Será que algum dia voltaremos a ter aquela profusão de músicos 60's Style ?

Autor Mensagem
GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# fev/13 · Editado por: GuitarristaGuitarreiro


Quer dizer , antigamente tinhamos vários músicos e bandas de qualidade , nos anos 60' por exemplo , tinhamos Hendrix , The Doors , Janis Joplin , The Who , The Beatles , The Kinks e qualquer outro The que você possa imaginar.
Hoje em dia achamos uma banda aqui , outra lá , ou seja , poucas bandas/músicos , e mesmo assim não fazem sucesso e não chegam no ouvido do povo , e quando chega ninguém dá bola.
Será que algum dia isso volta ?
Lembrando que não to falando de qualidade , por que as bandas citadas acima são incomparáveis.

Dissertem ao som de The Doors meu povo ! '


kiki
Moderador
# fev/13
· votar


GuitarristaGuitarreiro
Hoje em dia achamos uma banda aqui , outra lá , ou seja , poucas bandas/músicos.
do que ce tá falando?
eu vejo bandas aos montes. se presta ou não é outra história.

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# fev/13 · Editado por: GuitarristaGuitarreiro
· votar


kiki
Bandas de qualidade né cara .

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# fev/13 · Editado por: GuitarristaGuitarreiro
· votar


Lembrando que a qualidade que eu me refiro não é de ter um Baterista legal , um guitarrista que toca pracaráleo etc , me refiro a qualidade da banda como um só .

Mulambojr.
Veterano
# fev/13
· votar


GuitarristaGuitarreiro

Não. De jeito nenhum.
=)

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


GuitarristaGuitarreiro

Na grande midia, tocando em rádios e etc...não mais!

Nessa época, bem ou mal, a arte estava em primeiro lugar. Esses caras acreditavam que iriam mudar o mundo, tinha muito mais por trás do trabalho do que simplesmente fazer sucesso e pegar um monte de mulher.

Hoje a música do mainstream não é mais feita por esse tipo de artista. É feita por "entretainners", se tornou um grande negócio, onde não há mais espaço para um bando de cabeludos sonhadores.

Independente de ter ou não talento, ser ou não ser bom músico, de Ivete Sangalo à Lady Gaga, este povo é "entretenedor", profissionais. Não há mais diferença entre ser um cantor ou músico Pop ou ser um balconista do Mc Donalds.

E, prá finalizar, o público atual não têm cultura, não aprecia arte, não tem opinião própria, é um bando de analfabetos funcionais manipulados pelas grandes corporações e que acreditam em tudo que leêm na internet.

Mas, claro, falo de grande midia, falo da regra. E como sempre, há exceções, mas ela creio que deverá ficar confinada no underground.

Mulambojr.
Veterano
# fev/13 · Editado por: Mulambojr.
· votar


Lelo Mig

Pra mim o problema principal nem é exatamente esse, na minha opinião e no meu gosto musical (tem que deixar em evidência senão eu levo pedrada, haha) há coisas boas no mainstream, como a Jessie J, o Coldplay, o Muse, o Radiohead, a Adele, o Red Hot Chili Peppers, a Amy Winehouse (quando era viva), o John Mayer. Todos são do mainstream e, eu os acho tão bom quanto muita coisa dos anos 60 e 70.
Agora, nosso amigo quer o Rock and Roll mesmo, e há sim bandas boas nesse estilo, mas os que deveriam estar interessados nelas não estão. A culpa não é dos "chefões da mídia" se o que rola por aí é só coisa tosca (tipo Restart). Eles são profissionais e querem dinheiro, como qualquer um. O Justin Bieber ficou famoso porque fez sucesso no youtube, as pessoas iam atrás de ver os vídeos dele. Os rockeiros só querem ouvir coisas de 40, 50 anos atrás e não vão atras das bandas novas, as coisas não vão surgir do nada na mídia, para um "movimento" de bandas, ou de um estilo musical chegar ao mainstream é preciso que haja interessados nele antes de ir para as telinhas, para o rádio. Aí o cara investe numa banda de Rock, Blues, e ninguem ouve ela porque neguinho só gosta do Jimi Hendrix, do Led Zeppelin e do Deep Purple, conheço gente que prefere não escutar e já rotula como ruim só por ser "coisa nova".
Eu acho que é assim, mas gostaria muito que me mostrassem que eu estava errado, porque isso é triste.

Abraço!

