Quais notas usar

    Autor Mensagem
    Repifanio
    Veterano
    # mar/13


    Gente, tenho uma duvida de iniciante para quem quer tirar músicas de ouvido. Digamos que eu descubra o tom da música, como saber quais notas seguem? O que eu devo estudar para entender isso?

    Obrigado


    _________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    odion
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    escala de dó. essa é a primeira coisa que se ensina numa aula de violão clássico.

    guizimm
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: guizimm
    · votar


    estuda harmonia e escalas

    mas vai pegando com cifra enquanto isso, os acordes vão indicar em que tom a musica está, porque as notas que eles usam(resumidamente, cada acorde usa 2, 3 ou mais notas) vão estar na escala(sequencia de notas) que corresponde ao tom.
    Se os acordes forem Am(lá menor), C(dó), F(fá) e G(sol), por exemplo, o tom da música é C, porque cada acorde usa 3 notas(no caso deste exemplo) cada um, e se vc for ver quais notas eles usam, todas as notas estão na sequência que é a escala de Dó, ou de Am, que é basicamente a mesma coisa com nome diferente(só pra vc entender, mas não é exatamente a mesma coisa, esquece isso por enquanto), e não tem nenhuma outra escala que usa todas essas notas.

    isso bem resumidamente, estude o a formação dos acordes, escalas e a harmonia.

    Repifanio
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Repifanio
    · votar


    guizimm

    Obrigado pela ajuda, eu toco há 4 anos, mas sem teoria nenhuma e só por cifra, (nunca me preocupei com teoria) mas estava em uma igreja e vi que o cantor falou para a banda "Sol maior", fiquei curioso de como a banda saberia os acordes e sua sequencia. E na verdade, ainda estou com essa duvida :s.

    Imagino que é pela escala de Sol (G, Am, Bm, C, D , Em, F#m), mas e a sequencia? Pois se o músico não conhecer a música, como vai saber quando sobe e quando desce?

    guizimm
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Repifanio
    a banda ia tocar uma musica específica, não?
    por exemplo, vc aprender uma música em C, os acordes são C Am e G, ou seja, a tônica(nota ''principal'', que é que da nome ao acorde), nesse caso o C, a relativa(o acorde da sexta nota da escala, que tem que ser menor), que é o Am, e a quinta, ou dominante(a quinta nota da escala, o acorde tem que ser maior), nesse caso o G.
    Mas no tom da voz do cantor fica melhor em G, aí vc muda o tom, mas a estrutura continua a mesma, vc continua tocando a tonica, a sexta(relativa) e a dominante, mas nesse caso, os acordes vão ser G, Em e D, porque como o tom muda, os acordes tambem vão mudar, a tônica agora é o G, e os acordes que vão seguir vão ter que ser a quinta e a sexta em relação a ela.
    sacou?

    ñ sei se essa explicação se aplica a esse caso, mas é assim que eu faço

    gpeddino
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Digamos que uma música qualquer tem essa sequência de acordes: C Am F G. E todo mundo de uma banda conhece a música e sabe tocá-la. Se um maestro chegasse pedindo a música em "G maior", todo mundo teria que transpor os acordes pra acomodar a música nesse tom. Ficaria então: G Em C D.

    Mr.Myself
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    O que tu precisa e estudar sobre campo harmonico.

    guizimm
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    gpeddino
    isso ae
    estuda campo harmonico, da uma busca no fórum que o pessoal posta uns materiais legais de teoria, eu até favoritei alguns tópicos

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Quais notas usar