Dicas para compôr, deem as suas

    Autor Mensagem
    Lasanha
    Veterano
    # fev/13


    Gostaria de abrir um debate sobre como compôr.

    Por isso, vou dar 10 dicas minhas que considero importante para compôr, mas gostaria que vocês dessem seus pitacos e suas dicas:

    1- Antes de começar a compôr aprenda as músicas dos outros, monte uma banda cover ou qualquer coisa do tipo. Não recomento compôr sem entender o que foi feito antes.

    2- Não se acomode tocando cover. Entenda que o cover é só uma fase de aprendizado. Por melhor que sua banda cover toque, ela é só uma banda cover.

    3- Não toque apenas um estilo de música. É sempre bacana nas composições misturar estilos diferentes e para conseguir fazer isso você tem que conhecê-los bem.

    4- Tenha muita paciência e seja persistente. Não é todo dia que você vai ter boas idéias. Na verdade, será na minoria das vezes.

    5- Quando você tiver uma boa ideia, grave-a para não esquecer (mesmo que seja apenas uma parte de uma possível música).

    6- Não importa se você faz a letra ou a música primeiro, o que importa é que uma case com a outra.

    7- Entenda que o seu instrumento não é o único. Tão importante quando o seu instrumento aparecer é o de seus colegas. Por isso não atropele os outros membros da banda (e nem seja discreto demais).

    8- Via de regra, tanto letra como música são importantes.Tem gente que acha que basta um deles ser bom para ser suficiente.

    9- A métrica da letra tem que caber na melodia. Se não couber, ou mude a letra, ou mude a melodia. O que não dá é para forçar a barra.

    10- Dê ouvido às críticas construtivas, mas ignore os críticos sem noção, eles só servem para encher a paciência.

    dibass
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    7- Entenda que o seu instrumento não é o único.
    Aí está uma importância de tocar ou ao menos ter conhecimento de algum instrumento além do seu. Principalmente para bateristas e percussionistas. Isso ajuda muito, inclusive na hora de compor.

    Lasanha
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Concordo, dibass, tocar outro instrumento ajuda muito.

    joao b.
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Sim, saber tocar mais de um instrumento faz uma grande diferença!



    Uma ótima dica pra variar nas composições (que eu vi num vídeo do Paulo Anhaia) é começar a compor a partir de um instrumentos e/ou maneira diferente daquilo que estamos acostumados a fazer.


    O Brian May por exemplo, compôs We Will Rock You, um dos grandes sucessos do Queen a partir de batidas de pés e mãos. Quase toda a música é acompanhada apenas dessas batidas... Brian é guitarrista!


    Hoje faço muito isso, sempre começo compor por um instrumento diferente... Ás vezes começo pela letra, pelo violão, pelo piano e até pela bateria... Atualmente to trabalhando numa que comecei pelo baixo (o que eu ainda não havia feito) e to feliz com o resultado. E o engraçado é que trata-se de um autêntico eletric blues! Não vejo a hora de terminar pra estrea-lo nas guitarras...


    Outra dica importante:

    Fuja do "padrão", digo, do "seu padrão".



    Tem gente que segue um padrão assim:

    Introdução
    1ª estrofe
    Refrão
    2ª estrofe
    Refrão
    Solo instrumental/interludio
    Refrão





    Então, que tal começar pelo refrão?

    Que tal deixar o solo principal pro final?
    (eu fiz isso com uma música minha e o pessoal da banda gostou muito da idéia)

    Ou, que tal uma música sem refrão?




    São idéias que podem fazer as composições ficarem mais variadas e interessantes!


    Abç

    sebber
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Lasanha

    Concordo do 1 ao 10. Valeu. O pessoal também deu outras dicas relevantes.

    Uma coisa que me ocorreu agora que pode ser interessante: utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis para incrementar o som, com moderação, claro.