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# fev/13 · Editado por: GuitarristaGuitarreiro
· votar


[/b][b]Mulambojr.
'' Os rockeiros só querem ouvir coisas de 40, 50 anos atrás e não vão atras das bandas novas''

Muito bom ! +1 .
Na minha opinião os Rockeiros de verdade já estão sumindo também , os chamados ''Rockeiros'' de hoje em dia são uns fedelhos que escutam Avenged Sevenfold , Oasis e Guns N' Roses e acham que sabem de tudo , e são cabeça fechada , qualquer coisa fora do Rock é lixo pra eles , claro , há exceções , mas estão se tornando cada vez mais undergrounds .

'' Jessie J, o Coldplay, o Muse, o Radiohead, a Adele, o Red Hot Chili Peppers, a Amy Winehouse (quando era viva), o John Mayer. ''

Consegue citar algumas bandas que foram formadas de 2007 pra cima ? esses exemplos são bem antigões , tirando a Adele e a Jessie J .

Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Mulambojr.

Mas eu não tô falando de bom ou ruim, deixei claro isso no post.

Só estou dizendo que o mercado mudou, as regras mudaram e quem esta no mainstream tem que se adaptar a isso.

Nos anos 60, neguinho entrava chapado de ácido no studio, fazia música experimental de 40 minutos e a gravadora aceitava. Não há mais espaço para isso.

Hoje você pode ser o Muse, pode ser o Coldplay, Metallica, System of a Down...vai seguir as regras ou tá fora........simples assim.

Spect
Veterano
# fev/13
· votar


GuitarristaGuitarreiro
bandas que foram formadas de 2007 pra cima

Gary Clark Jr., Rival Sons, Tame Impala, Black Country Communion, The Dead Weather, Them Crooked Vultures.

GRRS
Veterano
# fev/13
· votar


GuitarristaGuitarreiro


Voltando mais um pouco no final dos anos 90, começo dos anos 2000 tem bastante coisa legal... Mars Volta, White stripes, The Strokes, The Hives, Black keys, Avenged Sevenflod

Só por alto msm, as mais mainstream

kiki
Moderador
# fev/13 · Editado por: kiki
· votar


GuitarristaGuitarreiro
ué, olha o que voce mesmo escreveu:
Lembrando que não to falando de qualidade

no mais, concordo com o Mulambojr. eo Lelo Mig
tem coisa de qualidade sim, só acho que tem mais porcaria comercial rolando.

pra mim o problema é esse saudosismo de "antes era bom agora é ruim".

quem ouvia jazz nos anos 1930-1940 achou essa onda de iê-iê-iê dos anos 60 e esses cabeludos dos anos 70 uma degradação musical.

quem ouvia música erudita nos anos 1890 achou esse tal de jazz com seus ritmos exóticos, seus músicos que não respeitavam o arranjo ou a melodia original e suas danças sensuais uma pouca vergonha.

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# fev/13
· votar


kiki
''ué, olha o que voce mesmo escreveu:
Lembrando que não to falando de qualidade

To falando que as bandas que vocês citarem não precisa ter a mesma qualidade das bandas dos anos 60's , sacas ?

Mulambojr.
Veterano
# fev/13 · Editado por: Mulambojr.
· votar


GuitarristaGuitarreiro

Na minha opinião os Rockeiros de verdade já estão sumindo também , os chamados ''Rockeiros'' de hoje em dia são uns fedelhos que escutam Avenged Sevenfold , Oasis e Guns N' Roses

Discordo. Pra mim não há "rockeiros de verdade", Guns N' Roses, Oasis e A7x é rock, a unica diferença é que você não gosta, a pessoa não precisa ouvir o rock "de verdade" pra poder ouvir essas 3 bandas.

Consegue citar algumas bandas que foram formadas de 2007 pra cima ?

Consigo. Não sei se tudo é pós-2007, mas é coisa nova.

Nacionais:
Galgos, Rinoceronte, Livin Garden, Monster Coyote, Massahara, O Terno, Silva, Apanhador Só, Tereza, Vivendo do Ócio.

Internacionais:
The Devil's Blood, Samsara Blues Experiment, Sahara Surfers, Black Rainbows, Uncle Acid & The Deadbeats, Capricorns, The Answer.

Abraço!

Lelo Mig

Nos anos 60, neguinho entrava chapado de ácido no studio, fazia música experimental de 40 minutos e a gravadora aceitava. Não há mais espaço para isso.


Não vivi os anos 60, mas pelo que eu imagino, isso aí não ficava tocando na televisão, não era o mainstream da época, e nem o que a maioria das pessoas ouviam, ou era? Isso não é problema da época, acho que as pessoas estavam mais "preocupadas" em ouvir Beatles, Rolling Stones, Beach Boys, The Kinks, Bob Dylan, The Who, Donovan, Janis Joplin, do que música experimental de 40 minutos. Se você quiser ouvir isso hoje, é só procurar que você vai encontrar, porque sempre há pessoas que queiram fazer isso, independente da época, com a internet então, da pra caçar coisas assim, acho.

