Projeto Colaborações - Gravando Música Juntos

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# set/14
· votar


EduJazz

Tô dentro!

tito lemos

Guitarra é o que não falta... rs
Mas quem sabe a gente faz uma coisa inusitada cheia de guitarras?... Pode ser um projeto autoral interessante: só guitarra!

tito lemos
Veterano
# set/14
· votar


JJJ
Tu viu minha música? (perguntando de novo... rsrs)

JJJ
Veterano
# set/14
· votar


tito lemos

Rapaz, confesso que não ouvi (ou não lembro de ter ouvido)... Mas prometo que vou assim que der!

led123_del321
Veterano
# set/14 · Editado por: led123_del321
· votar


tito lemos
JJJ

Que enrolação...



Essa música tem um potencial guitarrístico, baterístico e baixístico muito grande...

JJJ
Veterano
# set/14
· votar


led123_del321
tito lemos

Ouvi. E vou ser franco, ok?

Meu caro Tito, eu estou enxergando assim: digamos que você fosse um membro da mesma banda que eu, e chegasse com essa canção pra gente opinar, fazer arranjo, ver se agrada e, eventualmente, entrar no repertório. Isso é o normal: alguém tem uma ideia e vai mostrar pro resto da banda, concordam?

Nesse caso, eu diria que a música tem potencial. Mas eu ia sugerir um monte! A começar pelos "rins" da letra, logo no início. Carne dos rins? uhmmmm... acho que usaria um órgão mais... nobre... hehehe

Também tem umas passagens que me pareceram fugir um pouco de qualquer campo harmônico aí (o que eu nem acho ruim! embora seja outro estilo, me deu uma leve lembrança de Nirvana ou algo assim). Porém, pra cantar em cima dessas mudanças tonais, é meio complicado! Você deu umas desafinadas aí.

Então, se a ideia é trabalhar a música como se fosse mostrada uma versão inicial à uma banda, eu topo.

Se, no entanto, a composição é "imexível" (e o Tito tem todo direito de querer que seja, que fique bem claro!), aí eu acho que não me encaixaria no projeto.

tito lemos
Veterano
# set/14
· votar


JJJ

Cara, entendo plenamente! Só explicar algumas coisas:

- A parte da "carne dos meus rins": Em algumas culturas, os rins tem o sentido figurativo de emoções íntimas, o âmago do indivíduo. Na Bíblia por exemplo, os rins são utilizados bastante com esse sentido. Não foi algo inventado por mim, embora realmente pareça uma metáfora não usual.

- A parte das mudanças tonais, é complicado mesmo! E eu desafino pra caramba algumas vezes, até em músicas "convencionais".

Estruturalmente, ela é "imexível" sim. Inclusive gravarei ela num futuro álbum meu, o qual já estou pré-produzindo.

Normalíssima a divergência de opiniões!

JJJ
Veterano
# set/14
· votar


tito lemos
Em algumas culturas, os rins tem o sentido figurativo de emoções íntimas
Sempre achei que o coração (nos sentimentos de modo geral) e por vezes o fígado (quando a raiva aparece) seriam os órgãos mais "normais" pra isso, não sabia essa dos rins... Enfim... vivendo e aprendendo... rs

A parte das mudanças tonais, é complicado mesmo! E eu desafino pra caramba algumas vezes, até em músicas "convencionais".
Pois é... É um fator complicador...

Estruturalmente, ela é "imexível" sim
Ok, entendo. Letra e harmonia ficam como estão, você só quer arranjos. É isso?

Normalíssima a divergência de opiniões!
Claro. Se todo mundo pensasse igual, a vida seria um tédio medonho!

Nycolas
Veterano
# set/14 · Editado por: Nycolas
· votar


Galera to por aqui tb disponível! Guitarra, Baixo e Teclados/Efeitos eu tenho facilidade em fazer... manda pra ca :)

tito lemos
Veterano
# set/14
· votar


JJJ

Letra e harmonia ficam como estão, você só quer arranjos. É isso?

Na verdade, eu já tenho arranjo pra ela. Só queria ver como outras pessoas pensariam o arranjo.
Acho que o melhor pra cá é uma idéia crua, a ser desenvolvida pelo grupo. É mais interessante do que uma música a bem dizer pronta.

led123_del321
Veterano
# set/14 · Editado por: led123_del321
· votar


A minha idéia, por enquanto, é não mexer em nada, nem harmonicamente, nem melodicamente; e nem na letra, que tá fechada, no meu ponto de vista. Apenas incrementaria as partes de guitarra, baixo e bateria. No máximo faria uma interpretação mais visceral e dinâmica, tanto no vocal quanto no instrumental.

