Musico Autoral: Profissão em extinção?

Autor Mensagem
Rednef2
Veterano
# set/13 · Editado por: Rednef2


Pensando sobre essa assunto há um certo tempo depois de ver vários depoimentos frustrados de muitos músicos que se aventuraram nesse segmento, fico me perguntando se atualmente é possivel viver de bandas/carreira solo.

Ninguém mais compra albuns - a não ser que você seja queridinho da midia - e o que resta é apenas shows/turne.

Mas ai é que entra o "x" da questão!! como fazer shows se não conhecem teu som? só se você pagar pra tocar.
Como fazer turnê se a banda mal consegue fazer mais do que 3 shows por mês?
Vai conseguir um bom cachê pra sustentar a banda/familia sendo que mal existe uma cena que não seja pra pagodeiro e sertanejo?

A saída é arrumar um emprego paralelo ou então dar aulas em alguma escola de música.

Mas aquela coisa de viver apenas do cachê que ganha com shows, creio eu que se não estiver já em extinção e está caminhando pra esse lado.

O que vocês pensam sobre isso?

Edit: Criei o topico na seção errada, favor mover pra área de "musica em geral"

cafe_com_leite
Veterano
# set/13
· votar


Creio que um caminho é usar a internet como forma de divulgação, vejo algumas bandas que disponibilizam o seu EP o ou álbum de estreia para dowload gratuito a fim de divulgar o trabalho, oque pra mim é valido, pois se conseguir um público já é um passo pra conseguir shows e o financiamento de um possível novo álbum. Só que para isso tem contar com um financiamento da própria banda, ou seja, pagar pra fazer música. Vejo muitas bandas que mantém um maior contato com os fãs através de pages de facebook, creio que isso ajuda na conquista de um público. Pelo menos serão algumas ferramentas que utilizarei quando estiver com minha banda.

guitarluiz
Veterano
# set/13
· votar


cafe_com_leite
Calma cara kkkk

waltercruz
Veterano
# set/13
· votar


Aqui em Brasília tem rolado uma cenazinha autoral até interessante.

Eu faço parte de um projeto desses, o Verlindo. (https://www.facebook.com/verlindomusic e http://soundcloud.com/verlindo)

Pelo que o Jorge andou falando, os anúncios pagos do facebook tem trazido um retorno interessante na divulgação do trabalho (e ter uma página no facebook ajuda a ter um controle bom sobre onde a sua divulgação vai).

Existe um projeto chamado SofarSounds (Songs from a Room), cuja proposta é aproximar artistas autorais e públicos, através de gigs intimistas, feitas na casa das pessoas. É um projeto inglês que corre o mundo, e as gigs sao secretas. O único porém é que, pela proposta do projeto, a captação é feita ao vivo, então quanto mais na manha vc puder tocar melhor, o que já eliminaria sons pesados. Toquei já em um sofar aqui em Brasília com o Verlindo e já fui em outro para ver amigos tocando. De repente é uma boa se informar se existe algum sofar rolando em sua cidade (No Brasil, sei que já teve aqui em Brasília, em São Paulo e em Belo Horizonte).

http://sofarsounds.com/
https://www.facebook.com/SofarSoundsBrasil

A idéia dos coletivos é bem interessante tb, aqui em Brasília parece já delinear-se um coletivo meio informal. To gostando da cena aqui.

Caike_bend
Veterano
# set/13
· votar


Aqui em Fortaleza, depois de muita guerra, a cena autoral ta se fortalecendo. Já tem bandas ''conceituadas'' no meio underground. Aos poucos, vai dando certo.

Minha banda é autoral, acreditamos no nosso som e tem rolado um feedback maneiro.

JJJ
Veterano
# set/13
· votar


Algumas bandas que toquei foram autorais, mas sempre com uma versãozinha ou outra, um Stones aqui, um Beatles ali, um Led acolá. Acho que é uma possibilidade pra ajudar a "temperar" um show de banda que não tem ainda muito público próprio.

