Diferenças e duvidas sobre arranjo e composição

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/13


    é um tema que me parece extenso , mas uma mesma composição pode ser apresentada com varios arranjos diferentes , varias instrumentações diferentes , e isso é muito perceptivel em obras de musica classica (no sentido de musica que transcende o tempo , tou falando de pretty woman e da nona sinfonia do beethoven ao mesmo tempo nesse grupo) , musicas que estão a tanto tempo ai que passaram por mil e umas versões de diferentes musicos .... até obras de orquestra que muitas vezes por não ter a exata quantidade de instrumentos da obra original (por ter mais ou por ter menos) tem o arranjo modificado , sem nem falar de musica antigas de videogame , que muitas vezes são interpretadas por orquestras hoje em dia ganhando um arranjo completamente diferente porem a composição se mantem.

    dito isto percebo , q minhas ideias são boas ,mas a forma como eu organizo elas deixa a desejar , me vem a duvida , sera que o estudo para arranjo e o estudo para composição se da da mesma forma , ou sera que o direcionamento para cada coisa é diferente? a teoria musical é a mesma para qualquer tipo de musica e para qualquer instrumento ,mas o foco dentro dessa extensa teoria muda de acordo com o tema que vc quer estudar , por exemplo se voce quer aprender a improvisar é mais produtivo estudar triades e tetrades do que estudar harmonicos das ondas , ok , resumindo , qual a diferença de foco de estudo entre composição e arranjo , visto que como expus não são exatamente a mesma coisa.

    _________________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Favor ler as regras do fórum: http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    Já existe(m) tópico(s) relacionado(s) a este assunto.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/204581/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/218284/
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/49383/

    Regras do Fórum Cifra Club

    1. Criação de tópicos

    1.3. Antes de criar um tópico, USE A BUSCA e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

    makumbator
    Moderador
    # mai/13
    · votar


    me vem a duvida , sera que o estudo para arranjo e o estudo para composição se da da mesma forma

    Elas são interligadas, além de terem áreas em comum também.

    Parte do trabalho da composição envolve pensar na apresentação do material (arranjo), mas pode-se estudar o arranjo de maneira isolada, como uma transformação (adequação, adaptação, etc...) de uma música já escrita.

    Nas técnicas avançadas de arranjo é que a coisa é mais descolada da composição, mas no nível básico tem muita coisa em comum (harmonia, definição de estrutura e forma, condução de vozes, rítmica, etc...)

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Diferenças e duvidas sobre arranjo e composição