Harmonia- Método Prático. Dúvida sobre harmonização

    Autor Mensagem
    fernandesrc91
    Membro
    # set/13


    Então, estou estudando harmonia pelos livros do Ian Guest. O livro é bom, mas tem uma exercício do livro no qual uma melodia já gravada é dada e é pedido que o estudante a harmonize. É uma melodia de cantiga de roda infantil, bem simples.

    Logo depois, na explicação do exercício ele diz que ao harmonizar compete ao estudante mais " investigar" do que "inventar", escolher os acordes mais bonitos, tendo em vista que a harmonia não é propriamente nossa, mas da composição. Isso quer dizer que a mesma melodia pode ter harmonias diferentes, dependendo de quem a harmonize? Como se avalia uma harmonia boa e ruim, ou certa e errada, no caso?

    Depois ele diz que a própria voz é fundamental para harmonizar., mas como fica se o músico, como eu, é desafinado para cantar? (Não sei se quer solfejar!) Isso não tornaria a melodia mais difícil de ser harmonizada?

    Vlw.

    ROo
    Veterano
    # set/13 · Editado por: ROo
    · votar


    fernandesrc91
    Sim, "investigar" e não inventar é você analisar a melodia e ver quais os caminhos harmônicos que ela gera.

    Tenta pensar primeiramente assim, a melodia nos sugere as intenções da música tonal, repouso (I) afastamento (IV) tensão (V). Faça o exercício de identificar essas intenções e simbolize ela por esses graus.
    Depois, tente subsituir pelos graus similares... o repouso também é identificado por similaridade pelo III e pelo VI, o afastamento pelo IV e pelo VII (sim, ele também pode ser tensão, algo como a dominante... mas simbolize-o primeiramente como afastamento) e o V pelo II. Sempre respeitando as notas da melodia é claro.
    Isso seria "investigar" e não inventar.
    Outra coisa, você pode fazer também dominantes secundárias para reforçar a vinda do próximo acorde... o clássico, por exemplo, em Dó maior:
    D7-G
    II- V