VIC_RATTLEHEAD
Veterano
# set/13 · Editado por: VIC_RATTLEHEAD
· votar


tbm depende do estilo cara! aki na minha cidade,se vc tem uma banda de hard rock,ou até msm heavy tem barzinho pra vc tocar,e recebendo cache. (detalhe:na maioria das vezes são só covers)
agora na musica mais extrema (meu caso) como death,black e thrash q eh oq minha banda toca,ja complica! n temos mto espaço,e quase todos os eventos são independentes. quando se recebe ''ajuda de custo'',eh em torno de 100 mangos,oq nem da pra pagar um mes de ensaio no studio,q dira dividir entre nos da banda...realmente,isso eh complicado

Guitar Center Music
Membro
# set/13
· votar


se atualmente é possivel viver de bandas/carreira solo

Possível é, mas não é provável.

Infelizmente é uma questão cultural - quem vem dos anos 80 sabe disso . nesta época as bandas formavam-se para fazer trabalho autoral e só tocavam covers para completar o repertório ou como uma nova versão, com novo arranjo ou pegada diferente e o público tinha interesse em acompanhar esse processo.

Hoje o pessoal nem ouve mais um CD de uma banda famosa - a tal da falta de "paciência' - ficando sempre nos mesmos hits ou ouvindo o que passa no rádio ou num playlist qualquer, porque não dá trabalho. É uma anti-relação com a música e isso matou a cena musical para o rock. Sem ídolos e nomes de expressão você não renova o público e não mantém o interesse do pessoal antigo, vai ficando aquela coisa pra " tiozinho " rs

Drinho
Veterano
# set/13
· votar


se os beatles nao tivessem existido e eles tivessem comecado sua carreira hoje dentro de nosso contexto global atual, voces acham que eles seriam o que foram?

Arimoxinga
Veterano
# set/13
· votar


kkkkkkkkkkkk o fórum está altamente bugado, a pessoa pensa que ainda não mandou a msg mas, já mandou várias! isso já tem uns 2 mêses.

Rednef2
Veterano
# set/13
· votar


To curtindo as opiniões da galera!!

waltercruz
vou dar uma lida nesse lance ai.
Parece interessante.

Guitar Center Music
O pior é que não é apenas o Rock que sofre com isso.
A propria musica brasileira (frevo, bossa nova, samba, etc) está perdendo espaço.

Há alguns meses atrás Alceu Valença no site dele, criticou as rádios pernambucanas por não tocarem mais frevo e dar oportunidade apenas a artistas internacionais de qualidade duvidosa.

JJJ
Veterano
# set/13
· votar


Drinho
se os beatles nao tivessem existido e eles tivessem comecado sua carreira hoje dentro de nosso contexto global atual, voces acham que eles seriam o que foram?

Sinceramente, não acredito que seriam hoje nem sombra do que foram no passado.

Os tempos são outros.

bezerrabru
Veterano
# set/13
· votar


Olha, no ABC Paulsita (ou até mesmo em São Paulo) está um pouco dificil mesmo levar este lance de música autoral para frente.

Escrevo desde os 15 anos, Já tive algumas bandas de músicas próprias.
Na minha adolescencia tocava Punk/Hardcore e era algo mais aceitável com música própria, havia bares que abriam de domingo focado neste público e era bem maneiro a cena, mas ao mesmo tempo era uma prostituição já que bandas menores tocavam mas tinham como condição vender ingressos e dar a grana toda aos organizadores para pagar bandas maiores, no auge dos meus 15 anos isto era o máximo.

Hoje, depois de ter passado por várias bandas inclusive covers de rock nacional com músico de certa expressão no meio, tenho uma banda de Blues n Roll. Estamos trabalhando MUITO em composições próprias e acompanho a luta de algumas bandas em conseguir shows para mostrar o trabalho próprio. O fato de eu tocar algo focado para o Blues, as versões de sons que nos influenciam está embutido no cotidiano da banda e isto tende a facilitar.

O que eu vejo é que os bares que abrem oportunidade de mostrar o som sempre pedem que toquem covers, e isto é um pouco massante. O que eu acho pior nesta questão é os bares que exigem determinada banda, como ocorreu com uma banda que eu tocava anteriormente, eles foram procurar um show atualmente e o bar pediu para eles tocarem Guns n Roses (ISSSSLLLLAAAXIIIII), e ai já viu... a banda recusou o show, porque Guns não está NADA na pegada deles (a banda tende para um lado menos comercial e mais pesado).

