Por que alguns compositores são tão famoso? (Beethoven, Mozart, etc)

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# jan/14
· votar


renatoff
mas a musica é bem mais velha do q isso, bem mais velha do q os numeros alias

Claro que é, mas já na Grécia antiga se estudava acústica. Obviamente a música é também bem anterior à Grécia antiga, mas todos esses estudos e cálculos de afinação e divisão de oitava que usamos ainda hoje (e outros que conhecemos da idade média até aqui) vem de certa forma desse berço da civilização ocidental. Então pode-se dizer que o assunto não é novo, mesmo que posterior ao surgimento da música na história.

Del-Rei
Veterano
# jan/14 · Editado por: Del-Rei
· votar


Eu não sei... Mas sempre achei que matemática estivesse intimamente ligada à música. Como dissociar a teoria musical da matemática? Escala musical não é matemática pura? Encontrar as notas exatas para uma determinada afinação das cordas de um violão, por exemplo, de modo que seja possível formar acordes (tríades) ao longo do braço... Isso não é cálculo matemático puro?

Desde a criação das escalas musicais até o desenvolvimento de um instrumento de notas para expressar na prática essa teoria musical, não tem como fugir da matemática.

Obviamente que a questão da criatividade na hora de compor uma música pode não estar ligada aos cálculos de tríades, terças, quintas, etc. Basta agradar aos ouvidos.

Não é preciso saber teoria pra criar música, claro. Muito menos matemática. Mas que a matemática estará ali, certamente sim, mesmo que não saibamos vê-la.

Minha opinião.

Um aceno de longe!!!

Lelo Mig
Membro
# jan/14
· votar


Galera...de boa, vocês estão conceituando as coisas de forma simplista e até certo ponto equivocada.

Digam algo que NÃO esta ligado à matemática? Não existe nada que não possa ser dissecado ou estudado à partir de lógica matemática.

Contudo, a matemática em si, como a discutimos aqui, e por si só, não têm nada a ver com os "Grande compositores do passado".

Não há diferença encontrar matemática na música, escultura, pintura ou mesmo nos padrões de passos de dança.

Até num coco defecado por uma vaca num pasto há padrões de formas e divisões em função de fatores determinantes.

Insufferable Bear
Membro
# jan/14
· votar


Escala musical não é matemática pura?
Não. Topologia é matemática pura, isso aí não.

O Lelo Mig já explicou e eu acho que já comentei: contar sílabas de um poema para determinar o ritmo não torna poesia matemática aplicada.

Peguem um livro de teoria de grupos e depois peguem um livro de teoria de grupos aplicado em música e vocês vão entender o que tô falando. A teoria musical muda em função de experiências pessoais, da cultura e linguagem, matemática não.

Del-Rei
Veterano
# jan/14
· votar


Lelo Mig
Insufferable Bear

Fala, galera!
Antes de qualquer coisa, feliz 2014 pra todos nós! \o/

Eu não sei se você me entenderam, mas não disse que a questão da composição e criatividade seja dependente da matemática. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

Disse apenas que para o estudo da teoria e desenvolvimento de determinados instrumentos, a matemática está intrínseca. E não falo de padrões de repetições genéricos. É preciso calcular sim. Mas se não acham que a escala musical tem matemática envolvida, ok, eu acho... Rs.
Perceberam que os trastes de um braço tem espaçamentos diferentes entre si, a cada nota? É cálculo puro pra definir a exatidão das notas sequenciais a cada traste.

É a minha opinião e a opinião de vocês... Rs.

Um aceno de longe!!!

renatoff
Veterano
# jan/14
· votar


qnd vc terminar de construir seu instrumento, seja ele guitarra, violao, microfone, saxofone, clarinete, piano, harpa, etc.. sem usar um calculo sequer, vc vem dizer q musica n é matematica... e o fato de vc n precisar contruir um instrumento pra fazer musica (vc pode compra-lo) n faz com q a matematica suma dele...

agora a bosta da vaca no pasto n precisa ser calculada por NINGUÉM, somente por deus qnd criou o mundo.

tudo pode ser explicado pela matematica, mas nem tudo precisa dela.. a musica precisa!

