Abrir loja de instr. em cidade pequena

    Autor Mensagem
    William Marques
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: William Marques


    Boa tarde pessoal!

    Estou estudando a possibilidade de abrir uma loja de instrumentos aqui em minha cidade. Já andei pesquisando sobre o assunto aqui no fórum, mas há variáveis específicas no meu caso:

    1. Minha cidade possui apenas 18 mil habitantes;
    - Mas NÃO é uma cidade com um índice de crescimento favorável...
    2. Não há lojas concorrentes;
    - Os músicos são obrigados à visitar a cidade vizinha (à 20 km) para conseguirem um simples jogo de cordas;
    3. Há considerável procura no cenário musical;
    - Há, pelo menos, uns 5 professores de música na cidade. Somando a média de alunos de todos, daria em torno de uns 300 músicos (grande maioria iniciantes) que consomem mensalmente algum tipo de insumo e adquirem novos instrumentos;
    4. Não há muitos lugares "privilegiados" como ponto comercial;
    - Mas como a cidade é pequena, todo mundo se conhece, creio que não seja tamanho agravante em comparação à grandes cidades;
    5. Sou músico, mas nível iniciante/intermediário;
    - Não tenho muito conhecimento prático em música, mas passo boas horas "estudando" reviews de equipamentos, lançamentos, timbres, madeiras, características técnicas sobre vários instrumentos... (se gastasse todo esse tempo treinando velocidade, botava o malmsteen no chinelo hehe). O que pesa mais para mim montar a loja? Fazer solos virtuosos ou conhecer bem as características do "peixe" que estou vendendo?;
    6. Com R$100.000,00 é possível iniciar uma loja com boa variedade, tendo em vista o tamanho da cidade e público-alvo?
    7. Seria necessário contratar funcionários para a loja, mesmo sabendo que teria movimento pouco frequente?

    Obs: Pretendo montar um site bem bacana para vender também pela web, ou ao menos catalogar as coisas e informar preço para consulta. NENHUMA loja da região possui site e sempre achei isso um ponto importantíssimo para uma loja de instrumentos...

    Agradeço desde já a opinião de vocês :)

    dibass
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    William Marques
    Primeiro de tudo: Tu precisa ser administrador com tino de empreendedor. Isso muito mais que ser músico.
    Obviamente tem que se conhecer bem o produto que vende.

    Você precisa conhecer bem seus futuros clientes (o que pra você deve ser fácil) e assim considerar os produtos a vender na loja.
    Ex.: Não adianta tu socar Takamine e Fender no seu mostruário se os clientes estão dispostos apenas a comprar Gianinni ou no máááximo condor.
    Segue essa lógica para todos os produtos.
    Por a cidade ser de interior a lógica é que o sertanejo predomine, logo foque no violão, viola, sanfona, etc. depois em instrumentos mais "Rock n' Roll".

    Te indico procurar auxílio de outros empresários/administradores para tu ter uma ideia prática do lance de abrir um negócio.
    Ter o auxílio de um contador é fundamental para gerir suas finaças. Desde abrir empresa, nota fiscal, impostos, etc.

    Torno a dizer, ser músico é muito importante, porém ser empresário e administrador é fundamental para que o seu negócio dê certo.

    No mais, muita sorte pra ti. E muito sucesso na loja..


    P.S. Não se esqueça de coisas básicas como uma faxada bonita, loja limpa e organizada. Vitrine com instrumentos bonitos (e de custo baixo), etc..
    Sugiro que vá a lojas maiores do mesmo setor e veja como eles fazem, na dúvida copie.

    Valeu!

    JJJ
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    No teu caso, pelo tamanho da cidade, eu te aconselharia trabalhar só com acessórios basicamente (corda, palheta, baqueta, cabo, essas coisas que todo músico TEM que comprar eventualmente). Ficar com instrumento caro empatando capital por um tempão (e cheio de moleque pedindo pra experimentar - e não levar!) é prejuízo na certa...

    OFBRITO
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Obs: Pretendo montar um site bem bacana para vender também pela web.

