Qual foi o seu primeiro aparelho de som?

Autor Mensagem
Adler3x3
Veterano
# fev/13


Bem pessoal.

Vamos voltar um pouco na história de cada um.

O meu primeiro som meu de verdade foi um rádio de galena.
Construído pelo meu pai.
É óbvio escutava também no rádio da vitrola mas não era meu.
Não tinha fonte de alimentação e funcionava sem necessitar de energia elétrica ou pilhas.
Usava um fone de ouvido de aviador da segunda guerra.
Que usei nos fins da década de 60 até meados da década de 70.
O som era baixo mas com os fones dava para escutar bem.
Toda a noite antes de dormir escutava música e jogos de futebol no meu rádio de galena.

Qual foi o seu primeiro aparelho de som?

Fábio Santiago
Veterano
# fev/13
· votar


CCE de vinil

renatocaster
Moderador
# fev/13 · Editado por: renatocaster
· votar


Lembro que quando era criança, na década de 80, lá em casa tinha um aparelho de som da marca National. Parecido com esse: http://bimg2.mlstatic.com/aparelho-de-som-national-3x1-ss5000t_MLB-F-2 709304215_052012.jpg

Depois, em 1991 ou 1992 meu pai comprou um aparelho da Gradiente modelo AT-70. Este já vinha com CD player, mas era um módulo vendido separadamente: http://images.quebarato.com.br/T440x/aparelho+de+som+gradiente+at+70+s ao+paulo+sp+brasil__2A2614_1.jpg

Esse eu lembro de ter usado bastante. Eu ficava sentado numa cadeira bem em frente ao som ouvindo no phone. Comprava várias fitas K7 para gravar as músicas que tocavam nas rádios RPC, Rádio Cidade e Rádio Fluminense, a "maldita". Todas na frequência FM. Os jogos do Flamengo eu ouvia na Rádio Globo AM 1220. Saudades.....

Adler3x3
Veterano
# fev/13
· votar


O National e a Gradiente eram boas marcas.
Já o CCE, era conhecido como Conserta, Conserta Estraga.

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


Quando criança o primeiro foi daquelas vitrolinhas que vinham com uma caixa de som embutida na tampa:

http://farm4.static.flickr.com/3463/3191642492_4284f9823c_o.jpg

O primeiro que comprei com meu dinheiro (de mesada de adolescente, na época), foi um minisystem de uma marca obscura que eu nem lembro o nome...hsahshs!

fernando tecladista
Veterano
# fev/13
· votar


Já o CCE, era conhecido como Conserta, Conserta Estraga.

Continua Comprando Errado

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


fernando tecladista

Eu lembro mais do termo Começou Comprando Errado...hehehhe!

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


Em casa, quando eu era criança tinha uma daquelas "vitrolas automáticas" que era um móvel.

Lembro até hoje, o quanto era incrível a mecânica do aparelho, em que você colocava os vinis em "pilha" e a vitrola os colocava automaticamente na pick up, iniciava e ao término de um Vinil o braço recolhia e outro Vinil era colocado automaticamente, inclusive com uma "pinça" que virava o lado.....era uma engenhoca muito legal!

A qualidade era boa também.

Mas o primeiro que comprei com meu dinheiro, foi no final dos anos 70, um Receiver Polyvox, Caixas Polyvox, Toca Fitas Sony, Pick Up Garrard e um Equalizador.... aparelhos de qualidade excepcional até os tempos de hoje.

fernando tecladista
Veterano
# fev/13
· votar


da minha parte
o primeiro que tive contato foi um

SHARP SG 220

daqui de casa, era simples, mas interessante porque com ele eu descobri o que era entrada de mic / line, saida auxiliar.... e ai começaram minhasas cambis :)
mas era "da casa"
o primeiro que foi algo como "meu foi um
gradiente LS 21

que também aproveitei a saida de linha pra levar ele pra colocar som mecânico nas festinhas que eu fazia

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


Lelo Mig
Em casa, quando eu era criança tinha uma daquelas "vitrolas automáticas" que era um móvel.

