Para o amigo Odion e todos iluminados do fórum - Uma reflexão!

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig


Odion...

Acredite, jamais perderia meu tempo para fazer piada contigo, ou com qualquer usuário deste fórum.

Te levo à sério, e o que escrevo é sério, e por esse fato, resolvi dispor um pouco de meu tempo a te contar uma história (caso você já não a conheça), que acredito, ajudará a compreendermos coisas, que as vezes estão muito além, de uma análise simples e vulgar.


Em 1968, foi lançado o álbum Philosophy of the World de uma banda feminina chamada The Shaggs.

A banda foi formada incialmente pelas irmãs Dorothy "Dot" Wiggin, vocal e guitarra, Betty Wiggin, backing vocal e guitarra e Helen Wiggin na bateria.

As irmãs Wiggin, nunca pensaram em serem artistas, nunca planejaram nem tiveram contato com nada em música. Porém seu pai, um homem chamado Austin Wiggin, acreditava numa premonição, onde, em uma leitura de futuro, disseram-lhe que suas filhas seriam uma banda de sucesso.

Com essa obsessão, Austin as tirou da escola, comprou instrumentos, arrumou um professor de música e canto. Era 1968, e um pai opressor, teimoso e temperamental. Três mulheres, nada podiam fazer contra sua vontade, a não ser obedecer.

Austin conseguiu um local para elas se apresentarem aos sábados e enfiou as meninas num estúdio.

O que elas começaram a gravar, para os padrões convencionais, rotineiros, clichês e regrados da música ocidental era muito ruim.
Fracasso certo! Mas o pai, estava pagando, então os técnicos do estúdio, apenas fizeram seu trabalho.

Instrumentos desafinados, nenhuma noção ritmica ou lógica.
Contudo, um dos técnicos veio contar décadas depois, que na época uma coisa em particular lhe chamava à atenção:

Elas as vezes paravam e diziam:

"Precisamos gravar esta parte novamente!", alegando que alguma delas havia errado.

Ele pensava: Como as meninas poderiam detectar algum erro, numa música que para nós não havia nada certo?

Bom... o produtor sumiu com boa parte dos álbuns, óbviamente nenhum interesse sobre o trabalho e as Shaggys seguiram alternativas e desconhecidas, apenas citadas aqui ou ali, por caras como Frank Zappa e depois por Kurt Cobain, e essas pequenas citações foram criando um mito sobre a banda.

Acontece que só foram lançadas 100 cópias de seu álbum, então, quase ninguém ouviu, eram tempos sem internet e globalização.

Em 1980, Tom Ardolino, baterista da banda NRBQ (New Rhythm & Blue Quartet), que tinha o vinil original, convenceu o diretor de sua gravadora a relançar o álbum das meninas.

O disco foi remasterizado, lançado e o mito ressurgiu.

Então, alguns estudiosos musicistas fizeram análises (ou tentaram), do porque a música delas era tão "poderosamente ruim".

E algumas conclusões são bem interessantes:

- Elas não foram contaminadas com conceitos padrão de música, sucesso, som ou fama.

- A noção de métrica é desprezada. As letras e canções tem muito pouca ou nenhuma métrica.

- Elas não tinham "noção" tonal. Tocavam fora do tom com naturalidade e alegria. Então elas criam dissonâncias suaves e estranhas que não são convencionais em música Pop.

- Dot, intuitivamente, tenta colocar um acorde ou nota na guitarra, para cada sílaba da canção o tempo todo, o que não é usual. Ela segue um padrão pessoal totalmente incomum.

Há muitas, muitas teorias e quem quiser pode pesquisar na Net. Estou colocando com minhas palavras, o que me lembro de ter lido por aí.

Mas de tudo, o que mais achei interessante que lembro do que li, foi, mais ou menos:

- "Elas não tem noção pré concebida do que é talento, habilidade, dom ou fama. Desconhecem regras de algumas relações e valores em arte. Melodia, harmonia e ritmo, para elas são um só valor, então elas os aproximam, juntando-os como um só".


E finalizando:

"Elas foram anteriores à mim, além de Beefheart e maiores do que os Beatles"- Frank Zappa

O album foi gravado em um dia e as composições são de Dot Wiggins.


Obs: Amigos, escrevi isso para o tópico do Odion, a ideia não era um tópico meu. Mas confesso, sem modéstia, que achei bom e merecia um tópico aberto à todos.
Por isso, não consultei biografias, datas, e só o que lembrei de cabeça. Inclusive, se cometi erros na biografia, e análises me corrijam.
Mas, creio que o que vale é a ideia passada aqui.


Odion, querido amigo, esse post é dedicado à você!

Mas, aberto aos comentários e críticas de quem quiser.


The Shaggs!






