quanto tempo leva pra conseguir compor ?

Autor Mensagem
DuLopes
Veterano
# out/13


desde o primeiro dia que vc começou com seu instrumento, quanto tempo levou até vc compor sua primeira músicas ?
é preciso saber exatamente oq pra compor ? apenas saber tocar basta ?
ou seja, qualquer um que saiba tocar bem, compõe bem ?

cafe_com_leite
Veterano
# out/13
· votar


Bom, eu lembro que sabia fazer 3 acordes e já inventava músicas, simples mais inventava. Isso vai de cada um, o importante é se soltar e não ter vergonha de se expressar, de colocar o que sente na cadência, no solo, na letra, no que seja.

badari
Membro
# out/13 · Editado por: badari
· votar


depende do estilo. tem estilo que é mais fácil, tem estilo que é mais difícil. se quer compor um rock simples, talvez uns quatro anos de pratica e estudo; se quer compor grandes óperas, eu diria uns bons dez anos.
pra saber compor precisa entender o que é tom, escala,progressões harmônicas e melódicas,harmonia e melodia (o básico).
minha primeira musica ficou uma porcaria e nunca ninguém vai ouvir ela. fiz ela depois de quatro anos. mas hoje em dia com a prática já fiquei melhor ( basta comparar as mais antigas e as mais novas youtube.com/user/m3l3ca/videos )

Mu_Cephei
Veterano
# out/13 · Editado por: Mu_Cephei
· votar


desde o primeiro dia que vc começou com seu instrumento, quanto tempo levou até vc compor sua primeira músicas ?

Uns 4 anos (isso porque não me considero um compositor, apenas fiz umas experiências)


apenas saber tocar basta ?
Acredito que 3 coisas são muito importantes para compor: Ouvir, reproduzir, e conhecer. Se você ouve muitos gêneros musicais com diferentes abordagens e padrões, você pode implementar elementos na sua música e fazer pequenas fusões (não necessariamente algo ultra inovador, mas sim algumas modificações sutis).

Se você sabe tocar bem um instrumento, você consegue extrair desse instrumento aquilo que ele te oferece musicalmente (toco um pouco de guitarra e teclado, e em alguns aspectos, o "jeito" de se pensar em música muda drasticamente de um para outro).

Porém, conhecer teoria musical (ao menos o básico, como campo harmônico, escalas, etc.) vai fazer com que você consiga transmitir a sua ideia mais facilmente à sua música, pois caso contrário você se prenderá à "tentativa e erro", e terá muito mais trabalho para obter resultados mínimos.

É óbvio que quanto maior for a sua capacidade em qualquer um desses 3 aspectos, mais "elaboradas" serão as suas composições, em tese.

cafe_com_leite
Veterano
# out/13
· votar


badari
se quer compor um rock simples, talvez uns quatro anos de pratica e estudo

Nada a ver isso aê, isso vai de pessoa pra pessoa.

badari
Membro
# out/13
· votar


Nada a ver isso aê, isso vai de pessoa pra pessoa.

pron indef pl 1 Alguns. 2 Certa quantidade indeterminada. 3 Pouco mais, pouco menos; aproximadamente.

não falei que leva tudo isso, falei que é mais ou menos isso. (se bem que em menos tempo(entenda um ou dois anos) fazer uma musica no minimo audivel eu acho difícil..)

Lelo Mig
Membro
# out/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


DuLopes

Compor é criatividade, treino, disciplina e informação, nada têm a ver com saber ou não tocar

Eu compunha música e letra antes mesmo de saber tocar....

O que acontece é que algumas coisas você têm na cabeça mas não tem técnica prá fazer, neste caso a limitação técnica impede que você execute.

Tá cheio de músico bom, tecnicamente, que só compõe bosta e músico ruim que compõe bem.

Compor é criar, tocar é executar... são processos diferentes. Quanto mais você souber tocar, melhor vai compor? Isso é relativo, se o cara é criativo sim, se não é, não!