Abraço!

GuitarristaGuitarreiro
Veterano
# fev/13
· votar


Mulambojr.
Não to falando que Avenged , Oasis e Guns não são Rock , tirando o Avenged eu curto muito as outras bandas , só to falando que a maioria da mulecada de hoje se prende a essas bandas , acham que são as únicas que existem , como eu falei , são muito cabeça fechada .
Vou dar uma olhada nessas bandas ai que você falou .

Arimoxinga
Veterano
# fev/13
· votar


GuitarristaGuitarreiro

Será que algum dia voltaremos a ter aquela profusão de músicos 60's Style ?

[Merchan na cara dura]

Não sei mas, a minha parte eu procuro fazer hehehe

[/Merchan na cara dura]

Mulambojr.
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig

Hoje você pode ser o Muse, pode ser o Coldplay, Metallica, System of a Down...vai seguir as regras ou tá fora........simples assim.

Não sei o qual é o limite de seguir as regras ou não, mas acredito que o Radiohead não vem seguindo, e eles não estão "fora". As músicas solo do Thom Yorke e do Jonny Greenwood (ambos do Radiohead) tambem são bem "diferentes".

Abraço!

Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Mulambojr.

Exatamente...o Radiohead é o grande exemplo de quem entrou pro mainstream mas optou por sair dele, porque quer fazer sua música de forma livre e independente.

Aí só resta o mercado alternativo....

O Radiohead, fez essa escolha honesta. Pablo Honey e Bends venderam milhões de cópias, The King of Limbs o Radiohead colocou no site e cada um pagava o quanto queria pelas músicas. Há um preço alto por tomar esse caminho e a grande maioria das bandas não vão fazer o que o Radiohead fez, vão ficar em sua zona de conforto, obedecendo o que o mercado manda.

Cara, existe muita ilusão nesse mundo e no "rock´n´roll" muito mais. Isso é um mercado onde existe cara que vende à mãe.

Vou te contar uma coisa (que acho que nem deveria) mas o Sepultura, tão cultuado por sua "atitude"...pois é, sabe o Derrick Green, então, o cara não conhece quase nada de rock, porque nem de rock ele gosta.

rcorts
Veterano
# fev/13
· votar


Muitas vezes já me fiz essas mesmas perguntas. Mas há uma pergunta muito maior a ser feita: será que tudo que há no mainstream e o que as gravadoras e produtores querem, ou pior, que criam e moldam é lixo?

Tenho certeza de que o Audioslave, por exemplo (e talvez nem seja um exemplo tão bom assim, pois já acabou) fazia as músicas que queria fazer. Mas ao mesmo tempo não tenho dúvidas de que em algum momento um produtor deve ter chegado pros caras e dito: grita menos nessa parte aqui Cornell. Ou: tenta deixar esse riff mais simples um pouco aí Morello. Ou ainda: porque você não tenta usar uma Les Paul em vez de strato nessa música, pode ficar melhor! Sabem por que? porque nós músicos as vezes temos uma forte tendência de sermos muito egocêntricos e não pensar em quem vai ouvir nossas músicas. E por mais que tenha muita gente que ainda acredite que aceitar pitaco de produtor é se vender, devíamos pensar antes se o nosso trabalho seria indubitavelmente à prova de críticas.

Conheço muita gente que tem trabalhos próprios, mas que nunca conseguiu espaço, a não ser no porão do underground, pois simplesmente nunca pensou no que pode agradar seu público. Antes, sempre se preocuparam em fazer músicas que iriam agradar a si próprios. Cansei de ouvir a frase: eu faço música pra mim, quem quiser que escute! Aliás, tem gente que nem imagina qual seja seu público.

E no final das contas, se a música dos anos 60 e 70 era do jeito que era, com certeza tinha público para ouvir aquela música. Assim como o Blues teve seus grandes momentos na história, pois tinha um público que carregava aquele forte traço cultural da liberação negra e que estava receptivo à lotar casas noturnas para escutar a noite inteira lindas canções de blues. O Jazz a mesma coisa. O rock nacional a mesma coisa.

Muitos músicos simplesmente desprezam esses fatores que não podem se separar da música, pois, embora seja arte, é também um produto de uma cultura que se vive no momento. Os outros tipos de arte também são produtos culturais. Ou alguém acha que Da Vinci nunca fez uma obra por solicitação de algum magnata da época. E a música clássica, será que teria existido pelo simples fato do Mozart querer compor uma bela sinfonia? se não houvesse demanda do clero por música sacra, e dos monarcas por músicas para celebrações reais, será que a música clássica teria sequer existido? Será que o rock teria existido se a raça humana não tivesse passado pela fase de questionar os dogmas religiosos, a necessidade de liberação sexual e de ter autonomia para guiar os rumos da própria vida?

