Até que ponto essas manifestações podem mudar o rumo da MPB (Música POP Brasileira)?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# jun/13 · Editado por: MauricioBahia


o/

Na "MPB" (Musica Popular Brasileira) EU incluo qualquer estilo que mova a massa. Podem discordar à vontade! Democracia já! hehe

Pra mim, vai mudar pra melhor. Mais conscientização em relação à cidadania, valorização da questão sócio/cultural e, principalmente, à REBELDIA!!!! Estou cansado de canções de amor, "chu, chu" sem conteúdo, no meu entender.

Espero que os "Anos 80", "Tropicália", etc, enfim, movimentos revolucionários estejam fincando uma nova bandeira!

;)

Abs

ps. #OGiganteAcordou #VempraRua #VamosMudaroBrasil #acordabrasil #brasiliaacordou #essalutaésua #BrasilAcordou #Brasiléhoradeacordar #protesto #protestomg #Anonymous #AnonymousBrasil #PrimaveraBrasileira #PrimaveraGlobal #ProtestoBR #ProtestoRJ #ProtestoSP #vempraruabrasil #VemPraJanela #WorldRevolution #OpPasseLivre #ManifestaçãoNoInterior

Lelo Mig
Membro
# jun/13
· votar


MauricioBahia

Infelizmente não acredito que vá melhorar, mas sinceramente espero estar errado.

Antigamente, os artistas estavam sempre a frente das mudanças... hoje reservam-se a sua comodidade, e só se manifestam em apoio, agora, por oportunismo.

Há muito os artistas não são mais a voz do povo, eles que têm acesso a mídia, não se manifestam, são sempre politicamente corretos, para não perderem suas boquinhas e não terem portas de emissoras fechadas. (com raras exceções).

Creio que desta vez, nenhum partido representa os anseios populares e nenhum artista também.

Das opiniões que vi de "famosos" a maioria me pareceu oportunista, tirando fotinhas com olhos pintados de preto em poses para Facebook e Instagram.

No passado, eles estavam a frente, levando borrachada com a massa.

MauricioBahia
Moderador
# jun/13
· votar


Lelo Mig: Infelizmente não acredito que vá melhorar, mas sinceramente espero estar errado.

Vai melhorar! Vai melhorar! Vai melhoooorar! (só no pagode)!

Falando sério, eu acho que o que está ocorrendo pode mudar a cabeça dessa juventude! A minha mudou, mesmo já com 26 anos! :)

Abs

Slash_1989
Veterano
# jun/13
· votar


MauricioBahia
Po, até concordo com a manifestação e talz, mas depredar a MPB ja é vandalismo!

MMI
Veterano
# jun/13
· votar


MauricioBahia

Era você? kkkkkkkkk

Casper
Veterano
# jun/13
· votar


Não entendi essa conexão entre MPB e essas manifestações.

Manifestações podem ou não afetar qualquer coisa, qualquer
atitude, qualquer gênero de produção cultural.

MPB, no meu entendimento, por ser um gênero que
pouco se renova, é um candidato fraco a sofrer influência
dessas recentes manifestações.

Julia Hardy
Veterano
# jun/13 · Editado por: Julia Hardy
· votar


Até que ponto essas manifestações podem mudar o rumo da MPB?

Não vai mudar. O Lelo Mig está certo. Os "grandes nomes" da mpb contribuíram para essa baderna que está acontecendo. Bando de pilantras.

Vai melhorar! Vai melhorar! Vai melhoooorar! (só no pagode)!

Parabéns. Você é brasileiro!

Undarkness
Membro
# jun/13
· votar


Na "MPB" (Musica Popular Brasileira) EU incluo qualquer estilo que mova a massa. Podem discordar à vontade! Democracia já! hehe

Entendi seu ponto de vista, mas pensando que funk está incluído aí no meio, creio que somente uma mudança extremamente radical pode afetar diretamente essa cultura.
Essas manifestações podem melhorar vários sistemas do nosso país, inclusive a educação, que seria o ponto chave para gerar realmente uma mudança nesta cultura, mas a longuíssimo prazo, quem sabe umas 10 gerações lá para frente.