    Exemplos:

    - Gravar um solo de guitarra e inverter ele na hora da edição;
    - Deixar uma parte do vocal com flanger;
    - Dar um fade out na música e depois ela retornar com fade in.

    Importante destacar (de novo) que isso tem que ser usado com cautela, pois se a música ficar muito cheria de elementos pode virar uma colcha de retalhos e perder a simplicidade de uma boa canção que poderia ser tocada no violão entre amigos.

    ogner
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Dave da as dicas de um sucesso



    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13
    · votar


    Lasanha

    Algumas dicas que dei um tempo atrás:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/293595/

    joao b.
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: joao b.
    · votar


    Aqui tem um vídeo do Paulo Anhaia, onde ele fala sobre composição. Inclusive ele lança um desafio que eu aceitei... Fazer pelo menos uma música ÓTIMA (não apenas boa), afim de começar a mudar o cenário musical no Brasil, que aliás não anda nada bem...


    Vale a pena assistir...




    E tem mais esse...



    ricardo_ssa
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    haha..uma dica importante na hora de compor a letra...
    Umas aulinhas de português, principalmente de concordâncias verbal e nominal, eh super importante..hahah...vejo umas letras por aí...sinceramente...dá até vergonha de cantar

    Gui Tsuu
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Lasanha

    Cara, não considero dicas o que você disse, considero mais como "mandamentos"

    É verdade que muita gente que ta querendo começar a compor nem imagina o que você disse, mas isso ai é essencial para dar certo!

    tchedovollosky
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: tchedovollosky
    · votar


    Lasanha
    esses dias encontrei por acaso na wikipedia uns artigos de lingua portuguesa que continham as ''formulas'' que os compositores antigos usavam, mas antes de postar quero saber se é contra as regras do forum postar o link da wiki.

    Jube
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    joao b.
    Cara eu acho esse video sobre música e mediocridade pessimo. Serve mais como um exemplo de como não fazer um video. Ele vai lá e diz que você precisa criar algo BOM. Tá mas o que é bom? para uns é isso e outros aquilo. Aquela música que ele faz para o video e julga mediocre pode ser boa para outras pessoas.

    As dicas do Lasanha são muito boas. Uma vez li umas dicas de uma compositora falando sobre persistência e achei bem interessante e real, para chegar lá, só com muita prática, eu tenho centenas de músicas que fiz treinando, muitas abandonadas, mas com o tempo você vai pegando o jeito para criar articulações mais legais.

    Lasanha
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Pois é, compôr exige da pessoa. Odeio esse papo de talento, dom, e tal. Se prepara, se planeja e se empenha que a música sai.

    Lasanha
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    A dica doJoão B. de usar instrumentos que não são o seu principal funciona comigo tb.

    Essa do Sebber de usar a tecnologia eu ainda não aprendi... Tecnologia não é comigo... Mas deve acrescentar sim...

    Lelo, seu tópico é bacana. Mas preciso de tempo para ler mais um pouco e comentá-lo.

    Giu Tsuu, concordo, é meio mandamento, mas não quis escrever assim para não parecer que fiz um tópico arrogante.

    Ricardo, sim!!! Saber se expressar em português. Não precisa usar linguajar culto, mas precisa se comunicar.

    Tchedovollky, porque seria proibido colocar links do wikipédia?

    Jube, esse papo de abandonar músicas e retomá-las poderia ser a dica número 11: não se esqueça de retomar as idéias que você um dia teve e não soube como continuar...

    Faltou responder alguém?

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Vou tentar acrescentar alguns pontos, mais voltados para a música instrumental:

    Item 1- Antes de começar a compôr aprenda as músicas dos outros, monte uma banda cover ou qualquer coisa do tipo. Não recomento compôr sem entender o que foi feito antes.

    Aprenda a usar um bom editor de partituras.
    Obtenha partituras bem feitas e faça você mesmo a notação. (digitação)
    É muito válido pois no editor pode-se visualizar as várias tracks por instrumento e compreender melhor como foi o processo de composição, e aprender harmonia e muito mais.

