Projeto Colaborações - Gravando Música Juntos

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# ago/18 · Editado por: JJJ
· votar


tito lemos

Você que sabe, cara, a música tá aberta. E acho que o vocal masculino é só aquele pedacinho que eu coloquei de teste, coisa de 4 frases.

singinglife

Talvez eu ou ele tenhamos usado algum efeito que deu essa impressão. Talvez em alguma track tenha um detunezinho da vida, mas nada me pareceu desafinado (pelo menos não a ponto de me chamar atenção).

Acho que você está ainda mais perfeccionista que eu (que já faço e refaço as coisas mil vezes...) rs

Rochaff
Membro Novato
# ago/18
· votar


singinglife
JJJ
Certamente a maior qualidade q minha guitarra tem é estabilidade de afinacao. Ponte fixa, nut de teflon e travas nas tarrachas, e quase nao enrolo corda na tarracha, apenas o necessario pra dar meia volta. Alem disso, ela esta bem reguladinha pra corda 0.11 e afinei bem c afinador. NO ENTANTO, essas cordas ja tinham 1mes quando gravei. Parece pouco mas ja é o tempo em q preciso considerar a troca, pois suo muito e elas oxidam meio rapido mesmo limpando bem. Então basicamente estou dizendo q pode ser sim q pareca desafinado talvez por conta disso. O Jota comentou de detune, acho q usei sim um phaser no solo antes do último refrao so. Mas acho q vc ta falando da parte final, certo, singing?
Eu adoraria regravar tudo com cordas novas, e posso fazer isso amanha! Sera uma otima desculpas pra trocar as cordas....kkkkk

singinglife
Membro Novato
# ago/18
· votar


JJJ
Poxa J, é muito ruim deixar o negócio com problema. Não precisa ficar perfeito mas tem que estar pelo menos bom, né não? Senão fica tosco e a gente fica perdendo tempo pq o resultado nunca vai prestar. Quando se tem 18 anos blz, mas já tamo muito véio pra isso kkkk
Eu realmente escuto várias desafinadas mas não estou cantando desafinado (pode até ter passado algumas notas).. mas acho que o efeito pode estar mascarando algumas coisas.

A música é cheia de backings, se tito ou você quiserem fazer os femininos, como sugeriu, não tem problema.
Eu acabei fazendo a parte final do zero - dá uma olhada (ainda não acabei - estou mandando em faixa única só para mostrar.. está em alguns canais separados) - e está me dando trabalhinho.
https://www.dropbox.com/s/5o5w3cyjbtts7p9/rascunho%20final%20-%20spend ing-my-time-master.wav?dl=0

Naquela parte do masculino tem tb um feminino 8a acima, pensei colocar a voz só ali e nesse final que estou fazendo (pra pelo menos juntar as coisas), senão vai demorar mais e vi que você está com pressa.

Rochaff
Na verdade, tem vários trechos. Você conseguiu fazer o teste? Seria bom você também testar. Se você puder e tiver esse ânimo para regravar, blz, também não quero tumultuar as coisas por aqui.

Estou dedicando esse fds a fechar toda a voz.

EduJazz
Veterano
# ago/18
· votar


Putz, desafinação eu não escutei não. Pode estar rolando um chorus, detune, como disseram, mas nada que agrida meu ouvido.

De toda forma, meu "escutadô de novela" não é o melhor do mundo, então...

JJJ
Veterano
# ago/18
· votar


singinglife
vi que você está com pressa.

Eu só estava brincando no "modo ameaça"... kkkkkk
Pode fazer os vocais com calma aí.

Eu também quero que fique bom, lógico. Mas, por experiência própria, se eu ouvir mil vezes uma mix, sempre vou achar algo pra mexer. Se uma hora eu não largar, não fica pronta nunca... Esses dias, remasterizei uma música que tinha começado uns 10 anos atrás! hehehe

Isso sem contar o efeito da fadiga auditiva, que embaralha nossa percepção, para o bem ou para o mal, se ouvirmos muito uma música, sem parar.

