de “Composição e Arranjo” e uma procura muito forte em cursos de produção (mixagem e master).
    Acho que vou separar uma grana para fazer um ‘homeStudio’ maior e tal, para poder gravar até bateria e tal, e eu vi uma DW linda, branca, mas... Era a serie5, as outras são absurdamente caras. E aproveitar e estudar um pouco de bateria, e começar a gravar tudo o que tiver em mente, e meio que deixar as coisas rolarem.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Adler3x3
    Valeu velho, deu para dar uma reflexão... Mas tem um ponto complicado, é que as vezes eu penso: Eu poderia ser feliz como Engenheiro e tal, mas será que eu não seria mais feliz, fazendo outra coisa, que seja com musica, produção e etc... Tentei criar tantas coisas no meio eletrônico já, mas isto não me atrai tanto, e realmente o problema de responsabilidade, com o tempo só piora =[

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Jeff.

    Não existe uma receita.
    E felicidade plena também não existe.
    O que existem são bons momentos na vida.
    A felicidade seria a plenitude, mas tudo nesta vida nunca fica por muito tempo no pico, tudo oscila.
    E temos a nossa vida social, a infelicidade dos outros nos atrapalha, e nós também atrapalhamos os outros com as nossas frustrações.
    Para um pobre pescador a felicidade pode estar em sair para o mar.
    Para um rico sair num Iate pode ser tedioso.
    Continue com a música, lembro não existe conflito aqui, muito pelo contrário, a música só vai ajudar.
    A ideia de um home studio com espaço para gravações é muito boa.
    E todo o trabalho por mais que tenhamos aptidão para realizar, tem partes chatas.
    Todo trabalho tem mais coisas chatas do que boas, mesmo na produção musical.
    E assim não importa se é chato ou não temos que fazer.
    Se temos que fazer, vamos fazer com uma atitude positiva superando as chatices.
    E assim temos que ser felizes com o que temos e com as oportunidades que a vida nos oferece.
    E a música pode no futuro ser uma opção, um plano "b".
    Só que é fácil dar dicas na vida dos outros, e o tal do plano "b" na verdade só existe nas grandes organizações e no plano estratégico e olha lá.
    É fácil dar conselho.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Adler3x3
    Valeu velho, realmente é bem complicado, pegar um objetivo e se atirar.
    O que eu tenho feito, é me focado no trabalho, e e sempre que posso, vou tocar com os amigos, mas... o complicado é que eu sou atucano, por exemplo agora, eu no trabalho, pensando nisto, e com a cabeça girando ainda kk'
    O fod@ na decisão, é lembrar que no final do mês as contas virão, e tem que pagar, não tem jeito kk'

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Jeff.

    Você usou a palavra certa.
    "Foco".
    Manter o foco no que você priorizou.
    Foco é atitude é não se dispersar.
    Se manter o foco não fica indeciso.
    A indecisão é que nos atrapalha.
    Uma coisa é a teoria outra coisa é a prática.
    E Foco é prática.
    E as interrupções causadas pelas mídias são inevitáveis.
    Agora mesmo neste instante, estamos fora de foco numa rede social.
    Falar é fácil, difícil é fazer.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: Jeff.guitar
    · votar


    Adler3x3
    Eu sou muito disperso kkk’
    Manter o foco para mim está sendo muito complicado, por causa de algo que você mesmo já citou, e faz parte do título do tópico, ‘indecisão’.
    Eu gosto de engenharia e levar a música (guitarra) com algo mais secundário, tipo quando sobra tempo. Mas não há como negar que eu iria preferir estar enfurnado em um estúdio, na rua e etc.

    Além de ser um saco, sou muito prejudicado por fazer algo, pensando em outra coisa... talvez isto seja até uma fase, se for, que passe logo kkk’

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Jeff.

    Fazer algo pensando em outra.

    Desde que faça bem feito não tem problema, e tudo depende do grau de concentração que cada coisa exige.

    Olhando por outro lado dento da situação atual.
    O trabalho é necessário.
    A música é um hobby, uma diversão um descanso.
    E aí surge uma máxima que me lembrei:
    "Para poder descansar primeiro tem que se cansar".
    Pois o primeiro é que garante o pagamento de tudo, inclusive das coisas para descansar.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Adler3x3

    Desde que faça bem feito não tem problema, e tudo depende do grau de concentração que cada coisa exige.