No caso, seria na linha do Silverchair, Soundgarden, Audioslave, Pearl Jam, enfim, Grunge e Pós-Grunge, basicamente. Mas com uma pegada mais suingada.

Por enquanto, só fiz um riff inicial... ainda não comecei a trabalhar de fato nela.

led123_del321
Veterano
# set/14 · Editado por: led123_del321
· votar


tito lemos

Na verdade eu mudaria um detalhezinho na letra...

Colocaria "Morre o princípio no fim", ao invés de "Retrato triste do fim" (como no vídeo), ou "Jaz o princípio e o fim" (como na versão que você mandou por email).

Edit:

Ou, melhor... Não! Deixa como tá mesmo!

"Jaz o princípio e o fim" soa melhor mesmo...

led123_del321
Veterano
# set/14 · Editado por: led123_del321
· votar


Mudando de assunto... Sobre o problema em fechar a "Why", eu já sei o que vou fazer no final... Fazendo um loop com os dois últimos acordes da parte final ("C" e "Cmaj7"), acho que fecha bem a música. Ainda não testei...

A última versão, pra quem não ouviu ainda:

https://soundcloud.com/art-cam-take1/why-guitar-pro-6-2014-08-31

Aceito opiniões!

JJJ
Veterano
# set/14
· votar


Nycolas
Galera to por aqui tb disponível! Guitarra, Baixo e Teclados/Efeitos eu tenho facilidade em fazer... manda pra ca :)

Beleza, mas acho mais prudente não colocar seu e-mail... A gente faz tudo por aqui mesmo, com links para download.

Nycolas
Veterano
# set/14
· votar


Beleza JJJ! É pq cheguei no meio de um monte de projetos e não sei quem já tem o que... Achei que seria mais fácil assim! Mas vamos por aqui mesmo! Vou editar lá! (Y)

JJJ
Veterano
# set/14 · Editado por: JJJ
· votar


Nycolas

Pode começar algo novo também, se preferir.

Nosso maior problema, acho eu, é a linha de bateria...

Bateristas não costumam se "enturmar" muito por aqui. Acho até que nenhum baterista participou deste tópico até agora! Todas as bateras foram feitas por não-bateristas.

Arrisco chutar que todas as colaborações do FCC, antes e fora deste tópico, nunca tiveram um batera real tocando (se estiver errado, me corrijam e me mostrem o tópico, por favor).

Primeiro, que é mais complicado gravar uma bateria real sem ser ambiente de estúdio. Segundo, que bateristas de modo geral (há exceções, claro) não costumam mexer muito em DAWs, editores de áudio e tal.

Esse é nosso maior desafio, NMHO.

Nycolas
Veterano
# set/14
· votar


Não tenho dúvidas disso... pena que tenho pouca técnica/conhecimento na bateria. Senão poderia gravar facilmente com a bateta e mics da Igreja :/

led123_del321
Veterano
# set/14 · Editado por: led123_del321
· votar


JJJ

Realmente... Eu não toco bateria, mas escrevo; como no caso dessa que eu postei aí... Eu faço tudo ou na base do "Air Drum", ou às vezes é só de cabeça mesmo, psicografando o John Bonham, sei lá!

led123_del321
Veterano
# set/14
· votar


Pra compor, sem fazer barulho, isso aqui deve ser bom...



led123_del321
Veterano
# set/14 · Editado por: led123_del321
· votar


tito lemos

Aqui... O caminho que eu to querendo dar pra tua música, "A Cura", é mais ou menos nessa pegada:



https://soundcloud.com/art-cam-take1/a-cura-guitar-pro-6-2014-09-11


Fiz esse riff ontem à noite; só a introdução mesmo... É só um esboço, feito no guitar pro... Ainda pretendo trabalhar mais esses riffs, pra deixar menos genérico.

ps: Logo após à intro completa (Guitarra, Baixo e Bateria), eu coloquei cada instrumento separadamente, pra facilitar a avaliação.

Abraço

tito lemos
Veterano
# set/14
· votar


led123_del321

Cara, show de bola! Foi um pouco estranha a primeira audição, pq nunca pensei nessa música assim. Mas depois achei interessantíssimo!

Agora, vem cá: Como tu consegue um som tão bom com o Guitar Pro? Os sons do 6 foram melhorados? Eu tenho o 5 e os sons são bem escrotos.

Abração.

led123_del321
Veterano
# set/14 · Editado por: led123_del321
· votar


tito lemos

nunca pensei nessa música assim

Pois pra mim, a primeira impressão que deu foi que você fez a música com essa intenção heheh Até estranhei a gravação que você me mandou por email; achei suave demais, principalmente em função da letra, que é bem visceral (sem trocadilho com a discussão aí dos rins, fígado, baço etc).