A banda que nos possibilitou ouvir essa maravilha!



Scrutinizer
Veterano
# fev/13
· votar


Eu indiquei pra ele isso aí no tópico.

Outra coisa que indiquei foi música tradicional do Japão, onde a afinação é desafinada intencionalmente para adicionar ao poder expressivo, e não é como os microtons sutis dos ragas da índia, mas algo rústico, com vibratos muito amplos e glissandos ligando praticamente todas as notas, então nada de análise do ponto de vista da música ocidental vai dar uma boa impressão sobre a música.

Mas por que eles fazem isso? Justamente, como você disse, eles não tinham noção da estética européia ocidental, e acabaram desenvolvendo sua própria música.

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


Scrutinizer

Não havia entrado nos links que você colocou lá no post dele. Olhei agora....mas se tivesse visto "The Shaggs" lá, nem precisava ver o nick.

Saberia na hora, se alguém colocou um link para The Shaggs, só poderia ter sido você!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/13
· votar


conheci The Shaggs no programa Garagem da brasil 2000, nunca pensei que veria outra vez em algum lugar uheuehue.

Ramsay
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig

Puxa, esse tópico não poderia ser mais oportuno!!
Essas meninas fazem exatamente o que o Lixon, digo Odion, faz, só que um pouco melhor!! rs...rs...rs...

Wotalovisk
Veterano
# fev/13
· votar


cara deve ser muito da hora ouvir isso depois de um Acido..

Adler3x3
Veterano
# fev/13
· votar


A liberdade de expressão.
É Muito importante.
Música é Música, e começa com um simples cantarolar.
O ambiente musical primordial é livre e busca sempre uma harmonia.
Quem somos nos para censurar
Mas se alguém produz um som horrível e persiste em continuar fazendo o som mais horrível ainda, deveria no mínimo ter autocrítica e bom senso em não incomodar os outros.
É mau uso da vontade.

cafe_com_leite
Veterano
# fev/13 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Então temos uma nova safra de gênios da música não convencional!


Mas sério, não vejo muita diferença entre The Shaggs e esses moleques aí não.
Apesar que um user que não me lembro qual falou que para se criar algo totalmente novo na música, teria que isolar um indivíduo desde de sua gestação, isolando ele de qualquer tipo de música, e depois que nascido, continuar com o isolamento da música, deixar instrumentos ao seu dispor, para que ele aprenda sozinho, do seu jeito. Mas mesmo que isso aconteça, que ele crie algo totalmente novo, ninguém iria gostar/admirar, porque é uma coisa totalmente distinta do que estamos acostumado a ouvir.
Se o user que falou isso ler este tópico, por favor, corrija se eu falei alguma coisa fora do que você quis dizer.
A ideia é, mesmo que surja algo totalmente novo, sem sombra de influência de qualquer outro tipo de música, estaremos prontos a ouvir?
Não tem nada a ver com o tópico, mas foi oque me veio a mente quando ouvi a música das The Shaggs, que por sinal, é bizarro.

Scrutinizer
Veterano
# fev/13
· votar


um som horrível
Conceito subjetivo, pra mim The Shaggs é genial e Iron Maiden é deprimentemente horrível. Então eu deveria exigir não ser incomodado pelos metaleiros?

Lelo Mig
Membro
# fev/13
· votar


cafe_com_leite

Cara existe um diferença absurda entre as Shaggs e estes moleques.

Estes caras tentam fazer uma música "previamente aceita", dentro de moldes pré concebidos, dentro de padrões estabelecidos, mas não possuem o minimo de condições para faze-la.

As Shaggs, são ingênuas e não contaminadas. Elas não estão tentando fazer o padrão "sem conseguir", elas estão executando o padrão delas... (não vou entrar no mérito de bom ou ruim, esqueça isso), apenas, é bem diferente.

cafe_com_leite
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
Mas cara, oque me pareceu ali é que elas estavam tentando tocar rock ( não sei ao certo qual era a música do momento), se prestar atenção, tem algumas coisas que parece com o rock daquela época (meio ignorante essa definição, é que eu sei pouco da história), só que como elas não tinham conhecimento na prática, de tocar e tudo oque envolve tocar, saiu oque saiu, pelo menos é oque o eu senti.

Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


cafe_com_leite

Sim, o rock´n´roll é a MPB americana, era a música dominante dos 50 aos 70 nas rádios "brancas" dos E.U.A e com certeza elas ouviam.

Mas o que cito diferente são conceitos de padrão...explico:

Se você aprende um acorde de Lá maior, você irá tentar faze-lo, ainda que ele saia ruim.

Se você não imagina o que é um acorde, como tentaria fazer um?

