(Só para proggers) Qual é a obra máxima do Rock Progressivo?

Autor Mensagem
Filippo14
Veterano
# mai/14
· votar


Lelo Mig

Cara, queria agradecer pelo seu post logo no início desse tópico, fui esse fim de semana em uma loja de CDs e decidi comprar alguma coisa do Gentle Giant e do Premiata Forneria Marconi para conhecê-los e tal e curti demais.

Comprei o Octopus do Gentle Giant e o Photos of Ghosts do PFM e curti muito mesmo, valeu pelas dicas, ótimo tópico, principalmente por aquela sua bela explicação


Abração

cafe_com_leite
Veterano
# mai/14
· votar


Filippo14
Comprei o Octopus do Gentle Giant

Mano, onde tu achou essa obra? Album daora demais esse, pensei que não tinha mais pra vender. Fala o nome da loja aí.

entamoeba
Membro Novato
# mai/14
· votar


Acho que não pode haver uma "obra máxima". Cada uma é espírito do próprio tempo, e o Rock Progressivo persiste, adaptando-se aos ruídos de cada época.

Da primeira leva, "21th Century Schizoid Man" do King Crimson é clássica, talvez "La Villa Strangiato", do Rush, se destaque. E "A Farewell to Kings" também, apesar de ter menos de 6 minutos, ainda conserva a essência progressiva daquela fase.

Das mais recentes, a banda do Tiago Leifert tem me agradado bastante:
https://www.youtube.com/watch?v=in6RvG2nlMA

E, com os dois pés no metal, Giant Squid: "Neonate" e "Metridium Fields"; Tool: "Schims", "Pushit"; Mars Volta "Drunkship of Lanterns" etc.

entamoeba
Membro Novato
# mai/14
· votar


Lelo Mig

Que aula!!!

Você considera o Rock Progressivo (ou Progressista) um movimento morto?

Filippo14
Veterano
# mai/14
· votar


cafe_com_leite
Cara, tem uma loja na Teodoro Sampaio em SP chamada Pop's. O que tem de coisa lá é de se impressionar, muitos albuns de fusion, prog, jazz, instrumental que eu já comprei lá você nem imagina hahahah.

No Shopping Morumbi em SP tambem tem uma loja animal, pena que eu só vi ela umas 2 vezes e nem comprei nada, mas lembro de ter achado um DISCO Do "Tales from Topographic Oceans" do Yes lá e eu gostaria muito de voltar lá e com pra-lo ahahah

entamoeba

Pelo que eu entendi, o que ele quis dizer foi que não existe mais bandas de prog por não existir mais o movimento prog. Isso foi uma época da sociedade, assim como o punk. Você pode fazer uma banda nessa onda sonora, mas não na onda intelectual, politica, ideais e tal, pois eles não existem mais, são coisas do passado, não se encaixam mais da mesma forma como se encaixavam na sociedade dos anos 70.


Abração

mjcmello
Veterano
# mai/14
· votar


Sou muito fã do "Sheherazade and Other Stories" do Renaissance.

Key5
Membro Novato
# mai/14
· votar


Não sou muito de me emocionar com musicas, na verdade nunca cheguei a chorar ouvindo musica, até conhecer And You and I do Yes ela é de apenas 10 minutos mas eu a considero grandiosa.

Se tratando de um progressivo mais atual eu diria que a grande musica seria Raider II do Steven Wilson . A musica e o album em que ela faz parte são de tirar o folego.

cafe_com_leite
Veterano
# mai/14
· votar


Filippo14
Cara, tem uma loja na Teodoro Sampaio em SP chamada Pop's. O que tem de coisa lá é de se impressionar, muitos albuns de fusion, prog, jazz, instrumental que eu já comprei lá você nem imagina hahahah.

No Shopping Morumbi em SP tambem tem uma loja animal, pena que eu só vi ela umas 2 vezes e nem comprei nada, mas lembro de ter achado um DISCO Do "Tales from Topographic Oceans" do Yes lá e eu gostaria muito de voltar lá e com pra-lo ahahah



Po cara, futuramente terei que ir pra SP pra comprar CDs. Aqui em Campinas tem uma loja de instrumento que até se acha coisa diferenciadas, já comprei lá CD do Marillion, três do Dream Theater e já vi por lá CD do Mike Oldifield, DVD do Rick Wakeman, Pink Floyd, Yes e entre outras que são mais conhecidos. Mas coisas da ala de Gentle Giant e King Crimson é impensável achar por lá, que dirá um Univers zero por exemplo.

Aliás, tem alguém que mora em Campinas aí que sabe uma loja boa de CDs?

T. Forge
Membro Novato
# jun/14
· votar


Para mim, "Moving Pictures", do Rush. E menção honrosa ao "2112".

Mas por reconhecimento, apesar de clichê, o "The Wall" conquistou as massas que sequer tinham tido qualquer tipo de contato com uma obra Prog antes.