Ah, mas música é matemática, se o cara conhece pode compor baseado na ciência, usar algoritmos e blá, blá, blá.... Aí fica por conta de cada um prá, prá mim música é arte e seu princípio é emocional criativo. De música "composta matematicamente" só ouvi merda até hoje.

Mas é pessoal cada um tem seus gostos e desgostos....

blonski
Veterano
# out/13 · Editado por: blonski
· votar


♫ Leva só uns 20% do tempo de uma Inspiração; já para "lapidar" e deixar realmente muito bom, leva os 80% restantes do Tempo. . .

Tanto melhores serão as suas composições, quanto mais sólidas forem as suas bases.

Tempo . . . , tem toneladas de "músicas", de 20 % só na base de G D Em C
Esforço . . . , tem poucas Músicas de 80% com bases sólidas.

Já os Raros Clássico; entram para a História, justamente por terem resistido 100 % a prova do Tempo . . .

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# out/13
· votar


Não me incomode, estou compondo hehe

Pra ter a ideia, geralmente vem num flash. Pra desenvolver, fazer os arranjos, e.t.c, aí depende do seu estado de humor e esgotamento mental.

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


Eu compunha antes de saber tocar...

Claro que era tudo uma porcaria, mas, saia alguma coisa.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# out/13 · Editado por: Thiago Livgren que toca mais ou menos
· votar


JJJ
Eu compunha antes de saber tocar...

Claro que era tudo uma porcaria, mas, saia alguma coisa.

Brofist o/

Só acrescentando. Algumas pessoas compoem enquanto tocam, já eu componho sem nenhum instrumento, faço na mente antes.

INARELI
Membro Novato
# out/13
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos
o teu sobrenome é livgren?

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# out/13
· votar


INARELI
Não. haha
Esse Livgren eu tirei do Kerry Livgren, o guitarrista da banda Kansas, que eu considero um ótimo compositor.

INARELI
Membro Novato
# out/13
· votar


alguém sabe o nome do guitarrista do cypress hill?

cafe_com_leite
Veterano
# out/13
· votar


comigo as coisas surgem sem querer, ou então eu penso: Preciso fazer uma base, vamos inventar uma cadência, um acorde aí! Desse ponto as coisas vão fluindo. O solo vai na base do tentativa e erro, embora eu tenha uma certa noção de escalas, gosto de pensar nelas somente na hora de fazer alguma dobra ou um arpejinho, nas frases mesmo vou colocando oque meu agrada, e isso é bom porque eu não fico preso a desenho de escala.

INARELI
Membro Novato
# out/13
· votar


o improviso é importante! mas na hora de gravar tem que ter ajuda de um profissional!

Ken Himura
Veterano
# out/13
· votar


DuLopes
desde o primeiro dia que vc começou com seu instrumento, quanto tempo levou até vc compor sua primeira músicas ?
Alguns anos.

ou seja, qualquer um que saiba tocar bem, compõe bem ?
Compor e tocar são atividades diferentes e não-relacionadas. Ambas são atividades (muito) intelectuais, mas operam em paradigmas diferentes. Compor é basicamente montar e desmontar padrões, imaginar coisas e desenvolvê-las. Tocar já é mais o ato de pegar uma ideia e expressá-la (afinal, a música só existe durante o tempo).

é preciso saber exatamente oq pra compor ? apenas saber tocar basta ?
Saber tocar só te ajuda em tocar. Pra compor, você tem que aprender a compor, apesar de que eu sempre recomendo compositores a tocar um instrumento pelo menos razoavelmente (eu mesmo praticamente não toco nada há quase 2 anos hahaha, uma vergonha).

Criatividade ninguém vai poder te ensinar - é algo que nasce com você, dá pra despertar/incentivar, mas é você quem tem que descobrir em si próprio - mas técnica é perfeitamente possível de ser transmitida em modelos mais formais. Então é aquilo - aprenda a técnica e crie em cima dela.

