God is Dead? Nova música do Black Sabbath

Autor Mensagem
Adler3x3
Veterano
# abr/13
· votar


lelomig

Sou fã de Sabbath, Zeppelin e Purple. Sem esse tripé, o rock pesado não existiria da forma como o conhecemos.

Vivi intensamente o rock nos anos 60 e 70 e curti estes os sons na época dos lançamentos.
Eu adicionaria o The Who, que ao vivo era imbatível no rock pesado.
Vejam bem "Rock Pesado".
E tentando me relembrar daquela fase de ouro do rock, não me lembrei mais de nenhum outro grupo com o peso que estes quatro tinham.
Talvez hoje esteja meio confuso e não me lembro direito neste momento em que escrevo.
E possa estar esquecendo alguém importante.

Não que não existissem outros grupos, existiam as centenas, mas com uma música aqui e outra ali, nada como este quarteto.
Os demais, e tinha muita gente boa ficava num segundo plano, mas também eram ótimos.
Foi demais, cada novo lançamento era aguardado com muita ansiedade , e foi um período em que realmente se criavam coisas novas.

Mulambojr.
Veterano
# abr/13
· votar


Adler3x3

E o Cream, ele não entra nessa leva tambem? Apesar da banda ter durado não tanto tempo quanto as outras...

Lelo Mig
Membro
# abr/13
· votar


Mulambojr.

Jimi Hendrix e Cream, eram bastante pesados ao fim da década de 60, período em que incluo o The Who também.

No entanto, creio que o "peso" conseguido por essas bandas no início dos 70, era algo um pouco além.

In Rock do Deep Purple, quando saiu, sua faixa de abertura "Speed King", foi algo nunca ouvido antes.

Até porque, ao contrário dos anteriores citados, Zeppelin, Sabbath e Purple, nessa época, "disputavam" de forma velada, quem iria lançar o álbum mais pesado de todos.

Na biografia do Ozzy, ele mesmo diz, que ao ouvirem o primeiro álbum do Zeppelin (eles eram amigos do Robert Plant), gostaram, mas Iommi falou:

"Muito bom, mas o nosso será mais pesado !!"

Adler3x3
Veterano
# abr/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


todos

O The Who foi uma banda que começou no meio dos anos sessenta, antes das outras.
As músicas em estúdio no geral não eram muito pesadas.
Mas ao vivo a música se transformava e ficava bem pesada.

O Cream também teve a sua importância, muito embora curta influenciou muito.
Mas no estilo propriamente dito, concordo com o Lelo.
Muito embora estas três bandas foram formadas ainda na década de 60.
E o som pesado já começou na década de 60 e na 70 evoluiu, e existiram também outras bandas que fizeram boas músicas no estilo também, só que não tiveram continuidade.
E a maturidade do estilo acredito que chegou por volta de 1974.

O som do Black Sabbath era sempre mais grave e o primeiro album uma obra prima do estilo.
Acredito que o título de mais pesado fica com o Black, pois eram mais fiéis ao estilo, os albuns tinham uma melhor integridade/estrutura.
Os discos do Led Zeppelin e Deep Purple alternavam mais, usando mais rock convencional, e o diferencial do Purple era o John Lord..
E assim na verdade os três tinham estilos bens diferentes.
Na formação contavam com excelentes músicos.
O Trio Paice (Baterista) Blackmore (Guitarra) e Lord (Orgão) eram músicos magníficos, e tinha um bom cara no baixo o R Clover, além de um bom vocalista.
Assisti um show ao vivo, os caras tocavam demais.
Mas a banda que manteve sempre a formação original até a morte do baterista foi o Led Zeppelin
Três ótimos bateristas mas nenhum deles foi o melhor do rock.

E falando de baterista de rock:

O Keith Moon do The Who tocava muito melhor.
E o Mick Tucker do Sweet pode ter sido um dos melhores também.

O Sweet era do estilo Glan Rock, não tão pesado, e a banda fez um grande sucesso, só que não no mesmo nível.
Mas o Mick Tucker além de tocar bateria demais, ainda cantava e controlava todos os efeitos especiais da banda, era também o técnico de som, que criava efeitos incríveis nos vocais, e tocava também instrumentos de percussão de orquestra com perfeição.
Na minha opinião um dos dois foi o maior baterista do rock.

Mulambojr.
Veterano
# abr/13
· votar


Lelo Mig

Entendi, valeu cara! =D

Adler3x3

E falando de baterista de rock:

Sem querer polemizar, bateristicamente falando, o Black Sabbath era o mais fraco não era? Me parece que o Paice e o Bonham davam um couro no Ward, sei la. haha

----

Muito bacana aprender as coisas das bandas, da época com os caras que entendem ai de cima, pra quem não manja nada mas curte é muito foda, valeu ai masters \õ/.

Lelo Mig
Membro
# abr/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Mulambojr.