    Ganhei aumento mês passado, a questão não é com meu trabalho, qualidade, e sim eu com ele, minha satisfação e etc.

    Olhando por outro lado dento da situação atual.
    O trabalho é necessário.
    A música é um hobby, uma diversão um descanso.
    E aí surge uma máxima que me lembrei:
    "Para poder descansar primeiro tem que se cansar".
    Pois o primeiro é que garante o pagamento de tudo, inclusive das coisas para descansar.

    Até aí, tudo dentro do normal, e faz sentido, o complicado, é quando eu fiquei pensando em trocar de carro, pegar um mais barato, para comprar equipo, a futura esposa ficou louca, tu não quer casar e blablabla kkk'

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Jeff.

    Rss...
    É assim mesmo.
    A medida que nos envolvemos as nossas prioridades muitas vezes ficam em segundo plano.
    Demorei dois anos para comprar um segundo teclado após decidir comprar, pois primeiro tinha que atender outras necessidades da família.
    Agora imagine você montar um studio completo, primeiro vai ter que fazer uns agrados para ela, para depois logo na sequência aparecer com os equipamentos, mas mesmo assim vai reclamar.
    E não pode deixar ela se acostumar em mandar em tudo, pois daí a coisa complica.
    E neste caso talvez a solução seja ir montando aos poucos, e isto como você sabe é uma coisa que não fim, sempre vai ter outros equipamentos e softwares para comprar.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Adler3x3
    Aí que mora o perigo, eu próximo de um casamento, virão alguns gastos e etc, daí para e pensar, tenho eu comprar tal coisa antes de casa kk’, porque depois...
    Mas ela até que é liberal demais, ela fica louca quando eu chego com um ‘pedalzinho’ em casa, mas louca de faceira, mas tem que ser bem colorido kk’.
    Mas penso que depois que nos formarmos, ela faz arquitetura, acho que as coisas melhoram daí sobrando um dinheiro para comprar aquelas coisas que nos satisfazem o ‘ego’, o cara vai trabalhar acho que com mais vontade, fod@ é agora, o cara ir trabalhar e não sobrar para comprar nada, ou quase nada kkkk’

    O problema da mulher é com bolsa, nunca tem suficiente, que merda isto velho kk'

    Ismah
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Adler3x3

    Mais uma vez a voz da experiência. Me agrada ouvir vc opinar nesses quesitos.



    Jeff.guitar

    Jeff, tenho 19 anos, desde os 12/13 na música, como músico e roadie/técnico. Posso dizer que não é um mundo fácil, ainda mais quando se tem uma família nas costas. Mas se é ali que vc encontra a felicidade plena, siga. EU estou seguindo, tropeçando nas pedras do caminho, verdade, mas também comendo as frutas doces.

    Sou feliz assim, mas penso que com sua formação deverias juntar a fome com a vontade de comer... Se pergunte o que sua formação pode fazer apara ajudar o mundo da música...

    Eu vejo N necessidade de softwares, por exemplo, uma central onde eu pudesse controlar ritmos de teclado, e endereçar cada canal MIDI para um VST, assim, fazendo a alegria de uns forrozeiros/baileiros por aí kk

    Flipe J.
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Vou resumir minha opinião:
    Vc deve tentar ir a frente nessa sua ideia MAS deve estar ciente dos riscos e ter um plano B.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Ismah
    E eu sei que não é um mundo nada fácil, por isto o receio, mas vou tentar levar o emprego atual, com a vida do lado musical junto kkk'

    Flipe J.
    Se eu seguisse meu coração (jogar-me na música, sendo como músico ou produtor), meu plano B seria a engenharia, que aos trancos e barrancos, vou terminar õ/

    Ismah
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Jeff.guitar

    Não disse para desistir, mas que relevasse suas prioridades e necessidades (como manter uma família), acima de amor pela música. Se destacar mesmo sendo um excelente músico é difícil, até vc estabelecer um status, pode demorar mais que o esperado.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Ismah
    Sim eu entendi, e não vou desistir, apenas vou levar os dois juntos, e se a vida der a oportunidade de começar a viver somente de música, em estúdio e etc, ótimo, senão será um hobby;