Rochaff
Membro Novato
# ago/18
· votar


singinglife
Nao consegui fazer o teste na minha DAW. Apenas ouvi novamente a mix do Jota e não notei nenhum problema. Mas acho que meu ouvido não é muito sensível com isso. Vou tentar jogar algum pluguin la nas guitarras pra ver, acredito que exista algum que indique se a afinação está batendo (JJJ sabe se algum plugin faz isso? tenho o pacote da waves e os nativos do reaper atualmente!)
Eu não teria problema nenhum em regravar pelo contrário, até gostaria pois resolvo problemas de execução também. E preciso trocar as cordas, se não tivesse um propósito eu não trocaria! E outra, ter q regravar é um motivo pra eu tocar...pq to muito parado e essas atividades aqui do fórum são as unicas atualmente q são capazes de fazer eu me mexer. Preciso retomar as composições!
Inclusive outra fonte de desafinação é o fato de eu estar meio parado ultimamente. Tenho a mão meio pesada e pode até desafinar as vezes pq afundo demais ou pq deslizo elas pra cima ou pra baixo...isso é falta de treino!
Bom, sou da opinião que, se a maioria não está ouvindo o problema, então poderiamos deixar passar CASO já estivesse tudo gravado. Como ainda ta faltando algumas partes e eu regravar não vai interferir no tempo, posso regravar sem problemas!

singinglife
Eu entendo perfeitamente que temos que dar o nosso melhor sempre, mesmo nesses projeto que tem como principal finalidade a diversão. Só que o que o JJJ falou é verdade, probleminhas pequenos as vezes são suficientes pra fazer alguém parar no tempo e o projeto todo pode ficar esquecido por conta disso. Um ótimo exemplo disso foi o CD aqui do FCC que muita gente se envolveu, compos musicas incríveis (acho que ja tinha pelo menos 8 musicas prontas, todas de alto nível) e no final das contas o CD nunca saiu pq faltou uma ou outra coisa. Pesquisa aí na busca depois: CD FCC 2012. Foi um projeto animal, mas acabou sendo esquecido por conta de detalhes, ao meu ver.
Isso acontece em todo lugar e o tempo todo, não é só aqui ou só na musica.

Rochaff
Membro Novato
# ago/18
· votar


Mas so pra deixar claro: tenho animo, disponibilidade e vontade pra regravar tudo. Como falei, ate vou gostar de fazer isso pq terei um motivo pra trocar as cordas e pra tocar, alem da vantagem de poder limpar a execucao!

JJJ
Sobre a batera de HOTM, to devendo msm! Acho q hj a noite mando!

EduJazz
Veterano
# ago/18
· votar


Ainda sobre Roxette: por mais que seja só um "detalhezinho", pode ser que eu regrave a guitarra slide. Motivo: comprei um Lap Steel, é divertido demais e a execução fica mais "limpa". Não sei se terei tempo, mas, se tiver, tentarei.

Sobre Asia: temos a batera, a voz e a guitarra. Já temos baixo? Estou sem baixo no momento, e sem talento desde o nascimento... acho que nessa vai sair coisa boa (sempre sai, mas essa música é muito massa). Sobre as guitarras, acho que rola tentarmos um arranjo "compartilhado"... o que acham?

JJJ
Veterano
# ago/18 · Editado por: JJJ
· votar


Rochaff

Pode regravar o quanto quiser, mas tem uns trechinhos "mágicos" ali... Não gostaria de perdê-los, por causa de detalhes.

O EduJazz me sugeriu uma música da Aretha Franklin pra eu ouvir em outro tópico. Voz estourada no mic, faltando grave, um monte de "problemas" de gravação... So what? Musicão. É o que importa.

Eu mesmo enveredei por uns caminhos exageradamente técnicos. Os anos 80 deixaram essa marca em mim. Hoje eu estou me esforçando pra focar na performance, não no detalhe. Mas a precisão infinitesimal dos MIDIs, sequencers, autotunes da vida, junto com a loudness war e o fim da dinâmica, nos deixou um legado terrível. Eu luto muito pra me livrar disso. E não é fácil, porque o ouvido já se acostumou com a "perfeição asséptica". Sabe lá o que é ouvir um Hendrix tocando e torcer o nariz porque o bend saiu um centésimo de tom fora? Faz sentido isso? Nenhum! Mas eu cheguei a esse ponto! E não é nada bom.

Então, antes de falar isso pra qualquer um de vocês, eu falo pra mim mesmo! E é dificílimo de me convencer.

