Quando importar não vale a pena - as alternativas nacionais.

    Autor Mensagem
    JJJ
    Veterano
    # set/13


    Pessoal, existem vários tópicos que tem a ver com o assunto que pretendo discutir aqui, mas nenhum deles tem esse propósito, pelo que percebi.

    A ideia aqui é reunir as boas alternativas nacionais aos produtos importados.

    O tópico tem duas finalidades: identificar bons produtos brasileiros em termos de custo/benefício e – por quê não? – dar uma força para a indústria nacional, quando esta fizer por merecer...

    Deixo claro que não me refiro aqui a viagens. Isso é outro assunto. Estando lá fora e podendo trazer produtos dentro da cota de 500 dólares, sem pagar frete e sem imposto, não há o que pensar. Me refiro a importar. Muitos aqui tem, há tempos, usado o ebay, o amazon ou sites de lojas ao redor do mundo para comprar aquela peça, aquele pedal, aquele instrumento ou acessório tão sonhado. Ocorre que estamos num momento em que o Real está muito desvalorizado frente às moedas “fortes” estrangeiras, o que encarece muito esses produtos. E parece que esse panorama não será alterado tão cedo; afinal de contas, com o Real baixo, a indústria tende a exportar mais e os consumidores a importar menos. Num momento de “vacas magras” na economia, isso se torna extremamente desejável. Some-se a isso um apetite crescente que se tem percebido ultimamente quanto aos impostos sobre os importados, tanto federais (os famigerados 60%) quanto estaduais (aí depende do estado, mas vamos tomar uns 30% como base) e chegamos a quase 100% de imposto, quando o produto for taxado. Com isso, acho que temos que pensar duas vezes, quando bater a vontade de comprar algo de fora...

    É aí que entra o motivo do tópico. Achar esses produtos nacionais que valem a pena, que tem boa relação custo/benefício, que não pagarão impostos de importação, que chegarão mais rápido e que podem servir de “bandeira” para uma nova indústria brasileira de qualidade e preço justo.

    Estou sendo sonhador? (...You may say I'm a dreamer... hehehe)

    Nada!... Esses produtos já existem! E muitos aqui conhecem e confiam neles.

    Captadores Malagoli, Blocos Manara, Pedais Furhmann, corpos de guitarra do Adriano Ramos, só para citar alguns.

    Ajude a encontrá-los, dê seu relato, vamos valorizar e incentivar nossa indústria!

    E, claro, se eles pisarem na bola, resolverem abrir o olho grande demais e aumentarem os preços artificialmente, só porque estão tendo “notoriedade” aqui, denuncie, diga que já não vale mais a pena.

    Por uma indústria nacional de instrumentos variada, séria, com preços justos e qualidade!

    vinibassplayer
    Veterano
    # set/13
    · votar


    o Real está muito desvalorizado frente às moedas “fortes” estrangeiras

    achei que as moedas estrangeiras é que estavam super-valorizadas...

    mas deve ter mta coisa handmade bacana por aí sim, eu é q ñ conheço...

    mas fanboy é fanboy né?! hahahahaha

    JJJ
    Veterano
    # set/13
    · votar


    vinibassplayer
    achei que as moedas estrangeiras é que estavam super-valorizadas...

    A ordem dos tratores não altera o viaduto, né? hehehe

    fanboy é fanboy né?
    Isso é um ponto de discussão interessante também, que eu acho que cabe neste tópico.

    Não vou nem citar marcas, mas imagine a seguinte situação:

    de um lado, uma guitarra de marca famosa, muito boa, custando 1000 doletas no ebay

    * versus *

    uma guitarra nacional, de um luthier "desconhecido", surpreendentemente boa (tão ou melhor que a outra, de grife), por 2000 reais.

    Importando a do ebay, vamos ao seguinte (um cálculo aproximado, claro)

    1000 dólares
    100 de frete
    60% da receita = 600 dólares (se incidir só no produto...)
    chegamos a 1700 dólares (se o estado não cobrar ICMS...)
    1700 x 2,50 = 4250 (na melhor das hipóteses, sem contar IOF e tal)

    (se incidir ICMS, IOF e imposto sobre o frete, a coisa fica triste)

    Ou seja: mesmo na melhor hipótese, a importada vai ficar mais do que o dobro da nacional.

    Será que um logo vale isso tudo?

    Alguns dirão que sim. Mas cada um sabe o bolso que tem, né? rs

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/13
    · votar


    JJJ
    Será que um logo vale isso tudo?

