Registro de composição em cartório tem validade?

    Autor Mensagem
    Legionário_King
    Membro
    # abr/13


    Sou compositor e gostaria de registrar minhas músicas, o que acontece é que não moro em capital ou cidade grande, sendo assim não tenho como registrar minhas composições na Biblioteca Nacional ou qualquer outro órgão. A opção que me restou foi registrar no cartório de minha cidade, porém alguns amigos me informaram que registro em cartório não tem validade em caso de plágio e que com o certificado do cartório eu não poderia provar nada. Aí é que estão minhas dúvidas, registro em cartório tem validade? Quanto custa? Minhas músicas ainda não possuem melodia, eu poderia registrar apenas a letra e depois de alguns meses levar a partitura para o registro?.

    Já ouvi falar que compositores maiores de 16 e menores de 18 anos podem registrar suas composições apenas com autorização do responsável, o problema é que eu tenho 14 anos, com autorização dos meu pais poderei registrar minhas composições ou terei de esperar completar 16 anos para concluir os registros?

    Obrigado pela atenção e abraços a todos.

    O sacerdote dos templos de Syrinx
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Também quero saber.

    makumbator
    Moderador
    # abr/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Legionário_King

    o que acontece é que não moro em capital ou cidade grande, sendo assim não tenho como registrar minhas composições na Biblioteca Nacional ou qualquer outro órgão.

    Pode-se registrar à distância, através dos correios. Não é preciso ir até eles fisicamente. Já fiz isso algumas vezes sem nenhum problema.

    Para maiores detalhes consulte o site da biblioteca nacional (divisão de música):

    http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=60

    http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=25

    http://www.bn.br/portal/index.jsp?nu_pagina=29

    Legionário_King
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Se eu quiser registrar fisicamente no cartório também terá validade ou o único meio é na Biblioteca Nacional? Também procurei muito no site da BN e não encontrei nada sobre idade mínima do compositor, alguém sabe a idade mínima para registrar suas próprias músicas? Abraços.

    JJJ
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Eu registrei várias na escola de música da UFRJ e não morava mais no Rio. Acho que tem jeito ainda, dá uma googlada.

    Legionário_King
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Vlw ae cara vou procurar saber.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Legionário_King

    Cara, faz muito tempo que não registro músicas, não sei se o processo ainda é o mesmo, mas no meu tempo (anos 90), somente era válido o registro na Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro), não tendo validade nenhum outro tipo de registro.

    - O registro era feito com um protocolo para tal fim.
    - Cópia da letra impressa
    - Partitura da linha melódica cantada e harmonia, em caso de canções ou a partitura completa em caso de instrumental.
    - Pagamento da Taxa de registro.
    - Podia ser feito pelo correio.

    Possuo várias canções registradas dessa forma.

    Obs: Em direito internacional há grupos que consideram que basta você escrever uma carta de próprio punho, registrada, e enviar para você mesmo, que QUALQUER ideia, projeto e etc estará protegido, mas em alguns Países (o Brasil é um deles), este método pode ser contestado.

    makumbator
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    Legionário_King
    Também procurei muito no site da BN e não encontrei nada sobre idade mínima do compositor

    Pode ser menor de idade. Confira nos links que passei que há TODOS esse detalhes. Inclusive sobre idade.

    Figonzalez
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Na verdade o registro é só uma segurança de que a sua música não será plagiada por ninguem, pois serve como um meio 99% seguro de prova. Agora, por exemplo, se você fizer uma musica, não registra-la e alguem copiar, há outros meios de provar que a música é sua. Exemplo: se você upar na internet (youtube por exemplo), a data no qual foi feito o upload pode servir para provar que desde aquela data você já tinha essa música. Mas claro, o registro é muito mais seguro.

    Legionário_King
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Eu não confio muito em registrar através de correios, ainda vou verificar qual a segurança que o registro em cartório me fornece. Dentro de 2 meses estarei registrando minhas letras, até lá creio que já terei tomado a decisão de onde registrar. Se alguém souber algo sobre como funciona o registro em cartório comenta ae, obrigado a todos que já comentaram. Abraços

    snd
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    O copyright no Brasil é implícito. Na teoria você não precisa registrar nada se for publicar. O problema é se você quer vender a composição sem publica-la, nesse caso o registro da Biblioteca Nacional é sua melhor opção.

    makumbator
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    Legionário_King
    Eu não confio muito em registrar através de correios, ainda vou verificar qual a segurança que o registro em cartório me fornece.

    Faz o registro na Biblioteca mesmo. É o mais seguro em termos jurídicos. É moleza. Basta ler as regras, preencher o formulário, pagar a taxa e enviar o material.

    Letra então é bem barato dependendo de como se faça, pois você pode registrar uma "pasta" com várias delas reunidas, pagando apenas o valor único.

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Legionário_King

    Cara, não "dá murro em ponta de faca"......a Biblioteca Nacional é o orgão legalmente responsável por tal atribuição e documentação.

    "Qualquer registro fora dela, poderá ser contestado, porque, se existe um estabelecimento regulamentado para tal é nele que a documentação deverá ser feita."