É assim que as Shaggs funcionam... repare na guitarra da Dot Wiggins, ela "não esta tentando" tocar como o George Harrisson, ela esta tentando tocar do jeito que ela "acha" que se tocava. Na música ocidental, fazemos harmonia como "cama" para melodia. Ela não faz isso, ela têm uma outra lógica, se você prestar à atenção, o referencial dela, são as sílabas das palavras. Isso, no mínimo é inusitado.

Percebe a diferença?

nick33omori
Veterano
# fev/13
· votar


Aproveitando o tópico, deixo aqui uma música que, pra mim, está fora dos padrões convencionais. Primeiramente, eu não gostei da música, mas depois de algumas ouvidas, eu entendi uma parte do que o cara queria fazer. Apesar de tudo, o cara aproveitou ferramentas que normalmente não são utilizadas (fazer o ataque atrás no nut ou dedo e outras coisas que vocês repararem ao ouvir) e teve um resultado final que, agora, eu acho agradável (ou quase). Sem mais delongas, aí vai o link:
https://soundcloud.com/tributitiz/caspar-brotzmann-massaker

Hawklord
Veterano
# fev/13
· votar


Esse tópico me lembro dessa banda.

Tem um blog com um post muito interressante pra conhecer essa banda, só que em inglês.
http://savagesaints.blogspot.com.br/2012/09/flaming-dragons-of-middle- earth-seed-of.html

E eu também lembrei de alguns outros músicos também, tipo o Daminhão Experiença(os primeiros discos, depois ele ficou mais convencional, só com letras bizarras) e de uma entrevista do Kawabata,o guitarrista do Acid Mothers Temple, que disse que quando ele começou a tocar ele usava os instrumentos que ele mesmo fazia e mesmo quando ele conseguiu uma guitarra nem ele, nem ninguém na banda sabia como tocar um instrumento, nem mesmo afinar, então eles faziam o que achavam que era certo.

E tenho que admitir que eu curti as Shaggs.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/13
· votar


essa letra é legal uehuehuehe

Philosophy of the World The Shaggs
Oh, the rich people want what the poor people's got
And the poor people want what the rich people's got
And the skinny people want what the fat people's got
And the fat people want what the skinny people's got

You can never please anybody in this world

The short people want what the tall people's got
And the tall people want what the short people's got
The little kids want what the big kids got
And the big kids want what the little kids got

You can never please anybody in this world

Oh, the girls with short hair want long hair
And the girls with long hair want short hair
Oh, the boys with cars want motorcycles
And the boys with motorcycles want cars

You can never please anybody in this world

It doesn't matter what you do
It doesn't matter what you say
There will always be
One who wants things the opposite way

It doesn't matter where you go
It doesn't matter who you see
There will always be
Someone who disagrees

We do our best
We try to please
But we're like the rest
Whenever at ease

Oh, the rich people want what the poor people's got
And the poor people want what the rich people's got
And the skinny people want what the fat people's got
And the fat people want what the skinny people's got

You can never please anybody in this world

odion
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
brigado lelo, acredito que a perda de uma pessoa querida pode nos fazer muito bem.

JJJ
Veterano
# fev/13
· votar


Boiei solenemente nos motivos desse tópico, mas não posso me furtar a dizer que a "música" dessas garotas me lembra muito minha primeira banda, quando não tocávamos pemba nenhuma... rs

Realmente é uma bela buesta... mas devo admitir que há sim uma "coisa" (a mesma coisa que reparo nas gravações que guardei de minha bandinha de quarto da infância) que é impossível de se obter após algum conhecimento musical. É uma originalidade infantil que só se consegue com a total ignorância rítmica, harmônica e melódica! Por isso exerce uma certa atração: porque nos é impossível reproduzir, agora que temos uma mínima noção musical.

odion
Veterano
# fev/13
· votar


JJJ
claro que elas tinham conhecimento musical, mas elas tinha além de tudo pulsação. nao vejo diferença no som das shaggy com os dos outros músicos nem com relação ao meu rockinho, todos tem senso de estética e conhecimento da arte que está fazendo. ninguém sai do ovo sabendo.

Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

Muito legal, ler o que você escreveu...

Também comecei em bandinhas, assim,,,qualquer nota. Bando de moleques que partiram à tocar, antes de aprender.

Sabe, eu não sou o tipo não convencional, que só ouve ruídos, música experimental indigesta e essas paradas dito "cult". Pelo, contrário, de forma geral sou até bastante convencional.

E acho um "pé no saco" a maioria do experimentalismo feito por "intelectuais", Acho até importante gente que confronte as regras, que se proponham a mostrar outras facetas... mas acho a maioria uns puta duns chatos.

O que me chama à atenção nas Shaggs, é que elas são ruins, sem saber.... e por isso, assim como você identifico, o que você muito bem chamou de "coisa".