Insufferable Bear
Membro
# jan/14
· votar


Del-Rei
São padrões estabelecidos a séculos por questões práticas e com séculos de experimentos, não foi um matemático que fez contas e definiu essas medidas, foram músicos que a partir de suas experiências decidiram que tal temperamento é melhor que outro.

Del-Rei
renatoff
Eu acho que o problema aqui é que falta uma definição exata do que é matemática. Para vocês, se você fez divisão, é matemática. Para mim, matemática é o desenvolvimento de métodos, não suas aplicações. Pelo menos é o que estou aprendendo na faculdade...

renatoff
Veterano
# jan/14
· votar


Insufferable Bear
cara nem é mtematica, é fisica... é o entendimento do som, de sua propagaçao e frequencias... seja aplicando na teoria enqnto toca, ou na hora de construir um instrumento/timbre.

Del-Rei
Veterano
# jan/14
· votar


Insufferable Bear
não foi um matemático que fez contas e definiu essas medidas, foram músicos que a partir de suas experiências decidiram que tal temperamento é melhor que outro.

Como escrevi no primeiro post... A matemática está ali, mesmo que não saibamos vê-la.

E não falo de divisão. Falo de cálculos mesmo, eles existem pra que sejam definidas as notas e suas necessárias variações dentro da escala. Mas isso é na teoria musical. Nada tem a ver com composição, criatividade e com o título do tópico... Rs.

De qualquer forma, encerro aqui minha participação nesse assunto. Acho que tudo já foi dito, e percebo que pensamos diferente. Normal, aliás... Rs.

Bom ano novo, galera

Um aceno de longe!!!

Insufferable Bear
Membro
# jan/14
· votar


renatoff
Exato, é o que eu disse desde o começo, não é matemática. Pode ser física, ou DSP, ou psicoacústica, pode ser milhões de outras coisas que usam a matemática como ferramenta e não são matemática.

E não falo de divisão. Falo de cálculos mesmo
Tipo soma, multiplicação e exponenciação?
Eu sei muito bem da matemática por trás, mas, como disse, é só uma ferramenta sendo aplicada.
E na verdade, a menos que comecemos a falar de escalas microtonais e momento de simetria e um monte de coisa maluca de teoria de grupos que uns matemáticos conseguiram aplicar na música, ou outro cara mais maluco ainda que tem um livro de 1300 páginas explicando música com auxílio da teoria de topos, essa "matemática" são ferramentas super simples que qualquer pessoa que saiu do ensino médio deveria dominar.

Mas isso ainda não é matemática...

JeGuitar
Veterano
# jan/14
· votar


Del-Rei

Só por curiosidade, daonde surgiu esse "Um aceno de longe!!!" que você coloca em todos seus comentários?

Você tem algum problema com abraços, aperto de mão, calor humano ou algo do tipo?

renatoff
Veterano
# jan/14
· votar


eu encerro aqui, quem entendeu, parabens, quem n entendeu, le de novo e estuda mais..

a questao é q vim aqui no topico entender a matematica dos compositores, e sai vendo q uma musica boa msm n importa a matematica, e sim os sentimentos...

sertanejo universitario segue a matematica da musica assim como mozart, mas sabemos a diferença... rsrsrs

Cochise
Veterano
# jan/14
· votar


JeGuitar

Haha deve ser porque ele está longe né.

mvrasseli
Veterano
# jan/14
· votar


Irmãozinhos essa conversa tomou um rumo diferente do pretendido, como a maioria dos tópicos por aqui. Gente, a matemática é uma ferramenta utilizada em diversas áreas, inclusive música. Imagine se você for pregar um prego, você pode usar sua mão, mas é mais difícil e você corre o risco de não conseguir. A mesma coisa é a matemática, é a ferramenta que você usa para facilitar as coisas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que alguns compositores são tão famoso? (Beethoven, Mozart, etc)