    Marquezin
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Jeff.guitar

    Mas penso que depois que nos formarmos, ela faz arquitetura, acho que as coisas melhoram daí sobrando um dinheiro para comprar aquelas coisas que nos satisfazem o ‘ego’, o cara vai trabalhar acho que com mais vontade, fod@ é agora, o cara ir trabalhar e não sobrar para comprar nada, ou quase nada kkkk’

    Isso é um ponto importante, acredito que nesse post você tocou em um ponto importante, que é acredito eu o maior de todos, as prioridades.

    Lembre-se, você vai se casar e as suas prioridades deixarão de ser somente sua, serão dela também, mas ela também tem prioridades e essas serão também sua.
    É aí que você tem que se focar e procurar as respostas.

    Qualquer decisão que você tomar, você tem que levar em consideração o impacto que isso terá na vida DELA quando casados, não somente na sua, assim como o contrário.

    Um dos grandes problemas, é que muitas vezes uma parte toma decisões que de uma certa forma obrigam a segunda a entrar de cabeça também, nem sempre observam se a esposa/marido quer isso realmente.
    Pode ser nesses casos, que você até escute uma palavra de apoio, mas pessoa te ama, é claro que ela vai apoiar, mesmo não concordando e mesmo sabendo que o seu plano vai de encontro com os planos dela.

    Bom, é minha opinião...

    Eu não posso responder a sua pergunta do tópico, acho que ela só poderá ser encontrada por você mesmo.

    O que posso dizer é que pelo que você escreveu e pelo rumo que sua vida está tomando, você não poderá decidir isso sozinho e quando vier o "acordo", avalie como o impacto dessa decisão afetará a vida da sua parceira no futuro, não somente o seu, pois o que for bom pra você tem que ser igualmente bom pra ela.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: Jeff.guitar
    · votar


    Marquezin
    Obrigado o apoio aí..
    Eu realmente não esperava que alguém falasse algo e eu disse, é isto aprovo e vou tocar o terror kk', é complicado.
    Esperava isto mesmo que a galera se propôs a fazer e agradeço, que foi darem suas opiniões sobre este lado, comentar uma experiencia, dialogar, apoiar, ajudar-me a pensar em algo.




    E agradeço o pessoal, apesar de não ter tomado uma decisão completa e/ou definitiva, lendo o que foi escrito e pensando, ao menos me deixou menos agoniado com que rumo as coisas irão tomar.

    E realmente, ela (minha futura esposa) é muito importante e tem me ajudo e muito, por mim eu torrada o dinheiro em equipo e comia arroz e chuchu, se sobrasse dinheiro kkk', mas ela é mais centrada e dá um apoio legal, a opinião dele, é importante também, muito alias.

    Valeu o apoio.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    não entendo o dilema
    faça como muita gente:

    - siga sua profissão de engenheiro elétrico

    - tenha uma banda que toque nos fins de semana, já que tem a profissão acima, da pra ser um pouco mais seletivo na hora de escolher lugar pra tocar, não precisa ser 300km de casa e não precisa ser em putero ou outra espelunca, claro que os outros músicos também tem que ter outra profissão

    - e a noite no lugar de assistir novela faça produção musical

    Ismah
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    fernando tecladista

    Creio que banda que é banda tocou uma vez em puteiro, a 300km de casa. Penso que essa é a graça, viajar, se virar com gambiarras...

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Ismah
    isso é, mas entendo que se a pessoa tem outra renda (mesmo que eu ganhei dinheiro também com música, estudio loja...), estava casado ou enamorado, sair no sábado as 4 da tarde e voltar no domingo as 8 da manhã e depois tirar o resto do dia pra dormir e segunda encarar o trampo, não dá muito certo, querendo ou não o cara fica mais seletivo

    Ismah
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    fernando tecladista

    Ahm, sendo solteiro dá certo, mas realmente mulher nenhuma guenta só lavar cueca suja kkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Ajuda] Indecisão Musical ?!