Open Class sobre Música Atonal e vários outros temas interessantes - de grátis

    Autor Mensagem
    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/13


    Galera no EMT/IGT vai ter uma Open Class com Ednilson Lázzari tratando de Música Atonal ...

    - A Música Atonal é aquela que não utiliza mais os componentes da tonalidade, como, acordes, campos harmônicos, escalas tonais, tratamentos de dissonância etc.
    - A Música Serial Atonal tem como objetivo a ordenação de seus elementos, tais como, ritmo, dinâmica, articulação, notas etc.
    - A Música Dodecafônica Serial Atonal foi desenvolvida pelo austríaco Arnold Schoenberg (1874-1951) em 1923 e tem como material composicional a escala cromática dos 12 sons.

    Complemento: quase toda a música erudita do século XX é atonal. As músicas populares, tais como, Jazz, Rock, Blues, Bossa Nova etc., ainda se utilizam da tonalidade e da modalidade.
    Desde o início do século citado os compositores desenvolveram várias técnicas composicionais atonais como uma forma de criar uma linguagem nova para a música, entre elas:
    - a música politonal com várias tonalidades simultâneas (Charles Ives, Darius Milhaus, Stravinsky);
    - a música polimodal com vários modos simultâneos e invenções de escalas (Olivier Messiaen, Stravinsky, Bela Bartock);
    - música eletrônica onde os compositores criam timbres através de softwares e manipulações de séries harmônicas sem utilizar mais os instrumentos tradicionais, como violinos, flautas etc. (Stockhausen);
    - a música concreta que manipula gravações de sons concretos da vida, tais como, rangidos de portas, sons de carros, suspiros humanos (Pierre Schaeffer);
    - a música eletroacústica que combina a música eletrônica e concreta e pode utilizar até instrumentos tradicionais (Edgard Varese, Flô Menezes);
    - música estocástica que se baseia em probabilidades matemáticas para cada elemento musical, como ritmo e notas (Iannis Xenakis);
    - música aleatória, onde eventos indeterminados podem participar da composição sem um itinerário definido na partitura da sequencia musical (John Cage); e muito mais.

    Em suma, há diversos tipos de música atonal. Esta open class abordará a música dodecafônica (Arnold Schoenberg, Anton Webern, Alban Berg), que é apenas uma vertente dessa busca pelo novo que os compositores infringiram para romper com a tonalidade clássica.

    Fonte: http://www.territoriodamusica.com/emt/noticias/?c=20681

    Já me inscrevi ....

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/13
    · votar


    blz ... vô sozinho ....

    Lord-g
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Calma ae cara, vou nessa tbm =]

    Insufferable Bear
    Membro
    # out/13
    · votar


    Se fosse em RJ eu iria, mas não é, então não vou.

    Ken Himura
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Ih rapaz, vou começar a dar umas palestras assim também, parece que tem público-alvo grande.

    Fernando de almeida
    Vá mesmo, é um conjunto de técnicas que eu considero sensacional, depois volte e conte como foi a aula!

    Se não quiser ir lá sem saber nada, procure um livro chamado "Materials and Techniques of 20th Century Music", de Stephan Kostka (dá pra encontrar fácil em pdf na internet). Veja os capítulos 10 ("Classical Serialism") e 13 ("Serialism after 1945").

    É um livro ótimo, fácil de ler e os capítulos são curtos e cheios de exemplos.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Ken Himura
    "Materials and Techniques of 20th Century Music", de Stephan Kostka

    LENDO ..... Muito bom ....

    Rednef2
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Pena que não é aqui onde moro.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    GALERA

    Esqueci de citar ... O Open Class será no dia 24/10/13 (quinta feira) às 19:30 ...

    É só levar 2 produtos não perecíveis (determinados pela EMT) e assistir a aula ... no meu caso pediram 1kg de macarrão e 1l de óleo.

    rcorts
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Rednef2

    Pena que não é aqui onde moro.
    [2]

    Se fosse aqui onde moro eu iria, nem que fosse apenas pelo conhecimento e mesmo que não fosse aplicar nas minhas composições.

    Lord-g
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Opa é essa semana hein!!!

    E o mais legal dá pra ir a pé do trampo ^^
    Bora lá o/

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Lord-g
    Opa é essa semana hein!!!

    E o mais legal dá pra ir a pé do trampo ^^
    Bora lá o/



    Opa eu vou de metro ...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Opa ...

    Tô saindo agora pra ir lá ...

    Vou tentar filmar e postar ...

    INARELI
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    música atonal é coisa de caderno 2. bah!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/13
    · votar


    INARELI
    música atonal é coisa de caderno 2. bah!

    hehheheee Como assim "caderno 2"????, Vc quis dizer avançado????

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/13
    · votar


    FUI LÁ GALERA .... O assunto é muuuuito legal ....

    Como não deu tempo de acabar o assunto ontem ... por isso o professor vai finalizar o assunto na próxima quinta feira ....

    Muito legal ... recomendo ... abriu umas idéias pra composição e até pra análise de musicas ...

    Fernando de almeida
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Parte 2:

    http://www.territoriodamusica.com/emt/noticias/?c=20681

    Me inscrevendo ...

    makumbator
    Moderador
    # out/13
    · votar


    Fernando de almeida
    hehheheee Como assim "caderno 2"????, Vc quis dizer avançado???

    Não, ele quis dizer caderno 2 de jornal (caderno de cultura). Como se fosse uma música "academicista" e pseudo moderninha.


    Não concordo, mas acho que foi isso que ele quis dizer com o comentário, e logo ele o antigo usuário "Orion" aqui do FCC, que praticamente só lança música atonal de vanguarda!

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Fernando de almeida
    E a parte 2, como foi?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Open Class sobre Música Atonal e vários outros temas interessantes - de grátis