Rochaff
sabe se algum plugin faz isso?

Se jogar no melodyne, ele mostra onde estão as notas.

EduJazz

No momento, só temos a pré-bateria... hehehe
Desde o início, isso aqui é aberto a quem quiser fazer o que bem entender. Mesmo uma parte já feita, se quiser duplicar... não há lei que proíba.
Dito isso... eu pensei em fazer o baixo, mas, de repente, eu posso ver as teclas e você pega o baixo...

singinglife

Ouvi o trechinho ali dos backings. Tá bem legal.

EduJazz
Veterano
# ago/18
· votar


JJJ

Rapaz, e eu que hoje parei pra ouvir o primeiro disco da Aretha (que é de gospel). Da década de 50. Se for ficar parando pra ver defeito lá, perde-se o que de fato importa, que é a genialidade captada. Temos que fazer o melhor tecnicamente sempre, mas não podemos perder o risco de perder o mágico.

Sei que o Alf, se regravar, vai fazer um trabalho foda, pois é um puta músico. Mas se aquela frase que tá em 2:17 se perder, eu processo todo mundo.

EduJazz
Veterano
# ago/18
· votar


JJJ

Nããão, o baixo não posso. To sem baixo (e sem talento).

JJJ
Veterano
# ago/18
· votar


EduJazz
Mas se aquela frase que tá em 2:17 se perder, eu processo todo mundo.

Pois é! É disso que eu tô falando... kkkkkkkk

EduJazz
o baixo não posso. To sem baixo (e sem talento).

Então eu faço o baixo e você divide as guitarras (ou manda no pandeiro, no cavaquinho, no triângulo... huahuahuahauha).

MMI
Veterano
# ago/18
· votar


JJJ

pelo jeito pode papear um pouco também, né? Me dá licença... :)

EduJazz

eu que hoje parei pra ouvir o primeiro disco da Aretha (que é de gospel). Da década de 50.

Dá uma olhada/lida na história da Stax, em Memphis. Ela começou ali, morava a poucas quadras, numa casinha... Um dos passeios mágicos e emocionantes de Memphis/TN. Passeio lindo, me arrepia até hoje só de lembrar.

As gravações da Stax, Sun Studios (Memphis), Chess Records (Chicago) e outras mostram que vale muito o momento, a pegada. A perfeição veio depois, nem sempre é o melhor.

----------------------

Vi seu lap! Aquilo é muito legal, tenho um feito por luthier, já gravei bastante coisa usando ele (qualquer dia posso postar alguma coisa, se fuçar aqui no HD devo achar, acho que já até te mostrei). Muito legal! Quando o dólar estava mais baixo, comprei lá da gringa os melhores tone bars que tenho, da Rocky Mountains. Hoje saem um pouco caros hoje... Há um tempo combinei com um artesão de vidros e cristais de Poços de Caldas, aí de suas terras mineiras, de levar o modelo para ele fazer alguns slides e tone bars. Nunca mais fui, mas acho que é viável alguém lá fazer uns de vidro, que acho bem legal também.

--------------

O Alf (Rochaff) é um baita músico. Deixa o cara regravar, repetindo a frase referida, porque é capaz dele repetir e botar algo mais bacana ainda. Confia, o cabra é bom... Aliás, ele arrebentou naquele CD do fórum que nunca saiu. Pena, foi um projeto muito ambicioso, tão ambicioso que acabou não saindo como devia.

MMI
Veterano
# ago/18
· votar


Postei a musiquinha lá proceis.

singinglife
Membro Novato
# ago/18 · Editado por: singinglife
· votar


Gente, todo mundo aqui é adulto, ninguém é obrigado a nada... não fiquei procurando cabelo em ovo, o problema gritou no meu ouvido.
Burocracia estressa, sim, a audição cansa e engana, sim, J. Para ter certeza do que estava falando, pedi ajuda de um amigo músico/técnico experiente; ele que me mostrou sobre a afinação. Mesmo assim ainda pedi que vcs testassem para termos certeza. Não sairia falando à revelia... Acho que se há um problema técnico, cabe a quem ouviu relatar, o que se vai fazer com isso é outra história, é decisão de cada.
Sou nova aqui e não conhecia ninguém; qdo a guita chegou achei incrível e falei isso várias vezes. Ninguém está aqui questionando a qualidade de ninguém como músico.
Esse tipo de problema detectado afeta no final sobretudo o cantor, pq é a voz que está na frente e que fica parecendo desafinada.
Logo logo mando a voz fechada (corpo + final).
Não farei outros backings; já estou achando bem cheio.
Abs

JJJ
Veterano
# ago/18 · Editado por: JJJ
· votar


MMI
pelo jeito pode papear um pouco também, né?