    Música não é só ouvir, é magia, é fetiche, é vaidade, é um monte de coisas que vão bem além do que se ouve... infelizmente o apelo MARCA de alguns produtos pesam

    É aquele famoso bordão...
    Palheta 3 reais, Jogo de Cordas 50 reais, tocar em uma Fender Eric Clapton não tem preço...

    Na verdade tem preço sim, é cara pra kct, e poderia sim, muito bem ser substituída por uma nacional equivalente, mas e para achar uma assim, só mesmo com indicação, por isso seu tópico é muito válido

    Quem sabe apareçam coisas boas

    Vou começar com algo que estou cobiçando
    http://www.pedroneshop.com/acessorios/penta-5witch.html
    e o videozinho do De Ros ajudou bastante

    Até mais

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    Edson Caetano
    infelizmente o apelo MARCA de alguns produtos pesam
    Como alguém disse em outro tópico, "metade do preço do Tube Screamer é nome". Eu concordo cara. Nem é um pedal tão bom assim. Só fica bom empurrando o drive do amp ou como booster.

    JJJ
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Edson Caetano
    Boa indicação, tinha esquecido do Pedrone (se bem que eu estou por fora dos preços dele).

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Se não fosse sobre produtos nacionais, eu sugeriria testar o Bad Monkey... rs

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    JJJ
    eu sugeriria testar o Bad Monkey... rs
    Valeu, mas por enquanto eu fico com as pedaleiras mesmo rsrsr

    Alguém sabe se Gianinni, Landscape e N.I.G. são nacionais?

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Sim, até onde eu sei, as três são nacionais

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Edson Caetano
    · votar


    ...

    guizimm
    Veterano
    # set/13
    · votar


    o importante é a guitarra ser boa, não importa de onde venha

    mas meu, não dá pra segurar a vontade de comprar uma fender ou Gibson quando a gente tá com grana, eu não sei a explicação(tá, talvez seja psicológico), mas simplesmente é outra coisa, não vou ser hipócrita de dizer que não

    JJJ
    Veterano
    # set/13
    · votar


    guizimm
    Sim, eu entendo. Eu também quis ter uma Fender, mesmo que MIM...

    Mas a ideia aqui não é só em termos de instrumento "completo". Eu sinto falta de uma indústria de acessórios. Agora, finalmente, algumas iniciativas estão florescendo e, quando o produto for bom e com preço justo, acho que devemos divulgar.

    Corpos de guitarra e baixo, por exemplo. Começamos a ter oferta a preço razoável e de boa qualidade. Quando for assim, melhor comprarmos daqui!

    Casper
    Veterano
    # set/13
    · votar


    E quando não existe similar nacional?
    Uma interface de áudio, um mixer etc...
    Nada disso existe (que seja utilizável).

    waltercruz
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Casper
    Acho que a maioria das coisas que eu quero não existe similar.. ehehee

    O Lucio, guitarrista do Pink Floyd Cover que eu toco gosta muito desses pedais aqui:

    http://andyeffect.blogspot.com.br/

    Segue uma demo:



    Edson Caetano
    O outro guitarrista do iFloyd tem um pentaswitch. :)

    JJJ
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Casper
    E quando não existe similar nacional?
    waltercruz
    Acho que a maioria das coisas que eu quero não existe similar.. ehehee

    Pô, aí não tem jeito, né, galera?...

    Mas uma das high hopes desse tópico (e bota "high" nisso... kkkk) é ver se a gente incentiva a indústria nacional a fabricar essas coisas.

    A China, hoje em dia, fabrica TUDO o que se possa imaginar. Se você pensar em algo ridiculamente inexpressivo como capinhas de tensor ou spring trees ou chavinhas de apertar peles de bateria ou palhetas até equipamentos eletrônicos mais complexos, pode ter certeza que vai ter um "fundo de quintal" chinês fazendo.

    Eu gostaria sinceramente que tivéssemos esse tipo de empreendedorismo aqui (irônico desejar ter um nível de empreendedorismo privado, seguindo o exemplo de um país comunista... mas.. é a nova realidade!).

    De novo, "you may say I'm a dreamer"... ok... Mas eu me sinto obrigado a tentar, pelo menos.

    Aos mais incrédulos, é só verificar que algumas opções pioneiras, como as que citei, já estão acontecendo. Quem poderia imaginar que blocos de ponte de strato de qualidade pudessem estar sendo feitos aqui? Pois bem, eles estão sendo feitos!