    Se quer registrar "prá valer", faça da forma certa e fique tranquilo!

    geronimo.correa
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Legionário_King
    Eu não confio muito em registrar através de correios
    Porque? Depois que tua música é registrada você recebe um "certificado" da BN de que está ok, não tem erro. Abraço!

    Legionário_King
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Com a ajuda do pessoal do fórum cheguei a conclusão que irei registrar na Biblioteca Nacional, demora muito tempo para fazer o registro fisicamente? Pois eu pretendo chegar no Rio de Janeiro pela manhã e no máximo até a noite já ter efetuado os registros para seguir viagem novamente, será que em apenas um dia eu posso registrar as letras?

    makumbator
    Moderador
    # abr/13
    · votar


    Legionário_King

    A taxa só pode ser paga em agências do Banco do Brasil (GRU) , aí não poderia ser em um feriado, por exemplo. Pelo menos não se você deseja já entregar tudo e sair de lá com o comprovante de entrega do material. Só receberão o material com a taxa devidamente paga. Tem agência do BB lá perto.

    Veja essa informação aqui:

    http://www.bn.br/portal/index.jsp?nu_pagina=28

    Nunca registrei fisicamente lá (só à distância). Mas já consultei pessoalmente e xeroquei muita partitura na divisão de música da Biblioteca Nacional. Sempre fui bem atendido.

    Legionário_King
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Valeu ai a todos que comentaram, principalmente o makumbator que me ajudou muito. Abraços manow's.

    Legionário_King
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Se alguém que já fez os registros por correio puder me passar todo o esquema, de como deve ser encadernado e os documentos que devem ser enviados eu ficaria muito grato pois dei uma lida no site da BN mais ainda não intendi por completo e não quero correr o risco de perder as letras rsrsrs. Abraços

    makumbator
    Moderador
    # abr/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Legionário_King

    É mais ou menos isso:

    Crie o GRU lá no site.

    http://www.bn.br/portal/index.jsp?nu_pagina=69

    O valor a ser preenchido varia de acordo com o serviço que irá usar:

    http://www.bn.br/portal/arquivos/pdf/tabela.pdf

    Pague no Banco.

    Preencha o formulário de registro conforme as regras (e apenas nos campos do requerente).

    http://www.bn.br/portal/arquivos/pdf/formularioRequerimentoRegistro.pd f


    Numere e rubrique cada página das letras. No caso de várias letras em uma coletânea precisa ter o índice(que também deve ser rubricado, assim como uma eventual capa), e a ordem delas nas páginas numeradas devem corresponder à informação do índice.

    Junte as cópias dos documentos conforme as regras deixam claro (inclusive o ORIGINAL do comprovante de pagamento do GRU).

    Envie para o endereço informado e aguarde. Depois você irá receber um comprovante de registro.


    Mas tem tudo isso aqui:

    http://www.bn.br/portal/index.jsp?nu_pagina=28


    http://www.bn.br/portal/arquivos/pdf/Formulario_Normas_EDA_Novo.pdf

    Tem que ler. Não tem jeito.

    Legionário_King
    Membro
    # abr/13 · Editado por: Legionário_King
    · votar


    Veja se é esse mesmo o esquema: Irei encadernar a letra, numerar e rubricar todas as páginas, preencher o formulário de requerimento, enviar cópia do CPF e RG meus e do meu responsável, irei pagar o boleto e colocar o recibo no pacóte, depois enviarei tudo no endereço do escritório do direito autoral e aguardarei o certificado de registro.

    OBS: No boleto bancário já deve ser incluído o fréte ou eu pagarei no correio quando for enviar? E o fréte pelo envio do certificado, é por conta deles ou eu devo deixar pago?

    Abraços galera.

    makumbator
    Moderador
    # abr/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Legionário_King

    Irei encadernar a letra

    Não precisa encadernar. Pode ser solta mesmo, principalmente se for apenas uma. Na verdade eles recomendam enviar só o papel mesmo. Leia as regras!!

    "Preferencialmente a obra intelectual não deve estar encadernada, fixada ou presa por
    nenhum tipo de prendedor (metal, espiral e/ou plástico). Também não é recomendado o
    acondicionamento em pasta plástica, papelão ou outra natureza sintética. Tais materiais
    são prejudiciais à preservação e serão desprezados no acondicionamento final.
    "


    Tem cópia de comprovante de residência também. E lembrando que o recibo do GRU é o original (tire uma cópia apenas para ficar contigo, mas envio o original).

    Como você diz que é menor de idade, é seu responsável que vai assinar o formulário (e colocar os dados no campo de responsável legal). E se você não tiver CPF é em nome dele que será feito o registro.


    No boleto bancário já deve ser incluído o fréte ou eu pagarei no correio quando for enviar? E o fréte pelo envio do certificado, é por conta deles ou eu devo deixar pago?

    O valor do serviço inclui o envio do certificado para você. Obviamente haverá a despesa do envio do seu material até eles.

    Legionário_King
    Membro
    # abr/13 · Editado por: Legionário_King
    · votar


    Uma última pergunta pra você que já está intendendo bastante do assunto, eu posso enviar mais de uma letra e colocar um nome ( disco ou álbum por exemplo ) para todas elas? E o preço permanecerá o mesmo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Registro de composição em cartório tem validade?