Compras internacionais abaixo de US$ 100 não podem ser tributadas

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# jun/16 · Editado por: makumbator
· votar


Del-Rei
Cara, não acho não... O vendedor não teria prejuízo. Ele teria o produto de volta, e eu teria meu dinheiro.

Lojas teriam prejuízo. Principalmente por não terem o produto para venda para outros por ele estar viajando pelo mundo. Outro detalhe é lidar com a burocracia para reaver e recolocar o produto em estoque (tudo isso gera custo).

É por essa razão que tem lojas que não vendem mais para o Brasil. Os produtos se perdem, são roubados e o cliente quer (com todo direito) o valor de volta. Eles acabam vendo que não vale a pena o risco de mandar pra cá.

JJJ
Veterano
# jun/16 · Editado por: JJJ
· votar


esquece...

Del-Rei
Veterano
# jun/16
· votar


makumbator
Outro detalhe é lidar com a burocracia para reaver e recolocar o produto em estoque (tudo isso gera custo).

Cara, acho que isso aí seria no Brasil. Tenho minhas sérias dúvidas se outros países sofrem com uma burocracia tão exacerbada e inútil quanto a nossa.

Entendo que o produto fique viajando e nesse período não possa ser vendido, mas bem ou mal, ele volta ao vendedor e na próxima venda ainda existe a possibilidade de atualização do valor, porque certamente esse produto hoje custa mais do que quando comprei, em março. Vai voltar pro estoque e ser revendido com preço de junho.

No mais... Isso faz parte do risco intrínseco da profissão. O comércio é assim, seja no produto que vem da China ou no que vem do bairro vizinho.

O que não dá é pro consumidor ficar no prejuízo.


É por essa razão que tem lojas que não vendem mais para o Brasil. Os produtos se perdem, são roubados e o cliente quer (com todo direito) o valor de volta. Eles acabam vendo que não vale a pena o risco de mandar pra cá.

Então... Sem falar na demora, mesmo quando são entregues.
A Strings By Mail havia parado de enviar pro Brasil um tempo atrás.
Foda.

Mas veja que ter o produto devolvido é infinitamente menos pior do que ter extraviado e entubar o prejuízo.

JJJ
Cara, vou dar um pulo lá pra ver do que se trata.... Vai que é algo que esqueci que comprei, rs.....

Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# jun/16
· votar


JJJ
makumbator
Entonces, ontem consegui falar pelo telefone com a agência.

Pra minha surpresa, era uma encomenda que fiz um tempo atrás, mas por algum motivo, na hora de fechar a compra deu erro na página. E quando atualizei, gerou um segundo pedido igual. Só percebi quando apareceu o valor sendo cobrado duas vezes no cartão.

Mandei logo um email pra loja, expliquei o ocorrido e solicitei o cancelamento de um dos pedidos. Foi atendido, recebi o estorno no cartão. Semana passada recebi minha encomenda dos Correios, sem imposto, e ficou tudo certo.

Pelo visto, o pedido duplicado, apesar de ter o valor estornado, foi processado pela loja e enviado.

Ontem mesmo mandei um email pra loja e expliquei a situação. Até me dispus a pagar por esse segundo pedido caso eles dessem um desconto. Ou eu recusaria o recebimento e a encomenda voltaria pra eles. Mas deixei a critério deles.

Hoje cedo recebi a resposta... Agradeceram a honestidade e me deixaram eu ficar com o produto (que custa pouco mais de 30 dólares). Considerando a situação no geral, nem me estressei com o tributo cobrado.

Fui até os Correios hoje mais cedo... E claro que deu merda. Já me estressei com o tamanho da fila... Mas ok.... Até que fui atendido...
O atendente me falou que quando recebi o telegrama, a NTS já estava vencida, e eu teria que pagar juros por isso.
Oi??
Já recebi o documento vencido e teria que pagar juros... Surreal.
Obviamente questionei. Só quem poderia resolver isso era a gerente, que estava almoçando.
O mais tosco é o atendente argumentando que os juros são apenas 14 centavos. FODA-SE.

Voltei depois pra falar com a gerente. Ela deu uma desculpa lá e falou que realmente eu não teria que pagar... Voltei no atendente pra enfim pegar a encomenda... O mais bizarro é que o DARF teve que ser emitido, no meu CPF, pra pagamento, inclusive veio no comprovante final os juros supostamente pagos. Mas eu não paguei. Não sei como os Correios se resolvem nisso. Pra todos os fins, eu tenho o comprovante fiscal de pagamento, apesar de não ter pago...