JJJ
Veterano
# jun/13
· votar


Espero que mude, não só na música, mas de modo geral.

Não estou tão pessimista quanto o Lelo Mig. Acho que, dessa vez, algo de positivo está nascendo e deve se refletir nas artes, também.

JJJ
Veterano
# jun/13 · Editado por: JJJ
· votar


Ah... e já que tá todo mundo pedindo alguma coisa...

POR INSTRUMENTOS MUSICAIS DE QUALIDADE E MAIS BARATOS!!!

hehehe

MauricioBahia
Moderador
# jun/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Criei o tópico pois eu acho que nas artes, mais especificamente na Música (seja o estilo que for), que é o motivo do FCC, fica bem caracterizado o momento histórico, principalmente nas letras. Eu vejo isso há séculos e, como estamos num momento marcante, acredito que algo "novo" aconteça no sentimentos "pop' ou popular.

Bem, é isso que espero. Não aguento mais a "mesmisse", a futilidade, que rola por aí.

:)

MauricioBahia
Moderador
# jun/13
· votar


MMI: Era você? kkkkkkkkk

Não me representa! haaha

Julia Hardy: Parabéns. Você é brasileiro!

Você também!

;)

Lelo Mig
Membro
# jun/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MauricioBahia

Da esquerda para direita de mãos dadas:

Tônia Carreiro, Eva Wilma, Odete Lara e Norma Benghel.

Na rua, sem "olhinho pintado", sem fotica no FaceBook, levando borrachada e indo em cana, na frente da turba... detalhe, nessa época era preciso peito, porque a polícia batia mesmo, sem dó, e sem bala de borracha, era chumbo mesmo!

Duvido que alguma "atrizinha" de Malhação teria essa consciência, coragem e desprendimento.

Artistas em passeata

Caras como Naldo e Latino e outros desse "naipe", que devem levar uns 40 minutos prá multiplicar 6 x 8, não estão dispostos a perder suas boquinhas.

Desculpa, se pareço preconceituoso hoje, mas tô revoltado e que se phoda o politicamente correto!....hehehe (pronto, falei!!)

Obs: Quero deixar claro que sou à favor e dou apoio total as estas manifestações, de cunho popular, apartidárias e até agora sem a participação direta de ninguém da classe artística, e acho que se algum artista do "naipe" citado acima resolver participar, deverá ser linchado como exemplo!

MMI
Veterano
# jun/13
· votar


MauricioBahia

Se essas reivindicações de fato se tornarem um marco histórico, um início de uma virada social e mudança de atitude de nossa sociedade, acredito que vá refletir em tudo e toda a vida neste país. E isso obrigatoriamente vai passar pela música e pela nossa "MPB".

No momento que essas manifestações se tornarem de fato melhorias, o que significaria termos um dos melhores ensinos do mundo, um povo realmente culto e educado, uma saúde exemplar, nossa produção cultural vai acompanhar este progresso. Mas isto quando persistirmos entre as 10 maiores economias do mundo e refletir em tudo, educação, desenvolvimento, saúde, transportes, esportes (por que não?), tudo entre os 10 melhores do mundo. Que me perdoem os otimistas, mas não acredito que minha geração vá ver isto acontecer.

Tenho amigos que moram ou moraram na Arábia Saudita, Emirados Árabes, Quatar, Dubai. Existe sim um desenvolvimento por lá, roubos são severamente punidos, mas algo interessante é que a produção de petróleo é estatal, em compensação a população não paga imposto de renda, IPVA, IPTU etc. Será que com a produção da bacia de Santos + Campos haverá alguma redução de impostos? Será que deixariam comprar instrumentos diretamente sem impostos e intermediários? Eu não acredito muito... Não enquanto eu estiver vivo, quem sabe um dia.