Por isso, deixo uma pergunta (para quem teve paciência de ler até aqui): Antes de se perguntarem porque não há hoje uma cena tal ou qual, que tudo é um lixo e não há coisas originais e autênticas sendo produzidas, será que já pararam para tentar compreender que a música de hoje em dia anda lado a lado com o modo de vida da sociedade da qual fazemos parte?

gpeddino
Veterano
# fev/13
· votar


My two cents.

Se um dia o mainstream e a "música como arte" se encontravam, hoje em dia de fato já não é mais assim, e a arte ficou no underground, embaixo dos panos. Ou seja, se você não se predispõe a IR ATRÁS da música que te interessa, só te restam duas opções:

1. se contentar com o mainstream, que é fácil, digerível, acessível… basta ligar uma rádio popular ou a televisão.

2. se ater ao passado, reverenciando as grandes bandas clássicas que não existem mais e pregando que "a música não é mais a mesma". Também é uma saída fácil porque não exige que a gente reconstrua nossos parâmetros musicais, formados ao longo de toda a nossa vida.

Pra mim a música é sim a mesma. O problema é que mudaram os valores. Hoje não temos mais como esperar a música "de qualidade" chegar até nós, nós é que temos que ir até ela, e isso é "difícil" para o homem comum, que está mais preocupado com o emprego, com a família e a estabilidade, e mais acostumado com a mídia ditando o que é bom e o que é ruim.

Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


rcorts

" será que já pararam para tentar compreender que a música de hoje em dia anda lado a lado com o modo de vida da sociedade da qual fazemos parte?"

O problema não é fazer a música que o público quer. A questão é bem mais profunda...

Numa sociedade onde o mainstream se limitou a meia dúzia de nomes, e a pessoas só ouvem as mesmas coisas, cada vez mais o "gosto" popular se limita.

Cara, moro numa cidade de padrão de vida alto... só jovens universitários com seus carros importados pelas ruas com o som no talo.... o que eles ouvem?

Sertanejo, Pagode e Funk Carioca.......

Eu me pergunto, como pode um cara, cursando uma universidade limitar seu gosto a essa merda?

Que alguém curta numa balada, para dançar, se divertir, pegar garotas e encher a cara, tudo bem... mas não é a trilha sonora da diversão, é a trilha sonora da vida, os caras só ouvem isso.

Existe um problema cultural absurdamente grande no mundo, as pessoas são mal informadas e interessadas e parece que ninguém se importa com isso, que "não é bem assim".

Toque Beethoven direto, como fazem com Michel Teló, e duvido que em menos de um ano, a população não passe a curtir.

As pessoas são o que a mídia quer que elas sejam, e a grande maioria nem se dá conta disso.

Eu sempre fui um E.T, o esquisito, o fora da moda e da midia... nunca fiz parte da turma, sempre na contramão da moda.

Hoje eu agradeço por ter escolhido eu mesmo o meu caminho, parado de assistir televisão e ouvir rádios...

Já que não me dão cultura, eu vou atrás dela........

Rednef2
Veterano
# fev/13 · Editado por: Rednef2
· votar


Lelo Mig
Concordo com o "Toque Beethoven direto, como fazem com Michel Teló, e duvido que em menos de um ano, a população não passe a curtir."

É o que sempre comento com meu irmão, se colocarem alguma banda de thrash metal pra tocar o ano inteiro, todo mundo vai começar a ouvir a banda.

Mulambojr.
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig

Vou te contar uma coisa (que acho que nem deveria) mas o Sepultura, tão cultuado por sua "atitude"...pois é, sabe o Derrick Green, então, o cara não conhece quase nada de rock, porque nem de rock ele gosta.

o.O
Do que ele gosta?


E, prá finalizar, o público atual não têm cultura, não aprecia arte, não tem opinião própria


Lelo, eu pensei nisso que você disse, e cheguei a conclusão de que o público atual é o mesmo dos anos 60, 70, etc. Será que o pessoal não ouvia as coisas boas porque era a moda na época? De certa forma, era algo mais presente, o "movimento" do rock era constante nos meios de comunicação da época. Então eles ouviam sem questionar se aquilo é bom ou ruim, sem questionar porque gostam daquilo e desgostam do outro.
Será que esses jovens universitários com seus carros importados pelas ruas com o som no talo ouvindo funk e sertanejo universitário não são do mesmo "biotipo" de muito fã de Van Halen, Led Zeppelin da época?