O quanto quiser, cara.

singinglife
Não farei outros backings

Não entendi que "outros" seriam esses. Se tiver os "normais", tá bom... rs

Quanto ao lance da desafinação, eu vou separar a track e passar no melodyne pra dirimir qualquer dúvida.

EDIT: passei e descobri algumas micro desafinações no slide (não todas as notas, só uma ou outra). Não me incomodaram, mas eu consertei, por via das dúvidas. Estou caçando alguma coisa nas outras tracks.

Me indique um momento específico onde isso fica mais forte, pra me facilitar a encontrar.

Se for um outro ponto específico eu conserto, ninguém precisa regravar (só se for o tempo todo!).

Rochaff
Membro Novato
# ago/18
· votar


JJJ
EduJazz
singinglife
Troquei as cordas, chequei as oitavas e gravei a base 1. Falta regravar a base 2 e a crunch! amanha cedo farei isso, to com sono =p
Mas vou falar viu, corda nova é uma delicia msm né...a guitarra se toca sozinha!

JJJ
Veterano
# ago/18
· votar


Rochaff

Corda com um mês pra mim ainda é nova... kkkkkkkkkkk

Mas tem explicação: como tem várias guitarras aqui, não toco todo dia a mesma.

Rochaff
Membro Novato
# ago/18
· votar


JJJ
puts pois é! acho que eu suo acido cloridrico, nao é possível huahuahua
mas quando tem varias guitarras as cordas duram mais pq dilui o gasto entre elas ne!
Aqui só tenho uma =(

Ta aí as novas gravinas...to fazendo uma mix pro pessoal ja ir ouvindo:
https://drive.google.com/drive/folders/10-oB9P0tp0ZRwtttftsyMP9xrDOTau Jw?usp=sharing

Rochaff
Membro Novato
# ago/18 · Editado por: Rochaff
· votar


Segue a mixzinha:
https://drive.google.com/file/d/11rEbfweepWBf-CALBjTaJnbJBzGdc6fi/view ?usp=sharing
Deixei as guitarras mais altas pra dar pra ouvir bem os erros

singinglife
Membro Novato
# ago/18
· votar


Olá pessoal, envio a seguir:

1 - mix com todas as vozes apenas para ouvirem - principalmente o final
https://www.dropbox.com/s/caaecgqvb0pwumd/mix-vozes-spending-my-time-1 9-08-2018.mp3?dl=0

2- arquivos das vozes separadas (voz principal + vozes do final)
https://www.dropbox.com/s/6558wnefudclno1/Voz.zip?dl=0
spending-my-time-voz
spending-my-time-voz feminina grave
spending-my-time-voz feminina media
spending-my-time-voz-resposta-1
spending-my-time-voz-resposta-2
spending-my-time-voz-resposta-3

3 - versão final do baixo
https://www.dropbox.com/s/41ybnvd1gjp7qsw/spending-my-time-baixo-final .wav?dl=0

Na parte final tem um trechinho que as vozes abrem um espaço para o solo de guitarra, acabei não vendo esse material na mix com as guitas, Rochaff

JJJ, mudei a estrutura dos backings com o final e vários espaços da versão original já foram ocupados com os instrumentos. Acho que não preciso gravar mais nada pois já está bem cheio e já tem minha voz demaaaaais.

Rochaff
Membro Novato
# ago/18 · Editado por: Rochaff
· votar


singinglife
ficou lindo, curti pra caramba!
Mesmo aqui na minha mix meia boca ficou top! Agora entendi o que vc falou sobre "estar carregado", vc fez um otimo trabalho com o coro...nao sei lidar com isso em mixagem, mas to renderizando aqui pro pessoal comentar até o J mixar!