A Cultura precisa ser subsidiada - não necessariamente de forma estatal. mas honestamente enquanto não tivermos educação, saúde, água no Nordeste, fome, vejo poucos motivos para se despejar dinheiro em música aqui. Infelizmente, é como esta Copa e seus estádios. E me desculpem os colegas, eu também sou um amante da música (gosto um pouco de futebol também), mas vejo prioridades.

cafe_com_leite
Veterano
# jun/13
· votar


MMI
A Cultura precisa ser subsidiada - não necessariamente de forma estatal. mas honestamente enquanto não tivermos educação, saúde, água no Nordeste, fome, vejo poucos motivos para se despejar dinheiro em música aqui. Infelizmente, é como esta Copa e seus estádios. E me desculpem os colegas, eu também sou um amante da música (gosto um pouco de futebol também), mas vejo prioridades.
Concordo plenamente, as coisas não vão mudar assim tão rápido, é preciso tempo e perseverança, e espero que os protestos não se esfriem por causa da revogação de ontem.

Lelo Mig
Membro
# jun/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MMI

Certíssimo!!

20 anos de investimentos pesadíssimos em educação de altíssimo nível.

Só 20 anos, apenas uma geração é tudo que um País precisa para mudar da água para o vinho!

Utopia? Não.... foi feito na Korea do Sul. Era uma merda de País, séculos de miséria e doenças, e em apenas 20 anos, virou um gigante asiático.

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


Undarkness
Entendi seu ponto de vista, mas pensando que funk está incluído aí no meio, creio que somente uma mudança extremamente radical pode afetar diretamente essa cultura.
Depende, cara... o primeiro funk carioca que lembro de ter ouvido é esse aqui, e se não me engano ele não tocou a primeira vez na Xuxa só pq é legal pra dançar... se a mudança for nessa direção, vejo salvação pro funk carioca!!!


Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


*lembrando que os caras que compuseram esse rap aí compuseram tb o rap das armas... hueheuheuheuhue... mas vale a mensagem dessa música eme específico!

renatocaster
Moderador
# jun/13
· votar


Lelo Mig

Tônia Carreiro, Eva Wilma, Odete Lara e Norma Benghel.

Que isso, a Odete Lara era um filé! :D

ogner
Veterano
# jun/13 · Editado por: ogner
· votar


Pra ruaaaaaa hojeeeeee poorraaaaaa!!!!!


Boraaaaaaaaaaaa!!!!

\o

EDIT:

Estarei no centro do Rio com meus cartazes

-Fora Renan AGORAAAAAAAAAA

-Condenados nao podem nos representar. FICHA LIMPA AGORAAAAAAA

- Corrupto, o Brasil mudou. Agora é sua vez de se mudar. VAZAAAAAAAAAA

- Campanha de extinção dos corruptos. politico, entregue seu corrupto num dos postos de coleta: bangu 1,bangu 2,bangu 3 e bangu 4

- Cabral e Eduzinho. Abram os olhos..O bicho vai pegar!!!!!!!

Boraaaaaaaaaaaa

:)

Michel_Wylde
Veterano
# jun/13
· votar


Sexta e sábado boraaaaa lah!!!! hehehehe

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


ogner
Michel_Wylde
Rolaram uns boatos que hoje teria lá em Carapicuíba (onde moro). Segundo a patroa, as lojas já fecharam e a escolinha das meninas já está dispensando a molecadinha. Só que oficialmente não vi nada na internet!!!

Julia Hardy
Veterano
# jun/13
· votar


Sexta e sábado boraaaaa lah!!!! hehehehe

tomar uma breja.

Viciado em Guarana
Veterano
# jun/13 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


Essas manifestações realmente estão tomando proporções. Acho que este é o momento de tomar cuidado!