Existem milhares de técnicas e "dispositivos" de composição espalhados pelos zilhões de estilos de música que existem (e existiram), mas existem coisas básicas que se aplicam a uma boa parte - a teoria musical "básica", formação de escalas e campos harmônicos, condução de vozes (harmonia, voicings)... daí dá pra partir pra coisas até bem rebuscadas, como contraponto, orquestração, forma etc.

Como tudo tem técnica, foque num conjunto de técnicas para aprender (procure ver as mais comuns dos estilos que você almeja primeiro), treine bastante (escreva uma música ou um bom pedaço todo dia, sem falta) e depois, assim que se sentir confiante, crie algo novo usando estas técnicas que agora você domina.

Eu, hoje em dia após anos de treino, componho tranquilamente (às vezes não é tão tranquilo assim) longe do instrumento, apenas com lápis, papel e solfejo - por ter um domínio técnico já bem fundamentado, sei que certas coisas vão funcionar mesmo sem ter a confirmação da audição real. Já fiz pequenas peças manuscritas em aulas e intervalos, coisa de meia hora ou quarenta minutos. Mas uma peça grande ou algo mais sério eu deixo amadurecer um pouco antes de terminar, aí pode durar dias, semanas até meses, mas não tem uma regra. Mahler demorou anos pra escrever cada uma de suas sinfonias, enquanto Mozart escreveu uma de suas melhores sinfonias (Sinfonia #36 "Linz") em 4 dias - além de escrever à mão a grade, ele escreveu a parte de cada um dos músicos também.

Um conselho que posso dar sobre processo criativo é anotar toda ideia que você tiver, seja em papel, seja cantando no gravador do celular... é importante não perder estes fragmentos que mais tarde podem se desenvolver em coisas grandiosas. E, claro, revisitar estas anotações de tempos em tempos. É o que alguns chamam de spark file.

Adler3x3
Veterano
# nov/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


quanto tempo leva pra conseguir compor ?
É muito relativo.
A criatividade humana não tem limite e varia de pessoa para pessoa.
A boa técnica musical exige muito estudo de anos e anos.
Entretanto um músico que domine os principais acordes do seu instrumento pode compor sim.
E se souber cantar melhor ainda.
Quem sabe cantar leva vantagem, e num simples e descontraído cantarolar pode criar novas músicas.
E assim vale a pena estudar e praticar solfejo
Depois basta fazer uma harmonia compatível que é baseado na técnica.
No geral um bom compositor pensa e processa a música de forma muito rápida.
Enquanto um técnico fica um tempão para montar uma boa sequência de melodia e harmonia, o compositor nato faz isto em segundos.
Demora mais tempo para colocar no papel as suas ideias pela limitação física de escrever, mas na mente já esta tudo feito.
Capacidade de compor e reter na memória as partes.
E o técnico não tem esta capacidade mental, se não anotar rapidamente as suas ideias que ocorreram na mente, vai perder , pois os pensamentos vão embora como nuvens.
Na história Mozart é o melhor exemplo disto, tanto de criatividade como de técnica.
Pela técnica também dá para compor, mas o resultado nem sempre soa melhor.
Esteticamente na partitura pode parecer ficar bom, esta tudo dentro da técnica, mas a beleza na composição fica somente na técnica.
Um outro músico bem experiente na técnica vai gostar pois esta olhando e ouvindo somente a técnica.
Tem certo estilos de música onde o foco esta na técnica, da composição em si e no grau de dificuldade para se tocar.
Mas um elevado grau de dificuldade não significa um bom resultado final.
Seja na técnica de compor com na boa técnica de tocar.