Lembro até hoje, o quanto era incrível a mecânica do aparelho, em que você colocava os vinis em "pilha" e a vitrola os colocava automaticamente na pick up, iniciava e ao término de um Vinil o braço recolhia e outro Vinil era colocado automaticamente, inclusive com uma "pinça" que virava o lado.....era uma engenhoca muito legal!

A qualidade era boa também.


parecido com uma Jukebox, não é?

Adler3x3
Veterano
# fev/13
· votar


Fernando/Makumbator

No meu tempo era CCE - Conserta , Conserta e Estraga.

Não tinha jeito, era só levar para a autorizada consertar, que voltava e já estragava de novo.

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


makumbator

Sim, o sistema de automação era igual aos das Juke Box, mas elas eram estilo "móvel de sala" e de alta fidelidade.

Custavam uma fortuna e nem faço ideia o que meu pai (que não era rico) teve que sacrificar para poder ter uma dessas. Sua paixão pela música erudita era tamanha que se alguém me disser que ele deixou de comer para bancar esse luxo, eu não duvidaria. De qualquer forma ele me deixou a melhor herança que alguém poderia deixar a um filho....a paixão pela música e uns 500 Vinis de música erudita, que mantenho "impecáveis" e não vendo por dinheiro nenhum!

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


Lelo Mig
Sim, o sistema de automação era igual aos das Juke Box, mas elas eram estilo "móvel de sala" e de alta fidelidade.

Com a vantagem de você não precisar ficar pagando para ouvir uma música mais uma vez...hsahsahsa!

De qualquer forma ele me deixou a melhor herança que alguém poderia deixar a um filho....a paixão pela música e uns 500 Vinis de música erudita, que mantenho "impecáveis" e não vendo por dinheiro nenhum!

Eu doei/vendi praticamente todos os vinis que tinha, e fiquei só com umas raridades.

Adler3x3
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo/Makumbator

O do móvel lá de casa também tocava vários discos na sequência.
Mas o meu tio é que tinha um aparelho com uma mecânica fantástica.

Sinto muita saudade daquele tempo.
Ficar olhando o disco girar, era mágico.
E fazendo aquelas operações ao colocar o novo disco, era demais.

makumbator
Moderador
# fev/13 · Editado por: makumbator
· votar


Adler3x3

Eu também gostava bastante, mas até que eu não sou tão saudosista. Na verdade eu não tive nenhum pudor em me livrar da maioria dos vinis daqui de casa. Eu realmente não me apego a essas coisas de tecnologia. Troquei tudo o que gostava por versões em CD e toquei o barco...hsahsahsa!

Hoje nem tenho mais como tocar os vinis que resolvi manter.

Adler3x3
Veterano
# fev/13
· votar


Makumbator

Eu tenho a maioria dos discos de vinil e alguns compactos simples, tudo guardado, e as vezes escuto.
Tenho um disco feito de uma espécie de resina que toca de um lado só, de música gaucha e deve ser de 1.905.

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


Adler3x3
Tenho um disco feito de uma espécie de resina que toca de um lado só, de música gaucha e deve ser de 1.905.

De acetato né? Já tive alguns de ópera bem antigos desse material.

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


Adler3x3
makumbator

Era bastante comum discos promocionais virem nesse formato.

Tinha também os flexíveis que vinham encartados em revistas, a Guitar Player sempre vinha com um, possuo vários que vieram na GP.

Mas "bala" mesmo são os rígidos de 180 gramas, pesados e com um som absolutamente incrível. Em minha coleção possuo alguns, por exemplo, o Deep Purple Firebal original de 1971 edição americana, o Dark Side of Moon do PF, de 1973 Quadrifônico e um Creedence Ao Vivo, duplo, que nunca foi lançado no Brasil, de 1973, com um improviso de Keep on Chooglin que ocupa todo o lado 4.

renatocaster
Moderador
# fev/13
· votar


makumbator

Eu lembro mais do termo Começou Comprando Errado (2)

Adler3x3
Veterano
# fev/13
· votar


Makumbator

Acho que descobri uma data mais coerente do disco antigo a que me referi.

http://www.memoriallandelldemoura.com.br/radiod_biografias_saverio_leo netti.html

E desta gravadora que tenho o disco.