Incrível... Burocracia e carga tributária no Brasil são coisas que nem o mais sábio consegue justificar. É tudo feito pra dar errado.

Um aceno de longe!!!

JJJ
Veterano
# jun/16
· votar


Del-Rei

Porra, tu te estressou por 14 centavos? Tá feia a coisa, hein? kkkkkkkkkkkkkkkk

makumbator
Moderador
# jun/16
· votar


Del-Rei
inclusive veio no comprovante final os juros supostamente pagos. Mas eu não paguei. Não sei como os Correios se resolvem nisso. Pra todos os fins, eu tenho o comprovante fiscal de pagamento, apesar de não ter pago...


Provavelmente a gerente cobre esse valor com recurso da agência e contabiliza isso internamente. Imagino que essa multa vá pra receita, então eles vão querer receber tudo, é claro. Mas para todos os fins você pagou inclusive os 14 centavos, afinal tem o comprovante.

É tudo feito pra dar errado.

O errado é o certo!

Del-Rei
Veterano
# jun/16
· votar


JJJ
Brincadeiras à parte, não era pelo valor em si, óbvio, mas pela putaria que é feita com o contribuinte, que sustenta com muito suor toda essa incompetência pública. Receber um telegrama pra pagamento com nota vencida é foda. Foram 14 centavos, mas podia ser mais. E tenha certeza de que em centavo em centavo de todos que pagam, no final do ano faz uma poupança gorda pro orçamento do governo.
E como a maioria paga, a política de mandar nota vencida não vai mudar.

makumbator
O errado é o certo!

Cara, é um misto de incompetência com descaso, com sacanagem, com resquícios de corrupção.... Não tem como o serviço público brasileiro ser levado a sério.

Um aceno de longe!!!

JJJ
Veterano
# jun/16
· votar


Del-Rei

Sinceramente, acho que o atraso tem muito mais a ver com a inépcia, a lentidão, o excesso de burocracia e tal do que propriamente com querer ganhar a multa, ainda mais quando é irrisória.

Mas é claro que é revoltante.

Del-Rei
Veterano
# jun/16
· votar


JJJ
Sinceramente, acho que o atraso tem muito mais a ver com a inépcia, a lentidão, o excesso de burocracia e tal do que propriamente com querer ganhar a multa, ainda mais quando é irrisória.

Sim. Concordo com você.

Meu ponto é que, bem ou mal, é uma situação extremamente cômoda pro governo, que na verdade cria uma aberração: Ele atrasa no próprio dever de me entregar a nota dentro do vencimento, e eu que tenho que bancar a multa como penalidade por não ter pago a tempo....

O governo é beneficiado pela própria incompetência/burocracia.

Embora possa não ser intencional, é muito conveniente.
Então, por que seriam eficientes?

Um aceno de longe!!!

JJJ
Veterano
# jul/16
· votar


E ai, pessoal do Sul Maravilha? Ta valendo a parada dos 100 dolares? Alguem se arriscou?

Del-Rei
Veterano
# jul/16
· votar


JJJ
Sou do RJ.
Acabei de retirar uns packs de corda nos Correios. Paguei 32 com imposto mais aquela taxa dos Correios. Estavam 10 doletas declarados na nota.

Aqui cobram por menos de 50 dólares, imagina 100.....

Tô falando... Administrativamente a RF vai continuar ignorando essa parada.

Um aceno de longe!!!

JJJ
Veterano
# jul/16
· votar


Del-Rei

Eu estou pensando seriamente em começar a recorrer. Confesso que nunca tive saco, mas isso pode se tornar um passatempo interessante: encomendar coisas até 100 dólares e fazer uma rotina de recorrer ao juizado de pequenas causas (não sei se é esse o "tribunal" correto). Vou começar a me informar...

Del-Rei
Veterano
# jul/16
· votar


JJJ
Tem um camarada (Richie Ninie) que dedicou bastante tempo nessa empreitada e disponibilizou bastante material sobre o assunto.

Ele criou até um site quase que especializado nisso, rs...
http://richieninie-ispbr.rhcloud.com/

E tem um fórum com muita informação também.
http://www.importesim.com.br/topicos/modelo-de-acao-importacao-pessoa- fisica-juizado-especial-federal.443/

Vale à pena dar uma lida.

Um aceno de longe!!!

Del-Rei
Veterano
# jul/16
· votar


Lá vem... Lá vem!!

Governo Temer estuda taxar todas as compras internacionais

Por enquanto é só estudo... Mas pode se concretizar.

Um aceno de longe!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Compras internacionais abaixo de US$ 100 não podem ser tributadas