Não vou nem entrar nos méritos de ganhar dinheiro com sons próprios. infelizmente a profissão músico exige que se tenha uma gama de atividades para complementar a economia pessoal. Cito como exemplo um amigo meu (tio de minha namorada), um ótimo guitarrista formado na IG&T que para viver de música tem que dar aulas em vários períodos e dias diferentes, além de consciliar a banda de som próprio e um cover de Iron Maiden. A agenda do cara é loucura, raramente está em festas de familia ou tem 30 minutos no dia para trocar uma idéia.

Led Zé
Veterano
# set/13
· votar


Eu acho engraçado como tem gente que fala de fazer música, viver disso, lançar albúns, fazer tour, como se fosse algo bem palpável...Galera, ser músico é igual jogar futebol profissional! É sonho, é pra poucos! Alguns poucos escolhidos vão passar na peneira, que não depende só de talento (na música menos ainda), e muita gente boa fica pra trás ( Ronaldo fenômeno foi dispensado do Flamengo pois não queriam pagar vale transporte pra ele ante de ir para o Cruzeiro). Da molecada toda que sonha, menos de 1% chega lá. Aí vão para alternativas : dar aula, ser treinador de escolinha, time amador, monta quadra de society, etc...Música é a mesma coisa. Uns afortunados vão chegar lá e a maioria esmagadora fica nas aulas, barzinhos, videos de you2be, etc...Música não é igual fazer faculdade de medicina e ter certeza que vai ser médico. É uma aposta com um risco muito alto! Tem gente que acha que porque sabe tocar, compõe músicas, tem banda já merece o sucesso. Não é bem assim...Outros acham que é por causa do estilo, como se ele parasse de tocar de rock e fosse pro sertanejo era garantia de successo. Agora imaginem quantos bocós por aí estão esperando pra tomar o lugar do Luan Santana ou Gustavo Lima. Não é assim , galera,. Se vocês abriram mão de tudo para ser músico deveriam saber dos riscos. Não é só : sou músico , mereço reconhecimento.

Edson Caetano
Veterano
# set/13
· votar


Quem não se adaptar aos novos tempos esta quebrado... E não é só com musico é com todas as profissões

Musico autoral não está em falência não, mas os meios de estourar são mais complicados, exige mais do que talento e boa produção

Mas nao adianta chorar que pagodeiro tem mais chance... Tem nada eles também ralam pra caramba, cada um tem seu espaço é só cavar seu nicho, sair do mainstream e encarar o underground

E... Trabalhar, muito , todos os dias, viver de musica não é aquele mito : sexo, drogas e rocknroll , é seriedade, profissionalismo, suor, ralação

Rednef2
Veterano
# set/13
· votar


Muito interessante os pontos de vista de cada um!!!
É bom que aprendemos a olhar a coisa pelo outro lado também.


Led Zé

Não é bem assim...Outros acham que é por causa do estilo, como se ele parasse de tocar de rock e fosse pro sertanejo era garantia de successo. Agora imaginem quantos bocós por aí estão esperando pra tomar o lugar do Luan Santana ou Gustavo Lima. Não é assim , galera,. Se vocês abriram mão de tudo para ser músico deveriam saber dos riscos. Não é só : sou músico , mereço reconhecimento.

Isso é verdade. Conheço um cara que faz parte de várias bandas sertanejas e até agora nada.
Continua no anonimato.


Edson Caetano
Concordo contigo também cara.
O ruim é que o underground do rock foi tomado por bandas covers.
Dificultando mais ainda o trabalho de bandas autorais.

Insufferable Bear
Membro
# set/13 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


É claro que a quantidade de músicos que conseguem alguma coisa é pequeno.
99% dos que tentam acabaram de sair da adolescência e não tem idéia de como o mercado funciona.
Tem tanta acontecendo e ninguém vê, mas tem um bando de gente fazendo música experimental, que teoricamente não tem mercado nenhum, mas conseguem viver fazendo o que gosta ao mesmo tempo que muita gente quer fazer uma banda de rock tradicional, com um público em potencial bem maior, mas que não saem do lugar.