    Quem sabe, o pessoal se empolga e começa a fazer de tudo, assim como na China?

    RANTZI KEIS
    Membro
    # set/13
    · votar


    A Santo Angelo tem uma proposta legal de pedais parecem ter um preço justo http://www.santoangelo.com.br/pedais-de-efeito?ps=24

    Diego_o.0
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Po, eu gosto da Landscape. Muita gente não curte, mas acho que os produtos tem preço justo, pelo menos os que tenho. Outro ponto positivo pra eles é o pós venda. Sempre que precisei me atenderam muito bem. Os pedais Axcess da giannini quebram um galhão por um preço bem baixo. Cabos Santo Angelo e Tecniforte me agradam também. Considero as que citei alternativas interessantes. Espero ter contribuído =)

    ogner
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Diego_o.0
    Cara, no meu set landscape sempre ferrou o timbre. O sistema de bypass deles é meio estranho, sempre adicionava frequências ( altas ) no som. Oq que consegui ficar mais tempo ( ja tive alguns ) foi o reverb, muito bonito mas ferrava com o pedal de fuzz e drive... Acabei passando ele tb.

    MMI
    Veterano
    # set/13
    · votar


    JJJ

    É interessante isso... Com muitos anos no meio, muita pesquisa, aprendi que existem sim pessoas aqui no Brasil comprometidas só com a altíssima qualidade. Boa parte não quer nem saber de propaganda, que se fale em sites e fóruns. Como é artesanal e feito com extremo esmero, já tem clientes suficientes e trabalho que sustenta a produção. São caras extremamente estudiosos do assunto, verdadeiras enciclopédias, dá um extremo prazer conhece-los e conversar para aprender alguma coisa.

    Conheci um fabricante de captadores customizados. Ele trabalha com 3 ou 4 luthiers só, além de alguns colecionadores sérios, caras que tem algumas Fender ou Gibson da década de 50, por exemplo. Só digo que uns poucos amigos do fórum já trocaram umas ideias com ele e que eu saiba, só 1 já conseguiu um captador dele. O meu está para ser feito... Ele concorre com caras como Lollar, Lindy Fralin, Tom Holmes, Grosh. para fazer um captador com ele estou na fila há 3 meses, vai demorar pelo menos mais 1 mês, rendeu 3 tardes discutindo especificações: tipo de imã, força do imã, como vai ser magnetizado, tipo de fio (núcleo, "enamel"etc.), história, detalhes de captadores de caras famosos, processos, desenvolvimento, ideias tiradas de captadores vintage etc. Já vi esses captadores superarem uns custom americanos.

    Existem luthiers trabalhando nessa onda também. Um deles eu estou autorizado a falar, é o João Cassias. Um profundo conhecimento de madeiras ele teve desde sempre por ser o ramo de atividade se sua família. Foi estudar na Galloup School of Guitar Building and Repair em Michigan, EUA, a mais conceituada e famosa faculdade de luthieria do mundo. Depois estagiou com alguns dos grandes nomes americanos e ainda pode trabalhar por um período junto com dois dos maiores luthiers do mundo, Erwin Somogyi e Tom Ribbecke, caras que cobram muito por uma semana de um curso disputadíssimo, onde ficou por meses, e suas guitarras são expostas no Smithsonian Musem e fazem parte de projetos como o Blue Guitar. Digo isso porque sem dúvida é o luthier mais bem formado que conheço por essas terras brasilis. Ele faz guitarras sólidas excepcionais e archtops que dificilmente se vê a mesma qualidade nos bons luthiers gringos. Ele não faz mais Les Paul, por exemplo, ele tem um modelo dele, com desenho um pouco alterado e detalhes de PRS inclusive, mas várias pessoas já comprovaram, não só eu, estas guitarras são melhores que a maioria das Gibson R9. Fui convidado para ir conhecer uma archtop (das mais simples que ele faz), tirei umas fotos dela, mas no fim tem algo das LP.

    Slideshow

    Tem mais alguns para falar como o pessoal da Dunamiz que faz Les Paul capaz de medir forças com uma 58 original, mas o tempo agora não me permite...

    Quero dizer que existe sim gente que faz instrumentos soberbos por aqui, claro que existe um preço para isso. Mas para quem não liga para o nome do headstock e quer pagar um pouco mais que a média para algo de extrema qualidade, fica a dica.