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


Lelo Mig
Mas "bala" mesmo são os rígidos de 180 gramas, pesados e com um som absolutamente incrível.

É, vários do que fiquei são assim, principalmente uns ingleses de death metal, e dentre esses um picture disc bem bonito com desenhos tanto no vinil quanto na capa que se abre.

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


makumbator

"principalmente uns ingleses de death metal"

O FCC é cheio de surpresas...se surgisse um tópico aqui: "Qual o estilo de música que você acha que o Makumbator não curte?"

A chance de eu responder "Death Metal"...seria de uns 75%...kkkkkk

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


Lelo Mig

Hsahhsa! Pior que eu até gosto do metal podrão dos anos 80 e início dos 90. Os mais novos não gosto muito.

Vai entender né?

renatocaster
Moderador
# fev/13
· votar


Disco de vinil eu só tinha dois: O Nervermind do Nirvana, e por incrível que pareça, o Passion And Warfare do Steve Vai. O do Nirvana eu ganhei de amigo oculto, mas este do Steve Vai veio no meio de uma penca de discos que um amigo do meu pai deu pra ele, hehehe. Não sei como foi parar ali, pois os outros vinis eram de samba, MPB, tinha até de Sambas enredo, hehehe.

Eu cheguei a ouvir muitas vezes esses vinis, já que o aparelho da Gradiente apesar de ter CD player, vinha com a "pickup" para tocar vinil também. Engraçado que quando meu pai foi comprar este aparelho, eu fui com ele, e para testar o CD player, ele comprou uns CD's daqueles que ficam em promoção no meio da loja, naquelas gaiolas, hehehe. Foram quatro, um do Raça Negra, um do Roberto Carlos e outros 2 de trilhas sonoras de novelas da época, hehe. Acho que era "Deus Nos Acuda" e "De Corpo e Alma", não lembro bem.

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


renatocaster

Eu tinha esse vinil do Steve Vai...hehehe!


O primeiro CD que comprei veio junto de uma revista, acho que em 1994 ou 1995 (tenho até hoje o disco, e funciona muito bem). É esse aqui:

http://static.mercadoshops.com/cd-audio-news-sinfonias-vol-12-collecti on-001201_iZ1650XvZxXpZ1XfZ94447726-426434881-1.jpgXsZ94447726xIM.jpg

O primeiro de rock que comprei foi o "The X factor", do Iron Maiden (1995):

http://ecx.images-amazon.com/images/I/51-vRHws%2BXL._SL500_AA300_.jpg

Adler3x3
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo mig

Eu tenho um destes flexíveis preto, que veio numa revista e nem lembro qual.
O som não era lá estas coisas, mas era barato.

Mr. Phil
Veterano
# fev/13
· votar


"Meu primeiro gradiente" ^^
Quem lembra?

makumbator
Moderador
# fev/13
· votar


Adler3x3
Eu tenho um destes flexíveis preto, que veio numa revista e nem lembro qual.
O som não era lá estas coisas, mas era barato.


É, o som desses era bem pior.

Mr. Phil
"Meu primeiro gradiente" ^^
Quem lembra?


Eu lembro das propagandas.

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


makumbator

O primeiro Vinil que comprei (já tinha alguns herdados), mas que comprei com meu dinheiro foi o Led Zeppelin Vol.4

O primeiro CD foi Jimmy Page & Robert Plant No Quarter.

Como eu tinha (tenho) toda a discografia do Zep em vinil, quis inaugurar minha coleção de CDs com algo inédito (na época) deles.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
Discografia inteira em vinil! vish... eu só tenho o Physical Graffiti.

O primeiro aparelho que tive foi uma vitrola gradiente, depois peguei vários micro sistem porque é barato. hoje quero um pickup Nunmark pra escutar meus vinis.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual foi o seu primeiro aparelho de som?