    2- Não se acomode tocando cover. Entenda que o cover é só uma fase de aprendizado. Por melhor que sua banda cover toque, ela é só uma banda cover.

    Tenha em mente que todos tem uma musicalidade inata, e assim o processo criativo tem que ser liberado e ter autoconfiança.
    Se você ficar só tocando a música dos outros nunca vai aprender a compor.

    3- Não toque apenas um estilo de música. É sempre bacana nas composições misturar estilos diferentes e para conseguir fazer isso você tem que conhecê-los bem.
    Não se limite,
    Todos temos as nossas preferências, mas tenha a mente aberta para outros estilos.
    O que vale é a boa música.

    4- Tenha muita paciência e seja persistente. Não é todo dia que você vai ter boas idéias. Na verdade, será na minoria das vezes.

    É ter perseverança e saber trabalhar bem na música.
    Não se precipite em logo querer divulgar a sua música ela pode ainda estar crua, não importa o tempo que leve.
    Muitas são feitas rapidamente, outras demoram.
    Muitas partes de uma música em processo de composição podem ter erros, que impedem a conclusão de uma boa sequência.
    Assim muitas vezes temos que experimentar refazer tudo e incluir variações.

    5- Quando você tiver uma boa ideia, grave-a para não esquecer (mesmo que seja apenas uma parte de uma possível música).

    Este é um dos pontos mais importantes.
    Grave ou anote as idéias não importa onde você esteja, anote logo.
    Outra forma é tocar de improviso e fazer gravações, sempre vai ter partes aproveitáveis que depois podem ser melhor desenvolvidas.
    Outro fonte de inspiração é para quem toca teclado, seja usando os timbres do próprio instrumento ou Vstis (instrumentos virtuais).
    Principalmente os pads podem ser muito inspiradores.

    Acrescentaria:
    - Sempre estude teoria musical;
    - existem várias formas de composição mas não se limite a seguir as formas atuais, que estão muito previsíveis;
    A música americana atual esta muito previsível, muito presa a uma forma, e não é um bom exemplo a seguir.
    - se você escolheu o tema da música, leia e pesquise mais sobre a mensagem que deseja transmitir, evitando ficar no óbvio ou nos chavões;
    - variações:
    a música pode mudar de tom, de tempo , com inversões de acordes, e muito mais;

    Buscar inspiração de várias fontes:
    Eu uso outras formas nem tanto convencionais , tais como transformar textos em números, e depois transformar em notas musicais.
    Nem sempre dá liga, mas sempre dá boas idéias.
    Outra coisa que faço, é quando começo a gravar, e vou compondo, é visualizar e analisar a onda de áudio gerada.
    Aqui muitas idéias podem surgir.
    Você tanto pode ir para cima como para baixo, e até descobrir uma boa sequência, que esta oculta na sua música.
    Quando fico num impasse, chego a usar um pêndulo para tentar descobrir qual a melhor nota para se usar na sequência.
    A dinâmica na música é muito importante, mas se ficar tudo igual, o resultado não é bom.
    Você pode também pegar uma boa foto sobre o tema e tentar transformar em música, sobrepondo uma notação musical (pauta) com uma transparência e ir movendo sobre a foto, até que de repente aparecem uma sequência de notas, que esta oculta na foto, e este material pode servir de inspiração para dar sequência.
    Ou simplesmente observar as imagens por um certo tempo, que com certeza alguma ideia musical vai surgir.
    Ruídos da natureza ou das máquinas, você pode pegar um som que se identifique com o tema, e tentar descobrir quais as notas musicais e possíveis acordes que estão lá dentro, e depois transformar isto (até mudando o tom, para adaptar e aproveitar na sua música.
    Uma vez tirei uma foto de passaros pousados em vários fios de luz, e depois fiz uma transposição para a partitura, isto as vezes funciona bem.
    Outro exemplo: uma foto de uma cadeia de montanhas.
    As paisagens em geral podem ser muito inspiradoras, até fotos de ondas do mar também.
    E a combinação de diferentes técnicas pode levar a um bom resultado, que é buscar originalidade.
    Este é um tema que não fim.