Tecnicamente você esta certo... Paice e Bohan foram superiores ao Ward.

Contudo, o estilo "pedreiro" do Ward foi fundamental para definir a bateria pesada. E outro ponto muito respeitado em Ward, foi sua capacidade de "enfiar viradas" em qualquer espaço da música, sua batera possui um preenchimento só assemelhado (anteriormente) ao Mitch Mitchell, baterista do Jimi Hendrix, e ao próprio Ginger Baker do Cream, da qual Ward era fã.

War Pigs, por exemplo, é uma aula de viradas e frases criativas, Ward preenche a música o tempo todo, sem repetir nenhuma convenção.

Bohan e Paice eram tecnicamente superiores, sem dúvida, mas Ward acaba fazendo parte dessa "trinca de ouro" por sua criatividade e peso.

Obs: Vale citar que Black Sabbath/Black Sabbath, foi gravado com uma batera "boqueta". Olha o naipe da batera do Ward, quando eles ainda eram pobres!



Obs: Nesse show, estão executando War Pigs, antes da gravação do álbum Paranoid, reparem que a letra é diferente em várias partes.....

Mulambojr.
Veterano
# abr/13
· votar


Lelo Mig

Entendi o que você quis dizer, principalmente com o vídeo, que ilustra muito bem o peso do Ward, ele toca com uma "vontade" (não sei qual palavra usar haha), impressionante.

Obs: Vale citar que Black Sabbath/Black Sabbath, foi gravado com uma batera "boqueta". Olha o naipe da batera do Ward, quando eles ainda eram pobres!

Nossa, o som da batera está ruim mesmo, o som ta bem secão.

-----

Vendo vídeos assim me dá a impressão que todo esse negócio de internet, de facilidade de se "mostrar pros outros" só dificulta a formação de bandas como o Sabbath (entre outras mitólogicas), os caras subiam no palco, erravam pra caramba mas faziam uma sonzera. Com o tempo, com a internet e a velha conversa "tem que balancear feeling com técnica, um não anda pra frente sem o outro bla, bla, bla" tudo tá indo pro caminho do igual, todo mundo pega opinião de todo mundo, e tudo acaba soando a mesma coisa, seguindo sempre os mesmo pré-requisitos pra agradar o povo, ninguem manda uma coisa totalmente "afudê" assim. Bom, mas isso já é assunto pra outro tópico, hehe.

Abraço.

Lelo Mig
Membro
# abr/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Mulambojr.

"o som ta bem secão"

Até essa época, as peles ainda eram de "couro animal", não haviam as peles sintéticas que existem hoje em dia. Por isso, principalmente o som da caixa, só era conseguido, em partes, pela esteira metálica colocada abaixo, sem a esteira a caixa soava apenas como mais um "ton ton" agudo.

Não havia aquele "estalido" comum nas caixas modernas, e as peles possuem som mais "macio" e abafado, as bateras soavam mais graves, porém menos pesadas e "pauladas" que as de hoje.

Uma coisa muito interessante, é que os bateras dessa época, diferente dos guitarristas, não se ligavam muito em bateristas de "rock´n´roll ou blues", porque as baterias nesses estilos eram pobres. Então eles iam beber na fonte do Jazz, principalmente nos bateras de Big Bands, que possuiam técnicas muito acima dos bateras de blues.

Bonhan, Paice e mesmo Ward, podemos dizer que são bateras de Jazz "fazendo rock", a técnica é toda de jazz.

Repare na marcação que Ward faz no "abre/fecha" de chimbal durante toda a música. Por mais que ele faça frases rápidas, por mais que ele firule e desça a porrada, ele mantém o tempo no chimbal como um metrônomo.

Parece fácil, mas não é... quase todo baterista dessa época domina muito bem o chimbal.

Hoje os bateristas, técnicamente, são bem superiores, mas uma coisa a maioria perdeu: Segurar o tempo no pé do chimbal.....técnica oriunda do Jazz, gênero, onde é muito fácil o baterista perder o tempo, por causas das muitas variações ritmicas do estilo.

Deiab
Veterano
# abr/13
· votar


Lelo Mig
Muito interessante isso. Não tinha a menor idéia dessas coisas.
Impressionante como nada é por acaso, por isso os caras são lendas. Queira ou não estudo é tudo.

d.u.n.h.a.
Veterano
# abr/13
· votar


As únicas coisas que se salvam são a guitarra do deus Iommi e o baixo do Geezler... a letra é uma tristeza, totalmente sem inspiração. A voz do Ozzy então... pensei que era a lady gaga de tanto autotune que tem.

Led Zé
Veterano
# abr/13
· votar


d.u.n.h.a.
A voz do Ozzy então... pensei que era a lady gaga de tanto autotune que tem.


O autotune só foi criado nos anos 90...

d.u.n.h.a.
Veterano
# abr/13
· votar


Led Zé
E a música é de 2013, qual o problema?