Greenwood
Veterano
# jun/14
· votar


Caríssimos,

Amo rock progressivo. Para mim, "Echoes" é a grande obra do Pink Floyd.

Gosto muito de uma banda de Fortaleza - CE, chamada "Trem do Futuro".

Ouçam aqui: Trem_do_Futuro

erico.ascencao
Veterano
# jun/14
· votar


Não que seja uma obra prima, mas o último álbum do Rush, Clockwork Angels, merece uma menção honrosa pela sua característica conceitual. O Rush já havia desenvolvido trabalhos mais nesta área prog em 2112 e Hemispheres, mas nunca chegando efetivamente no nível de um álbum conceitual.

Casper
Veterano
# jun/14
· votar


A maioria das coisas já foi dita, vou acrescentar uma
música que gosto muito:

Emerson Lake and Powell - The Score



cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Po, essa música do Dream Theater merece um pouco de atenção. Quem tá esperando exibicionismo de técnica vai se decepcionar.



Uma versão em orquestra


T. Forge
Membro Novato
# jun/14
· votar


erico.ascencao
Assino embaixo.

O Clockwork Angels foi um trabalho primoroso. Sem dúvida o melhor trabalho do Rush em décadas.

Greenwood
Veterano
# jun/14
· votar


Será que esse cara curte progressivo?



Lelo Mig
Membro
# jun/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Desculpem a demora em aparecer.....
Filippo14

"Cara, queria agradecer ..."

Que é isso brother, estamos aqui prá isso, para ajudar....fico feliz que tenha curtido.

entamoeba

"Você considera o Rock Progressivo (ou Progressista) um movimento morto?"

Difícil responder sem ser mal interpretado, mas vamos lá...

Apesar de curtir muitas bandas modernas e estar sempre antenado no mundo Prog, como MOVIMENTO considero morto sim.

Mas, veja bem, os tempos mudam, as coisas mudam... não sou preso ao passado.

Morreu, porque os anseios, cultura, formação sócio-política, o período histórico e tudo mais, da geração dos 60, era muito diferente da de hoje.

Não se trata de melhor ou pior, apenas mudam.........hoje um cara faz uma Faculdade de Artes e não sabe quem é Rembrandt, Monet ou Degas.

Sei lá......melhor eu parar por aqui.......sou do tempo em que éramos reprovados na escola e a média bimestral para passar era nota 7,0.

Hoje, os educadores, pensam diferentes.......não faz mal escrever "pobrema", afinal, todo mundo entende.

Coisa de velho chato........liga não.

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Lelo Mig
Está acontecendo um movimento tão forte quanto o prog nos dias de hoje? E se não, o que falta pra acontecer?

Lelo Mig
Membro
# jun/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


cafe_com_leite

"Está acontecendo um movimento tão forte..."

Não esta acontecendo movimento algum... o que eventualmente chamam de "movimentos" não passam de rótulos desnecessários.

Cara a época dos "movimentos" ficou no passado......

Movimentos, na concepção de uma ideia central, da qual circunda várias correntes artísticas expressando sobre este ponto e com um objetivo, seja de provocar a sociedade e/ou promover mudanças sócio/políticas/culturais, não existem mais.

Hoje as pessoas andam na rua olhando para seus celulares, digitando. Grupo de amigos se reúnem em um bar e cada um fica teclando em seu equipo.

Ninguém sabe, nem esta preocupado em saber o que acontece ao seu redor, muito poucos enxergam além de seu umbigo.

Veja, por exemplo, o Brasil? Nossas cidades estão apodrecendo sob o sol e vivemos como se tudo estivesse normal. Mas não é só aqui não.

Aff... eu deveria ficar quieto..........kkkkk

T. Forge
Membro Novato
# jun/14
· votar


Entendam também que, geralmente, esses movimentos do passado que conhecemos hoje só foram elevados ao status de "movimento" anos depois de terem 'acontecido'. Portanto, acho que enquanto um 'movimento' desses 'acontece', ninguém se dá conta que está 'acontecendo'. No futuro, alguém vai estudar a cena musical desta época e vai começar a organizar e categorizar as coisas.

No futuro, é bem provável que incluam nossos tempos atuais como palco de algum movimento que não percebemos agora.

T. Forge
Membro Novato
# jun/14
· votar


Nunca fui fã da cena prog nacional. Poucas coisas me chamam a atenção.
Quem diria que eu encontraria esse ouro aqui na voz de Odair José:



entamoeba
Membro Novato
# jun/14
· votar


Pois é, T. Forge.

Existem movimentos declarados, com direito a manifestos que garantam a sua coesão. Mas também existem movimentos em que seus participantes sequer têm a consciência de que estão fazendo parte. São levados pela corrente, pelo espírito de um tempo, e não há mal algum nisso.