Outro motivo é que o pessoal confunde ser músico com ser famoso. Desses 99% do que comentei, 99% querem ser famosos, não ser músicos. Se quer ser músico vai ter fazer muito mais do que tocar em show e gravar cds, você tem milhões de opções para trabalhar com música, mas a única que você vê é fazer uma bandinha de rock e ser uma celebridade...

Então, no fim não é que dos que querem ser músicos tão poucos conseguem, pelo contrário, das pessoas que eu conheci que realmente queriam mexer com música, todos ainda mexem com música. O problema é das pessoas que querem ser celebridades, guitar heroes, rockstars, etc... Esses não tem futuro mesmo. Se não sabem, a era do rock e da guitarra como símbolos pop acabou há pelo menos 30 anos, agora se você toca guitarra, ou deixa de ser "guitarrista rockeiro" e vira músico ou vai fazer engenharia.

tl;dr: pare de querer "estourar" nas rádios, amadureça e vire músico, não astro do rock.

Rednef2
Veterano
# set/13
· votar


Insufferable Bear
Esse seu post me lembrou algo que Duff Mckagan disse acho que ano passado "Rock n roll não paga as contas".

Se Duff que é um astro do rock falou isso, imagina quem ta começando agora.

O dificil é achar alguém disposto a encarar os desáfios de viver de musica.
Eu tenho coragem de colocar a cara a bater, o problema é encontrar outras pessoas com essa mesma disposição.
Me sinto frustrado as vezes.

Insufferable Bear
Membro
# set/13
· votar


o problema é encontrar outras pessoas com essa mesma disposição.
Meu post tratou desse problema, você não precisa de uma banda, você tem milhões de outras opções, converse com músicos de verdade (não os daqui, um ou outro usuário deve ter méritos, mas definitivamente não espere que a maioria saiba do que está falando), procure pela faculdade de música, o pessoal de lá não é sempre a mesma coisa de "ui ui ui beethoven ui ui ui bach mozart", tem gente muito mais variada entrando e saindo de lá que também podem dar uma direção.

Mas para finalizar, de novo, se você ainda tá pensando em viver de música com uma banda é porque você tá precisando de alguns conselhos...

Insufferable Bear
Membro
# set/13
· votar


E eu realmente espero que muitas pessoas se animem para fazer música de alguma forma, muitos tem chances, não é algo tão fora do normal, o problema é a inocência e a visão muito simplificada do mercado e do papel que um músico pode ter...

Led Zé
Veterano
# set/13
· votar


Insufferable Bear
Mas para finalizar, de novo, se você ainda tá pensando em viver de música com uma banda é porque você tá precisando de alguns conselhos...
Cara, concordo com seu ponto de vista mas "viver de música" fora de uma banda não é a meta de quase ninguém. Não só dos adolescentes mas de marmanjo também. Neguinho quer subir no palco e tocar pra platéia. Isso é o que move. Mostrar sua música para o mundo. Não por trás de um crédito de arranjo em um CD de alguém. É estar na capa dele. E não há nada de errado nisso! Eu bato palma pra quem busca isso! É a mesma coisa do cara que tenta ser ator, pintor, ou qualquer outra forma de arte. Entre os ingênuos e os obstinados, não podemos culpar ninguém por tentar ou muito menos achar que são tolos. Eu sempre sonhei com isso mas nunca tive coragem e de tão cagão e seguro, acabei como servidor público. Admiro demais quem persegue o sonho pois só eles vão chegar lá. Eu me divirto com umas bandinhas meia boca e gastando parte do meu salário em equipamento que nem preciso. O que não dá e reclamar do mercado, disso ou daquilo, de pagodeiro, de funkeiro, etc...Não dá pra por a culpa do fracasso nos outros...

Lelo Mig
Membro
# set/13
· votar


Rednef2

Infelizmente tá cada vez mais difícil... o futuro é feio!

A somatória de muitos fatores negativos me levam a ser pessimista com relação ao futuro musical.

Um dos maiores problemas que eu acho é a pasteurização, a mesmice...

Mesmo fugindo da nossa zona de conforto, o rock, e analisando outros estilos, se você traçar um comparativo, havia uma riqueza que hoje esta muito rara. Vejamos um pequeno exemplo de 3 artistas da MPB em seus auges:

Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil, estes 3 artistas, lançaram, respectivamente os álbuns Jóia (75), Sinal Fechado (74) e Refazenda (75).