    joao b.
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: joao b.
    · votar


    Jube

    Cara eu acho esse video sobre música e mediocridade pessimo. Serve mais como um exemplo de como não fazer um video. Ele vai lá e diz que você precisa criar algo BOM. Tá mas o que é bom? para uns é isso e outros aquilo. Aquela música que ele faz para o video e julga mediocre pode ser boa para outras pessoas.

    Muito bem colocado seu ponto de vista.


    Mas na minha forma de pensar, o Paulo quis apenas chamar a atenção de nós "músicos" e "compositores" para o caos musical que estamos vivendo e a necessidade de fazer alguma coisa pra mudar isso.

    Outrora, quando começava a introdução de uma determinada música, todo mundo sabia quem era a música e o cantor. De hoje em dia a música brasileira não tem mais isso. Os caras gravam quase sempre as mesmas músicas, até o timbre dos instrumentos são praticamente iguais e o jeito de cantar dos caras é praticamente o mesmo. Quando começa a tocar uma música então, a sensação que temos é de que será apenas mais uma música, igual a milhares de outras que já estamos cansados de ouvir... E essa mistura toda torna a música brasileira cada dia mais medíocre!

    Nesse país a coisa é mais complicada do que se imagina. Ás vezes fico assistindo alguns programas na TV, como por exemplo o Jovens Talentos do Raul Gil e fico impressionado com a qualidade musical da molecada que passa por ali. E o engraçado é que pouquíssimos (pra não dizer quase nenhum) deles chegam a fazer algum sucesso.



    Daí você me pergunta se eu já fiz alguma música "ótima" como a descrita pelo Paulo, e eu respondo... "Creio que não!" Até por que como você mesmo disse, uma música "ótima" pra mim, pode ser a pior música pra você. Mas tenho pensado muito a respeito disso e estou disposto a fazer algo diferente.

    E talvez minhas músicas nunca passem do meu quarto, ou de uma mera apresentação com minha banda, mas seja o que for, vou continuar apostando em uma música fora do padrão dos Telós, Santanas, Araújos e Limas... da vida.



    Claro, não posso dizer que toda música brasileira é ruim, de forma alguma, até por que temos excelentes músicas nos mais variados estilos. O problema é que essas estão cada vez mais raras, e como sou um consumidor um tanto exigente, isso me deixa muito preocupado...



    Abç.

    joao b.
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Adler3x3


    transformar textos em números, e depois transformar em notas musicais


    Quando fico num impasse, chego a usar um pêndulo para tentar descobrir qual a melhor nota para se usar na sequência.


    Você pode também pegar uma boa foto sobre o tema e tentar transformar em música, sobrepondo uma notação musical (pauta) com uma transparência e ir movendo sobre a foto, até que de repente aparecem uma sequência de notas, que esta oculta na foto, e este material pode servir de inspiração para dar sequência.


    Uma vez tirei uma foto de passaros pousados em vários fios de luz, e depois fiz uma transposição para a partitura, isto as vezes funciona bem.


    Fiquei curioso. Se não for pedir muito, poderia comentar cada uma dessas técnicas de forma mais clara...? Como se faz isso na prática?


    Abç

    tchedovollosky
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Lasanha
    opa, então tá aqui!
    tem mais alguns como o decassílabo e quintilha que, acho que pode ser útil.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Joao B

    Vou voltar ao tópico.
    Agora estou sem tempo, inclusive neste fim de semana.

    Aguarde!
    que postarei mais detalhes.