Lelo Mig,

Pelas razões explicitadas acima, interpreto que o movimento progressivo segue vivo, ainda que tenha perdido a autoconsciência ou assumido outros rótulos.

O punk, mencionado pelo Filippo14, segue vivíssimo e é quase ubíquo! Punk, mais do que movimento, é uma necessidade humana que foi descoberta pelos seus precursores.

Lelo Mig
Membro
# jun/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Atenção especial ao solo de guitarra que o Sérgio Baptista faz aos 3:33, quase todo de improviso, já que os Mutantes nunca gravaram essa música em studio e ele, nessa versão ao vivo, muda tudo em relação ao que conhecemos dos takes de ensaios.




Julia Hardy
Veterano
# jun/14
· votar


Isso que chamam de rock progressivo é mais interessante que a maioria dessas bandas pretensamente inventivas e inovadores de hoje em dia.

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Julia Hardy
a maioria dessas bandas pretensamente inventivas e inovadores de hoje em dia.

cite-as.

Lelo Mig
Membro
# jun/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


cafe_com_leite

Na verdade a obra máxima do progressivo se chama:

Impressionist Music for Surrealistic People.

Com certeza não achou nada no Google.

Porque é o nome provisório da "obra" que estou compondo e ainda não terminei....hehehe.

Adler3x3
Veterano
# jun/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


É difícil definir o Rock Progressivo.
Vivi intensamente na época que surgiu.
É uma música mais complexa que surgiu com o desenvolvimento dos teclados.
E assim músicos com formação clássica foram tocar junto com músicos de rock.
E as principais influências são o Jazz e o Clássico e do Folclore também.
Do Jazz a liberdade para compor e improvisar, do clássico os sons longos de cordas e metal.
Do Folclore as batidas de violão e aqueles dedilhados incríveis.
E a influência dos antigos compositores.
Entrou em cena a flauta e uma grande variedade de instrumentos, até o cravo renasceu, numa forma diferente eletrônica.
Bandas mais complexas com melhores músicos na sua formação.
E o resultado não poderia ser outro, muito bom.
Gosto muito de progressivo.
A música pode ter partes acústicas também.
É um estilo ainda vivo.
Só que o clima hoje é diferente, quase ninguém vai conseguir fazer uma música nova naquele nível da década de 70, mas o estilo começou na verdade dos anos 60, mas em 70 decolou pelo avanço dos teclados.
Mas não devemos rotular qualquer música como progressiva, a letra e o tema da música também tem importância.
Enfim o ambiente propício para a música nascer.
Não sou muito favorável a rotular, tem banda que é considerada progressiva, mas se você conseguir perguntar para os músicos, eles vão te dar outra resposta.
Nunca me preocupei em escolher qual o melhor Álbum no estilo, depende muito da época vivida.

Lelo
Curti muito esta fase dos Mutantes para o lado progressivo.
Você destacou o solo, mas escute que beleza a preparação que ele fez antes de adentrar ao solo.
Tive a oportunidade de ver vários shows do Mutantes nesta fase, e com a melhor formação, que foi esta que você mostrou no vídeo.
Assistir um Show deste de perto do palco, vendo os dedos do Sergio solando, e vendo os outros músicos junto, é indescritível.

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Lelo Mig
Rapaz, mas que solo esse do Sergio ein? Não sabia que ele tocava assim não o.O

Antoine Roquentin
Membro
# jun/14
· votar




podem fechar.

Adler3x3
Veterano
# jun/14 · Editado por: Adler3x3
· votar


cafe_com_leite
Na década de 70 o Sérgio Dias era um dos maiores guitarristas do planeta.
Muito requisitado nos estúdios ao redor do mundo com vários trabalhos com músico convidado.
E ainda é.
Ela toca demais, muda rapidamente a afinação e tira cada som.
Na linha do tempo é o maior guitarrista brasileiro vivo.
Só quem viu os Shows ao vivo, sabe o outro repertório dos Mutantes, que não foi gravado, ou não foi lançado no mercado de discos.
E este disco ao vivo é show, mas não foi bem masterizado.
É um disco que vale a pena ter na coleção.
Tem um técnica impecável, e ele e o outro irmão chegaram a construir guitarras customizadas.
Ele toca muito bem citara e outros instrumentos orientais.
Tem um instrumento egípcio que é uma maravilha.
Tenho este disco gravado ao vivo e a maioria dos discos dos Mutantes tudo em Vinil.
Já os discos solos dele não são tão bons, pois ficou num estilo não bem definido.
Acho que os problemas de loucura do irmão afetaram o trabalho dele.

cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


Adler3x3
Pois é cara, e ele mandou até umas frases mais rápidas ali que eu fiquei besta, o cara tem mó cara de tiozão slow hand hahah. Só achei o timbre dele bem feio, mas também ter equipamento bom naquela época devia ser complicado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a (Só para proggers) Qual é a obra máxima do Rock Progressivo?