Já um ouvinte comum não vai gostar e vai achar tudo muito complicado, muito embora com ótima harmonização nas linhas dos instrumentos.
Existem muitas músicas que são primorosas na parte técnica, mas deixam a desejar no aspecto da criatividade.
A técnica ajuda mas não substitui a criatividade.
O que tem que existir é bom equilíbrio entre as partes.
O universo musical esta cheio de bons exemplos de músicos medianos que fazem boas músicas.
Já um músico mais técnico muitas vezes se perde na complexidade e tem medo de compor.
E tem músico que é interprete, nasceu para tocar a música dos outros, não é um compositor nato.
Tem professor que ensina poesia, rima e verso, entende da técnica, sabe fazer análises, mas não sabe criar poesia, e não ousa criar.
E tem pessoas mais simples que sabem lidar melhor com as palavras e criam poesias, muito embora não tenham a princípio o conhecimento teórico.
Mas quem lê a poesia fica maravilhado.
E compositor é aquele que ousa e tenta criar algo diferente, e não se contenta em ser um mero interprete.
E quando a boa técnica esta aliada a criatividade temos as obras primas.
Aqui no próprio fórum existem muitos tópicos a este respeito, faça uma pesquisa mais apurada que vai encontrar muitas dicas, e também referências a bons livros.

Hammerfull
Membro Novato
# nov/13 · Editado por: Hammerfull
· votar


DuLopes
Uma coisa te falo cara, compor é muito mais sentimento do que técnica... A técnica vai influenciar muito na qualidade de sua composição, mas a essência são suas emoções e pensamentos mesmo.
Você consegue notar que é diferente falar " ok, agora vou compor uma música" e estar inspirado e sentir necessidade de compor.
Por isso não tem tempo certo para começar a compor, vai de cada um...

MetalJames
Membro
# nov/13
· votar


Isso é relativo cara, vai de pessoa pra pessoa e pelo nível de inspiração e perfeccionismo da mesma. Tem gente que parece até que nasceu pra compor, sabe o Renato Russo? Ele escreveu aquela história cantada, "Faroeste Caboclo", em apenas uma madrugada. Ele realmente tava transpirando inspiração!

cafe_com_leite
Veterano
# nov/13
· votar


Você só consegue compor alguma coisa tentando. Dificilmente você vai conseguir criar alguma treinando um cover por exemplo. Por isso o esquema é pegar o instrumento e experimentar, rachar a cuca mesma tentando criar alguma coisa, mesmo que saia uma bosta, com o tempo tu vai amadurecendo nesse sentido.

Ken Himura
Veterano
# nov/13
· votar


Hammerfull
Uma coisa te falo cara, compor é muito mais sentimento do que técnica...
Pra mim, é o contrário. 99% ralação, 1% inspiração.

Até porque, sentimentos não são expressáveis com exatidão.

MarioMay
Membro Novato
# nov/13
· votar


Eu toco a 7/8 meses, só sei alguns acordes e algumas escalas. Já criei vários riffs no gênero Led Zeppelin,

Basta você saber alguns power chords e depois acrescenta um mini-solo que você tira de alguma escala de blues. Ai já tem um riff.

Depois o resto vem por acréscimo, tente construir o solo da musica começando com a oitava do seu riff tipo aquilo que o Ritchie Blackmore fez no Smoke on the Water, e dai começa a improvisar.

Se for uma musica alegre eu consigo compor uma musica seguindo esses passos numa semana, fica uma musica pequena e um pouco feia às vezes, mas é possivel.

Fica mais rápido de compor se você se inspirar através de um riff já feito.



Eu começo a tocar algum desses riffs dessa musica e depois vou modificando algumas partes, ficam uns riffs bacanos e bem diferentes do original.

Musicas tristes levam mais tempo acho eu, nunca compôs uma xD

Hammerfull
Membro Novato
# nov/13 · Editado por: Hammerfull
· votar


Ken Himura
Continuo firme com meu posicionamento... Por exemplo: Uma pessoa que aprende dois acordes no violão e não tem tecnica nenhuma pode compor uma música. Do que adianta saber escalas,pentatonicas,arpejos e outras tecnicas se você não tem inspiração para criar?

badari
Membro
# nov/13
· votar


tá certo....mas vai sair uma merda(que nem as primeiras que eu fiz, até postei aqui no forum)...desculpa, mas é a realidade. nao adianta o compositor curtir a musica e ninguem curtir, e vice versa. tem que haver as duas coisas. e pra que as duas aconteçam é necessário saber essas técnicas ai que voce falou, alem de outras.