3 álbuns ícones da MPB, lançados muito perto um do outro, 3 álbuns de sucesso.

Contudo, apesar dos 3 serem MPB, de artistas contemporâneos e com as mesmas influências, um álbum nada têm a ver com o outro.

Num exemplo mais recente, Barão Vermelho - Declare Guerra, Titãs - Cabeça Dinossauro e Legião Urbana - Dois, todos álbuns de 1986, todos de bandas contemporâneas e influências semelhantes, e novamente nada a ver um álbum com outro.

Agora, faça o mesmo comparativo com Thiaguinho, Belo e Sensação? Gustavo Lima, Luan Santana e Michel Teló? Beyoncé, Rihana e etc?

Tudo parece saído da mesma forma, da mesma fábrica, sob as mesmas ordens...

Música tem deixado de ser arte... se é bom ou ruim, não vou entrar no mérito, mas, é apenas mais um serviço, onde alguém manda e outrém obedece.

Não há mais diferença entre o mais novo guitar hero da parada e um balconista do McDonalds.

Dr.Pacheco
Veterano
# set/13 · Editado por: Dr.Pacheco
· votar


Lelo Mig

Pô, não vo citar seu post se não a resposta vai ficar gigantesca. Quem quiser leia o post acima pra entender a resposta que to dando.

Resposta: Globalização. Ela atingiu até a chamada industria cultural - para usar um termo de Adorno - ou melhor, ela criou e moldou um tipo de industria cultural. Tudo que se pode apropriar virou produto, e virando produto fatalmente vão tornar homogêneo para vender a maior quantidade possível. Não estou falando que música deve ser feita apenas por prazer, o músico tbm come, bebe e muitos tem família para criar, mas a sobreposição do mercado sobre a obra se tornou algo, na MINHA opinião, inevitável. A qualidade da obra então deixa de existir, pessoas cantam o que os produtores mandam e não o que querem (basta dar uma olhada naquela galera do ídolos, tipo o Miranda) o cara chegam com a música pronta e fala: "Cê vai grava isso aeh e catando e tal tom e de tal forma", pronto a identidade do cantor/banda se perde. Acho que a questão é por ai.

Quem quiser dê uma olhada nesse trabalho: Indústria cultural e forró eletrônico no Rio Grande do Norte, autor Jean Henrique Costa. Embora seja baseado no forró dá pra estender pra todas as áreas, uma vez que a análise é bem mais ampla que o contexto que o autor trabalha.

Julia Hardy
Veterano
# set/13
· votar


Além de ser dificílimo conseguir ganhar dinheiro com trabalho autoral, os que conseguem formam uma panelinha e não dão espaço pra mais ninguém.

Por exemplo: o Sepultura nunca fez nada pelo cenário nacional. Nunca falaram bem de nenhuma banda daqui. Pelo contrário. Tem um documentário chamado Ruído das Minas que esclarece isso. Mas, é só um exemplo de egoísmo e ganância que rola no meio.

o pessoal confunde ser músico com ser famoso. Desses 99% do que comentei, 99% querem ser famosos, não ser músicos.

Corretíssimo. Não precisava falar mais nada.

como fazer shows se não conhecem teu som? só se você pagar pra tocar.

Alguém ainda acredita que isso funciona?

rcorts
Veterano
# set/13
· votar


Os comentários aqui estão muito bons, e o meu pode até ser bem esdrúxulo, mas depois de Steve Jobs, Bill Gates e Google (aliás, depois dos anos 90) o mundo já não é mais o mesmo e a demanda por produtos e serviços já superou em muito a demanda por arte, mensagem, conceito, blá, blá, blá..

Um exemplo bem simples e bobo: hoje em dia quem toca guitarra mais rápido é melhor músico. Quem cria algo novo, conceitual, original, nem sempre é valorizado como antigamente.

Outro: quem usa mais efeitos sonoros e melhor iluminação no palco, ou menos roupa, tem mais talento. As divas já não são as que arrasam na voz, mas sim as que tem as melhores curvas.

Mesmo assim, ainda há espaço para o "conceitual", o "autoral", o que tem essência, alma. E insisto em crer que esse espaço na mente humana nunca deixará de existir. Porém, que está tremendamente mais difícil, infelizmente está.