Led Zé
Veterano
# abr/13
· votar


d.u.n.h.a.
Achei que você estivesse falando do clipe que o Lelo postou.

d.u.n.h.a.
Veterano
# abr/13
· votar


Led Zé
Haha não man... Eu adoro as musicas do BS dos anos 70. Só essa nova aí que ficou realmente fraca...

cafe_com_leite
Veterano
# mai/13
· votar


Uma dúvida que me surgiu agora, teria King Crimson também sido um dos pioneiros do rock pesado? já que seu primeiro álbum é de 1969, (in the court of the crimson king) que tem uma faixa que chega a ser pesadinha.


Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


cafe_com_leite
King Crimson é progressivo...
Abç

cafe_com_leite
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Eu sei cara, mas a música é de 1969, e acho que pra época era pesada, mesmo sendo progressivo.
E minha pergunta não foi de que gênero a banda é, leia a pergunta de novo.

Spect
Veterano
# mai/13
· votar


cafe_com_leite

Primeiros a fazer, não. Primeiros a subir no barco, talvez. Em 1969 já existia bastante coisa tão pesada quanto ou mais.

Lelo Mig
Membro
# mai/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


cafe_com_leite

Cara em 1969 o bicho já pegava "pesado"....ouça algumas bandas "obscuras" dessa época:









Obs: Não confundir este Icecross, com banda de black metal do mesmo nome, essa é de 68.





Adler3x3
Veterano
# mai/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


No circuíto dos Lps o Album IN A GADDA DA VIDA foi bem conhecido dos brasileiros.
Era um album em que bem dizer os dois lados tinham uma música só com variações, e o riff principal se repetindo na música toda.
Era uma viagem escutar este album em um bom aparelho de som.

Este tópico se desviou um pouco.
Mas para o lado bom, e acho que complementa outro tópico do Lelo, que comenta sobre o tempo do rock nos anos 70.
Assistam e escutem até o fim.
Não é demais!
Mas este som é de 1968.



Adler3x3
Veterano
# mai/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Esta música é um bom exemplo da evolução do uso de efeitos.
E esta peça foi sem dúvida um marco.
Nâo é um som pesado, mas tem muita criatividade e muitos efeitos até na voz.
E no ano de 1968 acho que foi um dos mais criativos da era do rock.
E para quem gostar e quiser curtir mais tem uma versão estendida.



Adler3x3
Veterano
# mai/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Esta é um clássico "The Letter".
Som mais leve, mas também com muitos efeitos e gravação de "1968". (muito embora este vídeo seja de 1969)
Muita gente boa já gravou esta música, mas duvido que alguma tenha ficado tão legal, como esta interpretação do The Arbors.
É épica.



Lelo Mig
Membro
# mai/13
· votar


Algumas outras bandas "porradaria" da época, para quem quer conhecer...











Chega...hehehe.......se alguém curte essas bandas "fuzzys" dos 70´s, e quiser alguma coisa ou informação, só entrar em contato, Possuo imenso acervo no estilo.

Lelo Mig
Membro
# mai/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Todos

E só para encerrar minha participação a primeira banda satanista da história (satanista real, porque nesse caso, diferente das bandas posteriores, a vocalista Jinx Dawson era satanista de verdade), inclusive, diferente do que muitos pensam, não foi Ronnie James Dio que inventou o "Devil´s Horn" (Dedo em Chifres), segundo documentos Jinx Dawnson foi a primeira a fazer, lá pelos "67".

No primeiro disco do Coven, de 68, há uma música chamada Black Sabbath, e uma chamada Wicked Woman, e a música Satanic Mass, começa com chuva e sinos.... (coincidência, né?), apesar do Black Sabbath dizer que nunca haviam ouvido falar neles... vai saber?





Vejam o "Devil´s Horn" na capa do álbum do Coven nos anos 60.

Devil´s Horn

Bizet
Veterano
# mai/13
· votar


Lelo Mig
Brigadão, cara.

Marco Skiter
Membro
# mai/13
· votar


Muito Lokaaaa--- Nunca que eu iria imaginar o Black Sabbath de volta, mas isso aconteceu ,OMG , quando lançar vou correndo baixar u.u ,

cafe_com_leite
Veterano
# mai/13
· votar


Marco Skiter
Por que não compra o cd? por causa de pessoas como você que viver de música tá cada vez mais difícil.

zaqueu_grunge
Veterano
# jun/13
· votar


Up! O álbum quase completo tá disponível gratuitamente no iTunes! E tá do caralho... A mais fraquinha é justamente o single hahah

maxbqi
Veterano
# jun/13
· votar


zaqueu_grunge

Tentei ouvir aqui pelo iTunes mas tem que pagar....m*&^@

gizvanni
Veterano
# jun/13
· votar


maxbqi

Você deve ter feito alguma coisa errada, da pra ouvir de graça.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a God is Dead? Nova música do Black Sabbath