Abraço!

Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Rednef2
Mulambojr.

É "punk" camaradas............

As pessoas confundem um pouco as coisas e é difícil escrever sobre esse tema.

Eu não disse em lugar algum que o mainstream só tem coisa ruim e nem "naquele tempo as bandas eram melhores", mas a galera não entende.

Existe um processo de eventos, que só quem viveu naqueles tempos acompanhou.

As rádios, eram seguimentadas. Tinha programação só de rock, só de blues, só de samba, só de mpb, só de jazz, só de erudito, só de sertanejo raiz, só de velha guarda....e etc.

Mas, se o cara quisesse, bastava ele mudar de estação, que ele tinha acesso à qualquer estilo de música.

Fama, era um negócio bem mais subjetivo. Em pleno meados de 70, se um cara não curtisse rock e você perguntasse, conhece Led Zeppelin? O cara ia dizer, "Nunca ouvi falar"..... se vc cantarolasse "Starway to Heaven" ele diria: "Essa música aí eu conheço". Porque era a única música do Zep, que saía de uma rádio rock, para entrar na programação das baladas.

Os DJs, além de tocar a canção, falavam sobre o disco, contavam coisas da banda, ficha técnica curiosidades, ou seja, além de ouvir a canção recebíamos informação.

Hoje as rádios tocam todas as mesmas músicas, DJ não existe mais, existem uns babacas que só tiram sarro da cara do ouvinte e o escracham em pleno ar.

A galera atual, a maioria, acha isso legal........então que se foda, prá mim tem mais é que ouvir Funk e ser tratado como idiota.

Tenho muito saco prá isso não.....

Scrutinizer
Veterano
# fev/13 · Editado por: Scrutinizer
· votar


Outro tópico sobre isso? Sério? E não foi fechado?

Ok, o negócio é simples: não importa a sua opinião, não importa do que você gosta e não gosta, não importa o que você acha que sabe sobre música, você não pode definir e medir qualidade, você não pode dizer o que é bom e o que é ruim e você não pode dizer o que as pessoas deviam ouvir, tudo é apenas sua opinião, que é absolutamente subjetiva e pode não ser compartilhada por outras pessoas.
E mais uma coisa, a única pessoa que está errada é aquela que não percebe a relatividade dessas coisas.

Scrutinizer
Veterano
# fev/13
· votar


E, prá finalizar, o público atual não têm cultura, não aprecia arte, não tem opinião própria, é um bando de analfabetos funcionais manipulados pelas grandes corporações e que acreditam em tudo que leêm na internet.

Isso sempre foi assim, a ignorância da população nunca mudou, a única coisa que muda é nossa percepção sobre isso, e é isso que chamamos de "nostalgia goggles".

Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Scrutinizer

Como eu disse acima, e repito:

"As rádios, eram seguimentadas. Tinha programação só de rock, só de blues, só de samba, só de mpb, só de jazz, só de erudito, só de sertanejo raiz, só de velha guarda....e etc.

Mas, se o cara quisesse, bastava ele mudar de estação, que ele tinha acesso à qualquer estilo de música."


As pessoas só podem "subjetivar" o que é bom ou ruim prá si mesmas se tiverem acesso ao leque de opções..........

Sem a oportunidade e diversidade, é apenas querer justificar uma sociedade moldando um bando de tapados!

Fazer parte ou aceitar ser parte desse rebanho é opcional!

Scrutinizer
Veterano
# fev/13
· votar


que ele tinha acesso à qualquer estilo de música.
Hoje com a internet temos acesso a qualquer música, não quer dizer que tiramos proveito dessas oportunidades.

A maioria das pessoas da sua geração que conheci nunca entenderam nada de música. Tudo o que eu sei eu descobri sozinho e com amigos dessa geração. Isso quer dizer que essa geração é melhor? Não, quer dizer apenas que existem pessoas cultas e existem pessoas incultas, sempre.

A sociedade sempre foi formada por um bando de tapados e um ou outro cara esperto.

Scrutinizer
Veterano
# fev/13 · Editado por: Scrutinizer
· votar


Opa, tô tendo um déjà vu, eu discutindo com o Lelo Mig sobre os tempos antigos num tópico direcionado à crítica dos tempos atuais... hum...

Mulambojr.
Veterano
# fev/13
· votar


Scrutinizer

Cara, você conhece muita gente que compartilha seu gosto musical?
Suas coisas parecem tão "alternativas" pra mim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Será que algum dia voltaremos a ter aquela profusão de músicos 60's Style ?