Como decidir as músicas que sua banda irá tocar?

    Autor Mensagem
    LucasLazari
    Membro Novato
    # ago/13


    E aí gurizada, blz?

    Pesquisei no fórum e não achei nenhum tópico parecido com este. Tenho uma banda (a princípio de rock) com meus amigos do colégio, que a princípio tocamos só para nos divertir. Somos 2 guitas, 1 baixo, 1 vocal e 1 batera. O problema é que o gosto de cada um é bem distinto (Gostamos desde Metallica até música brega!) e fica bem difícil de chegarmos em um consenso de músicas para tocar.

    Gostaria de saber do pessoal aí que tem banda qual é a política que vocês adotam na hora de escolher quais são os covers que vocês tocam. (Isto é, se vocês tocam apenas as músicas em que todos concordam tocar ou a maioria concorda ou se tem uma pessoa que escolhe as músicas e o resto da banda tem que engolir! hehehe)

    sebber
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    LucasLazari

    Acho difícil não ter nada no fórum sobre repertório, talvez vc não tenha usado as palavras chave adequadas na busca, mas blza.

    Eu acho que no geral o que se deve levar em consideração é o publico-alvo, ou seja, tentar fazer um repertório para prender a atenção (é diferente de agradar) seu público.

    Pq se for tocar só o que eles gostam nunca (eles) vão descobrir algo novo, por isso que falei em prender a atenção.

    O repertório é a personalidade da banda, se nem vocês sabem o que querem em conjunto é pq ainda não está madura a unidade das partes.

    Também levem em consideração o nível de dificuldade das músicas, porque corre-se o risco de tentar tocar uma música que vocês acham legal, mas que não dominam 100%, e pode ser um tiro no pé.

    Enfim, tem n outro fatores, mas os que me vem a cabeça agora são esses. flw

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    decidir as músicas que sua banda irá tocar?
    que a princípio tocamos só para nos divertir

    se é só pra divertir você separa duas músicas que gostaria de tocar, o outro mais duas... e assim já tem 10 músicas pra banda ensaiar
    você toca as duas que você ama e toca bonito as outras 8 que não gosta ou tolera, mas respeitando teu colega porque ele te respeita nas tuas músicas

    se for colocar as asinhas de fora da garagem ou do estudio, então você precisa definir um perfil, não vai dar liga ter um repertorio, com creedence, ozzy, metallica, naldo e wando que funcionaria na brincadeira da garagem
    do resto é como o colega já comentou acima

    LucasLazari
    Membro Novato
    # ago/13 · Editado por: LucasLazari
    · votar


    atualmente a gente adota a política de que a gente só toca uma música caso todos os músicos concordarem (a gente controla isso via votação no facebook). Mas (aí falo por mim) sempre que tem alguma música que não sou muito chegado e sou o único que não concorda, eu aceito e toco de boa.

    O problema é que toda a banda tem aquele cara que é mais xarope para tocar certas músicas (ou porque não gosta, ou porque não consegue) e se nega a aceitar a música no repertório :P

    sebber

    No momento o que a gente sabe é que a gente quer tocar junto e se divertir. O repertório é consequência disto... Tanto que hoje temos cerca de 10 músicas no repertório "oficial" em que todos concordaram de boa. Eu levantei este tópico mais pela curiosidade de como cada banda lida com esta situação, pois cada banda tem suas maneiras né...

    fernando tecladista

    Sim, claro que não iremos sair por aí tocando qualquer coisa. Antes de pensarmos nisso iremos ver primeiro qual é o tipo de som que a nossa banda toca melhor para depois escolher um repertório seguindo a vertente escolhida. E aí sim acho que não cabe tocar só o que gosta.

    Ismah
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    quanto a ligar estilos opostos discordo... acho que é essencial... aind amias quando se trata de uma banda que tem pretensões de shows/bailes longos...
    No caso da banda que trabalho, alguns eventos estouram 6hs de música, mas em média gira em 4 à 6hs...
    Como músicos, temos um meio rockeiro no baixo, um gaiteiro/tecladista pra lá de gaudério, um guitarrista sertanejo (alá Gustavo Lima, com direito a calça apertada), um batera apaixonado por world music, 1º trompete louco por jazz, 2ºtrompete/trombone afixionado por músicas germânicas e um vocalista dado a MC e outro a corno/bohemio sertanejo...

    Saem coisas assim disso:

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    fernando tecladista
    "não vai dar liga ter um repertorio, com creedence, ozzy, metallica, naldo e wando"
    Haha aí ia ser massa!
    Mas acho que no fim o repertório deve ser definido pelo teu objetivo como banda: tu quer tocar em bar? festa de casamento? quer abrir pras bandas gringas?
    E cada membro ter seu gosto musical acaba só acresentando. Acho positivo.

    Ismah
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Na minha banda, tivemos discordância, porque o guitarrista solo, simplesmente não quis ouvir o que os demais e eu levamos... mesmo sendo o mais perdido na ideia de banda (foi o único que nunca teve banda/tocou em uma).

    Eu disse que gostava de tocar com ele, mas precisava amadurecer... Então voltaria a conversar. Acabamos nos afastando, mas creio que ainda vamos nos reunir, estou sem o baixo no momento e o batera vendeu sua bateria ¬¬

    Pessoalmente, não gosto do estilo da banda que trabalho, mas estou quase tocando em uma de estilo semelhante apenas para fazer o que mais gosto: tocar! Nem que seja berimbau numa roda de capoeira.

    LucasLazari
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    BrotherCrow
    E cada membro ter seu gosto musical acaba só acresentando. Acho positivo.

    concordo plenamente! só acho que o músico não pode ter mente fechada pra música... ele tem que expor suas influências na banda, mas também tem que saber absorver outras influências.

    Ismah
    Eu disse que gostava de tocar com ele, mas precisava amadurecer
    No nosso caso o problema principal é o batera, que seguido solta frases do tipo "me nego a tocar música tal". Porra, isso é muito broxante numa banda!

    No meu caso, quando eu penso numa música para tocar, eu já penso no arranjo inteiro que a minha banda faria ao tocar ela. E, se eu chego à conclusão de que o arranjo ficaria bom, eu já passo a gostar de tocar ela, mesmo eu detestando a música! :P

    snd
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Democracia não funciona em banda. Tem que ter um "cabeça" e pronto. E não precisa nem ser o vocalista, pensem no caso do Steve Harris por exemplo.

    sebber
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    snd
    Tem que ter um "cabeça" e pronto. (+1)

    Concordo, se tentar agradar a todos vira um nhenehneh e não vai a lugar nenhum. Não quer dizer que os outros não possam opinar, mas acho sim que tem que ter alguém pra bater o martelo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como decidir as músicas que sua banda irá tocar?