Opiniões sobre Abrir Loja de Instrumentos Musicais

    Autor Mensagem
    RodrigoSouza94
    Membro Novato
    # ago/13


    Olá pessoal, sou novo no Forum mas já li alguns tópicos relacionados com o assunto, que, inclusive, me ajudaram bastante nas informações. Mas vim aqui para saber a opinião de vocês, principalmente dos lojistas.

    Vamos ao que interessa...

    Eu tenho um ponto comercial e me interessa abrir uma loja de instrumentos musicais, porque gosto muito desse ramo e tenho a GRANDE vantagem de não ter que pagar aluguel. Com as pesquisas que fiz, consegui encontrar alguns fornecedores, inclusive um deles é o que fornece para os concorrentes da minha cidade, quanto a isso estou seguro.

    O que eu gostaria de saber é se realmente vale a pena investir nesse negocio, o que não pode faltar no estoque, fazer um site para a loja (com certeza vale a pena), devo começar vendendo poucos instrumentos com grande variedade ou vários instrumentos com variedade menor, e conselhos do pessoal.

    strinbergshredder
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    RodrigoSouza94
    vou começar perguntando algumas coisas...

    -Onde fica localizada a loja (cidade)?
    -Qual é +/- a média de habitantes?
    -Quantas lojas concorrentes existem?
    -Como é o cenário musical aí na sua área? Tem bastante procura??

    Começando por essas questões já dá pra ter algo em mente...

    edman
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    RodrigoSouza94

    Você já conversou com o pessoal do Sebrae? tem uns cursos pra quem está querendo abrir um negocio, (e ouvi falar que até empréstimo em banco você consegue com condições melhores se tiver um certificado deles).

    RodrigoSouza94
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    strinbergshredder

    - Conselheiro Lafaiete - MG
    - A média que tu diz é a população da cidade ? Ta em torno de 150 mil habitantes e bem crescente nos últimos anos e provavelmente vai aumentar mais.
    - Existem apenas 3 lojas de instrumentos musicais, e nenhuma dela é... digamos, muito boa.
    - Sim, existe a procura, vejo várias pessoas em ambas as lojas quando vou comprar palhetas, etc (e dar uma olhada no movimento tbm rsrs)


    edman

    Sim, o Sebrae me passou uma apostila (que pode baixar no site) e disseram que há na verdade palestras sobre empreendimento, instruções de como elaborar uma pesquisa de mercado e plano de negocio. Quanto ao emprestimo não sabia disso, obrigado por dizer, creio que não será o meu caso, mas sempre é bom saber.

    RodrigoSouza94
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Acho que não fiz a pergunta direito no topico, eu queria na verdade é saber a opinião (principalmente de quem trabalha com isso) sobre o inicio do negocio, dicas e conselhos

    strinbergshredder
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    RodrigoSouza94
    Ah, obrigado por responder as perguntas cara!

    Então, o que acontece é justamente uma das coisas que vc falou, que é a pesquisa de mercado. Uma pesquisa bem cabal dos concorrentes vai te indicar os dados que vc precisa pra começar o negócio, como faixa de preço, portfólio de marcas, e uma coisa muito significante a se pensar também, é o nível dos instrumentos.

    É interessante vc pesquisar se a grande maioria da procura é sobre instrumentos iniciantes, ou intermediários, talvez até os profissionais, e procurar os grandes fornecedores e distribuidoras, como a Pride, a Equipo, e a Habro.

    Tendo contato com eles já vai te abrir uma excelente gama de possibilidades!

    RodrigoSouza94
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    strinbergshredder

    Eu que agradeço cara xD

    Sim, os números que pesquisei me animaram bastante, acredito que será um bom negocio, e como eu disse antes, tem o fator do aluguel, que pelo menos no inicio vai ajudar muito. É, achei esses fornecedores também e ainda o "Royal Music", pareceram muito bons, devo entrar em contato com um deles nos próximos dias.

    Você trabalha ou trabalhou nessa área ?

    GuiDensidadeC
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    RodrigoSouza94
    Continue nos mantendo informados sobre o negócio.
    Boa sorte!

    JJJ
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    RodrigoSouza94

    Cara, nunca tive uma loja de instrumentos (nem poderia, pois ia consumir todo o estoque pra mim mesmo! rs), mas, como consumidor, deixe-me apontar algumas coisas que sinto com relação às lojas de instrumentos no Brasil (de modo geral, claro que há exceções).

    1 - Pouca variedade; sempre as mesmas marcas, os mesmos modelos (dá-lhe Strato!).
    2 - Preços salgados.
    3 - Conhecimento dos vendedores muito abaixo do necessário.

    Sendo assim, eu lhe aconselharia, para ter sucesso com um consumidor como eu:

    1 - Ir além do basicão. Ter sempre algumas coisas que as outras lojas, em geral, não tem. Dá pra importar muita coisa barata e razoável da China, por exemplo, e deixar em estoque. Peças de reposição, material para luthieria, corpos, braços. Enfim, ter uma loja com coisas mais raras pode ser um diferencial importante (claro que, nesse caso, você teria que vender pela web porque não deve ter lá muito público alvo para essas coisas na sua cidade ).

    2 - Praticar preços justos. Claro que você tem que tirar seu lucro, mas não precisa cobrar 10 vezes o que gastou...

    3 - Coloque alguém que saiba do assunto pra vender (fisicamente ou pela web). Tem muito músico sem emprego por aí que aceitaria ganhar um salário relativamente baixo, mas trabalhar no meio do que gosta.

    Boa sorte!

    vinibassplayer
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    RodrigoSouza94

    o foda é q conselheiro é bem perto de BH e a turma prefere vir até aki do q comprar na propria cidade...
    mas vale os conselhos do JJJ tbm!!

    Metal_Owns
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Alguns conselhos que acho útil:

    Varie nos modelos, não vá só de strato (o colega ali em cima disse o mesmo) tenha de tudo: SG, Flying V, LP, Explorer.. Tenha umas 2 semi acústicas e 2 teles, pros blueseiros de plantão. E umas superstratos pra galera da frigideira.

    Varie nas marcas, mas escolha bem as marcas. Tenha produtos de todas as faixas de preço, mas que sejam as melhores da tal faixa de preço. Faça com que seus clientes paguem o que o produto realmente vale.

    Faça lucro, mas não roube: não venda os produtos por um preço que não valha a pena comprar; eles podem simplesmente ir a outras lojas, da mesma cidade ou de cidades vizinhas e comprar mais barato.

    Exemplo aqui da minha cidade: uma loja vende uma Flying V por 700 reais aqui, e uma loja da cidade vizinha vende a MESMA MALDITA por 550 reais. Uma LP que aqui custa 700 conto também, lá tem por 450. Não seja o cara da minha cidade, ele só consegue vender violão, pq todo mundo vai pra cidade vizinha comprar guitarra.

    Mesma coisa pra encordoamento e o resto.

    Ismah
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    EU ACHO

    - maior variedade de modelos, e menor quantidade destes - sempre lembrando que por encomenda vc também consegue

    - como tem duas concorrentes, vender peças de boutique é algo a ser pensado. mais qualidade menos preço

    - propaganda é alma do negócio, estar presente em alguns eventos. nem que seja vc usando uma camiseta da loja - mas se for uma moça bem dotada, o marketing aumenta

    - apoie bandas e músicos locais (músico cadastrado tem X% de desconto em todas as peças da loja) para cativar a clientela


    Fui vendedor 2 anos em uma loja, ali tive possibilidade de fazer um curso de marketing.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Opiniões sobre Abrir Loja de Instrumentos Musicais