Sobre o guitar pro 6, realmente ele é muito melhor que o 5, nos timbres. Problema dele, que eu até já comentei aqui, é na hora de exportar midi. Sai tudo alterado, principalmente na duração das notas; tem nota que some. Enfim, da última vez que eu precisei exportar midi do guitar pro 6, eu tive que primeiro salvar a partitura em *.gp5, abrir ela no Guitar Pro 5 e, aí sim, exportar o midi. Mas no caso eram só quatro tracks simples (quarteto de cordas). Se tivesse bateria, já seria um problema, porque o esquema de bateria é diferente de um pro outro. Enfim, esse bug do GP6 é o que quebra ele.

Voltando ao timbre do gp6, ele funciona parecido com o Guitar Rig. Dá pra timbrar do jeito que você quer... Tem as simulações de amp, pedais, efeitos... acho que tem até mais pedal que o guitar rig. Fora os presets prontos.

ps: E a parte da guitarra ainda poderia ter ficado melhor. É que eu esqueci de mexer na dinâmica (tá tudo em fff). Fora que dá pra escolher o sentido da palhetada também, o que dá um realismo ainda maior. No baixo e na bateria, sim, eu dei atenção a esses detalhes de dinâmica. Na guitarra eu esqueci :/

tito lemos
Veterano
# set/14
· votar


led123_del321

Pois pra mim, a primeira impressão que deu foi que você fez a música com essa intenção heheh Até estranhei a gravação que você me mandou por email; achei suave demais, principalmente em função da letra, que é bem visceral (sem trocadilho com a discussão aí dos rins, fígado, baço etc).

Cara, eu me inspiro muito nas coisas "suaves" do Opeth e Porcupine Tree, sons viajantes e letras obscuras coexistindo no mesmo ambiente. Hoje em dia, quando eu penso em algo pesado, penso primeiro num Hammond cheião e distorcido do que numa guitarra com drive high gain. Eu gosto desse acento "progressivo" nas minhas coisas.

led123_del321
Veterano
# set/14
· votar


tito lemos

A Cura - Guitar Pro 6 (2014.09.13)

https://soundcloud.com/art-cam-take1/a-cura-guitar-pro-6-2014-09-13

led123_del321
Veterano
# set/14
· votar


tito lemos
Opeth e Porcupine Tree

Cara ouvi alguns trechos de cada uma. "Voyage 34" (o álbum) e "Cusp Of Eternity" (a música).

Gostei muito dessa última... Aliás, coincidentemente, se enquadra no estilo do arranjo que eu fiz heheh A linha melódica é num estilo que eu gosto muito também.

Tem outras sugestões de músicas, álbuns dessas bandas? Não conhecia as bandas!

tito lemos
Veterano
# set/14
· votar


led123_del321

Me referi a músicas aparentemente suaves, porém bastante densas, do Opeth. Ouça os discos "Damnation" e "Heritage".

Do Porcunine Tree, procure por "Lightbulb Sun" e "The Sky Move Sideways".

led123_del321
Veterano
# set/14 · Editado por: led123_del321
· votar


tito lemos

Entendi... Vou dar uma olhada...

Sobre a tua música aí, você gravaria ela nesse estilo aí, o vocal principalmente?

E fique à vontade pra opinar sobre o arranjo... Se você acha que tá sobrando ou faltando alguma coisa etc

Esqueci de comentar: esse arranjo tem 2 linhas de guitarra, baixo e bateria. Ou seja, tá bem simples de gravar.

led123_del321
Veterano
# set/14 · Editado por: led123_del321
· votar


overlappingcircles

E aí cara! Seguinte... Talvez eu cante sim a "Why" inteira. Mas queria te perguntar uma coisa... Na questão do instrumental, pelo que você já ouviu aí do que eu postei, se eu mandar os arquivos "midi" pra você, você faria uma "versão fiel da minha versão", só que usando os timbres, especialmente, da tua versão original?

Aí eu deixava essa versão mais crua (baixo, guitarra, bateria e metais) pra uma próxima gravação, que, nesse caso, eu mesmo faria a produção/direção do trabalho.

O que você prefere?

-Dan
Veterano
# set/14
· votar


led123_del321 tito lemos

A música obrigatória do Opeth, da fase não-deathmetal, chama-se Burden.

Se alguém animar a gravar um Porcupine Tree, me chamem.

Já gravei uma deles, The Sound of Muzak, Se quiserem dar uma conferida, ai o link.

overlappingcircles
Veterano
# set/14
· votar


led123_del321
manda pra mim, que eu faço.

JJJ
Veterano
# set/14
· votar


Aviso...

Tô preparando a base para Living Loving Maid. Já passou da hora de ter um Led na lista!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto Colaborações - Gravando Música Juntos