Ken Himura
Veterano
# nov/13
· votar


Hammerfull
Inspiração não é algo mensurável. Técnica é.

E, geralmente, música com técnica bem empregada (técnica favorecendo a expressividade) é top dos tops.

Quem é refém de técnica não é profissional da composição, posso te garantir isso. Por quê? Porque e se o cara não tiver inspiração e tiver que entregar uma composição? Todos os grandes mestres compuseram por encomenda - você acha que eles mantiveram "inspiração" por todo o tempo para criar obras primas, mesmo que por encomenda?

Quem necessita de "desculpa" pra criar, tá exercitando sua criatividade de maneira errada ao meu ver.

badari
desculpa, mas é a realidade. nao adianta o compositor curtir a musica e ninguem curtir, e vice versa. tem que haver as duas coisas.
Essa realidade é só pra compositor pop. Compositores fora da indústria não tem dever de agradar ninguém fora si mesmos. E agradar as outras pessoas junto!

Aandreep
Membro Novato
# nov/13
· votar


Em relação ao tempo, como já foi dito, varia de cada pessoa. Eu demorei 4 anos pra compor algo realmente bom, agora com 2 anos já fazia musiquinhas fuleiras. Em relação ao conhecimento, esta analogia é bem clara:
A música não deixa de ser uma forma de linguagem, portanto imagine uma conversa entre pessoas de diferentes nacionalidades, é evidente que quem tiver maior conhecimento do idioma do outro e quem conhecer mais palavras vai se comunicar melhor. A música é o mesmo, a composição nada mais é do que um dialogo. Se você souber apenas 5 acordes sua comunicação vai ser pobre, enquanto aquele que conhece um amplo numero de acordes,campo harmônico,escala e por aí vai... vai "falar" muito mais ao ouvinte. Porém a "criatividade" é fundamental, pois somente a técnica não basta.Em suma Tocar bem, difere de compor bem.

AllanGouveia
Membro
# nov/13 · Editado por: AllanGouveia
· votar


Ken Himura
cara, discordo em partes! A técnica é importante sim, como você mesmo disse, mas não serve de nada se não houver criatividade...

Tenho um amigo que não sabe NADA de teoria musical, mas o cara é um compositor nato (compositor completo... cria harmônia, melodia, ritmo e as letras)... As músicas do cara são fantásticas... Ele cria tudo com ouvido e imaginação.

Na verdade, eu acho uma pena ele não querer seguir carreira com isso (só toca e compõe por diversão)...

Tem muitos caras que manjam muito de teoria musical e não fazem uma composição descente. Já vi gente que toca muito e estuda todo tipo de coisa relacionada a música elogiando ele pelas composições (Até um maestro que a gente conheceu)...

Não estou dizendo que é para a galera não estudar; mas estou dizendo que o que é necessário para compor é a criatividade.

abç

Ken Himura
Veterano
# nov/13
· votar


AllanGouveia
Sim, criatividade é fundamental! Mas não dá pra ensinar isso, é um processo natural derivado da experiência de cada um - eu gosto de pensar que criatividade é uma forma de resolução de problemas, você cria um "problema" ("quero uma coisa assim") e corre atrás de forma de resolver.

Já a técnica sim, dá pra sistematizar e ensinar sem problemas. Se não desse, não exisitiriam aulas (nem faculdades) de composição.

Pra mim, o músico sempre tem que procurar melhorar e o compositor deve criar o novo - estacionar e/ou ficar só repetindo o que já foi feito sem acrescentar nada novo é render-se à mediocridade que todos criticam na música comercial de hoje.

joaohard
Veterano
# nov/13
· votar


Eu acho bacana, tipo, criar uma cadência e em cima dela jogar uma letra.O problema que eu nunca me lembro depois do que eu compus ou se lembro acho paia...XD kkkkkkkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a quanto tempo leva pra conseguir compor ?