    Gui Tsuu
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Caras outra coisa que acho tão importante quanto criar é armazenar!

    Sabe deixar tudo de forma organizada, eu anotei diversas composições minhas em cadernos etc, e tudo meio que foi perdido, sabe aqueles cadernos de desenho que você tinha na infância, que você só acha ele depois de uns 20 anos? então to esperando 20 anos para achar meu caderno de composições XD

    Bom, eu com a minha banda criamos alguns métodos de armazenamento virtual, acho legal passar para quem tem banda, quer compartlilhar com amigos, ou mesmo para ter uma forma segura e concreta de guardar suas composições

    1. Para quem tem banda, fizemos um grupo no facebook para discussões, onde só o pessoal da banda está participando, lá tem uma parte para armazenamento de arquivos, da para enviar textos onde todos podem editar, e enviar as mídias de áudio (eu prefiro upar elas no dropbox e repassar o link para eles). Porém esse método para edições da letra não é muito usual.

    2. Um método bem usual para editar a letra, compartilhar com amigos e que vai garantir total segurança (desde que você não seja hackiado ou perca a conta), é o Google Drive, Lá você pode criar e compartilhar seus textos, e as pessoas que você compartilha o arquivo também tem o direito de editar simultaneamente com você, já tive uma experiência de ir compondo a letra e meus colegas de banda irem ajudando ou críticando a composição, foi bem interessante.

    Bom desses métodos a única desvantagem, é que você tem q estar acessando a internet para poder ler/editar, mas hoje em dia se tornou mais fácil, tem até aplicativos de android/IOS então se você tem um 3G no seu celular, você pode editar suas composições de qualquer local

    Espero ter contribuído ;)

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Joao B

    Vou fazer uma composição, baseado no seguinte texto, que tem a haver com você:

    "João ama o seu trabalho e toca guitarra com sentimento"
    "Existem sentimentos que não podem ser traduzidos em palavras, para isso usamos as cordas da guitarra!"

    Comecei a fazer de leve e já deu liga, tá saindo uma boa melodia.
    Vou terminar a melodia e fazer um arranjo.
    Mas vou viajar e me ausentar por uns dias.
    E aí vai ficar mais fácil explicar o processo.

    joao b.
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Adler3x3

    rsrsrsrs

    Então man, vou aguardar ansioso pra ouvir...

    Abç

    Jube
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    joao b.
    Entendi seu ponto de vista e até o do Anhaia, ele deveria pegar umas dicas contigo para organizar as ideias dele melhor no video hehe.

    Adler3x3
    Aprenda a usar um bom editor de partituras.
    Obtenha partituras bem feitas e faça você mesmo a notação. (digitação)
    É muito válido pois no editor pode-se visualizar as várias tracks por instrumento e compreender melhor como foi o processo de composição, e aprender harmonia e muito mais.


    É bem interessante, no caso das orquestras eu uso as partituras até certo ponto, mas acabo achando mais fácil ter uma visão geral da música direto no daw, vendo aquelas linhas de midi para todos os lados. Tenho um problema muito grande para ver todas aquelas pautas de cada instrumento de modo geral. Sempre perco de vista aquela terça que transformaria o acorde em suspenso ou então até me confundo com aquele acorde que está sendo segurado por um quarteto de cordas que sofre uma inversão.

    Compor encima da foto ou frase é bem interessante, tento construir algo encima do que aquela foto ou frase signfica para mim.

    Adler3x3
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Joao B

    Já comecei a fazer.
    Mas vou ter que dar uma parada pois estou com uma Bursite no ombro direito .
    E tenho que ficar sem tocar por alguns dias.
    Mas dá dando liga.
    E o nome da música vais ser "Sentimentos" numa espécie de Rock Sinfônico.

    joao b.
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Adler3x3

    Sem pressa... A saúde vem em primeiro lugar! Mas confesso que to bastante curioso pra ouvir!

    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas para compôr, deem as suas