    Essa observação é a mais importante.
    Veja no mercado livre as lojas guitarshopce e a phimports. Estão dominando quase todas as vendas, e nenhuma delas tem loja física. Comece como virtual. Se o negócio esquentar vira física.
    Outra super dica é na hora da compra. Ganha dinheiro quem sabe comprar. Se você se especializar em algumas marcas (ter poder de compra), pode até conseguir desconto na compra para vender mais em conta e ser mais competitivo.
    Vc pode por exemplo, se especializar apenas em pedais, cabos, palhetas, cordas, etc, ou acessórios, etc, que é realmente o que tem volume de vendas.
    Pode também fazer importação da China ...
    Existem muitas possibilidades.
    Conhecer bem o q se está vendendo é importantíssimo, mas não decisivo.
    Espero ter ajudado um pouco.

    William Marques
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Fala dibass!

    Já trabalhei alguns anos com acessoria contábil e empresarial, então a parte de gestão eu já tenho uma boa bagagem...

    Gostei muito da dica sobre o estilo musical, não tinha pensado nisso... realmente é o sertanejo e músicas gaúchas que predominam aqui, logo, preciso investir mais em violões e gaitas mesmo!

    Grato pela dica!

    William Marques
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Boa dica Ofbrito! também pensei em começar virtual, mas acredito que seja melhor conciliar virtual + físico e começar pequeno, mas com boa variedade!

    Não tinha pensado em importação, também é uma boa né!

    Obrigado pela dica!

    William Marques
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    No teu caso, pelo tamanho da cidade, eu te aconselharia trabalhar só com acessórios basicamente

    Fala JJJ!

    Penso em não investir em instrumentos caros, mas trabalhar apenas com instrumentos "low end" (pelo menos por enquanto). A venda de instrumentos intermediários e profissionais se daria apenas por interesse ou encomenda pela loja virtual e, se o negócio começar a "esquentar" como você disse, teria alguns desses instrumentos em estoque... acho que trabalhar apenas com insumos gerais como você comentou seria bem menos arriscado, mas também menos propício à loja gerar um lucro que pague os gastos mensais... o que acha?

    DOF Hard
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Uma coisa que eu vi e lojas de cidade pequena, os caras metem a faca em tudo,vc até pode fazer isso com acessorios, mas nao com instrumentos, pq se nao os clientes vao andar 20 km pra comprar uma guitarra ou violão em outro lugar.

    Ah, e tem uma coisa que acontece muito em lojas de instrumentos musicais em cidades pequenas, os caras agregam valor, vendendo tbm cameras digitais e celulares por exemplo.

    E claro, vendas virtuais...

    William Marques
    Membro Novato
    # fev/14 · Editado por: William Marques
    · votar


    Ah, e tem uma coisa que acontece muito em lojas de instrumentos musicais em cidades pequenas, os caras agregam valor, vendendo tbm cameras digitais e celulares por exemplo.

    Realmente DOF, acabei de ver isso em uma loja no shopping da cidade vizinha... vendem de tudo um pouco, desde câmeras digitais, celulares até aparelhos de som e TV. Até me veio à cabeça diversificar entre eletrônicos em geral e instrumentos musicais...

    JJJ
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    DOF Hard
    Ah, e tem uma coisa que acontece muito em lojas de instrumentos musicais em cidades pequenas, os caras agregam valor, vendendo tbm cameras digitais e celulares por exemplo.

    Não me lembro onde eu vi, mas passei numa loja um tempo atrás (até tirei foto porque achei engraçado), no letreiro tava assim: "ventiladores e instrumentos musicais"... Putz... Nada a ver! kkkkkkkkkkkk

    William Marques
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Nossa... esse atirou pra tudo quanto é lado kkk

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    "ventiladores e instrumentos musicais"
    garanto que nesse inicio de ano de 2014 estaria vendendo mais ventilador do que instrumentos

    JJJ
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Achei a foto...

    http://i1296.photobucket.com/albums/ag14/jjj_fcc/vent_zpsf650cec5.jpg

    Tirei o nome pra não fazer propaganda... rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Abrir loja de instr. em cidade pequena