Algo inexplicável, que perdemos quando aprendemos, ou quando tentamos soar ruins, de propósito.

Nas Shaggs, até as letras são inusitadas e sem comparativo. Elas não são "psicodélicas/surreiais/experimentais" porque querem chocar alguém ou porque tomaram LSD.

Elas são crianças, com instrumentos na mão e sentimentos na cabeça.

Scrutinizer
Veterano
# fev/13
· votar


total ignorância rítmica, harmônica e melódica
Apesar de verdade isso são apenas construções dos europeus, outros lugares do mundo não tem conhecimento dessas coisas, mas trabalham com outras.
Uma coisa é estética, algo interno e pessoal, para elas aquilo era exatamente o que queriam, então a música seguia o senso estético das garotas.
Outra coisa é teoria da música ocidental, que nem de longe pode ditar o que é estética, nem o que é qualidade nem o que é absoluto.

Eu já comentei sobre nohgaku, música "desafinada", timbre agressivos, cheia de silêncios, muitas coisas que não fazem sentido estético para a música ocidental. Mas isso só significa que a música segue outro senso estético.
E se alguns povos não desenvolveram esses conceitos que são estudados como harmonia, melodia e contraponto, os europeus só foram se interessar por variedade timbrística no século XX, antes disso era tudo bem homogêneo nesse sentido.

E aí você tem as Shaggs, que merecem todo o respeito do mundo por saírem do marasmo da música harmônica ocidental.

nick33omori
Esse cara é filho do Peter Brötzmann, vou checar mais coisas depois.
Aproveite e ouça Fred Frith e Otomo Yoshihide.

odion
Veterano
# fev/13
· votar


um nome: carl gustav jung.

d.u.n.h.a.
Veterano
# fev/13
· votar


odion
Mas sério cara, aqueles "covers" que voce postou eram sérios?? Ou era só de sacanagem mesmo??

guizimm
Veterano
# fev/13
· votar


só uma banda lixo que faz musica de qualquer jeito

d.u.n.h.a.
Veterano
# fev/13
· votar


Não sei porque mas essa história dessa banda me lembrou a história dos pedais da freekish blues, o Alpha Drive...
Quem garante que essas mulheres realmente nunca tiveram contato formal com o estudo da música???
Porque fica facil então eu gravar qualquer merda e criar um boato dizendo que eu fui sequestrado quando bebe e mantido numa jaula a vida inteira sem nunca ter ouvido músico. E depois que fui libertado peguei uma guitarra e produzi aquela obra sem nenhuma referencia pré-estabelecida na minha mente. Quem garante que é verdade ou mentira???

odion
Veterano
# fev/13
· votar


nao devemos colocar aspas em estrangeirismos e nem em neologismos.

d.u.n.h.a.
Veterano
# fev/13
· votar


odion
Eu coloquei aspas porque chamar aquilo de cover é um insulto ao artista original.

Scrutinizer
Veterano
# fev/13
· votar


d.u.n.h.a.
E isso invalida a música de alguma forma?

odion
Veterano
# fev/13
· votar


Scrutinizer
E isso invalida a música de alguma forma?
insulto? invalida a música para "bons" ouvidos. para a música nao.

d.u.n.h.a.
Veterano
# fev/13
· votar


Scrutinizer
Quem sou eu pra julgar??
Daí já entraremos na questão de "o que é música???"
Daí já passa pra "o que é arte???"

E eu não tenho paciencia pra ficar digitando no teclado do tablet, então não rola escrever nada que tenha mais que dez linhas.

Só digo uma coisa: freakish blues - alpha drive - joyo - hype - percepção

rhoadsvsvai
Veterano
# fev/13
· votar


Lelo Mig
achei super interessante , nunca tinha ouvido falar nessa banda hahah , mas n curti muito o som não xD mas no meu ponto de vista tem um conceito interessante . o bom na arte ou seja la no quer me parece ser relativo... mas isso tambem não significa que não seja algo definitivo , digo é relativo é ,mas como na fisica ,é relativo a um referencial , um steve vai da vida analisado no criterio de blueszeiros seria um musico sem alma , um bb king analisado por quem ta com a cabeça em brahns é musica de massa ... e por ai vai .
acho que a musica pra ser boa PARA O ouvinte tem q estar dentro de algum referencial compativel com o do ouvinte .....

mas tambem não podemos ser extremos , dizer que mozart e mc do créu ,podem ter relativamente o mesmo talento musical me parece um pouco extremo.


acho que essa questão na verdade transcende uma vasta gama de temas filosoficos sociais e artisticos , hahaha ,daria teses de doutorado aprofundar o tema.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para o amigo Odion e todos iluminados do fórum - Uma reflexão!