Lelo Mig
Korea do Sul. Era uma merda de País, séculos de miséria e doenças, e em apenas 20 anos, virou um gigante asiático.
E olha que pra isso eles precisaram da grana vinda dos EUA.
Nós nem precisaríamos disso!

Julia Hardy
tomar uma breja.
Você é doida? O gás lacrimogênio vai te matar!
Esteja completamente sóbria.

Undarkness
Membro
# jun/13
· votar


Will Bejar

Acho que essa é uma das únicas letras com conteúdo "inteligente" dentre as milhares de porcarias que saem diariamente do funk. Cada dia existe um novo MC cantando putaria ou apologia ao tráfico e ao crime. Posso estar falando alguma besteira por não conhecer a fundo, mas se a intenção era tratar de aspectos sociais, o negócio se perdeu mesmo, e feio.

antifacebook
Veterano
# jun/13
· votar


Em minha insignificante opnião, músico tem que fazer música, ou seja, arte, e não o que vemos por aí... Mas para mim não tem a obrigação de participar desses movimentos populares. Se for querer ser um Chico Buarque na marra não dá certo!
Enfim, a população tem grande importância nisso tudo, porém os músicos não precisam imitar seus colegas mais antigos...
Além disso, estou desacreditada com essa história de "Tropicalia", rock dos anos 80... Me desculpem se eu estiver falando bobagem...=D

Outro problema que vejo é a repetição de motes passados. Se o cara quer criticar o governo numa música, faz a crítica como se fazia há 40 anos! Até os protestos são réplicas do que eram!
De qualquer forma, apoio os protestos e torço para que eles mudem um pouco o cenário de consciência político-social brasileira e deem uma "espetada" dos nossos "ilustres" representantes!!! =)

Will Bejar
Veterano
# jun/13
· votar


Undarkness
Tá errado não... o que acontece é que descobriu uma maneira de ganhar dinheiro com aquilo... mas pra consolar geral, isso aconteceu com rock tb.

O funk carioca, se fosse levado a sérioa como nessa música aí, estaria tão omitido da mídia quanto o rap.

Undarkness
Membro
# jun/13
· votar


Tá errado não... o que acontece é que descobriu uma maneira de ganhar dinheiro com aquilo... mas pra consolar geral, isso aconteceu com rock tb.

Ganhou dinheiro por causa do nível cultural do ouvinte. Aí que é o ponto...
Aconteceu com outros estilos também, mas não vingou. Já o funk carioca é conhecido principalmente pela "mensagem" que passa e nem um pouco pelo estilo, já que todas as batidas são iguais rs

O funk carioca, se fosse levado a sérioa como nessa música aí, estaria tão omitido da mídia quanto o rap.

Mas certamente! Não existiriam 5% dos MC's do YouTube que existem hoje...

Rednef2
Veterano
# jun/13 · Editado por: Rednef2
· votar


Eu não sei, mas pra a globo interromper as novelas é porque algo ta dando certo.

Fui na manifestação hoje em Brasilia e foi bem pacifica, com exceção dos baderneiros que eram minorias (eles ficavam la perto dos PM).

Por pouco não fui afetado por um gás lacrimogénico, só inalei um pouco da fumaça e senti os efeitos de leve, o negócio é forte mesmo.

Durante o protesto me lembrei da musica "Até quando?" de Gabriel Pensador, bem que podia ser o hino dessas manifestações, a letra tem tudo a ver:



waltercruz
Veterano
# jun/13
· votar


Rednef2
Cheguei tarde (só saio do trampo as 7) e quando cheguei os manifestantes tavam correndo do congresso por causa das bombas de gás. Fui com o povo até o eixão, dei um tempo ali, achei tudo sem sentido e voltei pra casa.

Quanto a MPB.. ela tá viva ainda?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Até que ponto essas manifestações podem mudar o rumo da MPB (Música POP Brasileira)?