Na parte final tem um trechinho que as vozes abrem um espaço para o solo de guitarra, acabei não vendo esse material na mix com as guitas, Rochaff
vc fala antes de entrar a parte final, entre o ultimo refrão e a parte final?
Se for essa parte, eu pensei que seria legal deixar só o synth fazendo esse riff...são 2 solinhos desse, um eu fiz, fica após o segundo refrão, antes da parte mais agressiva, e o terceiro seria após o último refrão, q o Jota fez com o synth. Acho legal assim pq nao fica aquela sensação de repeteco. Mas eu sou guitarreiro, qualquer buraco pra encaixar solo eu to aceitando, basta falar qual o trecho certinho (de preferencia em minutos)

teste com os vocais e baixo novos:
https://drive.google.com/file/d/1dBWIs4iD_QXzBIqa77bGjTtuG8ULpEDP/view ?usp=sharing

JJJ
Veterano
# ago/18 · Editado por: JJJ
· votar


Ok, ok... já baixei tudo, depois ouço direito e hoje à noite começo a refazer a mix, gravar alguns backings e tal (tito, se quiser, ainda dá tempo).

singinglife

Só uma pergunta: a voz principal é a mesma de antes ou você regravou?

Rochaff
Membro Novato
# ago/18
· votar


JJJ
pelo q pude ver, ela regravou
Inclusive talvez ela tenha exportado com maior qualidade ou sei lá, está bem mais cristalina, e tbm está com uma dinamica um pouco maior...na minha mix antes eu nao tinha feito automação de volume, nessa última tive q fazer

singinglife
Membro Novato
# ago/18
· votar


JJJ, ajustei algumas partes, favor desconsiderar todas as versões anteriores das vozes e também do baixo. Esse material é o finalizado.

Rochaff Que massa que curtiu! Outra história fazer as coisas com calma em casa.. Na viagem estava bem puxado; muito trabalho pra pouco resultado.
O trechinho que tô falando é esse abaixo. Nesse arquivo, o solinho aparece em 00:25. Fiz de qualquer jeito só pra vc ver, blz? Só amplifiquei o trechinho pra destacar, mas veja que a guita interage blz com as vozes em toda essa parte.
Sou fã dessa guitarrita final mas não tive tempo para checar afinação, vc tem como confirmar?
https://www.dropbox.com/s/x0xwp5u3orzpmvz/guita%2Bvox%20-%20spending-m y-time-master-partefinal.mp3?dl=0

JJJ
Veterano
# ago/18
· votar


singinglife

O trecho que começa em 00:25 não vejo muito problema porque vocês não "concorrem". O trecho mais complicado é logo no começo em 00:08 porque ambos estão em evidência... ali está embolando um pouco sim, vou ver o que posso fazer.

Rochaff
Membro Novato
# ago/18
· votar


singinglife
E já estava legal, agora mais ainda!

singinglife
JJJ
Entendi! só que esse solo aí eu ja vinha considerando como removido! substitui ele por um arranjo clean, que acho q fica mais neutro e da mais espaço pra voz. Na verdade o que eu fiz foi adaptar o arranjo de synth pra um arranjo na guitarra clean. Nessa última mix coloquei esse arranjo. Vejam como ficou esse trecho nessa mix (aos 3:55~3:56)
https://drive.google.com/file/d/1dBWIs4iD_QXzBIqa77bGjTtuG8ULpEDP/view ?usp=sharing
Acham que cabe mais guitarra aí?

EduJazz
Veterano
# ago/18
· votar


singinglife

O último vocal é muito superior ao anterior. Tanto no que se refere à performance quanto à qualidade de gravação. Parabéns.

Está ficando foda.

singinglife
Membro Novato
# ago/18 · Editado por: singinglife
· votar


Rochaff
Acho que cabe uma frase nesse espaço aí do 3:55. Calei justamente pra vc falar.. te pergunto no canto uma coisa e vc me ignora, me dá uma egípcia hehehe

JJJ
Essa guita é antiga, acho que esse embolado pode ter relação também com a afinação.

Vlw EduJazz!

Rochaff
Membro Novato
# ago/18
· votar


singinglife
ahuuhauha
blz vou dar uma olhada nisso hj!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto Colaborações - Gravando Música Juntos