    Abç

    Diego_o.0
    Veterano
    # set/13
    · votar


    ogner
    Hum... deve ser o buffer que acaba acentuando demais. Acho que isso deve ser mais perceptível como guitas melhores que a minha... rs! Como eu nunca usei muito o clean acabava não percebendo tanto isso, já que em tese esse problema é mais perceptível quando os efeitos estão desligados. Tenho dois na cadeia principal, o drive e o distortion (deixo o delay no loop do amp), aquela primeira versão, mas acho que só mudaram esteticamente. Sei lá, sempre sugeri pq curto e as opções que tinham disponíveis sempre fugiam dessa média de preço. Certa vez deixei o metal zone lado a lado e fiquei bulindo, não me agradou tanto quanto o brutal, que na época era a metade do preço do boss. Em todo caso é gritante a diferença quando temos acesso aos equipamentos que aqui são uma fortuna e lá fora tem um preço pagável. Trouxeram pra mim um wah 535Q por (com as contas feitas) 280$!! Aqui já vi loja vendendo por 650$, 700$... triste.
    Mas agora, com base no primeiro post, será que sugestões são ouvidas pelas empresas? Eu sempre mandei e-mails pros caras falando que eles deveriam fazer compressor e equalizer e enfim, tá aí. Lançaram ano passado. Não sei se são bons, mas estão lá, rs. Sem dúvida não foi minha culpa, mas é possível que uma ação conjunta tenha feito isso. Será que talvez a solução não esteja aí? Darmos feedbacks buscando melhorias?

    ogner
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Diego_o.0
    Sem duvida outros fatores influem diretamente
    Guitarra cabos amp ... como sou minomalista com
    equipo/pedais certamente é mais sensivel a essas percepcoes.

    Quanto as sugestoes...o ponto é, se melhorarem o preço
    " melhora" tb...hghehehe...

    JJJ
    Veterano
    # set/13
    · votar


    MMI
    Belo instrumento.

    Mas taí uma coisa que é duro por aqui... Tem muita gente boa, mas preferem ficar ali no "fundinho de quintal", com uma produção mínima e listas de espera enormes em vez de empreender, crescer, exportar. Já vimos aqui no fórum o problema com um luthier famoso e excelente, mas que está "patinando" em termos de pontualidade e quase falido. A estrutura de empresa forte aqui no Brasil ainda é quase um tabu.

    Eu tive uma empresa muito tempo atrás e, para abrir, foi aquele parto. Pra fechar, nem te falo! (na verdade, nem foi fechada direito... o contador que estava com os documentos morreu... enfim, deixa pra lá...). Certa vez, um dos sócios da empresa foi morar um tempo nos EUA. Em UM DIA, foi ao cartório e abriu uma "filial" da empresa lá. É uma baita diferença de visão da coisa empresarial. Aqui, ser empresário é quase pecado. As pessoas "curtem" o fato de um Eike Batista estar se ferrando, parece que acham legal as empresas estarem indo pro brejo, os empregados perigando perder emprego! Vai entender... Nos países desenvolvidos, o estado incentiva, facilita. E quem tem sucesso, honestamente, é bem visto.

    Enfim... vamos fazendo nossa parte, tentando ajudar aqueles que estão procurando colocar a cabecinha acima da mediocridade, mesmo com todas as dificuldades do custo Brasil e da nossa cultura que cultua o coitadinho ao invés do vencedor...

    Diego_o.0
    Veterano
    # set/13
    · votar


    ogner
    Hahahaha! Pois é! Aí não tem jeito! O cara às vezes substitui um componentezinho e só pq melhorou já quer socar valor... rs! Contece =/

    Ken Himura
    Veterano
    # set/13
    · votar


    JJJ
    Eu tive uma empresa muito tempo atrás e, para abrir, foi aquele parto. Pra fechar, nem te falo! (na verdade, nem foi fechada direito... o contador que estava com os documentos morreu... enfim, deixa pra lá...). Certa vez, um dos sócios da empresa foi morar um tempo nos EUA. Em UM DIA, foi ao cartório e abriu uma "filial" da empresa lá. É uma baita diferença de visão da coisa empresarial. Aqui, ser empresário é quase pecado. As pessoas "curtem" o fato de um Eike Batista estar se ferrando, parece que acham legal as empresas estarem indo pro brejo, os empregados perigando perder emprego! Vai entender... Nos países desenvolvidos, o estado incentiva, facilita. E quem tem sucesso, honestamente, é bem visto.

    Pois é, cara. Já ouvi várias histórias exatamente assim.

    É foda isso tudo, é o que mais me desmotiva a abrir minha empresa agora.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quando importar não vale a pena - as alternativas nacionais.