Dicas sobre melodia de Post-hard core

    Autor Mensagem
    FabricioNegrini
    Veterano
    # fev/13


    Galera, vim aqui pois não encontrei nada especifico sobre o que quero saber...bom, mas lá!

    Tenho letras já, mas preciso criar uma melodia...pois bem, escolha um tom pra música, faz o campo harmonico dela, com os acordes do campo armonico do tom que escolhi, posso montar uma base.

    Agora, se no meio da base eu quero colocar umas oitavas, qual a regra pra isso?

    Peguem como exemplo o campo armonico de D...

    sebber
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    FabricioNegrini

    Não sei se entendi bem o que você quis dizer, mas vou tentar responder.

    Digamos que o tom é ré maior, formado basicamente por D, F# e A (respectivamente, tônica, terça e quinta). Você pode usar elas e também a 4ª, 6ª, 7ª, 7ª maior e 9ª.

    Na verdade pode usar qualquer nota ou acorde, desde que a música fique do jeito que você quer. Não precisa ficar preso às regras ocidentais e comerciais de se fazer música.

    Era isso que você queria saber ou viajei na hellmann's?

    FabricioNegrini
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Era isso que você queria saber ou viajei na hellmann's?
    Cara, isso é o que todo mundo fala, mas quando chegamos pra gravar em estúdio a música o cara cobra uma música com todas essas regras...
    bom e sobre as oitavas? existe alguma regra pra colocar as oitavas na músicas, em cima da banda? Digamos que o guitar base, faz D F# e A , e a outra guitarra faria as mesmas notas D, F# e A só que oitavando...

    é assim que funciona pra acrescentar as oitavas na musica?

    sebber
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    o cara cobra uma música com todas essas regras

    Nesse caso eu recomendo que peça pra o cara mostrar alguns exemplos do que ele está querendo que vocês façam.

    E sobre as regras é aquilo que falei, normalmente vai soar bem se estiver dentro do campo harmônico do tom da música, mas mesmo que a nota não pertença à escala pode soar bem, se usada com bom gosto.

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13
    · votar


    FabricioNegrini

    De boa...nunca vi fazer uma canção assim.......

    Cara, quando faço uma letra saio cantando, até ter uma melodia legal (isso quando já não faço em cima de uma linha cantada/melódica).

    Depois pego a guitarra e com a melodia pronta tenho que tirar, o instrumento é em função da melodia. O tom, campo harmônico, escalas, e etc. é o que a melodia mandar.......

    Não sei, mas criar uma melodia em cima do tom X, seguindo campo harmônico Y e escambau...parece matemática...deve ficar mecânico prá chuchu!

    sebber
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: sebber
    · votar


    Lelo Mig

    Gostei da sua lógica não-matemática para fazer canções. Assim como você, eu também não tenho muito saco pra teoria, porém eu tenho dificuldade para colocar letra e melodia em minhas músicas justamente porque começo pela estrutura da base de guitarra ou violão. Tentarei evitar essa armadilha depois.

    Valeu

    Edit: não tinha visto que o texto do Lelo era para o Fabricio, daí achei que ele se referia à explicação que tentei dar. Mesmo assim está no contexto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas sobre melodia de Post-hard core