Exercício cerebral constante pode levar à excelência no que se faz - Satriani, Petrucci e Morse.

    Autor Mensagem
    De Ros
    Veterano
    # mar/13


    Curti a matéria!

    Quer apoio da familia para tocar guitarra? Mostre o video aos seus pais, hehehehe!!!

    http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/03/exercicio-cerebral -constante-pode-levar-excelencia-no-que-se-faz.html

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    De Ros
    Excelente matéria!!
    Muito interessante!!

    tchedovollosky
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    De Ros
    matéria interessante, exercício mental tbm interessante vou praticar, conhece a teoria das 10.000 horas? ela é bem parecida com essa.

    tecladogospel
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Muito boa a matéria, super interessante.

    jpguitar
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    marcado para ver em casa....

    renatocaster
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    De Ros

    Muito bacana, valeu por compartilhar! Eu consegui ler a matéria, mas não deu pra assistir o vídeo porque aqui não abriu. Marcando pra assistir o vídeo mais tarde, em casa.

    makumbator
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    De Ros

    Essa coisa da prática "imaginária" que a neurociência aprova, já é de conhecimento de professores de música há muitas décadas.

    Minha antiga professora de contrabaixo acústico (UFRJ) aprendeu com o professor dela o estudo mental de arcada e dedilhado em músicas específicas. É algo que ela me passou e realmente é bom de se fazer (principalmente quando estamos longe do instrumento, como em uma viagem longa, por exemplo).

    Se estou estudando uma peça X, posso passar mentalmente as arcadas, golpes de arco e dedilhados só de ir olhando a partitura, simulando o exercício real. É algo que se pode fazer em qualquer instrumento musical.

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Através do uso da imaginação se chega a visualização.

    São técnicas desenvolvidas num processo semelhante ao de uma meditação.
    Em que primeiro se desligam os sentidos físicos, no sentido de que a luz ou som exterior não desviem a mente.

    E assim visualizando os acordes seja de guitarra ou teclado por exemplo facilita o aprendizado e a forma de tocar.
    E até visualizando a perfomance.
    E na partitura com a beleza das notas isto é possível como o Makumbator comentou.
    E em vez de fazer as contas de matemática no lápis e no papel (como antigamente) fazer isto de forma mental.

    Isto tudo me remete a minha infância, quando lia os gibis do Mickey Mouse.
    Tinha uma tira de desenho em que o Mickey aparecia na frente de uma construção observando os operários trabalhando na obra.
    A cada operário que ele observa fazia mentalmente a mesma força, seja carregando os tijolos, usando uma alavanca ou carregando um carrinho.
    No final do desenho o Mickey estava todo cansado.
    rsss...
    E isto ficou na minha mente e comecei a tentar aplicar a algumas outras coisas da vida, e percebi que funcionava.
    Tem tudo a haver...
    A imaginação tanto pode ser usada de olhos fechados como de olhos abertos, mas é melhor começar a praticar com os olhos fechados, com o sentido da visão desligado.
    E no caso dos sons, tem que se retirar para um ambiente sossegado, ou seja o melhor é o nosso quarto a noite.
    E no som também, podemos imaginar a música tocando dentro do nosso cérebro.
    E fazer as duas coisas simultaneamente visualizando e ouvindo as notas ou acordes.
    Depois com mais prática e possível fazer num ambiente normal com os olhos abertos e escutando outros ruídos.
    O melhor sintetizador do mundo esta dentro do nosso cérebro.
    Alguém já teve algum sonho, em que ouviu sons?

    Boa matéria.
    Isto tem uma aplicação universal as mais diversas atividades.

    ALF is back
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    De Ros
    legal legal! curti a materia! o exemplo da mata e da criação de trilhas é mto bom!

    Dinow
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    O título chamou minha atenção!
    Comentando para ver em casa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Exercício cerebral constante pode levar à excelência no que se faz - Satriani, Petrucci e Morse.