Qual o papel de um percussionista ?

    Autor Mensagem
    Guarnica
    Membro
    # ago/13


    Já li em alguns sites, mas gostaria de saber de vocês...


    Qual é o papel de um percussionista em uma banda ??? Acompanhar a guitarra ??? Apenas um ritmo de fundo ???

    Eu nunca estudei musica e recentemente adquiri um bongô... to me divertindo bastante mas gostaria de me aprofundar mais no quesito percussão !

    abraços

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/13
    · votar


    Joga no Google e seja feliz!!! :)

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    poderia aprofundar muito e fazer aulas de prcussão
    ou se é pra curtir um pouco mais, youtube tem de tudo, deve ter algem por lá mostrando ritmos basicos pra bongo como esse:
    https://www.youtube.com/watch?v=BgtyMgPJdMw
    e outros que estão linkados ao lado

    Qual é o papel de um percussionista em uma banda ??? Acompanhar a guitarra ??? Apenas um ritmo de fundo ???
    não entendi muito a pergunta
    mas depende do ritmo, se você for tocar algo como um ritmo latino, as vezes tem mais importancia e destaque que outros instrumentos
    se for algum pop romantico melado, tá ali só pra fazer fundinho

    LeandroP
    Moderador
    # ago/13
    · votar


    Fazer sons percussivos.

    Guarnica
    Membro
    # ago/13
    · votar


    interessante Fernando eu já procurei pela web mas não achei nenhuma especificação é sempre alguma informação um pouco vaga...

    mas obrigado pela resposta, fico surpreso como LeandroP e MaurícioBahia chegaram ao cargo de moderação com uma mentalidade tao infanto juvenil...

    LeandroP
    Moderador
    # ago/13
    · votar


    Guarnica

    Obrigado pelo elogio. Também fico surpreso com muitas coisas. Se o papel do percussionista não for o de fazer sons percussivos, eu não sei o que é.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/13 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Guarnica: fico surpreso como LeandroP e MaurícioBahia chegaram ao cargo de moderação com uma mentalidade tao infanto juvenil...

    Foi só uma brincadeira (tem até um emoticon na minha postagem). Se você não entendeu assim, desculpe. O fato é que a pesquisa nos traz inúmeros benefícios.

    Veja uma das fontes que achei, usando o Google: http://pt.wikipedia.org/wiki/Percussionista

    Boa pesquisa! ;)

    JJJ
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Apesar da pergunta parecer meio boba - e daí as respostas que vieram - tem uma possibilidade de discussão interessante...

    Ninguém questiona um baixo, guitarras, bateria, teclados. Mas quando começam a entrar alguns instrumentos um pouco mais... digamos... exóticos, sempre vem uma certa estranheza à nossa mente; até mesmo preconceito, às vezes. Principalmente no rock, que é a praia de muitos aqui, talvez a maioria.

    Percussão pra quê? Um cara só pra tocar trompete? Violino na banda?!? E por aí vai.

    Mas existem exemplos bastante interessantes desses instrumentos - e outros até bem mais inusitados - com resultados excelentes, mesmo em bandas de rock. Imagine Honky Tonk Woman, dos Stones, sem aquele sensacional cowbell da intro. Perderia muito da graça que tem.

    Eu toquei em uma banda que tinha um percussionista "fixo". Dá um "sabor" super legal, dependendo do estilo. O cara era super criativo e vivia inventando detalhes aqui e ali, que, além do basicão de acompanhamento, traziam vida às músicas. Ninguém na banda, ou fora dela, percebia o cara como um integrante coadjuvante! A percussão era tão importante, para aquela banda, quanto a minha guitarra...

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Guarnica

    Alguns ritmos complexos como a MPB, música Latina e do Caribe em geral, são complexas demais percussiva e ritmicamente para serem levadas apenas por uma bateria... ficam pobres.

    A função do percussionista é "temperar a salada sonora", ou seja, acentuar características ritimicas e criar todo o clima geral.

    Percussionista não é baterista, pensa os ritmos de forma diferente e conhece a maioria deles com detalhes, além de saberem climatizar e criar efeitos, trabalhando a dinâmica e acentuação.

    São essenciais em alguns generos. Imagine os primeiros trabalhos do Santana sem percussionistas??




    sebber
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Guarnica

    Realmente o assunto pode ter sido colocado de forma muito vaga, mas vou tentar ajudar, ou talvez até confundir mais hehe.

    O papel do percussionista depende da música, claro! Veja o acústico da Eme TV de Cássia Eller, que tem muita percussão, que você vai ver que em algumas músicas ela tem bastante destaque e em outras participa de forma mais unificada à massa.

    Então assim, acho que não tem uma resposta única para o que você perguntou, é o que digo.

    flw

    HikNapolitano
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Aqui você vai encontrar a resposta para sua pergunta... Abraços!

    Arimoxinga
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    JJJ

    Conheço uma banda de rock que usava percussão!




    Bem pelo menos nesse show ai eles usaram bastante! cria um fundo muito interessante que se tirar faz falta! é como aqueles synth que tem em algumas músicas e agente nem se da conta =D

    LeandroP
    Moderador
    # ago/13
    · votar


    O Barão Vermelho ficou com um som muito mais legal com a entrada do Peninha (percussionista). O rock'n roll com percussão fica muito mais vibrante. Não vejo o percussionista com um papel de acompanhar um guitarrista ou baixista. Ele vem pra somar. Só quem não tem ouvidos pra não perceber que muitos dos clássicos do rock tem uma percussão além do baterista.

    JJJ
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Arimoxinga
    Pena que não era essa a minha... hehehe

    gpeddino
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: gpeddino
    · votar


    Engrossando o caldo... Uma banda que merece ser mencionada é o Atoms For Peace, o novo projeto do Thom Yorke (do Radiohead) e do Flea (do Red Hot). Além de um batera, a banda tem um percussionista: o brasileiro Mauro Refosco, do Forró In The Dark. A sintonia entre os dois transmite uma energia no mínimo impressionante:





    Casper
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    O arranjador disse pro pianista: – É lá menor com 7ª e 9ª menor.
    E o pianista virou pro guitarrista: – É lá menor.
    E ele falou pro baixista: – É lá.
    O baixista falou pro baterista: – É samba.
    O baterista vira pro percussionista: – Vai preenchendo…

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Casper

    Lembrei de um Tecladista "zueira" que conheci, que na primeira reunião de uma banda que tivemos disse:

    "Bem, estamos enfim, todos os 5 reunidos aqui: 4 músicos e um baterista!"

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual o papel de um percussionista ?