MenteSuja
Membro
# set/13
· votar


Depois de refletir um pouco com o que li aqui, começo a pensar que isso é culpa dos próprios músicos também. Afinal, muita gente que toca não tem senso artístico, então apenas reproduz som, não faz música. Se observamos desde o início da indústria fonográfica, a demanda musical consiste majoritariamente em: 1) músicas para dançar; 2) músicas de amor. Isso para as pessoas consumidoras. Agora, para estudiosos, artistas e músicos, há outros fatores, como o senso estético e o conteúdo, ou mensagem. Enfim, um músico de verdade tem diversos papéis: produzir beleza sonora, divertir seu público, criar conceitos, espalhar mensagens. Tudo ao mesmo tempo. Essa é minha opinião acerca desse assunto.

Insufferable Bear
Membro
# set/13
· votar


Não só dos adolescentes mas de marmanjo também. Neguinho quer subir no palco e tocar pra platéia. Isso é o que move. Mostrar sua música para o mundo. Não por trás de um crédito de arranjo em um CD de alguém. É estar na capa dele.

Essa é a diferença que eu comentei entre ser músico e ser celebridade. Esse cara quer ser celebridade usando a música, e apesar de eu também não ver nada de errado com isso, só tô dizendo que não é a mesma coisa e as pessoas deveriam estar conscientes disso.

E vocês que tanto citam a comercialização da música, se vocês parassem de se importar com a fama dos músicos e começassem a ouvir música, ela vindo de onde quer que seja, vocês descobririam que música nova não está nem um pouco escassa, na verdade, ela está mais abundante que nunca com a internet e a possibilidade de fazer tudo sem depender de uma gravadora gigante pra fazer o trabalho.
Mas vocês ainda diriam "mas isso tá no underground", mas por que vocês se importam tanto com fama? Por que vocês não podem simplesmente ouvir a música e apoiar os caras?

Outro problema também é o do saudosismo somado com o gosto pessoal. Não é que a música hoje está pior, é que vocês gostam mais do antigo e não gostam do novo, e apesar de não haver nada de errado com isso, vocês não deveriam se basear nisso para criticar a nova geração.
Dizem que a nova geração é sempre pior do que a anterior, mas se isso fosse verdade eu nem imagino em que nível do inferno estaríamos neste momento...

Insufferable Bear
Membro
# set/13
· votar


Ah sim, muita banda independente (boas) estão botando as coisas aqui:

http://bandcamp.com/

Exemplos:

http://fwamusic.bandcamp.com/
http://dva2.bandcamp.com/
http://rolotomassi.bandcamp.com/
http://sunaraw.bandcamp.com/
http://sataniquesambatrio.bandcamp.com/
http://gengivasnegras.bandcamp.com/

waltercruz
Veterano
# set/13
· votar


rcorts
É um lado importante: é preciso entregar um produto razoavelmente bem acabado, em todos os sentidos.

Ken Himura
Veterano
# set/13
· votar


Led Zé
Cara, concordo com seu ponto de vista mas "viver de música" fora de uma banda não é a meta de quase ninguém. Não só dos adolescentes mas de marmanjo também. Neguinho quer subir no palco e tocar pra platéia. Isso é o que move.
Isso não é viver de música; é querer ser idolatrado.

Não por trás de um crédito de arranjo em um CD de alguém
Arranjo no cd de alguém = dinheiro. No de alguém grande = muito dinheiro e trabalhos futuros. Músico que é músico não menospreza oportunidade legítima de trabalho.

Insufferable Bear
na verdade, ela está mais abundante que nunca com a internet e a possibilidade de fazer tudo sem depender de uma gravadora gigante pra fazer o trabalho.
Mas vocês ainda diriam "mas isso tá no underground", mas por que vocês se importam tanto com fama? Por que vocês não podem simplesmente ouvir a música e apoiar os caras?

Exatamente! Tem muita gente espalhada pelo mundo que se sustenta assim, só fazendo isso. Mas é mais fácil soltar um mimimi do que procurar com calma.

---
Enquanto existir alguma forma de mídia, vai existir o artista autoral. Vê aí quanta coisa precisa de trilha sonora. Aquelas músicas surgem do nada?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Musico Autoral: Profissão em extinção?